Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Colorado, invenções e dúvidas.

Diário de cultivo problemático.
Olá, jovens aventureiros do reino psilocibínico. Vou fazer um relato que talvez sirva como diário (porquê o cultivo já está na metade) mas com intuito maior de compartilhar algumas coisas que tenho feito nesse cultivo e também pedir algumas orientações e dicas advindas da experiência de vocês sobre os próximos passos.
Há um mês comecei um cultivo de Colorado, que, a princípio, serviu como base pra um artigo (que não tem tanta relevância sobre o que vamos tratar agora) e isso me fez fazer algumas coisas inusuais, como usar tampas abertas nos vidros (gazes) - o que, aparentemente, aumentou a força do micélio durante a colonização -, extratos de tubérculos no substrato e algodão substituindo a vermiculita em um terrário de "vega".

Processo de inoculação em capela de fluxo laminar e micélios depois de 4h de inoculação e depois de 7 dias.
WhatsApp Image 2018-06-13 at 21.02.43 (1).jpeg WhatsApp Image 2018-06-13 at 21.02.43.jpeg WhatsApp Image 2018-06-28 at 23.09.40.jpeg

Logo depois de colonizados, movi os vidros para esses terrários feitos em vasilhas de plástico com algodão molhado no fundo substituindo a vermiculita.
A princípio, fiquei relutante sobre as propriedades nutritivas do algodão e se isso seria um vetor de contaminação, mas agora (uma semana depois de aniversariado) vejo que não contaminou e que o micélio reagiu bem a sua presença, colonizando o algodão (até melhor que o substrato).
WhatsApp Image 2018-07-17 at 11.32.16.jpeg
(não consegui postar o vídeo e as paredes da vasilha estão molhadas, mas dá pra ver o que eu disse).
E daí vem uma das questões: O algodão seria uma espécie de bulk? Será que vale a pena cobrir um casing com ele?

WhatsApp Image 2018-07-18 at 19.05.32.jpeg

Os demais potes, usei pra fazer uns casings que estão em processo de incubação. Gostaria de dicas sobre o que fazer com eles: vale a pena 'dunkar' antes da primeira frutificação? Quanto tempo deixo fechado até movê-los para o terrário?

Desde já agradeço a colaboração.
 
@Rafalien
Parabéns pelo cultivo e pela inovação!!!

como usar tampas abertas nos vidros (gazes) - o que, aparentemente, aumentou a força do micélio durante a colonização -, extratos de tubérculos no substrato e algodão substituindo a vermiculita em um terrário de "vega".
Muito interessante!!!

A princípio, fiquei relutante sobre as propriedades nutritivas do algodão e se isso seria um vetor de contaminação
Acredito que o algodão seja neutro; Substitui a vermiculita pq ele retem umidade, que é a tarefa da vermiculita.
E o fato de não contaminar, uma que pelo visto vc cultivou em lab, e isso é muito bom, e o fato de algodão vir sempre "limpo", uma vez que se use para coisas importantes, como limpar ferimento, etc...

Obrigado por compartilhar conosco sua experiência!!
Abraços
 
@Rafalien Gostei do seu avatar Hunabku do maias né?!

Então, aqui tem um modelo de formulário, como vc está fazendo algo novo,
acho que ficaria legal fazer neste modelo, quando estiver tudo completo

**MODELO (DIÁRIO DE CULTIVO)

Grande Abraço!
 
É sim. Obrigado pela orientação, vou preencher essa ficha no final do cultivo.
Movi esse PF e os casings para um aquário maior hoje pela manhã. Eles precisavam de um espacinho pra crescer com saúde e liberdade hehehe.
Uma coisa interessante que notei foi que surgiram altas primórdias (umas seis) no algodão de baixo (onde coloquei o micélio do PF) de ontem pra hoje. Ainda estou pensando sobre isso e de que forma pode ser melhor trabalhado. Afinal, o que foi constatado - objetivamente - e felizmente foi que:
- O micélio se expandiu rápido no algodão (talvez pela fácil associação e alta umidade no mesmo).
- As primórdias apareceram logo que ele tomou toda a parte "superficial" do algodão.

