Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Começando com cultura líquida

tiagosout

Hifa
Cadastrado
07/05/2019
12
12
27
Boa noite a todos tudo bem?

Meu primeiro cultivo deu errado, fiz um cultivo com spawn e um substrato já preparado que comprei na internet e acabou dando trichoderma mas não desisti, tenho um amigo até aqui do fórum que me deu uma cultura líquida de TKSS recentemente e eu leio muito mas sempre me perco em algo e não quero que dê errado, quero fazer certinho, estou montando minha glove box, amanhã estará pronta eu acho, o que eu realmente queria saber é

Como faço para manter a genética? Tenho que colocar em placas de Petri, como faço? Quais matérias eu devo ter? Se eu pegar um pedaço do micélios na placa de Petri e colocar em um pf Tek eu vou estar inoculando ele?
Como faço para fazer mais culturas líquidas a partir desta? Tem que ser pelo micélio, aí eu teria que tirar pela placa de Petri? Vou precisar de ágar e extrato de malte?
Para dar certo é obrigatório que eu tenha um fluxo laminar ou pode ser pela glove box?
Da última vez que fiz tenho medo de ter contaminado então quero isolar essa cultura e ter mais para poder ir testando até conseguir sem ter que comprar cultura ou pedir para que outro me passem quero produzir eu mesmo... Podem me ajudar? Aceito vários tutoriais, eu procuro mas fico MT perdido mesmo kkk..
 
Se eu pegar um pedaço do micélios na placa de Petri e colocar em um pf Tek eu vou estar inoculando ele?
Sim

Para dar certo é obrigatório que eu tenha um fluxo laminar ou pode ser pela glove box?
Como já deve saber, não é obrigatório, só aumenta as chances de sucesso.

Como faço para manter a genética? Tenho que colocar em placas de Petri, como faço?
Basicamente, em cada cultivo você seleciona os melhores cogumelos e faz clones dos mesmos. Desta forma, você mantém um padrão de qualidade. Se você fizer isso em todos os cultivos, em todos eles seu padrão de qualidade terá um nível estável. Apesar de ser muito recomendado, não é absolutamente necessário, só muito bom de se fazer mesmo.
Quais matérias eu devo ter?
Placas de Petri; Agar-agar; algo nutritivo como Karo, mel, água de batatas ou soro glicosado; uma faca ou bisturi; luvas; mascara; touca e algo para esterilizar o local, como lysol ou álcool 70%

Também da para preservar as genéticas em culturas liquidas, que eu estou preferindo ultimamente.
Esse é um bom tutorial: CL de Soro Glicosado
 
Sim


Como já deve saber, não é obrigatório, só aumenta as chances de sucesso.


Basicamente, em cada cultivo você seleciona os melhores cogumelos e faz clones dos mesmos. Desta forma, você mantém um padrão de qualidade. Se você fizer isso em todos os cultivos, em todos eles seu padrão de qualidade terá um nível estável. Apesar de ser muito recomendado, não é absolutamente necessário, só muito bom de se fazer mesmo.

Placas de Petri; Agar-agar; algo nutritivo como Karo, mel, água de batatas ou soro glicosado; uma faca ou bisturi; luvas; mascara; touca e algo para esterilizar o local, como lysol ou álcool 70%

Também da para preservar as genéticas em culturas liquidas, que eu estou preferindo ultimamente.
Esse é um bom tutorial: CL de Soro Glicosado
Muito bom!! Obrigado, você acha que posso usar pote coletor esterelizado ao invés de placa de Petri? Ou na placa é melhor?

E eu também estava vendo um tutorial onde a pessoa utiliza o fogão para esterelização do ambiente ao invés de uma capela ou uma glove box, consigo utilizar dessa forma para fazer as culturas líquidas? Será mais eficaz que um ambiente aberto? Segue tutorial que vi: Tutorial - Atualização PF Tek 2020 - Inoculação
 
Na placa é um pouco melhor, por conta do fácil manuseio posterior, mas no pote serve também.

Sim, será mais eficaz.
Beleza assim que começar a mexer com a cultura vou postando no diário que vou fazer, te mando o diário para vc dar sua opinião... Obrigadoo
 
Lembrando que a SAB é mais utilizada no cultivo de cogumelos.

Glovebox caseira provoca a movimentação do ar interno, pelo movimento das luvas grudadas.

Como se fosse um copo com um balão esticado na boca.
Se vocÊ estica o balão ele movimenta o ar dentro do copo.

Além da SAB ser mais fácil de fazer. (Still air Box)
 
Lembrando que a SAB é mais utilizada no cultivo de cogumelos.

Glovebox caseira provoca a movimentação do ar interno, pelo movimento das luvas grudadas.

Como se fosse um copo com um balão esticado na boca.
Se vocÊ estica o balão ele movimenta o ar dentro do copo.

Além da SAB ser mais fácil de fazer. (Still air Box)
Muito obrigado, outra dúvida que tenho é qual melhor método depois de inocular, vou usar o método com FAI aí depois tenho que colocar em um bulk certo? Qual melhor maneira de fazer um bulk? E depois de colocar em um bulk tenho que ter um terrário para controle de humidade e temperatura? Ou um casing..? Eu posso inocular o PF Tek e deixar de fazer o bulk? Eu posso simplesmente colocar em uma estufa e deixar colonizar?
 
Última edição:
Muito obrigado, outra dúvida que tenho é qual melhor método depois de inocular, vou usar o método com FAI aí depois tenho que colocar em um bulk certo? Qual melhor maneira de fazer um bulk? E depois de colocar em um bulk tenho que ter um terrário para controle de humidade e temperatura? Ou um casing..? Eu posso inocular o PF Tek e deixar de fazer o bulk? Eu posso simplesmente colocar em uma estufa e deixar colonizar?
E essa dúvida..? Eu comprei um terrário, ele é bom para cultivo dos cogu né? Já vi usarem em alguns lugares... Screenshot_2021-12-21-11-51-38-480_com.mercadolibre.jpg
 
outra dúvida que tenho é qual melhor método depois de inocular, vou usar o método com FAI aí depois tenho que colocar em um bulk certo?
É. Depois que coloniza o bolo inteiro de arroz, você quebra ele em vários pedaços e adiciona no bulk. Demora alguns dias para ele colonizar o bulk.

Qual melhor maneira de fazer um bulk?
Pergunta de um milhão de dólares. Todo mundo gosta de um jeito diferente.
MINHA PREFERENCIA é: 50~70% pó de coco, restante de vermiculita e adicionar 5% do peso do pó de coco + vermiculita de Gesso. O bulk eu deixo preparado dias antes pro Gesso fazer efeito.
Para pasteurizar, eu uso um pote bem grande que tolera grandes temperaturas e adiciono água fervendo nele e deixo dentro de uma caixa térmica. Não precisa deixar na caixa térmica, faço por costume. Espera esfriar e é só utilizar.

E depois de colocar em um bulk tenho que ter um terrário para controle de humidade e temperatura? Ou um casing..?
Tecnicamente sim. Tem gente que usa o monotub e ele meio que se regula todo sozinho já. Casing não é necessário no bulk.

Eu posso inocular o PF Tek e deixar de fazer o bulk? Eu posso simplesmente colocar em uma estufa e deixar colonizar?
Claro. Bulk não é obrigatório, só algo muito bom de se fazer mesmo. Pode deixar seu bolo PFTEK inteiro e esperar os cogumelos se não quiser/ter vontade de fazer o bulk.
 
Back
Top