Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminado Contaminação no aniversário

Amoradocampo

Esporo
Cadastrado
16/06/2020
7
2
30
Boa noite,

Pessoal, sou novo aqui e biólogo, mas não trabalho diretamente com micologia, trabalho com neuropsicofarmacologia, e decidi cultivar meus próprios cogumelos, bolos de cultivo devidamente esterilizados, água também, tudo ocorreu perfeitamente até o aniversário.
Meus bolos cresceram direitinho, mas na hora que "aniversariei", alguns dias depois começaram a aparecer manchas azuladas, provavelmente algum Penicillium sp., observei isso hoje, isso pode prejudicar a formação dos corpos de frutificação, mesmo estando nessa fase do cultivo? Devo retirar a parte contaminada? como proceder?

Grato Att Amora
 
Essas fotos foram tiradas agora, tudo que pode ser esterilizado com temperatura foi, inclusive a água dentro do umidificador, equipamentos eletrônicos e o plástico foram esterilizados primeiramente com hipoclorito de sódio 10%, depois peróxido de hidrogênio a 10 volumes, vaporização de ozônio, foi transportada com cuidado ao local onde está, em seguida limpa com água Milli-Q esterilizada por filtração e por fim álcool 70º feito com água deionizada, somente depois disso os bolos foram retirados dos potes, passados em vermiculita esterilizada e colocados no ambiente, no inicio fiz um meio de cultura LB, que é fácil de se fazer, e fiz um swab da caixa, poucas colonias se formaram depois de 7 dias a uma temperatura de 36º, cada uma com diâmetro de menos de 1mm, a não ser um Streptococcos sp. que cresceu 2mm, provavelmente um contaminante externo.
O problema é que o terrário, está vedado claro, mas em um sítio, na cozinha com fogão a lenha (único lugar disponível com baixo índice de contaminantes) elas estão assim a uma semana tenho receio que não frutifiquem, a temperatura interna está na média de 25ºC, é a segunda vez que faço, a primeira foi totalmente em um laboratório (com projeto de pesquisa autorizando) e foi bem rápido, mas esse caseiro está me deixando preocupado, já que o projeto acabou e só posso me ater a esse caseiro. Toda parte laboratorial que usei nesse, basicamente as esterilizações, foram pagas por mim, caso alguém tenha dúvida. Alguém com mais experiencia em cultivo caseiro poderia me dar uma ajuda? Grato e Obrigado pelo insight Texugo!
 

Anexos

  • IMG_20200616_183710.jpg
    IMG_20200616_183710.jpg
    4.4 MB · Visualizações: 70
  • IMG_20200616_183715.jpg
    IMG_20200616_183715.jpg
    4.7 MB · Visualizações: 64
  • IMG_20200616_183721.jpg
    IMG_20200616_183721.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 59
  • IMG_20200616_183741.jpg
    IMG_20200616_183741.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 64
  • IMG_20200616_183758.jpg
    IMG_20200616_183758.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 63
  • IMG_20200616_183805.jpg
    IMG_20200616_183805.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 61
  • IMG_20200616_183815.jpg
    IMG_20200616_183815.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 61
  • IMG_20200616_183826.jpg
    IMG_20200616_183826.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 59
  • IMG_20200616_183836.jpg
    IMG_20200616_183836.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 60
Última edição:
Upvote 0
Não precisa de tanto trabalho.
Uma panela de pressão, comprar água de copinho, seringa e lamina de bisturi descartável é mais do que o necessário já.
É bem barato cultivar.

Os únicos cuidados realmente necessários são a esterilização do bolo e da água que utilizará pra fazer a seringa.
O resto pode ser só limpado com água e sabão.

Terrário vedado é ruim pra frutificação, tem que ter uma boa troca de ar pelo menos pra induzir a pinagem.
O ar estagnado é melhor para os contaminantes do que para o cubensis.

Não é bom ter água acumulando assim nos bolos, eu viraria essa bandeja de ponta cabeça, pra não acumular água e facilitar a movimentação do ar.