O que falta entender, pra traçar um método bacana com essa ideia, é se os cogumelos conseguem crescer no algodão, quando as primórdias estão feitas mesmo quando o substrato é separado, o que abriria várias possibilidades pra novas técnicas diferentes.
De qualquer forma, me pareceu uma boa extensão (área possível pra pinagem). Já imagino que seja possível colonizar uma folha grande e molhada com vários PF's se entrelaçando ou fazendo um casing com algodão em cima e embaixo.

Resumindo: o algodão serve tanto substituindo a vermiculita em questão de ceder umidade (arrisco em dizer que até melhor) e em questão de extensão. Se fosse feito um terrário com vários PF's na mesma bandeja sobre um mesmo algodão, toda bandeja seria pinada (não teria o espaçamento sem pins do chão). É lógico que ainda existem muitos critérios a serem avaliados e muitos cuidados (afinal, a contaminação se torna mais fácil).
Porém, tô bem empolgado e pressentindo métodos maravilhosos que sei que existem ainda que não os enxergue com clareza.

Estão na lista de afazeres próximos.

WhatsApp Image 2018-07-21 at 12.42.13.jpeg WhatsApp Image 2018-07-21 at 12.42.12.jpeg
 
Última edição:
Gostei da ideia. Vou por na minha lista de hipóteses pra testar aqui.

Visualizo uma dificudade na detecção de alguns contaminantes que se parecem muito com algodão.
 
Gostei da ideia. Vou por na minha lista de hipóteses pra testar aqui.

Visualizo uma dificudade na detecção de alguns contaminantes que se parecem muito com algodão.

Fala sobre a camada que está cobrindo os casings?
 
Fala sobre a camada que está cobrindo os casings?


Acho que ele está se referindo a isso mesmo.

É isso mesmo. Sei que nessa etapa, a chance é menor. Mas confesso que se tivesse visto a ideia antes do seu relato eu chutaria que seria um vetor de contaminação a mais.

Você tomou algum cuidado específico pra prevenir isso? Esterilizou o algodão de alguma forma específica?
 
Realmente, suspeitei que o micélio estava diferente na superfície dos casings e astuto que sou já os deixei separados do pf que tá fortão e saudável com essa divisória gambiarrística de pedaço de pasta de papel (que me pistolou imensamente pelo trabalho pra montar) mas tá isolando bem. Segue uma imagem um pouco mais aprimorada.
De qualquer forma, vou deixá-los aí. Torço para que os cubensis tome o espaço deles (por ter posse da fonte nutritiva), ainda que improvável. Crescendo cogumelos está de bom tamanho. Duvido que vão me fazer mal quando estiverem a -30°C, sem água em frente a 16 watts de UV por meia hora. Se sobreviverem a isso, dou todo o direito de ocupar um espacinho do meu corpo hehehe.
WhatsApp Image 2018-07-21 at 18.07.37.jpeg
 
Atualização (22/07):
Realmente, hoje mais cedo percebi que uma parte do micélio desse casing maior estava ficando granulada (aspecto seco, compactado, em bolinhas) e esverdeado. Já mandei pra lixeira pra tentar poupar os outros dois.

pode acumular muito CO2 o que atrapalhará o desenvolvimento :p

Pensei sobre isso hoje (vacilo, pois um pouco tarde) e por estar usando um aquário, só me sobrou a opção de usar as tampas como ventilação. Já tinha feito uns furos e coberto com fita microporosa. Hoje peguei um aspirador de pó (que deixei relativamente longe do aquário) e coloquei um canudinho na ponta dele pra aspirar o excesso de CO2 de dentro, por meio da fita mesmo, e dar uma circulada no ar.
Vou repetir isso diariamente.
 
Back
Top