Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Saudável Contaminação ou Pin?

Cogugélido

Esporo
Cadastrado
16/05/2023
14
1
2
22
Oi bom dia, eu gostaria de pedir uma ajuda.

É minha primeira vez cultivando e eu notei hoje pequenas bolinhas em cima do micelio, elas quase não são visíveis são bem pequenas, mas pela foto que eu tirei da pra perceber pela diferença da cor.

Porém estou frutificando esse lote a apenas a 6 dias, e nunca vi os pins crescerem tão rapido assim. Seriam os pins ou pode ser alguma contaminação?
 

Anexos

  • IMG_20230530_123658~2.jpg
    IMG_20230530_123658~2.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 38
Última edição:
Solução
Pode deixar parada, na prática será igual a perlita, se a água contaminar, a perlita tbm contaminaria. Como escrevi antes, vc pode colocar um pouco de água oxigenada nesse água ou até mesmo umas gotas de água sanitária (muito pouco, pois a evaporação da mesma pode irritar os cogus.

Lembre-se que vc vai precisar de um suporte para colocar as bandejas, elas devem ficar acima da linha da água, sem tocar na mesma.

Qnd vc fizer a colheita, esvazie e lave a caixa, reponha a água e continue o cultivo.
Brigadão pelas dicas, tu é show de bola, assim que eu fizer a primeira colheita, vou fazer o dunk/coldshock e algumas modificações no terrario e vou estar testando com somente a água sim, tmj.

Aparentemente as bolas brancas são o...
Oi bom dia, eu gostaria de pedir uma ajuda.

É minha primeira vez cultivando e eu notei hoje pequenas bolinhas em cima do micelio, elas quase não são visíveis são bem pequenas, mas pela foto que eu tirei da pra perceber pela diferença da cor.

Porém estou frutificando esse lote a apenas a 6 dias, e nunca vi os pins crescerem tão rapido assim. Seriam os pins ou pode ser alguma contaminação?
Esse casing você produziu ou comprou ele já pronto?

Não está com cara de contaminação não, só sugeriria tirar a perlita e deixar só um fio de água no terrário. Vai ter menos chances de contaminar.

So esperar mais uns dias pra ver mas quase certeza que são pins. Ou falta de oxigenação no terrário.
 
Upvote 0
Esse casing você produziu ou comprou ele já pronto?

Não está com cara de contaminação não, só sugeriria tirar a perlita e deixar só um fio de água no terrário. Vai ter menos chances de contaminar.

So esperar mais uns dias pra ver mas quase certeza que são pins. Ou falta de oxigenação no terrário.
Esses dois eu comprei [removido pela moderação]

Mas vou usar alguns frutos pra produzir os meus primeiros PF Teks/Monotube

Sobre a oxigenação eu estou fazendo 2 vezes por dia, e agora que em hipótese começou a pinnar vou fazer 3 vezes ao dia pra reduzir a umidade.

Quando você diz um fio de água quer dizer quanto menos? Eu taco spray até molhar toda a parede da caixa (umas 2 borrifadas em cada lado) e o lugar que eu deixo é bastante ventilado.

Eu continuo mantendo o spray sempre que tiver sem gotículas ou deixo secar um pouco?

Eu lembro de ter lido em um livro sobre a frutificação mas acabei esquecendo rsrs, bom dar uma lida denovo.

Alias recomendo ótimo material, o título é "Introdução ao cultivo de Cogumelos Mágicos" e tem outro do mesmo autor sobre cogumelos "normais".
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Atualização 31/05/2023

Se desenvolveu muito de ontem pra hoje.

Estou oxigenando 4 vezes por dia e ainda assim a parede da caixa continua cheia de umidade. (Também está chovendo a quase 24 horas ja...)

Diversas bolas brancas que parecem ser bolas de espuma algumas parecendo pipocas surgiram (na verdade cresceram bem, porquê ja estavam ontem).

E diversos daqueles pontinhos beje que parecem larvas apareceram mais ainda, que eu acredito ser os pins.

Ontem somente uma apresentava os supostos pins e a outra nada, porem hoje ela se mostrou bem cheia também.

Seguem as imagens
 

Anexos

  • IMG_20230531_133307.jpg
    IMG_20230531_133307.jpg
    2.9 MB · Visualizações: 16
  • IMG_20230531_133315.jpg
    IMG_20230531_133315.jpg
    3.6 MB · Visualizações: 18
  • IMG_20230531_133318.jpg
    IMG_20230531_133318.jpg
    3 MB · Visualizações: 16
  • IMG_20230531_133336.jpg
    IMG_20230531_133336.jpg
    3.2 MB · Visualizações: 14
Upvote 0
Penis Envy, a olho nu eu acredito que ja da pra ter certeza sobre os pinns pela coloração e formatos unicos da strain, mas essas bolas brancas são a coisa que me preocupo. É o micelio? ele faz isso?

