- Raças
- Cambodian
- Inoculação
- 26/09/2021
- Inoculação via
- Cultura Líquida / Seringa de Esporos comprada na internet
- Assepsia (Inoculação)
- Ar livre
- Aniversário
- 28/10/2021
- Terrário
- Caixa organizadora
- Técnicas
- PF-Tek
- Substratos
- Arroz
Vermiculita
Olá! Finalmente estou tendo a oportunidade de estar escrevendo esse diário de cultivo, entrei nesse mundo dos cogumelos ainda esse ano mas já me apaixonei. Eu já consagrei cogumelos mágicos duas vezes e guardo com carinho toda a experiência, isso inclusive me fez querer juntar material e começar meu próprio cultivo, ver todo esse sistema de perto vai ser fantástico para mim!
Quero aproveitar e agradecer por este fórum ter me dado tanta informação e conhecimento sobre os cogumelos, conteúdos riquissimos!
Canal Esporos no ar também outra fonte que me trouxe informações e ajuda para o cultivo.
Bom, vou separar esse diário por dias e irei relatar o passo a passo.
Fiz o substrato básico, vermiculita, arroz integral triturado no liquidificador e água. Misturei até ficar homogêneo e com poucas gotas saindo ao apertar.
(foto da mistura)
Coloquei o substrato em quatro copos de requeijão com papel alumínio e fita isolante envolta e deixei na panela de pressão para esterilizar, com o pano embaixo e água até metade dos copos. Deixei por 1h24min, desliguei antes pois a água já havia secado (obrigado pano!).
(bolos prontos para esterilizar)
Deixei esfriar e só mexi no dia seguinte.
Logo bem cedo fui inocular os bolos, decidi fazer dentro do meu guarda-roupa onde tem um espaço perfeito para colocar todo o material. Limpei tudo com álcool 70%, borrifei e limpei os objetos também, o único problema é que na hora da afobação (e na falta de atenção) acabei inoculando dois copos sem flambar a agulha , porém nos outros dois eu fiz o processo de flambar. Não irei me surpreender caso apareça algum contaminante nesse copos, pelo menos fica de aprendizagem.
De resto tudo foi tranquilo, fiz a sequência de injetar no copo e tampar o furo com fita micropore. No final coloquei os copos em uma caixa de sapato.
(os copos com um X de fita são os que não inoculei corretamente)
Passei o dia inteiro tentando arrumar um jeito do aquecedor esquentar o ambiente porém sem sucesso. Mas como tudo tem um jeito, comigo não foi diferente, um amigo me recomendou colocar garrafas com água quente na caixa e realmente, a eficácia foi 100%. Com o aquecedor eu cheguei no máximo de 25C°, já com as garrafas consegui temperaturas de 28C° a 30C° (no momento em que escrevo está em 28C° e já faz 3 horas que coloquei as garrafas). Nisso decidi mudar tudo e coloquei a caixa com os bolos e as duas garrafas dentro de uma gaveta, agora irei aguardar e torcer para que o micélio seja bem sucedido no meu substrato. Até a próxima!
Olá! Hoje vim trazer atualizações do meu cultivo, que adora está na fase de colonização.
Bom, um dia depois de eu começar a usar garrafas com água quente na incubadora eu logo abandonei a gaveta e improvisei uma caixa de papelão forrado com papel alumínio, e quando a temperatura cai muito eu coloco meio que uma "tampa" de papel alumínio para manter mais o calor.
(caixa improvisada)
Infelizmente esse método não está sendo muito prático, estou tendo muita oscilação de temperatura pois a água vai esfriando, estou mexendo na caixa duas vezes ao dia. Estou prevendo uma colonização lenta. Ainda estou esperando o reembolso do meu aquecedor de aquário para comprar outro, vocês do fórum, me recomendam algum modelo específico? Um que faça bem o trabalho dele. Ou até outras técnicas para manter em 28C°.
Dos 4 copos, dois mostram sinais de colonização até agora, porém devo ressaltar a importância de copos totalmente transparentes, sem nada para atrapalhar a visualização. Infelizmente eu tive outra ideia e acabei usando os copos de requeijão com a figura do copo nele e ainda passei a fita isolante de modo muito grosseiro que acaba atrapalhando a visão e agora não sei se os dois copos estão colonizando ou não. Segue abaixo os bolos:
1° bolo
Esse é o mais avançado, foi o primeiro a dar os sinais. Engraçado que é justo o bolo em que não usei a seringa flambada
2° bolo
Esse é o que está começando a dar sinais, da pra ver que tá começando bem perto da fita, percebi outro erro, acabei inoculando muito em cima do copo.
3° bolo
Sem nenhum sinal, ou talvez esteja escondido kkkkk
4° bolo
Sem sinais também, mesma situação...
