Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Conservação por liofilização.

Toad

Primórdia
Cadastrado
28/08/2015
12
32
38
Salve galera. Sou novato aqui no forum. Gostaria de saber, se alguem tem algum material de como liofilizar os cogumelos. Estou trabalhando em laboratório agora, e uso liofilizador diariamente. Fiquei sabendo, que esse é um dos melhores métodos de secagem e conservação, procede ?! Desde já agradeço atenção e a contribuição de todos. Paz e luz.
 
Creio que seja o método perfeito... Liofilizar e depois selar a vácuo ou em um pacote com sílica.

O processo será idêntico a todos os outos tipos de material biológico, como frutas, por exemplo. Só que se você deixá-los inteiros e acrescentar água depois não os terá "frescos" novamente, acho que seria melhor fazer um pó depois de liofilizar, ou se guardá-los inteiros, fazer um chá ou bater com suco na hora de consumir.
 
Já vi esse debate aqui no forum. Mas até onde sei ninguem testou ainda (até pelo preço alto de um aparelho de liofização).
Teste e nos conte o resultado. Seria interessante.......
Me envia o link do debate se achar, qualquer informação é válida. Irei testar o mais rapido so to esperando os cogumelos. acho q no v
Uma pergunta @Mr.Green . Olha o titulo do seu post. Era pra ser "imobilização mesmo?
kkkk foi esse corretor de texto do celular. o certo seria LIOFILIZAÇÃO. Valeu

Creio que seja o método perfeito... Liofilizar e depois selar a vácuo ou em um pacote com sílica.