Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Confuso sobre montagem do casing

Cogu-men

Esporo
Membro Ativo
26/02/2019
96
4
24
Bom galera. Estou com uns bolos colonizando e já li muito sobre casing.

Porém quanto mais leio, mais confuso fico.
Não posso usar uma camada nutritiva para cobrir, certo?

Tenho disponível po de fibra de coco, palha, vermiculita, calcário calcítrico

Alguém por favor poderia me dar uma luz???

Vi que se eu usar a palha, terei que pasteurizar. Porém não tenho termômetro culinário.

Achei que não iria precisar usar o corretor de ph mas creio estar errado. Não tenho nada para medir o ph.

Eu estou realmente confuso, alguém poderia aparecer pra me ajudar a sanar algumas dúvidas?
 
O PH da camada precisa ser neutro (7), a vermiculita por natureza já tem o ph neutro, a turfa por exemplo precisaria de calcário/Carbonato de cálcio
para montar a camada eu uso 1/4 do recipiente de vermiculita, coloco o micélio despedaçado até sobrar 1/4 do recipiente e pronto, eu preencho com vermiculita e dou uma hidratada com água mineral.
Após isso eu espero colonizar 3-5 dias e quando vejo que o micélio está colonizando a vermiculita eu abro e começo a renovação de ar.

(Não use bolos PF (1 AI + 2V + 1 A) para casing, pelo menos comigo, eles sofreram dificuldades de colonizar a vermiculita, acho que não é ideal, eu só faço casing com grãos puros, arroz, etc)
 
O PH da camada precisa ser neutro (7), a vermiculita por natureza já tem o ph neutro, a turfa por exemplo precisaria de calcário/Carbonato de cálcio
para montar a camada eu uso 1/4 do recipiente de vermiculita, coloco o micélio despedaçado até sobrar 1/4 do recipiente e pronto, eu preencho com vermiculita e dou uma hidratada com água mineral.
Após isso eu espero colonizar 3-5 dias e quando vejo que o micélio está colonizando a vermiculita eu abro e começo a renovação de ar.

(Não use bolos PF (1 AI + 2V + 1 A) para casing, pelo menos comigo, eles sofreram dificuldades de colonizar a vermiculita, acho que não é ideal, eu só faço casing com grãos puros, arroz, etc)
Disse que quando o micélio está colonizando o casing você começa a renovação de ar. Poderia me detalhar isso? Essa renovação de ar ocorre ainda na incubadora?

Sabe também me dizer se consigo substituir a turfa por terra vegetal comprada?

Agradeço a atenção desde já amigo
 
1) Na hora de colocar o casing no terrário deve-se colocar uma camadinha extra de vermiculita umida ou molhada?

2) A agua dentro das sementes ja eh suficiente para nascer os cogumelos ou é necessário mais fornecimento de água?
 
Disse que quando o micélio está colonizando o casing você começa a renovação de ar. Poderia me detalhar isso? Essa renovação de ar ocorre ainda na incubadora?

Sabe também me dizer se consigo substituir a turfa por terra vegetal comprada?

Agradeço a atenção desde já amigo
Ah sim, a renovação de ar é porque o casing fica coberto nesses 3-5 dias, a renovação começa removendo a tampa, no meu caso a tampa da quentinha de alumínio.

Eu uso vermiculita, tem gente que mistura vermiculita, turfa e cal, enfim, mas só vermiculita pasteurizada da certo.

[automerge]1554488851[/automerge]

1) Na hora de colocar o casing no terrário deve-se colocar uma camadinha extra de vermiculita umida ou molhada?

2) A agua dentro das sementes ja eh suficiente para nascer os cogumelos ou é necessário mais fornecimento de água?

Umida, nunca encharcada.

O que você diz com semente? O micélio precisa de umidade no ar para frutificar.
Talvez um post sobre Terrário ajude.
 
Então você abre o pote dentro da incubadora, e deixa sem a tampa até estar totalmente colonizado?
Você parece um pouco confuso, vou explicar novamente, a colonização acontece normalmente.
Ex: um pote com grãos de milho/arroz/centeio

Deixe colonizar normalmente assim como você faria com os potes PF.

