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Como resfriar terrario de 9 m2 (estufa)? Está atingindo 32°

Killer

Primórdia
Cadastrado
18/12/2016
7
23
38
Olá pessoal.

Montei um terrário, acho q no caso é uma estufa, de 9m, 3x3. Montei a armação de pvc, coloquei lona transparente, coolers, umidificador, mas infelizmente o lugar aonde moro bate 33, 32 graus dentro do terrário, estou pensando como diminuir isso, pois são muitos graus e eu estou sem dinheiro no momento para comprar um ar condicionado. Pensei em garrafas de agua congelada, mas elas não diminuem tanto assim, estou meio que perdido. Obg.
 
Algumas opções pra resfriamento que já vi no fórum foi usar serpentinas com água fria, ou também pastilhas de peltier... Já pensei em algum tipo de pequeno condensador, mas nunca achei. Procura pelas palavras-chave que falei (peltier, serpentina). :coffee:

Uma opção mais simples é, se você tem ar-condicionado no quarto, colocar o terrário lá com você. Atualmente meus cultivos são no meu quarto, e muitas vezes que ligo o ar-condicionado pra mim, dá um gás no cultivo.
 
Você fez a estufa do zero mesmo ou comprou as peças?

Sobre a temperatura pode tentar uma ventoinha na parte de baixo da estufa(pro ar frio subir). Só ligar num carregador da mesma tensão. Provavelmente você já tem em casa então não vai gastar nada.
 
Última edição por um moderador:
Um terrário tão grande assim só com arcondicionado mesmo, mas tem o porém dele tirar umidade do ambiente.
Esse seria o esquema mais barato.

Tem outras alternativas mais caras e que vão exigir bastante dedicação e tempo.
 
Seria legal mais informações para poder ter uma ideia do que fazer.

1. Precisa de algo tão grande assim mesmo?
2. É casa ou apartamento?
3. É cultivo só de cubes ou tem outra espécie?
4. No inverno a temperatura se mantém a mesma?
5. Está batendo sol na estufa?
6. A temperatura fora da estufa na sombra está como?
 
Eae galera, obrigado por dedicarem seu tempo respondendo minhas dúvidas.

Então, fiz a estufa do zero mesmo, montei uma prateleira de pvc, cobri com lona, coloquei dois coolers na frente na parte superior injetando ar, e um embaixo tirando o ar. Coloquei um umidificador, fitas de led etc, ficou tudo certo.

A estufa está numa casa, onde na parte superior eh outro andar, então bate sol em apenas uma parede. O que estou cultivando é o MDK, estou testando em 4 bacias grandes primeiro, pra ver se vai frutificar certinho, p depois cultivar em 18.

Nesses dias de calor aqui, tem feito fora da estuda 30 graus, e dentro 32. Inverno ainda não peguei, na verdade a estufa ficou pronta faz uma semana, então por enquanto só no verão mesmo.

Não bate sol na estufa, soh em uma parede do lado de fora. Esses dias tem feito pouco sol agora, com chuva, então ta dando 25 à 26 graus, p enquanto suave.

Mas obrigado pelas dicas pessoal, to vendo q se aumentar demais, o ideal eh um ar condicionado, ou a serpentina mesmo com agua gelada... vou esperar p ver se chegara agora que está toda montada com tudo funcionando á 32 graus.

Gostaria de saber, pois pesquisei e não encontrei o tempo, apenas o tutorial. Queria saber o tempo de frutificação, quanto tempo demora p frutificar? pois coloquei ontem na estufa, não sei quantos dias começa a dar sinais de frutificação e nem quanto tempo demora p crescer.

Vlw pessoal, esse fórum é de grande ajuda!
 
Última edição por um moderador:
Se o sol bate em uma parede, uma opção é pintá-la de branco se ainda não for dessa cor. Uma outra opção é revestir a parede que pega sol pelo lado de fora com isopor.

Dá de comprar placas de isopor tipo essas: Placas De Isopor 10 Mm Pct C/25 Placas - R$ 59,90

Quem sabe seja bom eu comentar que em uma casa de 2 andares o andar de cima costuma ser mais quente, em torno de 1-3 graus.