Bom pessoal essa é a situação do meu cultivo agora, vou dando mais informações conforme vejo progresso, vendo agora consigo destacar várias coisas que eu não teria feito mas é com o erro que se aprende não é mesmo kkkk
Quero aproveitar e agradecer por este fórum ter me dado tanta informação e conhecimento sobre os cogumelos, conteúdos riquissimos!
Canal Esporos no ar também outra fonte que me trouxe informações e ajuda para o cultivo.
Bom, vou separar esse diário por dias e irei relatar o passo a passo.
Dia 1 - 25/09
Fiz o substrato básico, vermiculita, arroz integral triturado no liquidificador e água. Misturei até ficar homogêneo e com poucas gotas saindo ao apertar.
(foto da mistura)
Coloquei o substrato em quatro copos de requeijão com papel alumínio e fita isolante envolta e deixei na panela de pressão para esterilizar, com o pano embaixo e água até metade dos copos. Deixei por 1h24min, desliguei antes pois a água já havia secado (obrigado pano!).
(bolos prontos para esterilizar)
Deixei esfriar e só mexi no dia seguinte.
Dia 2 - 26/09
Logo bem cedo fui inocular os bolos, decidi fazer dentro do meu guarda-roupa onde tem um espaço perfeito para colocar todo o material. Limpei tudo com álcool 70%, borrifei e limpei os objetos também, o único problema é que na hora da afobação (e na falta de atenção) acabei inoculando dois copos sem flambar a agulha , porém nos outros dois eu fiz o processo de flambar. Não irei me surpreender caso apareça algum contaminante nesse copos, pelo menos fica de aprendizagem.
De resto tudo foi tranquilo, fiz a sequência de injetar no copo e tampar o furo com fita micropore. No final coloquei os copos em uma caixa de sapato.
(os copos com um X de fita são os que não inoculei corretamente)
- Dia 2 e as primeiras complicações:
Logo depois de inocular os copos já tive os primeiros problemas, meu objetivo de incubadora era com a caixa, uma garrafa e o aquecedor de aquário. Porém descobri que o modelo de aquecedor que comprei não é aquedado para o uso e além do mais, aparenta estar com defeito .Passei o dia inteiro tentando arrumar um jeito do aquecedor esquentar o ambiente porém sem sucesso. Mas como tudo tem um jeito, comigo não foi diferente, um amigo me recomendou colocar garrafas com água quente na caixa e realmente, a eficácia foi 100%. Com o aquecedor eu cheguei no máximo de 25C°, já com as garrafas consegui temperaturas de 28C° a 30C° (no momento em que escrevo está em 28C° e já faz 3 horas que coloquei as garrafas). Nisso decidi mudar tudo e coloquei a caixa com os bolos e as duas garrafas dentro de uma gaveta, agora irei aguardar e torcer para que o micélio seja bem sucedido no meu substrato. Até a próxima!
ATUALIZAÇÃO
Dia 6 - 01/10
Olá! Hoje vim trazer atualizações do meu cultivo, que adora está na fase de colonização.
Bom, um dia depois de eu começar a usar garrafas com água quente na incubadora eu logo abandonei a gaveta e improvisei uma caixa de papelão forrado com papel alumínio, e quando a temperatura cai muito eu coloco meio que uma "tampa" de papel alumínio para manter mais o calor.
(caixa improvisada)
Infelizmente esse método não está sendo muito prático, estou tendo muita oscilação de temperatura pois a água vai esfriando, estou mexendo na caixa duas vezes ao dia. Estou prevendo uma colonização lenta. Ainda estou esperando o reembolso do meu aquecedor de aquário para comprar outro, vocês do fórum, me recomendam algum modelo específico? Um que faça bem o trabalho dele. Ou até outras técnicas para manter em 28C°.
-Dia 6 e a situação dos bolos
Dos 4 copos, dois mostram sinais de colonização até agora, porém devo ressaltar a importância de copos totalmente transparentes, sem nada para atrapalhar a visualização. Infelizmente eu tive outra ideia e acabei usando os copos de requeijão com a figura do copo nele e ainda passei a fita isolante de modo muito grosseiro que acaba atrapalhando a visão e agora não sei se os dois copos estão colonizando ou não. Segue abaixo os bolos:
1° bolo
Esse é o mais avançado, foi o primeiro a dar os sinais. Engraçado que é justo o bolo em que não usei a seringa flambada
2° bolo
Esse é o que está começando a dar sinais, da pra ver que tá começando bem perto da fita, percebi outro erro, acabei inoculando muito em cima do copo.
3° bolo
Sem nenhum sinal, ou talvez esteja escondido kkkkk
4° bolo
Sem sinais também, mesma situação...
Bom pessoal essa é a situação do meu cultivo agora, vou dando mais informações conforme vejo progresso, vendo agora consigo destacar várias coisas que eu não teria feito mas é com o erro que se aprende não é mesmo kkkk
Última edição: