Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Conservação por liofilização.

Toad

Primórdia
Cadastrado
28/08/2015
12
32
38
Salve galera. Sou novato aqui no forum. Gostaria de saber, se alguem tem algum material de como liofilizar os cogumelos. Estou trabalhando em laboratório agora, e uso liofilizador diariamente. Fiquei sabendo, que esse é um dos melhores métodos de secagem e conservação, procede ?! Desde já agradeço atenção e a contribuição de todos. Paz e luz.
 
Creio que seja o método perfeito... Liofilizar e depois selar a vácuo ou em um pacote com sílica.

O processo será idêntico a todos os outos tipos de material biológico, como frutas, por exemplo. Só que se você deixá-los inteiros e acrescentar água depois não os terá "frescos" novamente, acho que seria melhor fazer um pó depois de liofilizar, ou se guardá-los inteiros, fazer um chá ou bater com suco na hora de consumir.
 
Já vi esse debate aqui no forum. Mas até onde sei ninguem testou ainda (até pelo preço alto de um aparelho de liofização).
Teste e nos conte o resultado. Seria interessante.......
Me envia o link do debate se achar, qualquer informação é válida. Irei testar o mais rapido so to esperando os cogumelos. acho q no v
Uma pergunta @Mr.Green . Olha o titulo do seu post. Era pra ser "imobilização mesmo?
kkkk foi esse corretor de texto do celular. o certo seria LIOFILIZAÇÃO. Valeu

Creio que seja o método perfeito... Liofilizar e depois selar a vácuo ou em um pacote com sílica.

O processo será idêntico a todos os outos tipos de material biológico, como frutas, por exemplo. Só que se você deixá-los inteiros e acrescentar água depois não os terá "frescos" novamente, acho que seria melhor fazer um pó depois de liofilizar, ou se guardá-los inteiros, fazer um chá ou bater com suco na hora de consumir.
Exatamente esse método de liofilizar conserva todo o material seja químico ou biológico (princípio ativo) por muito tempo. até anos.Selar a vácuo é uma boa. Depois é so acrescentar água e pronto. Cara se vc tiver mais informações agradeço. Valeu. Abraços.
 
Última edição por um moderador:
Olá amigos, tudo bem?! Preciso da ajuda e conhecimentos dos irmãos. Na minha próxima colheita, pretendo liofilizar os cogumelos. Assim que retirar os cogumelos do bolo PFtek, vou embrulha-los em papel alumínio e mergulhar no nitrogênio líquido (pois as amostras só vão para o liofilizador congeladas), em seguida colocar os cogumelos congelados no liofilizador durante 48 horas. Minha dúvida é: Será que temperaturas extremamente baixas degradam os princípios ativos dos cogumelos ?! O nitrogênio líquido fica em torno de -200 'C. E as amostras no liofilizador fica a -50 'C. Desde já agradeço a ajuda de todos. Abraços e luz.
 
Juntei o seu post a esse seu tópico antigo. Pelo que acompanho, não houve nenhum desenvolvimento (muito menos, experimento) sobre liofilização no fórum, desde então.

Recentemente tivemos alguma atividade num tópico sobre congelar o chá: Pode congelar o chá? , mas esse passa bem longe de liofilização.

Como você provavelmente já sabe, a liofilização serve para conservar inclusive organismos vivos, como fungos e bactérias. Então creio que não irá degradar os princípios ativos dos cogumelos. Aliás, acho que não existe nada melhor que liofilização para isso. É a secagem perfeita.

Faça e depois nos conte como foi! ;)
 
Juntei o seu post a esse seu tópico antigo. Pelo que acompanho, não houve nenhum desenvolvimento (muito menos, experimento) sobre liofilização no fórum, desde então.

Recentemente tivemos alguma atividade num tópico sobre congelar o chá: Pode congelar o chá? , mas esse passa bem longe de liofilização.

Como você provavelmente já sabe, a liofilização serve para conservar inclusive organismos vivos, como fungos e bactérias. Então creio que não irá degradar os princípios ativos dos cogumelos. Aliás, acho que não existe nada melhor que liofilização para isso. É a secagem perfeita.

Faça e depois nos conte como foi! ;)
Ok obrigado, tava pensando em juntar o post mesmo, valeu obrigado Salaam aleik. Vou fazer esse teste com alguns cogus, e logo mais conto como foi. Valeu abraços.
 
Back
Top