Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Importante Como cortar o efeito de cogumelos psicoativos? E em caso de intoxicação?

Mensagem importante da equipe TEO.

Ecuador

Artífice esporulante
Membro da Staff
Cultivador confiável
22/12/2007
9,044
5
98
É uma tema recorrente aqui no fórum essa questão de como cortar os efeitos dos cogumelos psicoativos. Sejam cogumelos com psilocibina / psilocina como os Psilocybe e Panaeoulus, ou então Amanitas, que têm outra classe de princípios ativos.

A resposta simples é que passa com o tempo. Mas isso pode não ser de grande ajuda quando a pessoa está em uma experiência muito ruim. E no caso de ingestão de Amanita existe ainda o risco de coma, que pode levar à internação e à necessidade de tratamento de suporte (ver, por exemplo Problema Com Amanita Muscaria !! AJUDA !!).

Fórmulas mágicas como beber leite, açúcar, tomar chá de eva cidreira, possíveis kits vendidos pela internet etc. podem te acalmar um pouco, principalmente se você acreditar nelas e os efeitos dos cogumelos não estiverem muito fortes. Mas, em caso de problemas realmente sérios, e se a pessoa que tomou os cogumelos ou as pessoas em volta não conseguirem lidar com a situação usando os recursos que têm, só resta uma saída confiável: procurar uma emergência ou um médico e relatar o que tomou ou acha que tomou. E quando digo médico digo médico mesmo. Não tomem remédios em casa. É perigoso e pode agravar o problema, em vez de resolver. Além do quê com a pressão do momento a pessoa que decide tomar algo em casa ou um conhecido que decide medicar outra pessoa pode não tomar a decisão correta sobre o que usar e dose. Se ocorre com profissionais o risco é ainda maior com quem não tem formação na área médica.

Se a pessoa tiver ingerido cogumelos com psilocibina / psilocina em uma emergência provavelmente vão ter dar um calmante e colocar para descansar um tempo, embora possam ser necessárias medidas de contenção e outras drogas caso a pessoa esteja realmente agitada e seja um perigo para si mesmo ou os outros (ver por exemplo Tratamento de emergência de crises ocasionadas por ingestão de cogumelos)

Sempre falamos aqui que a preparação é muito importante. Então comece com doses baixas e não misture com outros psicoativos. E leia alguns tópicos geralmente recomendados, como:
O que esperar quando usamos cogumelos ?
Programe sua experiência, esteja preparado(a)
Quanto eu devo tomar?
Apenas 01 (um) cogumelo já faz efeito?

Psilocibina - efeitos básicos


As mesmas recomendações de procurar uma emergência ou um médico valem caso a pessoa esteja convencida que ingeriu cogumelos tóxicos. E se os possíveis cogumelos tóxicos ingeridos foram confundidos com Amanita a ida para uma emergência pode ser indispensável.


Em caso de problemas após os efeitos podem consultar tópicos como os das tags abaixo:
efeitos adversos | Teonanacatl
hallucinogen persisting perception disorder | Teonanacatl
pós efeitos | Teonanacatl
hospitalização - experiência com | Teonanacatl
 
Última edição:
Um adendo em relação aos cogumelos psilocibinos...
Os efeitos de uma dose média incluem um aumento da temperatura corporal, dilatação das pupilas, ereção dos cabelos, estado de espírito, humor, agradável ou apreensivo, risadas sem motivo, movimentos compulsivos, fraqueza dos músculos, sonolência, e visão alterada de cores e superfícies. Mesmo sendo referidos como muito alucinógenos, a frequência de alucinações em usuários de pequenas doses é baixa (Hollister, 1968). O tratamento, se necessário, é diazepam (Valium@) 5-10mg para as convulsões, chloropromazine (Thorazine@)50-100mg para as psicoses e tranquilidade para a ansiedade (Kitchel e Rumack, 1978). Normalmente a recuperação ocorre dentro de 6 horas.
 
Acho também relevante neste âmbito recomendar a leitura da :!: FAQ da Crise Psicodélica :!:, que possui informações sobre este tipo de situação, em especial para quem está ao lado de alguém em crise saber como deve agir para não agravar a situação da pessoa, e outros dados relevantes para não piorar tudo com medicamentos que as pessoas achem que ajudem sem problemas por conta de informações incompletas - como o Thorazine, cuja soma dos efeitos com psicodélicos costuma gerar traumas:

O tratamento de uma crise psicodélica com Amplictil deve ser evitado e é considerado uma forma de tortura mental extrema, além de ser conhecido por resultar em semanas ou meses de trauma psicológico para a pessoa tratada por meio desta “camisa de força mental” durante o ocorrência de uma crise psicodélica.


O objetivo da FAQ da Crise Psicodélica era justamente traduzir pra português as orientações de como agir em situações extremas inesperadas e imprevistas. Já no caso de "a onda tá forte demais" pode evitar o recurso a medicamentos, pois orienta o ajudante a como agir.