Nas fotos parece que estou vendo grãos não colonizados, mas não consigo ter certeza se é isso mesmo.

A maioria das pessoas falaria pra você tirar a contaminação com bisturi.
Pessoalmente, eu acho pouco efetivo, mas não tem muita opção também.

Se fosse meu cultivo, eu iria pelo cheiro pra decidir o que eu faria com os bolos.
Se você já cultivou, mesmo que em laboratório, deve conseguir verificar se o cheiro se assemelha.
 
Upvote 0
Essas fotos foram tiradas agora, tudo que pode ser esterilizado com temperatura foi, inclusive a água dentro do umidificador, equipamentos eletrônicos e o plástico foram esterilizados primeiramente com hipoclorito de sódio 10%, depois peróxido de hidrogênio a 10 volumes, vaporização de ozônio, foi transportada com cuidado ao local onde está, em seguida limpa com água Milli-Q esterilizada por filtração e por fim álcool 70º feito com água deionizada, somente depois disso os bolos foram retirados dos potes, passados em vermiculita esterilizada e colocados no ambiente, no inicio fiz um meio de cultura LB, que é fácil de se fazer, e fiz um swab da caixa, poucas colonias se formaram depois de 7 dias a uma temperatura de 36º, cada uma com diâmetro de menos de 1mm, a não ser um Streptococcos sp. que cresceu 2mm, provavelmente um contaminante externo.
O problema é que o terrário, está vedado claro, mas em um sítio, na cozinha com fogão a lenha (único lugar disponível com baixo índice de contaminantes) elas estão assim a uma semana tenho receio que não frutifiquem, a temperatura interna está na média de 25ºC, é a segunda vez que faço, a primeira foi totalmente em um laboratório (com projeto de pesquisa autorizando) e foi bem rápido, mas esse caseiro está me deixando preocupado, já que o projeto acabou e só posso me ater a esse caseiro. Toda parte laboratorial que usei nesse, basicamente as esterilizações, foram pagas por mim, caso alguém tenha dúvida. Alguém com mais experiencia em cultivo caseiro poderia me dar uma ajuda? Grato e Obrigado pelo insight Texugo!
Dale mano! Não vi sinais de contaminação mas se puder dar uma dica: tente não deixar o termostato tão em contato com os bolos pois além deles aquecerem, irão ressecar. Tenta dar uma aumentada na ventilação também. Vai dar tudo certo! Abraço.
 
Upvote 0
Existem bastante buracos e estão vedados com micróporo, mas posso abrir, tenho medo somente da contaminação, o termostato ta encostado pq moro no Sul e está bem frio para os cogus 8~18ºC, tenho um termômetro de laboratório que é esterilizável, sempre coloco ele em contato dos bolos para verificar melhor a temperatura, antes de colocar o termostato em contato estava uma média de 20º, dps subiu para 25º perto do ideal (termostato de 28º).

Não estão com cheiro de contaminação, o odor está neuro, assim como os que cultivei antes, essa parte não colonizada é que no aniversário peguei um pouco de meio de cultivo estéril e passei em volta, vi relatos que ajuda na frutificação, tem o umidificador para manter a umidade do ar por voltar de 100%, provavelmente ele causou essa mini precipitação.

Uma vez vi um método que depois do bolo estar inteiramente colonizado ele era desmanchado e algo parecido com terra era colocado em cima, como não achei mais informações sobre resolvi fazer dessa maneira. Conhecem esse método, é viável para minhas colonias nesse momento?

Teriam alguma sugestão para esse cultivo acelerar um pouco? Já que em condições ideais em uma semana eles começaram a frutificar (laboratório).

Mas esses eu comprei uma seringa de esporos que vieram de Porto Rico, não consegui guardar a strain do laboratório devido as normas. A strain era regional, coletada em pastos da região, provavelmente mais aclimatada/adaptada ao clima regional. Comprei o termostato somente para o aniversário (11/06), mas os bolos foram inoculados (09/05) mantidos a uma temperatura não controlada, sujeito as intempéries do inverno, em menor intensidade devido ao local com isolamento térmico que estavam.

O que me dizem sobre as informações relatadas acima? Algo que eu possa fazer para induzir a frutificação? Queria desfrutar no meu niver (04/06), mas não deu, cultivo caseiro necessita de mais um pouco de paciência. E um verdadeiro obrigado a todos que estão ajudando! Forte abraço!
 
Upvote 0
Uma vez vi um método que depois do bolo estar inteiramente colonizado ele era desmanchado e algo parecido com terra era colocado em cima, como não achei mais informações sobre resolvi fazer dessa maneira.
Isso deve se referir à camada de vermiculita seca que vc deve fazer antes de aniversariar! Ou uma camada casing. E sim, isso aumenta a produção.

O micropore permite uma troca insuficiente de ar. O ideal mesmo é abanar 2 a 3x Ao dia. Quando eles pinam o ideal é baixar um pouco a umidade e aumentar ainda mais a ventilação. Quando o bolo está 100% colonizado é muito difícil haver contaminantes se as condições do.ambiente estiverem adequadas.
 
Upvote 0
Boa tarde pessoal!

Então, resolvi relatar o desenvolvimento das minhas culturas aqui, pelo menos uma 3 vezes por semana. Hoje dei uma observada melhor no eu considero contaminante e consegui tirar fotos mais nítidas, já que não precisei usar flash.

O que me dizem?
Isso deve se referir à camada de vermiculita seca que vc deve fazer antes de aniversariar! Ou uma camada casing. E sim, isso aumenta a produção.

O micropore permite uma troca insuficiente de ar. O ideal mesmo é abanar 2 a 3x Ao dia. Quando eles pinam o ideal é baixar um pouco a umidade e aumentar ainda mais a ventilação. Quando o bolo está 100% colonizado é muito difícil haver contaminantes se as condições do.ambiente estiverem adequadas.

Não tinha vermiculita pura e fiz uma camada envolta de meio de cultura ligeiramente úmido, serve? Pinar seriam a aparição dos primeiros corpos de frutificação? Teriam imagem de como isso seria em um bolo? Em cultura semi-sólida é mais fácil, nesse não consigo saber. O que vc colocaria como condições adequadas?
Grato por toda ajuda que recebi até agora!
 

Anexos

  • IMG_20200617_141344.jpg
    IMG_20200617_141344.jpg
    3.4 MB · Visualizações: 54
  • IMG_20200617_141350.jpg
    IMG_20200617_141350.jpg
    3.4 MB · Visualizações: 48
Última edição:
Upvote 0
A primeira foto parece trichoderma ja esporulando, mas talvez seja reflexo da garrafa na foto?
Fiquei com a dúvida do reflexo também! Não consigo ter certeza de contaminantes, mas se o odor está normal ok.
Não tinha vermiculita pura e fiz uma camada envolta de meio de cultura ligeiramente úmido, serve? Pinar seriam a aparição dos primeiros corpos de frutificação? Teriam imagem de como isso seria em um bolo? Em cultura semi-sólida é mais fácil, nesse não consigo saber. O que vc colocaria como condições adequadas?
Eu uso sempre vermiculita pura "esterilizada" no microondas por 5 min e deixo esfriar. Evite usar o próprio substrato para fazer o roll pq isso deixa material orgânico exposto e a contaminação é quase certa. Você pode usar fibra de coco ou pó de coco também! Pinagem é o aparecimento da primordias.
Condições adequadas para bolos PF são: umidade alta mas não excessiva, temperatura na faixa ideal e boa ventilação. Se qualquer desses parâmetros estiver fora, o índice de contaminação aumenta muito. Por exemplo o coweb, que prefere ambientes com umidade mto elevada e mais calor.
A função da camada de vermiculita seca ao redor do bolo é ter mais uma reserva de água e oxigênio para o micélio, não tem nada a ver com ser uma camada nutritiva! Portanto, o material para fazer o roll tem que ser inerte. Abração
 
Upvote 0
Obrigado! No caso, eu tiro essa contaminação? O meio foi esterilizado no microondas tbm, só que por 10min, pelo microondas aqui ter baixa potencia! Grato pela ajuda de todos.
 
