Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

considerações sobre o isolamento em AGAR

tupy

★ vento sul ☆
Membro da Staff
Cultivador confiável
29/05/2006
4,063
94
Terra de Deus
Considerações sobre o isolamento em AGAR

(pontos positivos/vantagens)
1. Rizomórfico: micélio cresce mais rápido (desenvolvimento);
2. Pureza da strain: menos setores algodoados;
3. Micélio mais puro: falta de microorganismos competidores (contaminantes);
4. Resposta mais rápida a formação de primórdias;
5. Maior quantidade de primórdias que se formam;
6. A grande maioria das primórdias chega a fase adulta;
7. Frutos com forma e tamanho adequados;
8. Resistência a contaminantes;
9. Contaminantes podem ser controlados;
10. Tolerância a CO2 e temperatura;
11. Armazenamento de culturas promissoras;
12. Garantias de perpetuação e conservação de uma boa strain;
13. Armazenamento a longo prazo

Na fase de crescimento do micélio, nota-se que há diferentes tipos de desenvolvimento deste. Alguns setores podem aparentar uma bela rede (rizomórfico) e outros setores podem aparentar algodoados , fofinhos (tomentose). Tudo isso é normal. O propósito de se trabalhar com agar é isolar o melhor micélio e descartar o micélio fraco e agoldoado (tomentose) que cresce devagar e tem grandes chances de gerar flushes instáveis.
O normal é se efetuar até umas três a quatro transferências em agar até se obter um micélio forte.



micélio rizomórfico e parte algodoada na mesma placa

Desde que a superfície de agar é dimensional é fácil de se identificar contaminantes e removê-los. Você pode cortar micélio saudável de uma placa contaminada e transferi-lo para uma placa saudável. Geralmente pode acontecer dos contaminantes ainda se desenvolveram na segunda placa, mas já estarão fracos e lentos. Onde o micélio de psilocibe já consegue suprimi-lo e na terceira placa já terá uma cultura limpa.
Agar é somente um meio gelatinoso que firma uma superfície, não é comida. O micélio não irá crescer no agar puro. É preciso acrescentar fontes de carboidratos.


Nessa placa tenho parte de um micélio saudável e um contaminante competindo

Ficar atento aos setores mais rizomórficos e de crescimento mais acelerado, é esse setor que deve ser retirado para outra placa, é esse o micélio ideal.



Para a incubação dos esporos, de preferência deixá-los em local escuro, virados de cabeça para baixo, para a água da condensação não ter contato com a superfície da cultura. Em torno de 05 a 07 dias já nota-se o micélio.
É aconselhável não deixar o micélio atingir a lateral dos discos/potes, esses são pontos estratégicos dos contaminantes externos.

O agar vai ficar mole (derreter) a 95ºC e permanecer estável até 45ºC. Posso armazenar vidros com a cultura em agar pronta na geladeira, solidificada. Quando vou usá-la posso torná-la líquida no microondas em cerca de 3min. Cuidando para não ferver.

Para fazer o meio de cultura usei dos seguintes materiais:
500ml Água mineral proveniente da fervura prévia de 200g de batata cozida. No processo de fervura (30min) sempre observar e manter o nível de água em 500ml. Pois durante a fervura a água vai evaporar e minha medida final não pode diminuir. Posso ir adicionando água conforme convier. Conforme foto, coe a água das batatas em potes de vidro esterilizados.



Dextrose: 10g
Dextrose é o carboidrato de que o fungo vai se alimentar.

Agar: 10g



O ágar-ágar, também conhecido simplesmente como
ágar, é extraído de diversos gêneros e espécies de algas marinhas vermelhas. O ágar-ágar é insolúvel em água fria, porém, expande-se consideravelmente e absorve uma quantidade de água de cerca de vinte vezes o seu próprio peso, formando um gel não-absorvível, não-fermentável e com importante característica de ser atóxico.

é um composto que forma uma massa gelatinosa


Misturar todos os ingredientes e colocar dentro de vidros onde serão esterilizados na panela de pressão por 1 hora.

Trabalhe dentro de uma glovebox, a sua própria respiração irá facilmente comprometer a cultura. Aqui um plástico protege a cultura do contato com o ambiente externo. Plástico de embrulhar carne, semelhante ao parafilm™.



Inoculação multi-esporos proveniente de um carimbo, método de raspagem. Uma quantidade de esporos bem pequena é raspada dentro da placa.





Nessa foto a quantidade de esporos já excedeu em muito o ideal.



Além da raspagem direta de esporos, posso também inocular através de seringa, esporos já previamente "hidratados".



O ideal é se usar placas petri™, próprias para se trabalhar com culturas de fungos. Estas já vem esterilizadas de fábrica. Podendo optar pelas de plástico (utilizadas somente uma vez) ou pelas de vidro (onde é feito o re-aproveitamento através de esterilização em água fervente).



Mas também posso improvisar com outros materiais, como tampas de vidros de conserva, potes de polipropileno, etc.



Culturas prontas podem ser armazenadas na geladeira para posterior uso.




E culturas com micélio já desenvolvido também podem ser armazenadas na geladeira.



Para transferir uma cultura saudável para outra placa...
Os pedaços retirados (cortados) do micélio devem ser bem pequenos, aproximando o tamanho de um grão de arroz, ou até menor melhor, para não se coletar tanto "sub-setores" e sim somente um setor.



Pedaços de tecido de cogumelo em desenvolvimento (clonagem):




micélio saudável mas não rizomórfico



micélio saudável rizomórfico e agoldoado


rede micelial fraca



Rede micelial forte, rizomórfica, já comendo as beiradas e com um pequeno contaminante ao fundo (direita superior). Com primórdias, pins e cogumelo maduro.


exemplares 100%

_diferentes_setores_DE_um_Clone_Anno_640x480.jpg_diferentes_setores_DE_um_Clone_Anno2_640x480.jpg_agar026_640x480.jpg_miceliocomparativo01_sharkieJones_640x480alteradoTP.jpg_agar002_640x480.jpg10.jpg_agarFOTO_640x480.jpg_agarFOTO2_640x480.jpg_agar021_640x480.jpg_agar001_640x480.jpg_agar007_640x480.jpg_agar022_640x480.jpg_agar023_640x480.jpg_agar013_640x480.jpg_agar012_640x480.jpg_agar004_640x480.jpg_agar005_640x480.jpg_agar_rizo_Anno2_640x480.jpg_01_miceliosaudavel01Al_Cabar_640x480.jpg_02_freshtissueinagar_Unsane_640x480.jpg_09_Psyanescens_640x480.jpg_agar_rizo_Anno_640x480.jpg_03_mexicanAl_Cabar_640x480.jpg_06_miceliosaudavel04Al_Cabar_640x480.jpg_diferentes_setores_DE_um_Clone_Anno_640x480.jpg_04_miceliosaudavel04_03Al_Cabar_640x480.jpg_agar016_640x480.jpg_08_MushDish_SharkieJones_640x480.jpg_agar_rizo_Anno2_640x480.jpg
 
Última edição:
diferentes setores do mesmo pedaço de carne

_agar_rizo_Anno_640x480.jpg

exemplares impróprios

_agar015_640x480.jpg
_agar017_640x480.jpg

contaminantes comuns em placas com agar:

_contaminant01_Al_Cabar_640x480.jpg_contaminant02Al_Cabar_640x480.jpg_contaminant03Al_Cabar_640x480.jpg_contaminant04Al_Cabar_640x480.jpg_contaminant05Al_Cabar_640x480.jpg_contaminant06Al_Cabar_640x480.jpg_contaminant07Al_Cabar_640x480.jpg_contaminant08Al_Cabar_640x480.jpg_contaminant09Al_Cabar_640x480.jpg_contaminant10Al_Cabar_640x480.jpg_contaminant11Al_Cabar_640x480.jpg_contaminant12Al_Cabar_640x480.jpg_contaminant13Al_Cabar_640x480.jpg

Fotos: Al_Cabar, Anno, SharkieJones, Unsane e Tupy.