Inclusive hoje tem um pin nascendo de dentro de uma dessas bolinhas brancas.

Daqui uns 3 dias quando estiverem maiores eu atualizo com imagens.
 
Última edição:
Upvote 0
Penis Envy, a olho nu eu acredito que ja da pra ter certeza sobre os pinns pela coloração e formatos unicos da strain, mas essas bolas brancas são a coisa que me preocupo é o micelio? ele faz isso?
Strains tipo pênis envy podem de gerar cogumelos tipo "blob" no primeiro flush. Pelo que sei isso deve estar relacionado com um problema na fixação das hifas/nós hifais/pins na camada de cobertura, gerando esse tipo de mutação. Para diminuir as chances de acontecer, apos a colonização da cobertura, na hora que for frutificar, faça outra camada fina de vermiculita, umedeça levemente e siga com a troca gasosa, nos flushs posteriores faça o mesmo procedimento após o dunk.

Acho que vc ta enganado amigo perlita eh uma excelente fonte de humidade
É e não é.... O problema de colocar elementos sólidos com grande área de superfície é a chance de gerar contaminação, pode se trocar essa camada de perlita por um fio de agua, onde pode até colocar um pouco de água oxigenada.
Outro problema da perlita é a chatice de lavar e desinfetar. Fora isso ela é uma boa opção de umidificar.
 
Upvote 0
É e não é.... O problema de colocar elementos sólidos com grande área de superfície é a chance de gerar contaminação, pode se trocar essa camada de perlita por um fio de agua, onde pode até colocar um pouco de água oxigenada.
Outro problema da perlita é a chatice de lavar e desinfetar. Fora isso ela é uma boa opção de umidificar.
De umidade sim. Em nenhum momento falei que ela não era boa para umidade. Apenas que é excelente para contaminação kkkk

Em breve vou trocar a perlita, esse fio de água eu posso deixar ela parada durante todos os dias da frutificação?

Ou tenho que fazer a "manutenção" dessa agua constantemente? E tem algum cuidado especial que eu tenho que tomar em relação a assepsia usando essa agua?
 
Upvote 0
Pode deixar parada, na prática será igual a perlita, se a água contaminar, a perlita tbm contaminaria. Como escrevi antes, vc pode colocar um pouco de água oxigenada nesse água ou até mesmo umas gotas de água sanitária (muito pouco, pois a evaporação da mesma pode irritar os cogus.

Lembre-se que vc vai precisar de um suporte para colocar as bandejas, elas devem ficar acima da linha da água, sem tocar na mesma.

Qnd vc fizer a colheita, esvazie e lave a caixa, reponha a água e continue o cultivo.
 
Upvote 0
Pode deixar parada, na prática será igual a perlita, se a água contaminar, a perlita tbm contaminaria. Como escrevi antes, vc pode colocar um pouco de água oxigenada nesse água ou até mesmo umas gotas de água sanitária (muito pouco, pois a evaporação da mesma pode irritar os cogus.

Lembre-se que vc vai precisar de um suporte para colocar as bandejas, elas devem ficar acima da linha da água, sem tocar na mesma.

Qnd vc fizer a colheita, esvazie e lave a caixa, reponha a água e continue o cultivo.
Brigadão pelas dicas, tu é show de bola, assim que eu fizer a primeira colheita, vou fazer o dunk/coldshock e algumas modificações no terrario e vou estar testando com somente a água sim, tmj.

Aparentemente as bolas brancas são o propio cogumelo se formando, pode ser uma grande bobagem oque eu estou falando, mas acredito que como o penis envy plus tem uns frutos bem grandes essa bola venha a se extender formando assim aquele estipe mais grosso.

Eu percebi uma mancha cinza no canto do casing, mas não acho que seja cobweb, sempre foi tudo meio cinza mesmo e não apresenta pelos/ aspecto fofo.
 
Última edição:
Upvote 0
Solução
Atualização 03/06/2023
---------------------------------------

Aparentemente não tem nenhuma contaminação não, existem alguns pontinhos brancos no topo do chapéu antes pensei que fosse trichoderma, mas não esverdeou.

Já estão quase chegando a hora da colheita então vou finalizar por aqui o tópico. Muito obrigado pela ajuda de todos.

Seguem algumas imagens.
 

Anexos

  • IMG_20230603_184138.jpg
    IMG_20230603_184138.jpg
    3.6 MB · Visualizações: 14
  • IMG_20230603_184143.jpg
    IMG_20230603_184143.jpg
    4.1 MB · Visualizações: 14
  • IMG_20230603_184148.jpg
    IMG_20230603_184148.jpg
    3.7 MB · Visualizações: 12
  • IMG_20230603_184154.jpg
    IMG_20230603_184154.jpg
    4.5 MB · Visualizações: 15
Upvote 0
Back
Top