Upvote 0
Boa tarde, creio que era contaminação sim, observem, está frutificando pouco, estou fazendo carimbos de esporos com os cogus, me falaram que mergulhar em água pode ajudar. O fungo competidor, que podem ser vários, cresceram só no substrato que coloquei em cima, se eu raspar e colocar na água vai ajudar um novo ciclo de frutificação???

Moro na zona rural, se eu quando for descartar um meio de cultura, colocar ele em esterco misturar e deixar na sombra com água, mesmo estando contaminado, posso ter resultados? Ou faço um teste com esterco e esporos?

Oq me dizem, obrigado pessoal!
 

Anexos

  • IMG_20200622_143541.jpg
    IMG_20200622_143541.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 46
  • IMG_20200624_150638.jpg
    IMG_20200624_150638.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 45
Upvote 0
Deixar toda essa água na vasilha vai facilitar muito contaminação.
1593035482901.png
Isso aqui vai acabar com teu cultivo.

Sim, o dunk ajuda pro segundo flush.

Sim, pode enterrar os contaminados, as vezes os microrganismos presente ali limitam a contaminação.
Normalmente aparece pelo menos 1 cogumelo, se o contaminante já não tiver dominado, mas nada garantido.

Você não conseguiu colher antes? já esporularam em todo o terrário ali.

O que é aquele negocio escuro no bolo, que parece um cogumelo preto?

Esporos não dão certo diretamente no esterco, faça spawn e depois misture com esterco curtido, se quer usar esse substrato.
 
Upvote 0
Boa noite mano. Novamente, as condições pra pinagem não estão sendo cumpridas! Não estou vendo contaminação, talvez pq as fotos não estejam claras, talvez pq não tenha mesmo. As paredes do terrário estão suando, isso indica alta umidade. Parece pouco arejado e essa bacia com água dentro e em contato direto com os bolos... vc está implorando por contaminações! Desculpa a crítica mas isso é pra melhorar o seu cultivo.
Vc conseguiu passar pelas etapas mais difíceis mas agora está pedalando numa etapa menos complicada. Coloque uma argila expandida ou pelo menos não deixe os bolos em contato direto com a água do fundo do terrário. Vc tem que arejar mais até para baixar a umidade na hora que os cogus começam a pinar (95%).
Vc tem meus votos de confiança irmão, mas tem que dar uma revisada na biblioteca. O fórum é pra trazer conhecimento. Abração
 
Upvote 0
Deixar toda essa água na vasilha vai facilitar muito contaminação.
View attachment 114760
Isso aqui vai acabar com teu cultivo.

Sim, o dunk ajuda pro segundo flush.

Sim, pode enterrar os contaminados, as vezes os microrganismos presente ali limitam a contaminação.
Normalmente aparece pelo menos 1 cogumelo, se o contaminante já não tiver dominado, mas nada garantido.

Você não conseguiu colher antes? já esporularam em todo o terrário ali.

O que é aquele negocio escuro no bolo, que parece um cogumelo preto?

Esporos não dão certo diretamente no esterco, faça spawn e depois misture com esterco curtido, se quer usar esse substrato.
Já colhi alguns cogumelos e ainda estão frutificando, mas pouco, muito pouco, fiz uma limpeza no terrário não tem mais água lavei oq tinha de lavar com sabão. Fiz dois carimbos de esporos.

É fungo, provavelmente aquele que falaram antes ou talvez uma espécie de Aspergillus sp. mas estão só na superfície em algumas partes. Se eu ir raspando a contaminação, que está só na superfície e manter o ambiente limpo eles podem frutificar mais?