A frutificação depende da espécie e às vezes até da variedade que você tem. Uma frutificação rápida começa a aparecer dentro de 3 dias, mas é mais provável que você vai aguardar de 1 a 2 semanas. Isso considerando que após a colonização completa você deu 1 semana para o micélio consolidar.

Você não tem umas fotos para mostrar para a gente?
 
Então Coguosho, troquei de sala a estufa, deu mto trampo mais valeu a pena, a temperatura mantém se a 25 graus. Estou Cultivando o MDK, não sabia q tinha q esperar 1 semana para o micélio, então coloquei logo q colonizou 100 por cento. Alguns outros potes colonizaram 50 p cento, não sabia q não podia colocar sem colonizar 100, o que aconteceu é q contaminou 2 das 4 bacias, uma com uma coloração verde e outra c laranja. Pelo menos aprendi essa hehe. Logo depois de colocar o micélio na bacia, fez uma semana, começaram a aparecer os pins, bem pequenos. O problema agora está sendo como aumentar a temperatura de um local tão grande, estou pensando em comprar 2 aquecedores de aquário e colocar em duas garrafas pets de 2 litros pra ver se ajudar, pois ta beirando no max 26 graus. Segue umas fotos que tirei hoje.
 

Anexos

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Aquecedor de aquário não vai dar nem pro cheiro, mas se tá em 25 graus está excelente, não precisa mudar isso. Se quiser aumentar a temperatura durante a colonização, coloca todos os potes em um lugar menor. Lembre-se que como o micélio gera calor, com frequência a temperatura dentro do substrato é maior que no ambiente. Por hora eu não me preocuparia com isso. Onde você mora o inverno é muito frio?

E sim, sempre espere colonizar 100%, aí aguarde uma semana para o micélio consolidar e então você pode aniversariar que ele estará forte, saudável e bem resistente a contaminações.

Algumas dúvidas:
  • Que tipo de umidificador você está usando?
  • Como está sendo feita a troca de ar?
  • Como está sendo feita a iluminação?
Sobre a foto onde aparecem os pins, dá de ver um monte de contaminação ali. Você não quer explicar o seu processo de inoculação para a gente tentar ajudar? Parece que você fez casing só com vermiculita, seria mais recomendado fazer só com fibra de coco ou uma mistura de fibra de coco com vermiculita. Nunca fiz casing só com vermiculita, mas imagino que isso atrapalhe o surgimento dos pins pois o micélio não costuma colonizar muito bem apenas vermiculita.
 
Última edição:
Aquecedor de aquário não vai dar nem pro cheiro, mas se tá em 25 graus está excelente, não precisa mudar isso. Se quiser aumentar a temperatura durante a colonização, coloca todos os potes em um lugar menor. Lembre-se que como o micélio gera calor, com frequência a temperatura dentro do substrato é maior que no ambiente. Por hora eu não me preocuparia com isso. Onde você mora o inverno é muito frio?

E sim, sempre espere colonizar 100%, aí aguarde uma semana para o micélio consolidar e então você pode aniversariar que ele estará forte, saudável e bem resistente a contaminações.

Algumas dúvidas:
  • Que tipo de umidificador você está usando?
  • Como está sendo feita a troca de ar?
  • Como está sendo feita a iluminação?
Sobre a foto onde aparecem os pins, dá de ver um monte de contaminação ali. Você não quer explicar o seu processo de inoculação para a gente tentar ajudar? Parece que você fez casing só com vermiculita, seria mais recomendado fazer só com fibra de coco ou uma mistura de fibra de coco com vermiculita. Nunca fiz casing só com vermiculita, mas imagino que isso atrapalhe o surgimento dos pins pois o micélio não costuma colonizar muito bem apenas vermiculita.

Eae Couosho.

