Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Congelamento dos cogus e uso de carvão como dissecador

teonanacat

Cogumelo maduro
Cadastrado
27/07/2009
5
47
Galera.. trago aqui duas dúvidas;

Primeiro:

Congelar os corpos de frutificação lacrados num pote seria um método viável para conservação por curtos períodos de tempo (uma semana)??

levando-se em conta que quando se diminui a temperatura de um sistema, diminui-se também a energia livre, e, portanto, a capacidade de reagir da maioria das substâncias... não deveria haver perdas significativas.

outra coisa que me faz pensar é que eu ja consegui uma cultura de tecido de um fungo chamado Aseroe floriformis através de uma amostra do corpo de frutificação congelada por 48h ... o que insinua que o tecido se manteve vivo/latente.

mas.. em relação à integridade física das substâncias que nos interessam no Psilocybe alguém sabe de alguma coisa???
ou pelo menos alguém já testou o congelamento antes da utilização dos cogús ???
:confused:

-------

Segundo:

Tendo em vista a dificuldade de obtenção de Sílica gel ... ja vi coisas sobre areia ou sal como dissecadores...

imaginei se carvão vegetal "quebradinho", lavado e em seguida desidratado totalmente no forno, nao seria uma alternativa viável ou quem sabe até melhor que os outros substitutos da Silica gel... :luz:

alguém ja fez esse teste ????
:confused:
 
Eu acho que congelar os cogumelos vai levar a boa perda de potência.

Mas você pode testar. E nos contar.


Também não acredito em carvão, areia ou sal como dissecante.


E silica gel não é difícil de obter. Só é caro.
 
Segundo:
Tendo em vista a dificuldade de obtenção de Sílica gel ... ja vi coisas sobre areia ou sal como dissecadores...

Olá teonanacat, seja bem vindo ao Fórum.

Vou postar aqui o que escrevi agora a pouco no post vizinho a esse para ajudar a divulgação da informação:
Acabei de comprar 1kg de sílica gel azul na Sílicasul, em Porto Alegre/RS. Ela é composta de pequenas bolinhas azuis e vem num saco do mesmo tamanho de um saco de açucar, arroz, é sílica que não acaba mais...rs. Paguei vinte reais, mas esqueci de perguntar se vendiam só meio quilo.

A sílica azul possui um componente metálico em seu pigmento que pode ser prejudicial em contato com alimento, se exposto por muito tempo ( mas isso se houver contato direto com o alimento ) , por isso quando se trata de alimentos, se recomenda a sílica branca ( não possui nenhum pigmento ) ou a sílica laranja ( não tem componente prejudicial em seu pigmento ) . A sílica laranja quando estiver totalmente saturada muda para um tom amarelo bem clarinho .

Para recuperar a sílica basta colocar em uma forma e levar ao forno aquecido entre 140º e 200º por aproximadamente 40 min. e ir controlando a coloração. Quando ela recuperar sua cor original ela e estará ativa novamente.

Espero ter ajudado. Abraços.
 
Eu acho que congelar os cogumelos vai levar a boa perda de potência.

Mas você pode testar. E nos contar.


Também não acredito em carvão, areia ou sal como dissecante.


E silica gel não é difícil de obter. Só é caro.
Realmente: o congelamento não se mostrou eficiente na conservação.

Congelei os cogs por 24h e preparei 4 doses com 30g de cogus frescos cada uma num suco de cupuaçú, q, aliás, ficou uma delícia..
a primeira vista achei q fosse dar tudo certo, a julgar pela aparência intacta q tinham os basidiomas... mas, infelizmente, nenhuma das 4 pessoas sentiu mais q uma "brisa"..

encontrei um artigo q diz q nao se deve congelá-los, a nao ser q estejam secos...
imagino entao que a formação dos cristais da agua congelada é que deva danificar a psilocibina, ou talvez as alterações nas pontes de hidrogenio ... embora nao tenha encontrado nenhuma literatura q afirmasse isso.


Quanto à segunda dúvida: a da utilização de carvão:
eu nao testei ainda, mas está em andamento uma dissecação de alguns cogus utilizando sal de cozinha desidratado completamente no forno e posto pra esfriar dentro de recipiente hermeticamente fechado antes de colocar os cogus (previamente desidratados em túnel de vento duplo (com ventilador e exaustor)..

depois da degustação eu posto o resultado..

até mais!!
 
encontrei um artigo q diz q nao se deve congelá-los, a nao ser q estejam secos...


Se eles estiverem secos crocantes é outra história.

Pode congelar, em um recipiente hermeticamente fechado e com um pouco de silica gel.

Duram anos.

Experiência pessoal.
 
Olá, estou lendo está meteria gostaria de complementar. O cogumelo realmente perde muita substância, mais da metade se congelado e depois seco no padrão sólido liquido. Fiz um teste um pouco além e tive um resultado bacana, vamos dizer com praticamente quase nenhuma perda, é mais difícil mas vou colocar aqui somente por meio de informação. Congelei uma quantidade em aproximadamente -20 graus, depois disto coloquei sobre baixa pressão, menos 3 atmosferas a 70 graus, praticamente a água foi diretamente para o estado gasoso, e com sílica dentro do recipiente a sílica praticamente escureceu muito mais rápido. Os cogumelos ficaram escuros, se percebia como azulamento e filamentos esverdeados, com cheiro característico bem forte, parecendo algumas partes papel Mantega bem grosso, digo papel manteiga pois por fora era liso e duro, por dentro, na parte oca da estipe filamentos quebradiços muito, muito fininhos lembrando fibra de vidro mas não tão resistente. É isso, o consumo ficou muito interessante basicamente leve digestão. Mas resumindo, deu muito, muito trabalho, foi bem artesanal. A potência não deixou nada a desejar, parece que veio em uma pancada só rsss... Pico único, sem ondas, isto ficou bem claro, mas é muito relativo, o que posso dizer é que secou em coisa de 20 a 30 minutos creio, não marquei tempo exato. Espero que sirva estas infos... Só por hobby gosto desse estudo abr.
 
Tem anos, mas a resposta deve ajudar o tema ainda:

Congelar os corpos de frutificação lacrados num pote seria um método viável para conservaçã

Por esse prazo, acho que suportam a prateleira superior de frio extra da geladeira.

Parece que o congelamento do cogumelo em si não é bom, nem como vitamina nem pra.virar raspadinha - reduziria bem a potência.

Do chá dele, não notei diferença.
 
Back
Top