Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Contaminante desconhecido. Micélio invasor?

Grako

Hifa
Membro Ativo
08/06/2020
273
11
32
Fortaleza - CE
Então gente, as fotos que se seguem vieram de bolos que aparentavam completamente saudáveis até irem pro terrário.
1657124401480.png 1657124421618.png 1657124443983.png 1657124470045.png 1657124488840.png
Primeiro bolo

1657124522397.png 1657124539550.png
Segundo bolo


Eles não foram juntos, tiveram um espaçamento de umas semanas pra entrar e ficaram sozinhos dentro do terrário. Depois de um tempo começou a crescer essas hastes finas que depois de um tempo começaram a escurecer. Olhando melhor pra elas agora na real parece é se tratar de um outro tipo de cogumelo pois a parte preta não é algo que cresce sobre um micélio branco mas sim é o próprio micélio. Se esfregar com a mão o preto não sai nem suja os dedos. Os esporos foram coletados por mim tem pouco mais de um ano e eram de thai pink buffalo. Então o que vocês acham que seria esse contaminante? O bolo já está a mais de duas semanas no terrário de garrafa agora e nada de pins além desses pins estranhos... :unsure:
 
Não sei qual contaminante é.
O flash também me cegou, parece que é um bolo emanando luz haha

O que dá pra saber é que seu cultivo foi bem sucedido, o problema é que não foi de cubensis.
Pela formação, realmente é o esporo que você cultivou.

contaminante veio do carimbo ou da água utilizada pra fazer a seringa.
Na verdade, não seria contaminante que invadiu o substrato, nunca vi contaminante parecido.
Mas sim um cultivo exclusivo dele.

Pra ter certeza, só esperar o carimbo novo chegar e tentar novamente.


----

E eu não encostaria ou respiria o ar desses bolos, eu sempre prezo pela segurança com contaminantes.

Só descartar e deixar o ambiente ventilando.
 
Upvote 0
O flash também me cegou, parece que é um bolo emanando luz haha
Amigo eu pensei a mesma coisa mas minha câmera de noite não ajuda haha

Então acho tão estranho vir uma espécie aleatória assim sendo que eu tirei os esporos de um cultivo antigo completamente saudável :(

O pior é que também to com uma tentativa de monotub aqui que veio de um pedacinho do micelio dos copos... agora é torcer pra eu ter pego um pedaço de cubensis puro hehe

Vou ver se acho mais alguma informação nos foruns gringos e deixo aqui qualquer coisa que achar :)
 
Upvote 0
Quando o @Grako falou no chat que tava com uma manchas pretas no bolo assumi que era apenas mofo... mas uau, olha que coisa maravilhosa kkkk!

Gostaria de ouvir mais opiniões sobre, mas chuto que é contaminação por pseudomonas. Existem vários tipos desses bacilos e cada um tinge o corpo frutífero com uma cor diferente, enquanto o micélio lança tentáculos em todas as direções na tentativa de produzir cogumelos longe da base contaminada.

contaminação.png

Como o @Texugo disse, todo cuidado é pouco, se for mesmo pseudomonas algumas delas causam infecção pulmonar.
Boa sorte com o novo cultivo irmão!
 
Upvote 0
@MarceloHirosse achei extremamente parecido com a tua descrição! Vou pesquisar mais a respeito e tomar o devido cuidado! Obrigado pela ajuda <3
 
Upvote 0
Acabei de recolher os bolos e enterrar eles. Antes de fazer isso resolvi tirar mais fotos pra registrar melhor seja lá o que esse contaminante for (ainda vou pesquisar melhor). Achei tão estranho que por dentro eles parecem extremamente saudáveis.... eles pareciam que iam brotar tantos pinos... chega deu pena jogar fora :/

WhatsApp Image 2022-07-06 at 16.30.44 (2).jpeg WhatsApp Image 2022-07-06 at 16.30.44 (3).jpeg WhatsApp Image 2022-07-06 at 16.30.45 (1).jpeg WhatsApp Image 2022-07-06 at 16.30.45 (2).jpeg WhatsApp Image 2022-07-06 at 16.30.45 (3).jpeg WhatsApp Image 2022-07-06 at 16.30.45.jpeg WhatsApp Image 2022-07-06 at 16.30.44 (1).jpeg WhatsApp Image 2022-07-06 at 16.30.44.jpeg

As duas últimas fotos sãos os dois bolos vistos por dentro... bem branquinhos e sem cheiro ruim ... real quero entender melhor o que rolou aqui o_O
 
Upvote 0
Parece bastante com isso?!


Small Gray Unknown (Spikes)

A less common but not rare contaminate, sometimes mistaken for Panaeolus or malformed Pleurotus (oyster mushrooms). The mushrooms are small and thin with white spores. The cap and stem are the same color, usually grayish. Reported about once a year on this forum. This is almost certainly a collection of similar species since there is some variability in appearance. Collybia is a possible genus. The contamination source is apparently environmental spore load. Not active or edible, possibly poisonous. DO NOT EAT!

"Pequeno Cinza Desconhecido (Espinhos) Um contaminante menos comum, mas não raro, às vezes confundido com Panaeolus ou Pleurotus malformado (cogumelos-ostra). Os cogumelos são pequenos e finos com esporos brancos. A tampa e a haste são da mesma cor, geralmente acinzentadas. Relatado cerca de uma vez por ano neste fórum. Esta é quase certamente uma coleção de espécies semelhantes, pois há alguma variabilidade na aparência. Collybia é um gênero possível. A fonte de contaminação é aparentemente a carga de esporos ambientais. Não ativo ou comestível, possivelmente venenoso. NÃO COMA!"

939703303-0830040650.jpg503502331-weird.jpg935546037-downsized_0829041720.jpg916027594-CIMG0238.jpg

No texto diz que suspeita de fungo do gênero Collybia, segue a foto de um exemplar (a família tem mais variedade)
Collybia.cookei.-.lindsey.jpg
Collybia_cirrhata_109110.jpg


Ps: Hellraiser curtiu o bolo! 😁
IMG_20220706_191416.jpg
 
Última edição:
Upvote 0
@SpiritualMind temos mesmo uma raridade aqui
O aspecto das fotos é exatamente o mesmo do problema do Grako, só a coloração não bate.
Tô rindo demais com a possibilidade (remota) de ser uma contaminação combinada de Collybia e Pseudomonas, seria tipo testemunhar uma onça caçando um canguru ou algo do tipo kkkk
 
Upvote 0
Pois é @MarceloHirosse no texto diz que a coloração geralmente é acinzentada, em algumas áreas do bolo do grako da pra perceber essa cor porém a parte escura que não encaixa...tbm creio que deve haver uma contaminação cruzada ou uma raridade daquelas indesejáveis.
 
Upvote 0
Galera eu acho que realmente ganhei essa loteria ai kkkkkk
Queria mesmo entender é de onde isso veio já que os carimbos foram tirados com capricho aqui em casa :s
 
Upvote 0
Essas fotos..... ai minha tripofobia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Então, isso é um fungo superior, e essas coisinhas são seu corpo frutífero.

Vez por outra aparece um caso assim no fórum, bem na frequência que o texto em inglês fala, cerca de 1 por ano.

Na dúvida, pra se garantir, usa Pf Tek padrão no próximo cultivo. Só Cubensis frutifica em arroz integral, então te dará mais uma segurança. Não quer dizer que o micélio desse fungo desconhecido não possa se desenvolver, só não vai frutificar e espalhar mais esporos dele na sua casa, aumentando as chances de repetir o cultivo de um fungo que não seja o Cubs.

Pelo texto, esse caso ocorre quando há uma alta carga dos esporos desse fungo no ambiente. Talvez o carimbo, após usado, pegou essa contaminação. E talvez ela seja um micélio que prevaleça e devore o micélio de cubensis, o que faz com que as eclosões de cubensis sejam ineficazes e no fim só sobre o micélio do fungo não desejado pelo bolo todo.

.......

seu cultivo foi bem sucedido, o problema é que não foi de cubensis
kkkkkkkkkkkkk
 
Upvote 0
Então amigo, foi um pf padrão de arroz mesmo... real não sei de onde esses carinhas vieram x.x
Mas na real eu vou levar eles como um sinal sobre algumas coisas que estão rolando na minha vida e como uma dica pra eu tentar melhorar em certos aspectos hehe
Eu tenho uma superstição bem doida que quando meus cogus vão mal é sinal de que preciso tomar novas atitudes e quando eles frutificam é pq to num caminho mais interessante. isso meio que sempre me é um bom indicativo 😁
 
Upvote 0
Mas na real eu vou levar eles como u
Então gente, as fotos que se seguem vieram de bolos que aparentavam completamente saudáveis até irem pro terrário.
View attachment 205692 View attachment 205693 View attachment 205694 View attachment 205695 View attachment 205696
Primeiro bolo

View attachment 205697 View attachment 205698
Segundo bolo


Eles não foram juntos, tiveram um espaçamento de umas semanas pra entrar e ficaram sozinhos dentro do terrário. Depois de um tempo começou a crescer essas hastes finas que depois de um tempo começaram a escurecer. Olhando melhor pra elas agora na real parece é se tratar de um outro tipo de cogumelo pois a parte preta não é algo que cresce sobre um micélio branco mas sim é o próprio micélio. Se esfregar com a mão o preto não sai nem suja os dedos. Os esporos foram coletados por mim tem pouco mais de um ano e eram de thai pink buffalo. Então o que vocês acham que seria esse contaminante? O bolo já está a mais de duas semanas no terrário de garrafa agora e nada de pins além desses pins estranhos... :unsure:
Isso acabou de acontecer comigo, joguei todos meus bolos fora hoje, foram feitos com pf padrão de arroz, era um carimbo que eu mesma retirei de uma colheita passada, realmente como você disse, pareciam saudáveis e fortes até nascerem esses pinos, quando joguei fora notei que havia 3 pequenos pinos de cubensis, o que me faz pensar se deveria ter deixado no terrário para ver o que aconteceria, ou pesquisado uma forma de combater essa espécie
 
Upvote 0
Back
Top