Estou usando um Umidificador, aqueles q umidificam por chacoalhar a água. A troca de ar é feita com dois coolers na parte superior puxando ar de fora através de um filtro, e um na parte inferior tirando o ar. Os coolers ficam ligados 24h.
A iluminação é feita com fita de led, ligada 12h e desligada 12.

A inoculação, fervo o milho 10m, descanso 24h, tres vezes esse processo, em potes pp de 500ml. colloquei papel alumínio normal. Logo após os 3 dias tindalizando, abro a panela, e injeto 0,5 ml, fazendo 5 buracos em cada pote, logo seguida fechando com microporosa. Estou deixando os potes colonizarem fora da caixa, pois percebi q acelera bastante o crescimmento do micelio. Eles ficam em temperatura mais ou menos 28 graus.

O casing foi feito só com com uma camada de vermicullita na base da bacia, com expessura de um dedo, colocado o milho colonizado sobre toda a superficie, e colocado mais uma camada bem fina de vermiculita sobre o milho, tanto a vermiculita de baixo qto a de cima estão umidas, mas pouco.

Também lembrando q as camadas de vermiculita não foram esterelizadas, não sei se tem algum problema, pois vi alguns videos q nao esterelizavam.

Estou meio que perdido nesse processo, ja usei a busca, mas nunca encontro um processo usando milho detalhadamente, se puder me ajudar agradeço.

O lugar aqui costuma quase nunca fazer frio, mas esse mês agora, ta dando temperatura ambbiente, 25 graus.

Cresceu uns cogumelos, abriu o chapéu e ta pronto pra colher, mas nasceram mto pequenos, 4 dedos de tamanho. Não estou com foto agora, mas p mim ficou pequeno de mais, tanto q daria um carimbo mto pequeno se fosse fazer um.

Estou meio desanimado, pois o bolor contaminou tudo, mas vou continuar, pois cometi vários erros durante o processo. Se tiver alguma ajuda aí sera bem vinda. Obg p enquanto!
 
Cara, não desanima que assim que tu acertares o processo vais ter tanto cogumelo que não vais nem saber o que fazer com eles.

Alguns comentários:

Na minha experiência o MDK tem estipe grosso e píleo "carnudo". Ele é um cogumelo pequeno ou médio, então não espere isso na genética dele. Se você quer cogumelos consistentemente grandes, vai ter que escolher outra raça e fazer uma seleção genética em agar. Por hora, te recomendo não te preocupares com isso. Descobre como fazer todo o processo de um cultivo completo e depois podes partir para estas otimizações. Eu gosto do MDK, acho uma raça super simpática. Se você cultivá-lo corretamente vai ver que são cogumelos bem bonitos e que produzem bem.

Pelo que entendi você está colonizando o milho sem problemas, correto? Ou seja, você chega a 100% de colonização sem contaminação? Se sim, tudo bem, podemos partir para falar sobre o seu Tek para o bulking. Se não, aí precisamos conversar melhor sobre a sua esterilização e inoculação.

Quando você vai montar a próxima bacia?
 
Cara, não desanima que assim que tu acertares o processo vais ter tanto cogumelo que não vais nem saber o que fazer com eles.

Alguns comentários:

Na minha experiência o MDK tem estipe grosso e píleo "carnudo". Ele é um cogumelo pequeno ou médio, então não espere isso na genética dele. Se você quer cogumelos consistentemente grandes, vai ter que escolher outra raça e fazer uma seleção genética em agar. Por hora, te recomendo não te preocupares com isso. Descobre como fazer todo o processo de um cultivo completo e depois podes partir para estas otimizações. Eu gosto do MDK, acho uma raça super simpática. Se você cultivá-lo corretamente vai ver que são cogumelos bem bonitos e que produzem bem.

Pelo que entendi você está colonizando o milho sem problemas, correto? Ou seja, você chega a 100% de colonização sem contaminação? Se sim, tudo bem, podemos partir para falar sobre o seu Tek para o bulking. Se não, aí precisamos conversar melhor sobre a sua esterilização e inoculação.

Quando você vai montar a próxima bacia?

Então, fervi 32 potes de milho pp, injetei o mdk, agora vou collocar num llugar quente por duas semanas p colonizar. To prevendo que daqui um mês planto em 10 bacias pelo menos.

na penultima inoculação e colonização, um pote contaminou com bolor, e o outro ficou laranja. Ao todo foram 12 potes, 2 contaminados.

dessa vez são 32 potes, vamos ver se vai contaminar algum.

Precisa esterilizar a vermiculita qdo for colocar na bacia para frutificar?
 
Então, fervi 32 potes de milho pp, injetei o mdk, agora vou collocar num llugar quente por duas semanas p colonizar. To prevendo que daqui um mês planto em 10 bacias pelo menos.

na penultima inoculação e colonização, um pote contaminou com bolor, e o outro ficou laranja. Ao todo foram 12 potes, 2 contaminados.

dessa vez são 32 potes, vamos ver se vai contaminar algum.

Precisa esterilizar a vermiculita qdo for colocar na bacia para frutificar?

Tá bom o processo de inoculação e colonização então.

A rigor, a vermiculita não precisaria ser esterilizada, mas como você tá tendo problemas com contaminação, seria recomendado fazer isso sim (eu sempre faço ao menos uma pasteurização, mas não uso vermiculita pura). Você tem fotos dessas bacias? Depois que você coloca o spawn na bacia, você as cobre? De que forma? Onde elas ficam? Por quanto tempo? Já pensou em fazer mais camadas com um substrato como fibra de coco ou turfa junto da vermiculita? Está usando o que para equilibrar o ph do substrato?
 
Tá bom o processo de inoculação e colonização então.

A rigor, a vermiculita não precisaria ser esterilizada, mas como você tá tendo problemas com contaminação, seria recomendado fazer isso sim (eu sempre faço ao menos uma pasteurização, mas não uso vermiculita pura). Você tem fotos dessas bacias? Depois que você coloca o spawn na bacia, você as cobre? De que forma? Onde elas ficam? Por quanto tempo? Já pensou em fazer mais camadas com um substrato como fibra de coco ou turfa junto da vermiculita? Está usando o que para equilibrar o ph do substrato?

A bacia é esse verde. Coloco um dedo de vermiculita na bacia, borrifo c agua até espremer e sair uma gota pelo menos, depois jogo o spawn, depois uma fina camada de vermiculita em cima e borrifo um pouco de agua. depois disso coloco na estufa, com o umidificador ligado, durante uns 20 dias, estando em temperatura 23 a 26 graus. Nunca pensei em misturar alguma coisa junto com a vermiculita. Para controlar o phd nao uso nada, nem sabia que precisava controlar.

essa foto da bacia com cogumelos foi a unica q contaminou mas vinggou, eu plantei o mdk e o camboja junto, pois comprei ampolas do mdk e veio o camboja, como nao sabia, usei com um carimbo de mdk q eu tinha. Não sei se tem problema nisso, foda, os caras me venderam outra coisa.
 

Anexos

  • 23480006 Bacia Gigante 80 Litros - Top Plast.jpg
    23480006 Bacia Gigante 80 Litros - Top Plast.jpg
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A bacia é esse verde. Coloco um dedo de vermiculita na bacia, borrifo c agua até espremer e sair uma gota pelo menos, depois jogo o spawn, depois uma fina camada de vermiculita em cima e borrifo um pouco de agua. depois disso coloco na estufa, com o umidificador ligado, durante uns 20 dias, estando em temperatura 23 a 26 graus. Nunca pensei em misturar alguma coisa junto com a vermiculita. Para controlar o phd nao uso nada, nem sabia que precisava controlar.

essa foto da bacia com cogumelos foi a unica q contaminou mas vinggou, eu plantei o mdk e o camboja junto, pois comprei ampolas do mdk e veio o camboja, como nao sabia, usei com um carimbo de mdk q eu tinha. Não sei se tem problema nisso, foda, os caras me venderam outra coisa.

Eu acho que adotar os seguintes procedimentos podem resolver o teu problema e otimizar o cultivo:

1. Deixa o substrato colonizar 100% antes de montar as bacias.

2. De vez em quando tem que ir batendo nos vidros com spawn para as sementes soltarem (adicionar um pouco de concha moída ou gesso agrícola na preparação dos grãos ajuda a não deixar grudar). Se você quebrar o substrato só na hora que for colocar o casing, pode ter áreas não colonizadas do grão que ficarão expostas a contaminantes. Isso não é bom.

3. Muda o casing pra 50/50 vermiculita e fibra de coco. Para cada 2 litros desse substrato 50/50 pode adicionar 1/2 xícara de concha moída ou gesso agrícola (o que for mais fácil achar, mas as conchas são mais fáceis de usar sem efeitos negativos). Se você não achar nenhum dos 2, é possível fazer sem. Aí é questão de testar e ver o que funciona para ti.

4. Para molhar esse substrato, pode jogar 1 litro de água fervendo para cada 2 litros de 50/50, cobrir de alguma forma e deixar esfriar. (Isso é uma pasteurização tabajara, se continuares tendo problemas de contaminação podemos partir para um processo mais rigoroso). Quando estiver frio tem que ver se a umidade está ok no substrato. Note se foi pouco ou muito e ajuste para a próxima vez.

5. Coloque a camada do fundo metade do que for a camada de spawn (sementes). Então se você tiver 1cm de 50/50, coloca 2cm de spawn. Se você for fazer várias camadas, coloque por último o casing, que será também o substrato 50/50. Uma outra opção é misturar o 50/50 com o spawn (exceto o casing que vai em cima). Acho que vale fazer uma de cada tipo e testar para ver o que funciona melhor para você.

6. Estando as camadas feitas, pode fechar com papel alumínio e selar bem. Faça uns furos com um lápis para troca de ar e coloque fita microporosa para cobrir. Coloque novamente na incubação por volta de uns 10 dias.

7. Quando estiver pronto para frutificar, pode abrir, cobrir levemente as partes brancas onde o micélio está exposto com 50/50. Nesta fase não tem problema deixar a bacia exposta ao ar do terrário. Borrife sempre que o substrato estiver seco, mas não exagere porque se formar poças de água vai facilitar para os contaminantes. Você não quer ele sempre molhado. Ele precisa ir do úmido ao seco e depois úmido novamente. A evaporação é um sinal para os pins nascerem.

Espero que ajude!
 
Última edição por um moderador:
Olá pessoal.

Montei um terrário, acho q no caso é uma estufa, de 9m, 3x3. Montei a armação de pvc, coloquei lona transparente, coolers, umidificador, mas infelizmente o lugar aonde moro bate 33, 32 graus dentro do terrário, estou pensando como diminuir isso, pois são muitos graus e eu estou sem dinheiro no momento para comprar um ar condicionado. Pensei em garrafas de agua congelada, mas elas não diminuem tanto assim, estou meio que perdido. Obg.

Você falou de estar sem dinheiro pra um ar condicionado, mas se tiver em torno de uns 150 reais, ou até menos, você pode montar um sistema com uma placa de peltier, essas placas são usadas em frigobares pequenos. Você vai precisar de um termostato digital, a placa, 2 coolers e uma fonte. Com isso você deixa a temperatura perfeita e de forma automatizada, sem esquentar a cabeça depois. Se interessar a ideia eu te dou uma ajuda de como montar o sistema.
 
Coguosho, perfeito cara, vou tentar sim esse esquema, mto obrigado pela ajuda, foi extremamente útil cara.
Rataiczyk, me interesssa demais a idéia cara, como faço para pegar os esquemas?
 
sdjighhdgb.jpg
como faço para pegar os esquemas?

Fala @Killer, dei uma olhada no mercado livre aqui porque eu também estou querendo montar um esquema desses, estimei agora em R$: 175,00 com os fretes inclusos.

É possível achar alguns desses itens mais baratos na sua cidade, principalmente fonte e coolers, a fonte como é super comum e nos anuncios que vi você vai ter que comprar de outro vendedor e pagar frete separado, vale a pena procurar perto de casa. Já o kit e o termostato está bem fácil e vem tudo no mesmo frete, até vale a pena, veja o que precisa:

Tem pra vender: (R$: 89,00) kit refrigeração com 2 coolers e 2 dissipadores, o mesmo vendedor tem (29,00) termostato/controlador de temperatura (modelo: w1209), você também vai precisar de uma (perto dos R$: 20,00) fonte bivolt 10a 12v de uns 120w. Precisa também uma fonte 12v para o termostato, mas essa pode ser de amperagem bem pequena (0,35a), qualquer carregador de celular velho (que seja 12v) funciona, aqui eu usei uma fonte de um modem velho que tinha guardado. Caso você não tenha procure por fonte 12v, a mais barata que achar ja vai servir.

Primeiro você põe a placa dentro de uma caixinha que vem no kit, então aplica bem a pasta térmica dos 2 lados dela, prende os dissipadores um em cada lado, então encaixa os coolers, lembre de não ligar a placa antes de por pelo menos os dissipadores, porque ela pode queimar em uns 2 segundos.

Na fonte tem 2 pares de saídas + e -, em uma parte você liga a placa peltier (fio vermelho +, fio preto -) na outra os 2 coolers juntos, os 2 fios vermelhos + e os 2 fios pretos -. Dependendo da fonte é você que irá por os cabos pra ligar ela na tomada, pegue um fio qualquer de loja de materiais de construção e poe uma tomada na ponta dele, aí liga onde tá escrito (AC), o fio tem 2 partes, você separa uma delas e tem que fazer ela passar pelo relé do termostato, assim:
sdjighhdgb.jpg
Os fios em azul são a alimentação da placa (aquela fonte baratinha), os outros você liga a alimentação da outra fonte, que terá o kit peltier, um deles passa direto (em amarelo, sem cortar) o outro você corta e põe passando pela placa (uma ponta vai até a fonte, a outra vai até a tomada, do mesmo fio).

Feito isso você configura a placa:
P0 - Aquecimento ou refrigeração (H aquecimento, C resfriamento)
P1 - Diferença de temperatura para desatracar o relé (0,1° até 15°)
P2 - Temperatura máxima permitida no seu projeto (até 110°)
P3 - Temperatura mínima permitida no seu projeto (até -50°)
P4 - Ajuste e calibração da temperatura (de -7° até +7°)
P5 - Delay para atracar o relé (de 0 até 10 minutos)
P6 - Indicar no display uma temperatura de alarm (de 0 até 110°)

Exemplo: Como configurar o termostato para atracar o relé quando a temperatura chegar a 26° e desatracar com 24° ?

Pressionar a função set uma vez e com os botões + e - definir 26 no display, pressione novamente set para sair.

Para o relé desatracar em 24° é necessário configurar a opção P1 em 2°, para isto pressione o botão set até entrar nas funções "P" navegue com os botões + e - e pressione novamente set para entrar na função desejada, logo após com os botões + e - configure como desejado.
Quando alcançar a temperatura de 26 graus o relé irá fechar o contato e o led ligará, seu sistema de resfriamento atua e quando alcançar 24° o relé vai desatracar e o led desligará.


Agora você liga tudo na tomada e testa qual lado da placa esfria e qual esquenta, o lado que esfria você põe para dentro do seu terrário, o lado que esquenta para fora, coloque próximo ao centro do terrário e isole bem. O sensor de temperatura do termostato deve estar proximo do meio do terrário para fazer a melhor medição. Talvez os fios sejam muito curtos para o seu terrário, você pode fazer emendas, desde que não misture os fios e isole eles bem.

O problema é o tamanho da estufa que você tem, vai ter que fazer um bom isolamento, talvez precise uma placa de peltier mais potente, aí só cuida na amperagem da fonte, aí vai precisar uma de 20a, põe coolers e dissipadores maiores também, mas o esquema é o mesmo. O limite vai ser 20 amperes pra esse modelo de termostato. Da pra usar umas placas peltier de até 280w.
 
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