Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contra-indicações do Psilocybe

Kynolab

Cogumelo maduro
Membro Ativo
25/11/2005
89
71
Alguém saberia dizer com certo embasamento as substâncias contra-indicadas junto do uso do Psilocybe cubensis?

Obs: É uma pergunta mais voltada para o uso em depressivos, porém podemos expandir a abrangência do assunto. :pos:
 
hmmmmmmm
ótimo topic, kUrIX
infelizmente não posso ajudar, mas é muito importante para todos!

paz e luz :luz:
 
Eu acho q quanto mais informações a respeito, mais segurança teremos com nossas experiencias...... !!!!
 
Evite o consumo de qualquer substância q contenha algum tipo de inibidor de monoaminaoxidase (iMAO) se vc pretende consumir cogumelos, isso vale especialmente para quem está na nova onda da "dieta dos anti-depressivos".

A razão para isto é q o efeito da psilocibina é potencializado, pois esta enzima, a monoaminaoxidase (MAO) - que afeta quase todos serotonérgicos, inibindo-os e portanto impedindo que acessem a sinapse entre neurônios ou até mesmo penetre nas células nervosas, enfim, realizem suas funções esperadas - anula uma parte da psilocibina consumida, se vc inibir a enzima (MAO) q por sua deveria inibir a atividade máxima da psilocibina é bem possível q acontecam merdas de todos os tipos imagináveis, ainda mais se vc não conhecer as possibilidades de ação dessa combinação (ou o q é fato, no geral, sem saber nada sobre a ação de cada uma individualmente sobre o prório organismo).



Pessoas com históricos (talvez incluindo familiares) de depressão, esquizoidia, histeria, esquizofrenia, neurose, autismo, ou qualquer doença mental (incluindo problemas tipo doenças cerebrais mesmo, tipo parkinson, alzheimer, infecções), as pessoas q estão passando por algum tipo de tratamento químico (excetuando homeopatia, fitoterapia com certa restrição) e tratamentos psicoterapeuticos devem evitar o consumo de cogumelos por duas razões: a primeira é q no geral estes problemas são tratados com substâncias químicas durante algum momento e a segunda é por causa da ignorância do corpo médico sobre como lidar com estas atividades.

Como a "medicina" faz o tal voto de nunca ajudar um paciente a cometer algum mal a seu corpo, eles assumem, como é senso comum, que entorpecentes matam, se é classificado como tal então matam, então ajudar um paciente à consumir adequadamente um entorpecente, por maior q seja o benefício advindo disto, é um crime hediondo, digno de expulsão da classe médica. Então eles fazem a vista grossa em relação ao problema, o paciente manifesta desejo de consumir, digamos cogumelos, o médico, para isentar-se da responsabilidade, faz o sermão da classificação de entorpecentes conforme lei e se recusa a ajudar o paciente em sua empreitada. Resta a este último, se o desejo persistir, consumir sozinho, sem a cautela e preparação de um grupo responsável pelos cuidados da saúde humana, completamente marginalizado. Então, para este grupo de mal-afortunados, eu digo: TOME MUITO CUIDADO. Vc pode machucar pessoas que vc gosta e a si mesmo ao consumir tais psicoativos. O mínimo q vc pode fazer é consultar o médico, esperando q ele tenha conhecimento e mente aberta para te indicar o caminho certo neste assunto, se isso não der certo é buscar uma pessoa completamente consciente de sua condição e pedir para ela ser seu guia (ou babá) durante o evento, sem esta rede social de segurança mínima vc estará fazendo o esporte mais radical q o homem já concebeu.
 
Cygnus: Hmm, esperava uma resposta mais específica, pois já conheço diversas características que tu levantou. Porém muito obrigado pela resposta completa (mesmo se tiver sido colada), pois muitos poderão se informar melhor a partir dela! :pos:

Uma curiosidade: Essa combinação do cogumelo com o IMao poderia ocasionar morte ou algum dano grave, ou seria só questão de uma viajem muito complexa e profunda? Será que um xamã exímio conhecedor dos cogumelos poderia controlar uma boa viajem de cogumelo+IMao?
 
Muito boa as indicações, não sabia de nda disso! Seria somente anti-depressivos ou ansiolíticos teriam algum probleema tb??
vlw aew
:rolleyes:
 
Bem, não houve cola e vc não especificou o q está buscando exatamente em termos de contra-indicações, muito certamente a questão dos anti-depressivos é uma fortíssima contra-indicação pelas razões expostas.

"Essa combinação do cogumelo com o IMao poderia ocasionar morte ou algum dano grave, ou seria só questão de uma viajem muito complexa e profunda?"