Bibliografia Consultada:

Boeswinkel, H.J. (1976) Storage of fungal cultures in water. TRANSACTIONS OF THE BRITISH MYCOLOGICAL SOCIETY 66, 183-185.
Castellani, A. (1939) Viability of some pathogenic fungi in sterile distilled water. JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE 42, 225-226.
Castellani, A. (1967) Maintenance and cultivation of common pathogenic fungi of man in sterile distilled water. Further researches. JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE 70, 181- 184
Ellis, J.J. (1979) Preserving fungus strains in sterile water. MYCOLOGIA 71, 1072-1075
Figueiredo, M.B. (1967) Estudes sobre a aplicacao de Castellani para conservacao de fungos patogenos en plantas. BIOLOGICO 33, 9-15.
Figueiredo, M.B. & Pimentel C.P.V. (1975) Metodos utilizados para conservacao de fungos na micoteca de Secao de Micologia Fitopatologica de Instituto Biologico. SUMMA PHYTOPATHOLOGICA 1, 299-302 Marx,
D.H. & Daniel, W.J. (1976) Maintaining cultures of ectomycorrhizal and plant pathogenic fungi in sterile water cold storage. CANADIAN JOURNAL OF MICROBIOLOGY 22, 338-341
Onions, A.H.S.&Smith, D. (1984) Current status of culture preservation and technology. In: CRITICAL PROBLEMS OF CULTURE COLLECTIONS (edited by L.R. Batra&T. Iigima). Osaka: Institute of Fermentation Osaka"


Conservando culturas em agar: https://teonanacatl.org/threads/armazenamento-a-longo-prazo-de-culturas-em-agar.5028/
 
Última edição:
Parabéns por mais um tutorial, Tup! :)
 
Muito bom Tupy, belo trabalho!
 
Tupy vc é o cara:notworthy:!!!
Obrigado esse topco veio a calhar estou tentando um isolamento de um selvagem e até agora o que eu mais consegui foi exatamente o 2° 3° e o 4° contaminante.
Vc já usa algum inibidores de microflora ou antibiotico tipo ciclohexemida, penicilina, estreptomicina, cloranfenicol?
 
Muito bom topico
100% de exclarecimento.

Paz e luz.
 
estou tentando um isolamento de um selvagem e até agora o que eu mais consegui foi exatamente o 2° 3° e o 4° contaminante.
Vc já usa algum inibidores de microflora ou antibiotico tipo ciclohexemida, penicilina, estreptomicina, cloranfenicol?

Depois de umas 2 a 3 transferências em agar se já não terá mais contaminantes, somente o micélio.
Os contaminantes vão perdendo força. Éssa é a vantagem de se trabalhar em placas, é um ambiente "2D", ou seja, fica fácil de separar o micélio do contaminante.

Mas...
Sulfato de gentamicina - 0,1 g

pode ser usado juntamente na solução com ágar.
 
Caara, os caras são tipo cientista do cogumelos magicos! Maluco profissional! Doidão de laboratorio!

Foda hein tupy
 
Caara, os caras são tipo cientista do cogumelos magicos! Maluco profissional! Doidão de laboratorio!

Foda hein tupy

Somos todos loucos cientistas!

tupy como sempre impressionando!!
 
que trabalho fodastico, ja tinha visto antes, mas tiro o chapeu mais uma vez!!!
 
fui comprar a dextrose hoje e tinha somente essa com + vitamina C.
2014-07-09 23.19.31.jpg
Alguem sabe se é essa mesmo,se ela serve?Estou com medo de abrir e não servir,pois ainda posso recuperar meu dinheiro.
 
fui comprar a dextrose hoje e tinha somente essa com + vitamina C.

Não tenho certeza, mas algo me diz que essa vitamina C pode atrapalhar o micélio. Principalmente porque nesses suplementos (para humanos) a dose de vitamina C é relativamente alta.
 
bom,fiz tudo certinho,com todas as medidas certas e no final,depois de esperar ele esfriar,ficou liquido.
10g de agar não é pouco para 500ml de agua? Vi em outras receitas usando 15g de agar para 100ml de agua.
 
Back
Top