Agora que está 100% colonizado (processo de incubadora NORMAL)
Você vai pegar ele, juntamente com a vermiculita pasteurizada e preencher na ordem.
1/4 do recipiente (quentinha de alumínio por exemplo) de vermiculita
2/4 do recipiente de milho (espalhar homogeneamente)
1/4 do recipiente de vermiculita
agora você irá tampar o recipiente e deixar alguns furos para respiração, e irá deixar ou no terrário ou na incubadora (prefiro no terrário pela umidade)
após 3-5 dias, o casing deve se encontrar mais ou menos assim
106206
Quando estiver assim, é o ponto "perfeito", você irá remover a tampa e deixar ele frutificar livremente, a partir dai é 100% necessário o terrário (umidade) e a troca de ar (borbulhador ou abanar 3x ao dia)
 
Você parece um pouco confuso, vou explicar novamente, a colonização acontece normalmente.
Ex: um pote com grãos de milho/arroz/centeio

Deixe colonizar normalmente assim como você faria com os potes PF.

Agora que está 100% colonizado (processo de incubadora NORMAL)
Você vai pegar ele, juntamente com a vermiculita pasteurizada e preencher na ordem.
1/4 do recipiente (quentinha de alumínio por exemplo) de vermiculita
2/4 do recipiente de milho (espalhar homogeneamente)
1/4 do recipiente de vermiculita
agora você irá tampar o recipiente e deixar alguns furos para respiração, e irá deixar ou no terrário ou na incubadora (prefiro no terrário pela umidade)
após 3-5 dias, o casing deve se encontrar mais ou menos assim
View attachment 106206
Quando estiver assim, é o ponto "perfeito", você irá remover a tampa e deixar ele frutificar livremente, a partir dai é 100% necessário o terrário (umidade) e a troca de ar (borbulhador ou abanar 3x ao dia)

Estou com uma dúvida sobre a troca de ar, poderia ser 2 ventoinhas, uma com entrada e outro como saída? Sendo as duas devidamente protegida com máscara cirúrgica ou fita micropore. Alguém sabe dizer se seria uma boa?
 
Po muito obrigado. EU estava bem confuso mesmo nessa parte de deixar o casing com entradas pra respiração. Sanou minha dúvida!!! Obg mesmo
 
Estou com uma dúvida sobre a troca de ar, poderia ser 2 ventoinhas, uma com entrada e outro como saída? Sendo as duas devidamente protegida com máscara cirúrgica ou fita micropore. Alguém sabe dizer se seria uma boa?
Sim, é uma circulação de ar perfeita, melhor só se você utilizar filtro HEPA.
 
Sim, é uma circulação de ar perfeita, melhor só se você utilizar filtro HEPA.

Mas no caso, estou optando por algo mais custo quase zero. A minha dúvida era saber se é uma boa idéia. Porque bombinha de aquário é caro. Valeu aí pela resposta.
 
O
Ah sim, a renovação de ar é porque o casing fica coberto nesses 3-5 dias, a renovação começa removendo a tampa, no meu caso a tampa da quentinha de alumínio.

Eu uso vermiculita, tem gente que mistura vermiculita, turfa e cal, enfim, mas só vermiculita pasteurizada da certo.

[automerge]1554488851[/automerge]



Umida, nunca encharcada.

O que você diz com semente? O micélio precisa de umidade no ar para frutificar.
Talvez um post sobre Terrário ajude.

O cogumelo é 90% de água.
De onde vem esta água?

Eu uso trigo cozido como substrato. Acredito que seja pouca a água de dentro da semente de trigo para sustentar o micélio e nascer cogumelo.

Por isso que eu ponho vermiculita encharcada no casing. Mas nem sei de isso eh bom.
 
O


O cogumelo é 90% de água.
De onde vem esta água?

Eu uso trigo cozido como substrato. Acredito que seja pouca a água de dentro da semente de trigo para sustentar o micélio e nascer cogumelo.

Por isso que eu ponho vermiculita encharcada no casing. Mas nem sei de isso eh bom.
A água vem do substrato, a umidade do ar reabastece a água, portanto, é impossível frutificar sem umidade, e você não pode encharcar pois gera hematomas no micélio.
 
O


O cogumelo é 90% de água.
De onde vem esta água?

Eu uso trigo cozido como substrato. Acredito que seja pouca a água de dentro da semente de trigo para sustentar o micélio e nascer cogumelo.

Por isso que eu ponho vermiculita encharcada no casing. Mas nem sei de isso eh bom.
irmão, qual o ponto do trigo que você usa? estou tendo sucesso cozinhando por aproximadamente 1 hora, mas já vi outros usando o trigo praticamente intacto.
 
irmão, qual o ponto do trigo que você usa? estou tendo sucesso cozinhando por aproximadamente 1 hora, mas já vi outros usando o trigo praticamente intacto.
Cozinho até a massa de dentro ficar quase toda transparente.
 
Back
Top