Obrigado pelos toques!
Boa noite mano. Novamente, as condições pra pinagem não estão sendo cumpridas! Não estou vendo contaminação, talvez pq as fotos não estejam claras, talvez pq não tenha mesmo. As paredes do terrário estão suando, isso indica alta umidade. Parece pouco arejado e essa bacia com água dentro e em contato direto com os bolos... vc está implorando por contaminações! Desculpa a crítica mas isso é pra melhorar o seu cultivo.
Vc conseguiu passar pelas etapas mais difíceis mas agora está pedalando numa etapa menos complicada. Coloque uma argila expandida ou pelo menos não deixe os bolos em contato direto com a água do fundo do terrário. Vc tem que arejar mais até para baixar a umidade na hora que os cogus começam a pinar (95%).
Vc tem meus votos de confiança irmão, mas tem que dar uma revisada na biblioteca. O fórum é pra trazer conhecimento. Abração
Olá!
Críticas construtivas são sempre bem vindas!! Agradeço por elas.

Já dei uma limpada no terrário, retirei a água, na bacia e encomendei a argila expandida, e estou a arejar mais!

Encontrei o fórum só depois do aniversário antes só fiz de uma maneira adaptada ao lab, vendo na internet umas alternativas. Vou pesquisar mais afundo para me inteirar melhor.

Valeu pelos votos de confiança irmão!

Abraços a ambos!!
 
Última edição:
Upvote 0
Boa noite mano. Novamente, as condições pra pinagem não estão sendo cumpridas! Não estou vendo contaminação, talvez pq as fotos não estejam claras, talvez pq não tenha mesmo. As paredes do terrário estão suando, isso indica alta umidade. Parece pouco arejado e essa bacia com água dentro e em contato direto com os bolos... vc está implorando por contaminações! Desculpa a crítica mas isso é pra melhorar o seu cultivo.
Vc conseguiu passar pelas etapas mais difíceis mas agora está pedalando numa etapa menos complicada. Coloque uma argila expandida ou pelo menos não deixe os bolos em contato direto com a água do fundo do terrário. Vc tem que arejar mais até para baixar a umidade na hora que os cogus começam a pinar (95%).
Vc tem meus votos de confiança irmão, mas tem que dar uma revisada na biblioteca. O fórum é pra trazer conhecimento. Abração
Olá @Poeiraviva ! Estava lendo essa thread e fiquei na dúvida agora que você comentou na parede suando indica alta umidade. Nesse momento que está no terrário, essa alta umidade não é um bom sinal?
 
Upvote 0
Olá @Poeiraviva ! Estava lendo essa thread e fiquei na dúvida agora que você comentou na parede suando indica alta umidade. Nesse momento que está no terrário, essa alta umidade não é um bom sinal?
Bom dia irmão! Umidade ALTA ok. Umidade EXCESSIVA não ok. Os bolos precisam de alta umidade sempre, porém, na fase de pinagem vc vai preferir umidade em torno de 92% pra ajudar o micélio a respirar. Usando casing ou bulk esse controle é mais meticuloso ainda. Um bolo PF vc pode manter em 95% fixos que vai funcionar. Outro problema da alta umidade é a condensação, que faz gotas caírem em cima do bolo e isso lesa o micélio e ajuda com contaminantes. Abração mano.
 
Upvote 0
Bom dia irmão! Umidade ALTA ok. Umidade EXCESSIVA não ok. Os bolos precisam de alta umidade sempre, porém, na fase de pinagem vc vai preferir umidade em torno de 92% pra ajudar o micélio a respirar. Usando casing ou bulk esse controle é mais meticuloso ainda. Um bolo PF vc pode manter em 95% fixos que vai funcionar. Outro problema da alta umidade é a condensação, que faz gotas caírem em cima do bolo e isso lesa o micélio e ajuda com contaminantes. Abração mano.


Li algo sobre ... Você ja tentou fazer a pinagem com 70%?
 
Upvote 0
Back
Top