Mortes devido a esta combinação específica ainda não foram relatadas, mas o MAO tem outras funções além de agir em neurotransmissores, age tbm sobre certas proteínas (esqueci os nomes) específicas q causam grandes danos ao organismo, quando não são inibidas, e neste caso acho q já ocorreram relatos de mortes sim. Daí q uma preocupação grande pode ser: será q os cogumelos não tem algumas destas proteínas q causariam mal ao organismo na falta de MAOs?? Aparentemente não, ou pelo menos em quantidade pequena o suficiente para não ser tóxico. O tema na realidade ainda está na fase de discussão e sem consenso, em nenhuma parte, científica ou amadores. Portanto vc pode esperar tudo isto, na real, risco de morte e viagem complexa e profunda (graças à superdosagem), e vale lembrar q vc poderia muito bem se machucar ou até se matar por causa da complexidade e profundidade da coisa.

"Será que um xamã exímio conhecedor dos cogumelos poderia controlar uma boa viajem de cogumelo+IMao?"

Basta dar uma olhada rapida em alguns relatos da erowid sobre psilohuasca, ou qualquer outro fórum de enteógenos, q vc encontra muitos relatos de experimentos "bem sucedidos" do gênero. Já ouvi relatos de brasileiros q consumiram peganum harmala e 8 g de cubensis, uma trip BEM sólida, e depois continuaram suas funções sociais normalmente.

Sobre a habilidade de controlar a viagem, o "xamã" (se é q é possível existir tal coisa na era da simulação) tem q estar realmente muito bem inteirado no preparo e dosagem dos participantes, também sobre a concepção do set e setting. Quanto maior o número de pessoas, mais descontrolável é. Quanto maior a quantidade de psicoativos, mais descontroladas as pessoas ficam. Acho q esses axiomas ajudam nisso (servem como contra-indicações tbm)... no entanto, é um mero desejo achar q tal coisa pode ser controlada.

Os xamãs, em tempos remotos e nas florestas, não precisavam lidar com um número muito grande de pessoas, e as pessoas q existiam não eram viciadas em tantas "coisas" como somos hj, portanto não eram tão tolerantes aos efeitos enteogenicos. Além do mais, o xamanismo sempre está relacionado à pouquíssimas pessoas q tiveram algum problema psicológico ou físico e se curaram por alguma virtude (ou químico), após isto elas adquirem a habilidade de curar devido à conquista pessoal diretamente alcançada ou adquire o status de aprendiz de tal habilidade. Hj em dia ocorre o exato oposto, a maioria das pessoas tem problemas psicológicos incuráveis e terminam por propaga-las e perpetuá-las, pros filhos, pra sociedade, pela televisão, pela política, cultura, etc.

Então, concluo com a última contra-indicação: fique atento quanto os falsos profetas.
 
Só pra complementar o assunto, não vou discutir sobre:

Eu já ingeri a psiloayahuasca que o Cygnus falou. A quantidade de iMAO não foi muita (a ayahuasca estava fraca) e a de psilocibina foi média.

Viagem forte e muito longa, muito mais do que uma trip normal de cogumelos, com o pico durando mais tempo que o normal. Quanto ao tipo da viagem, claramente foi uma mistura dos dois, chegando a ponto de eu ficar me perguntando o que tinha ingerido afinal.

Eu não sei o que teria sido se a ayahuasca estivesse forte, realmente não sei, mas são dois enteógenos que, na minha opinião, se dão bem juntos.

Foi a ação do iMAO que provocou a duração prolongada e quase constante da trip. Só no dia seguinte após acordar que percebi que estava de volta.
 
Cygnus X 1 disse:
Então, concluo com a última contra-indicação: fique atento quanto os falsos profetas.

Realmente o Cygnus tem razão.
Num vá na ocvnersa de apenas uma pessoa, busque bastante a resposta que precisa. Pois ainda é muito obscuro o conhecimento sobre os enteógenos para toda a ciência e a sociedade, uma vez que vemos, hoje em dia, mitos e mitos sobre as substâncias enteógenas e alucinógenas.

Esse é o Brasil! O país do futuro... hehe:eek: .
 
Olha, nao gosto e nunca gostei dessa misturas. Tomo cha de cogu desde os 15 anos, estou com 27. Acho que se voce quizer ter uma trip maior e so comer mais ou tomar mais do cha. Tive uma trip nivel 5 uma vez so com cha. Fui cair na besteira de ir pra rua e fiquei perdido. A sorte e que era na rocça, umj amigo me achou e me levou embora. Ele disse que eu so grita huhuhuhuhuhuhuhuhuhuhuhu, muito doido, muito doido.kkkk. Quanto aos anti depressivos, fazia uso de sertralina 100 ml ao dia e sempre tomei cogus mesmo tomando ela e nunca me deu reaçoes adversar.Mas cada um e cada um, comam cogus com responsabilidade. paz a todos.
 
