Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Continuação strain brasil, adaptação de casing em terrário de garrafa 1L

Diário de cultivo completo.
Saudaçoes a todos, inicio hoje a continuação do meu cultivo que comecei a um ano atras, utilizei graos colonizados de arroz integral para fazer um casing com fibra de coco, eu monto o casing numa garrafa de 1L.
Primeramente esterelizei a fibra de coco, na Panela de pressão mesmo, como se fosse o PFTEK, so que dentro dos copos inves do substrato somente a fibra, os copos ficaram de 1H à 1H 30MIN na pressao. Deixei a fibra esfriar para montar. Em um ambiente limpo, usando luvas e mascara esterelizei tudo com alcool 70 ( antes disso ja havia colocado uma soluçao de kboa+agua dentro da garrafa, que ficou + ou - 8h de molho dentro das garrafas dps derramei). Fiz furos de 1-2CM, 4 dedos acima da base da garrafa, furos na tampa e no topo. Fiz um corte no topo da garrafa, como eu uso garrafas de 1L faço o casing direto nelas, os bolos de copos de 120ml nao teriam espaço suficiente dentro, o casing gera umidade suficiente para deixar toda a garrafa bem úmida, enfim para montar faço um corte para separar o topo da garrafa, ponho uma camada de fibra de coco no interior no fundo da garrafa mesmo, depois uma camada de graos colonizados por micelio, depois outra camada de fibra sobre.
Sempre importante a asepsia limpo as paredes da garrafa que podem ter resquícios de fibra . Cubro os furos com micropore e fecho o top da garrafa com durex. O terrario é uma adaptação ao "Terrario do homem pobre" um post que me ajudou bastante pois estava sem recurso e custo deste é bem baixo :).
Agradeço a todo o conhecimento adquirido em todos os posts, nao vi nda a respeito por aqui de casing feito direto em garrafa de 1L.
Entao achei interessante postar.
Estou enviando fotos de terrarios anteriores que frutificaram bem e tambem dos que fiz agora que estao em desenvolvimento, o inicio destes foi dia 15. É isso, paz a todos ;)
 
Interessante essa técnica. Poderia se chamar micro tube tek?
Você coloca as garrafas em um terrário ou o clima por aí é favorável?

Paz.
 
Lembrando seguramente que as garrafas estao cubertas onde fica o substrato para evitar pinagem lateral e nao comprometer o casing..tou certo ?
Blz ?:cool:
 
Boa tarde, vou enviar fotos dos terrarios q fiz quando ainda estava no interior, tive problemas pra fazer o upload das fotos ontem.

Interessante essa técnica. Poderia se chamar micro tube tek?
Você coloca as garrafas em um terrário ou o clima por aí é favorável?

Paz.
Verdade, ainda nao pensei em um nome, esse parece bom :), realmente tem semelhança com o monotube. Deixo os terrarios em um quarto limpo sobre uma estante, nao tem nada no quarto so a estante, o clima daqui costuma ser bem costante o que facilita tambem, fica em media 28ºC mas mesmo nos dias que a temperatura oscilou nao tive problemas no cultivo. Paz

Lembrando seguramente que as garrafas estao cubertas onde fica o substrato para evitar pinagem lateral e nao comprometer o casing..tou certo ?
Blz ?:cool:
Gteach ja fiz um teste cobrindo o substrato de algumas garrafas e outras nao, o que pude perceber é que nao houve mt pinagem lateral em nenhuma das garrafas, acredito que a estrutura da garrafa nao favorece as laterais do substrato que quando pinam, quando vi pins esse nao avançaram e tornaram se logo abortos, a pinagem acontece em grande maioria na parte de cima do substrato, mais no centro mesmo onde tem sucesso no desenvolvimento doa frutos. Paz ;)
 

Anexos

  • IMG-20160713-WA0063.jpeg
    IMG-20160713-WA0063.jpeg
    34.1 KB · Visualizações: 40
  • IMG-20160713-WA0068.jpeg
    IMG-20160713-WA0068.jpeg
    39.7 KB · Visualizações: 38
Última edição por um moderador:
Segue o restante das fotos dos primeiros terrarios, ainda vou enviar fotos dos novos q fiz no dia 15. To enviando as fotos de um S2 light que trava toda hora :facewall::roflmao:

Segue fotos do dunk dos casings e os novos terrarios que estao em desenvolvimento.
 

Anexos

  • IMG-20160713-WA0066.jpeg
    IMG-20160713-WA0066.jpeg
    37.8 KB · Visualizações: 38
  • IMG-20160713-WA0084.jpeg
    IMG-20160713-WA0084.jpeg
    52.3 KB · Visualizações: 39
  • IMG-20160713-WA0089.jpeg
    IMG-20160713-WA0089.jpeg
    38.7 KB · Visualizações: 39
  • 20160913_231337.jpg
    20160913_231337.jpg
    51.3 KB · Visualizações: 36
  • 20160913_231342.jpg
    20160913_231342.jpg
    38.7 KB · Visualizações: 38
  • 20160726_113327.jpg
    20160726_113327.jpg
    71.7 KB · Visualizações: 36
Última edição por um moderador:
Simples ! Facil !!Automatizado !!
E boms resultados !!:)
Blz ?:cool:
Isso mesmo Gteach mais simples do que isso, só se tudo já vinhesse feito na mão. :D a manutenção dos terrarios é quase zero, a troca de ar é automatica , as vezes amasso de leve as garrafas na parte do meio para uma troca de ar mais intensa. O terrário depois de feito permanece fechado até a colheita, ao realizar o dunk retiro o casing de dentro da garrafa, limpo ela com alcool 70º e troco o durex da 'tampa movel' do topo. Vale lembrar que o substrato não deve se tornar uma camada de micelio muito grossa, então quando colocar as camadas do cansing, basta medir um dedo de cada que será o suficiente.
Já fiz o mesmo terrário usando no lugar do casing uma mistura bulk ( na epoca se me lembro foi de fibra de coco+húmus+grãos colonizados) e não tive bons resultados, assim que pinava se tornavam abortos pretendo testar novamente mais pra frente quando finalizar a colonização de novos copos. Paz :)

Eu já fiz em garrafa de 2-3 litros (4º cultivo, 1º e único casing). Mas meus resultados não foram bons como os seus. Gostei da simplicidade também. Parabéns. Acompanhando... :coffee:
Obg ExPoro, realmente não tinha visto esse seu cultivo, engraçado q também não tive bons resultados das primeiras vezes, justamente por usar a garrafa de 3L, os cogumelos eram pequenos e quase todos abortavam, ainda assim colhia algo, mas era insatisfatorio visto a quantidade de substrato das garrafas, até que um dia preparei material para fazer dois novos terrarios de 3L, no meio do processo dei conta que faltava uma garrafa, procurei e encontrei uma garrafa de 1L de alcool de limpeza comum e usei, pra minha surpresa deu muito certo :LOL: Sem esquecer que o clima da minha região facilitou tudo, 28º graus quase que constantes. Paz e luz :idea:(:
 
Seria bom de tentar na proxima colocar as garrafas afora..num lugar para elas..sombra.. ar fesco..umidade na noite..:)
Blz ?:cool:
 
Back
Top