Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminação? Micélio com um branco transparente e aparência de teia de aranha na fase de colonização.

pula

Hifa
Cadastrado
05/01/2021
14
8
29
Saludos. Podem me dá um help, por favor?
Abri um diário esses dias e postei uma dúvida sobre o desenvolvimento do cultivo que está em andamento, mas não consegui receber uma ajuda.
A princípio, achei que fosse cobweb, mas comecei a estudar sobre os contaminantes e vi que era impossível ser o cobweb, pois este é um parasita e o micélio que apareceu nos bolos é o único presente. Vi que poderia ser Mucor ou Rhizopus, mas como não vi nenhum outro cultivo mostrando esses outros dois contaminantes, ainda estou na dúvida se é contaminante ou o micélio de cubensis aparentando formação distinta por condição climática inadequada.

Características de desenvolvimento:

1. Nos dois primeiros potes que inoculei primeiro apareceu com 6 dias de inoculação (Potes 1 e 3)

2. Notei que o crescimento ocorreu em meia lua (metade de um círculo), ou no fundo do copo ou na parte de cima, e sempre em apenas 1 ponto.

3. As hifas são bem finas e tem aspecto de teia de aranha.

4. No pote 1, ele parece bem mais fraco, e por onde ele passou acabou que deixou apenas um leve vestígio, não parecendo ter se concentrado naquele lugar (como na terceira foto do pote 1, ele passou pela região de baixo mas não deixou ficou concentrado. O bolo desse pote 1 está bem seco e com rachaduras, mas antes estava bem úmido. Comparando com o pote 3, esse está com um branco forte, mas não tem hifas parecido com cordas.

Pote 1:
pote121.jpgpote123.jpgpote.1.4.jpgpote1.1.1.jpgpote 1.jpgpote1.6.jpg
pote 3:
pote33.jpgpote3.1.jpgpote313.jpgpote31.jpgpote3.jpgpote333.jpg

5. O copo 2 (inoculado dia 17), de 4 copos, foi o único que apareceu esse micélio branco. 2 contaminaram com duende verde e outro copo não tem sinal de vida. O que achei muito curioso foi que assim que esse micélio branco/transparente começou aparecer no copo 2, ele "andou" para frente e deixou um rastro amarelado onde esta. Esse aspecto vai da pra perceber nas fotos:

Copo 2:
Começo do desenvolvimento:
pote2.2.jpgcopo2.1.jpgcopo2.jpg


Como está depois de 4 dias:

copo221.jpgcopo222.jpgcopo2.11.jpg

6. O cheiro de todos está com o mesmo cheiro do início, um cheiro de arroz em fase de cozimento. Os únicos que apresentaram cheiro de estragado foram os dois que contaminaram com duende verde e que já foi descartado.

Esse é meu primeiro cultivo e pela pouca experiência estou tendo essa incerteza. O lado bom é que estudei bastante sobre contaminação aqui, o que me fez descartar o cobweb como possibilidade. Também vi em algum tópico um cara falando que a depender da condição de temperatura e umidade, o micélio pode apresentar vários aspectos, mas também vi que há um parasito que sua característica é "parece teia de aranha mas não é", o que só reforçou mais ainda minha incerteza. A postagem foi mais para que pessoas com mais experiência falem o que acha ao ver a situação.
Obrigado!
 
Back
Top