Também servem como contra-indicações psicoativos do tipo tranquilizantes e anti-psicóticos, a não ser q sejam administrados por médico responsável em casos de histeria e euforia extremas, os efeitos são, digamos, opostos.

Pessoas em "dietas" de tranquilizantes e anti-psicóticos, portanto, fiquem avisados.
 
Cygnus: Valeu pelas respostas, concordo com tudo que tu falaste.

Só quero lembrar que foi uma pergunta de curiosidade e informacional para todos do fórum. Gosto de obter o máximo de informação sobre tudo para poder ajudar ou saber o que fazer em qualquer caso.

Quando citei o caso de um "exímio xamã" foi só uma suposição fantasiosa por curiosidade, caso acontecesse de um REAL xamã pegar uma pessoa assim, enfim...

Nem imaginava em tomar Psilocybe com IMAO. Porém acontece seguido a associação de pessoas depressivas com a cura dos enteógenos, e é interessante observar que o depressivo pode tanto melhorar como piorar. Agora, como esclarecido no tópico, se ele estiver tomando remédios que possam conter IMAO o melhor é não arriscar!

Responsabilidade e paz! :pos:
 
E para casos de depressão branda já tratada? Há algum perigo? Existe um tempo mínimo para poder consumir os cogus após o tratamento?
 
kUrIX disse:
Nem imaginava em tomar Psilocybe com IMAO. Porém acontece seguido a associação de pessoas depressivas com a cura dos enteógenos, e é interessante observar que o depressivo pode tanto melhorar como piorar. Agora, como esclarecido no tópico, se ele estiver tomando remédios que possam conter IMAO o melhor é não arriscar!

Responsabilidade e paz! :pos:
ptz, é verdade isso ai kra... tem uma amiga minha que as vezes entra em depressão, eu falei prela tomar uns cogus cmg pra nao ter mais esse problema, pq aí ela pensa na vida, valoriza mais as coisas e tal, mas esqueci que dependendo do estado de espírito dela no dia, pode só piorar invez de melhorar!
foi bom vc ter destacado, pq eu não tinha pensado por este ponto de vista, e poderia fazer cagada! hehe
vlw

paz e luz :luz:
 
Citando o trabalho da Fernanda Aguiar:

Jim DeKorne descreve que os efeitos da psilocibina podem ser potencializados com o uso concomitante de um inibidor da monoamino oxidase (DEKORNE, 1994). Estas substâncias são comumente utilizadas na terapia da depressão, e como exemplo podemos citar a imipramina e a tranilcipromina (GOODMAN et al., 2001). Entretanto, entre os usuários, geralmente os agentes utilizados para este fim não são de origem sintética, mas IMAOs presentes na Natureza em vegetais como a Arruda da Síria (Peganum harmala) (DEKORNE, 1994) ou a Erva de São João (Hipericum perforatum) (EROWID, 2005).

Muito embora esta informação não tenha sido encontrada na literatura consultada neste estudo, supõe-se que a causa deste aumento na potência alucinógena da psilocibina se deva à inibição da via natural de degradação da substância, visto que a enzima MAO é responsável pela quebra das catecolaminas, entre elas a serotonina. Em virtude da inibição da enzima, o neurotransmissor e/ou alcalóide mantêm-se na fenda sináptica por um período maior, potencializando os efeitos da droga (GOODMAN et al., 2001).

DeKorne ressalta ainda que os profissionais de saúde que resolverem fazer a associação de psilocibina com IMAOs devem estar atentos à este fato, e também devem orientar seus pacientes no sentido de que tenham cautela quanto à alimentação que resolverem adotar quando decidirem usar esta combinação de drogas, pois refeições que contenham queijos amarelos, chocolates, vinho, peixes, leveduras, são ricas em tiramina, e podem precipitar nesses indivíduos crises hipertensivas (DEKORNE, 1994).

Entretanto, Jacobs relata em seu artigo que a administração crônica de inibidores da monoamino oxidase por uma ou duas semanas, é capaz de bloquear os efeitos comportamentais não só da psilocibina como de outras drogas alucinógenas, como por exemplo o LSD, e, este bloqueio permanece por até duas semanas após o término da administração do IMAO. Evidências neuroquímicas apontam que a causa desta diminuição na atividade alucinogênica se deve ao decréscimo da disponibilidade de sítios de ligação pós-sinápticos para a serotonina (JACOBS et al, 1982).
 
"E para casos de depressão branda já tratada? Há algum perigo? Existe um tempo mínimo para poder consumir os cogus após o tratamento?"