------------------------------

Por fim, gostaria de recomendar também os tópicos:
 
Última edição:
Sabendo que o ideal é que haja todo um preparo emocional para o uso dos cogumelos, sendo necessário uma certa auto-confiança para que tudo ocorra bem, sabemos também que uma bad pode nos pegar em meio a trip, e quando isso ocorre na maioria das vezes somos pego de surpresa e ficamos sem reação, sendo assim ainda mais difícil contornar a situação, podendo causar ataques de pânico nos usuários mais despreparados, como já vi acontecer.

E segundo relatos de algumas pessoas, uma "carta na manga" para esse tipo de situação seria o uso de algum benzodiazepínico; Diazepam, Alprazolam, Clonazepam... Existem muitas informações semelhantes espalhadas por aí mas sem muita credibilidade.

Tenho um amigo que insiste em usar os Cubensis mesmo sabendo que toda vez ele cai nesses buracos, e de imediato ele toma seu clonazepam, já que segundo ele não tem problema visto que foi receitado pelo seu médico, mas, ele diz que notou que sua "bad real", seus verdadeiros problemas, vieram a tona mais fortes do que antes do uso dos Cubensis, e hoje ele os culpa por isso.

Em outro tópico aqui do fórum, sem muitas informações satisfatórias, li um comentário do @Ecuador citando o cuidado após ingerir algum benzodiazepínico para cortar efeito da trip quando estiver sozinho, pois geralmente a pessoa apaga e se caso vomitar poderia morrer asfixiada se estiver deitado com o rosto pra cima, mas nada em relação a problemas psíquicos provenientes dessa combinação.

No outro tópico o "rémedio" para bad trips seria não ingerir qualquer substância psicoativa caso não tenha confiança, mas em caso de uma bad surpresa seria uma alternativa viável em casos extremos de descontrole fazer o uso dessas medicações, ou não...

OBS: Não incentivo o uso de qualquer substância sem avaliação clínica.
 
A questão emocional do seu amigo não parece relacionada com os cubensis, @Mitopilubare. Embora possa sim ocorrer piora. Ou mesmo emergir, até em pessoas que aparentemente não tenham nada antes.

O uso continuado de benzodiazepínicos já foi ligado a vários efeitos colaterais prejudiciais. Desde declínio cognitivo a maior risco de quedas, passando por dependência. Então, a não ser que a pessoa tenha mesmo necessidade, é melhor se manter longe deles. No exterior os médicos estão tentando controlar cada vez mais o uso, ou então buscar alternativas.

Se for realmente necessário tomar algo para cortar o efeito de uma experiência o mais seguro é ir até uma emergência médica.
 
Uma observação importante:
Bom lembrar que benzodiazepínicos e álcool não combinam. A interação entre as duas substâncias pode causar uma depressão severa no sistema nervoso central com possível desfecho de parada respiratória e coma. Ou seja, é melhor a bad.

A FAQ da Crise Psicodélica deveria ser leitura obrigatória para todos os presentes aqui e as pessoas que os acompanham

Digo isso porque vejo muitos colegas tomando uma cerveja de leve enquanto aguardam os efeitos, ou segue bebendo enquanto desfrutam dos prazeres.
 
Uma observação importante:
Bom lembrar que benzodiazepínicos e álcool não combinam. A interação entre as duas substâncias pode causar uma depressão severa no sistema nervoso central com possível desfecho de parada respiratória e coma. Ou seja, é melhor a bad.

A FAQ da Crise Psicodélica deveria ser leitura obrigatória para todos os presentes aqui e as pessoas que os acompanham

Digo isso porque vejo muitos colegas tomando uma cerveja de leve enquanto aguardam os efeitos, ou segue bebendo enquanto desfrutam dos prazeres.

Hifa, caramba! Depois de saber disso vou correndo pro FAQ, ontem eu tomei um pouco de catuaba da raça na hora do almoço e de tardezinha subitamente saí pra caçar cogus e subitamente achei. Tenho depressão e achei que me sentiria mais leve hoje, mas na real to me sentindo horrível, mais que o comum.
 
Tenho depressão e achei que me sentiria mais leve hoje, mas na real to me sentindo horrível, mais que o comum.


Pode não ter nada a ver com a ingestão de álcool.

Cogumelos não são uma pílula mágica para depressão, tipo tomou, ficou curado. Embora ajude algumas pessoas.
 
Pode não ter nada a ver com a ingestão de álcool.

Cogumelos não são uma pílula mágica para depressão, tipo tomou, ficou curado. Embora ajude algumas pessoas.

Ecuador, boto muita fé! acho que projetei muita expectativa. Mesmo sabendo que não é assim: tomou, curou. Eu tava me sentindo tao bém na trip, me sentindo tão conexa, leve, disposta. Foi frustrante quando isso passou e eu não lembrei que eu sou assim por dentro e os cogumelos só amplificaram isso. Mas eu gostaria de ter mergulhado mais fundo em mim (parece assustor mas tão convidativo tbm kkk), a trip foi rápida pois os cogus eram pequenos e acredito que poderia ter me preparado mais no sentido ritual, com certeza influencia muito.

Enfim, valeu por me ajudar a dar sobriedade à forma como eu enxergava isso! Abraço.
 
Back
Top