Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Contaminação braba

Searyl

Hifa
Membro Ativo
28/11/2019
100
15
27
Saudações pessoal.
Então dois bolos que estou incubando estao contaminados, dei uma pesquisada aqui no fórum sobre contaminantes mais comuns e não consegui identificar com precisão, me ajudem pls.
O que são galera? Fungo ou bactérias?
Como faço pra evitar?
No estágio inicial da colonização do contaminante tem como recuperar o bolo.
Ps: Bolo com 27 dias, com uns 15 dias de incubação não estava contaminado (ou pelo menos a contaminação nas tinha se desenvolvido ainda).
Obrigado ai pessoal:confused:
 

Anexos

  • 20191230_102931.jpg
    20191230_102931.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 51
  • 20191230_102925.jpg
    20191230_102925.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 50
  • 20191230_104214.jpg
    20191230_104214.jpg
    1.1 MB · Visualizações: 50
Tudo parece bactéria, pela minha experiência.

Se esses pretos forem do contaminante, pode descartar os dois primeiros.

Recomendo descartar também o terceiro, eis que a guerra contra o contaminante vai drenar muito do micélio. Vai ser mais rápido você fazer outra inoculação e colonização.

Revise seu método de esterilização do substrato nutritivo, pois pelas características de espalhamento esses contaminantes já estavam no substrato quando você inoculou.
 
Obrigado irmão.
Essas manchas pretas é de contaminação mesmo, então acho que falhei na hora de esterilizar o substrato.
Esqueci de mencionar que os esporos são selvagens e tirando esses dois da imagem (a primeira e a segunda foto são o mesmo bolo), vão sobrar apenas 2 dos 6 bolos que foram inoculados, porém estes últimos 2 estão com uma aparência linda e saudável.
Sobre a mancha amarelada da terceira imagem,como ela se desenvolveu muito devagar, vou tentar remover a mancha cortando a camada de cima e limpar com água oxigenada no dia do aniversário e colocar ela no terrário longe dos bolos saudáveis , sera que dá?
 
Sobre a mancha amarelada da terceira imagem,como ela se desenvolveu muito devagar, vou tentar remover a mancha cortando a camada de cima e limpar com água oxigenada no dia do aniversário e colocar ela no terrário longe dos bolos saudáveis , sera que dá?

Prefiro descartar bolos tão contaminados nessa fase, a menos que eu queira ficar vendo a luta entre micélios e contaminante.

Esqueci de mencionar que os esporos são selvagens e tirando esses dois da imagem (a primeira e a segunda foto são o mesmo bolo), vão sobrar apenas 2 dos 6 bolos que foram inoculados, porém estes últimos 2 estão com uma aparência linda e saudável

Muito massa uma domesticação feita com tek simples.
 
Se eu conseguir frutos de pelo menos 1 bolo pra guardar carimbos domesticados e limpos, pra mim já vai ser uma vitória.
Mais to com uma coisa martelando na minha cabeça, poderia a mancha marrom amarelada ser produzida pelo próprio micélio,como se fossem resíduos metabólicos , talvez devido a essa guerra entre o contaminante preto?
Mas na dúvida, vou já descartar esse bolo melhor prevenir, vou analisar melhor o cheiro e a estrutura da mancha quando estiver fora do copo, de qualquer modo servirá de aprendizado.
 
Mais to com uma coisa martelando na minha cabeça, poderia a mancha marrom amarelada ser produzida pelo próprio micélio,como se fossem resíduos metabólicos , talvez devido a essa guerra entre o contaminante preto?
M

O excremento micelial fica bem intenso em luta contra contaminantes ou competidores.
 
Back
Top