Para casos de depressão branda q não teve continuidade do tratamento químico, acho q a maior preocupação, além do tempo após o término do tratamento (o q se refere à quantidade de químicos no corpo), é o quão resolvido o problema está, pois como todos devem ter uma boa idéia, avaliar o grau de melhoria de um paciente em psicoterapia é algo um pouco complexo... se não impossivel... portanto pode ser perigoso o consumo de enteógenos neste caso, não dá pra saber o q a experiência pode trazer a tona e nem saber como o indivíduo irá reagir à ela, mesmo em condições ideais para fazer a trip (como disse inicialmente, pessoas com históricos de problemas psicológicos fiquem alertas). Seria muito simples assumir q só pq um indivíduo passou por psicoterapia com "sucesso" (conforme o médico irá afirmar) ele já é mais maduro para lidar com novas situações, no entanto é uma concepção ingênua, se fosse assim já teríamos resolvido os problemas da humanidade, sendo q estamos muito longe disto ainda.

As indicações para indivíduos nesta condição são basicamente: preocupe-se 10 vezes mais com o planejamento da trip (set e setting), evite superdosagens e sempre arranje uma babá ou aliado para a trip (q esteja completamente consciente da sua condição). Tais indicações são praticamente as mesmas para qualquer pessoa "normal", sejá lá o q isto signifique (pode muito bem significar quaisquer indivíduos em uma sociedade moderna em certo grau neurótica e esquizóide).

Acho q uns 2 meses depois do término é um tempo bom para limpeza do organismo, dependerá de qual tratamento passou.

Pretendia não adicionar isto, mas para criar polêmica irei adicionar:

A Alice Shulgin, mulher do Alexander Shulgin, em alguns fragmentos do Tihkal e Pihkal alude à uma possível contra-indicação entre usuários de cannabis e o uso de enteogênicos, a justificativa, basicamente é q tais usuários de cannabis tem uma forte tendência à neurose, fortíssima tendência, e q isto ganha plena manifestação em estados psicodélicos, algo q pode até ser usado para resolver tal conflito e também pode gerar muita confusão. A justificativa quanto à existência da tendência à neurose está baseada no fato óbvio da maconha ser ilegal, perseguida e estigmatizante, o q força usuários à tomarem uma atitude extremamente neurótica em relaçao ao seu dia-a-dia.

Fica aí para a discussão, pessoalmente acho isto um pouco enviesado pois os psicodélicos tbm são ilegais e estigmatizantes neste mesmo sentido, e são ótimos complementos entre si, no entanto o consumo de cannabis pode ser muitas vezes mais frequente q o consumo de enteogenos e portanto psicologicamente viciante (na geração de hábitos por exemplo) e estas características podem "extravasar" para as características do consumo de psicodélicos.
 
Última edição por um moderador:
Creio que possa ser verdade, eu mesmo tenho alguns sintomas patologicos de neurose, mas temos que ressaltar que parte dele pode ser por causa das extremas unções que tomei hehe ,


mas realmente já tive algumas patologias de neura enquanto estava sob efeitos psicodelicos,gostei desse novo ponto de vista, antes eu dava culpa à vida na cidade grande que eh sempre com medo e ao meu acidente, que me fez valorizar muito mais a vida ,,.,

o que acham?
 
gostaria de saber se existe contra-indicaçao do uso de cogumelos por pessoas IDOSAS.
minah avó , que éra acostumada a tomar AMANITAS em sua juvendtude apresentou vontade de ingerir os cogumelos, MESMO SABENDO DOS EFEITOS E DO TEMPO DE DURAÇAO DA TRIPP. a pergunta é:
ela passou a algum tempo por um tratamento contra cancêr, jah está curada e saudável.
ela tem mais de 75 anos
ela eh fã de TATU(eehehe nada a ver neh?)
ela NAO TEM DIABETES, nem nada de mal. é muito saudá vel e forte. pesa 96 kilos. e eh RUSSA!
 
Acredito que não tenha problema nenhum, até porque como você disse ela é muito saudável, mas isso é só uma opnião, pelo amor de Deus não vai dar cogumas pra ela baseado na minha resposta! ufdsifdhsuiahfudsa
 
mortandelo disse:
gostaria de saber se existe contra-indicaçao do uso de cogumelos por pessoas IDOSAS.
minah avó , que éra acostumada a tomar AMANITAS em sua juvendtude apresentou vontade de ingerir os cogumelos, MESMO SABENDO DOS EFEITOS E DO TEMPO DE DURAÇAO DA TRIPP. a pergunta é:
ela passou a algum tempo por um tratamento contra cancêr, jah está curada e saudável.
ela tem mais de 75 anos
ela eh fã de TATU(eehehe nada a ver neh?)
ela NAO TEM DIABETES, nem nada de mal. é muito saudá vel e forte. pesa 96 kilos. e eh RUSSA!

kra... se sua vó tomar...
pelo amor de deus...
fica analisando cada momento dela e anotando kra...

e depois posta tudo aqui kra..
e vai mandando ela conta a trip dela...
as coisa qui ela fala =]

seria bastante interessante uma experiencia idosa =)


abraço
 
Back
Top