Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos Psicoativos são proibidos no Brasil?

Moitashi

Cogumelo maduro
Cadastrado
10/03/2009
11
57
Acho que o título do tópico já diz tudo...
Mas se forem mesmo proibidos, deve haver algum tipo de tráfico?

Por que eu nunca ouvi falar de alguém que compre cogumelos de traficantes, só pessoas que vão caçar ou que cultivam em casa.

Abraços!!
 
São proibidos.

Mas o tráfico dos mesmos é incipiente.
 
Acho que o título do tópico já diz tudo...
Mas se forem mesmo proibidos, deve haver algum tipo de tráfico?

Por que eu nunca ouvi falar de alguém que compre cogumelos de traficantes, só pessoas que vão caçar ou que cultivam em casa.

Abraços!!
O territorio brasileiro inteiro oferece a qualquer época do ano no mínimo 3 ou 4 espécies ativas e faceis de identificar.
por isso é inviável aqui, na gringa nao deve ser assim.
 
Mas gente vamo leva em consideração um cara ki cultiva cerca um galpão um quarto um soton inteiro só de cogumelos (provavelmente ele vende):eek: HEUASheuAHAES

Um cara desses se for pego? Eu axo que o cara vai ser preso, ai ele fala o fulano tal tem tb, vao na casa do fulano e so tem um terrario?

Qual o maximo ou minimo pra uma "pena", pq se vc pensar bem, o policial não vai quere sabe (vai quere sabe de 10000 real ou umas porrada em vc) E quando vc for para um juri e vc fala "não ta na lei". Oque aconteceria?

Pensa comigo ae... vamo filosofa:pos:
 
se o cara for esperto ele dira: SAO SHIITAKES SEU GUARDA, CULTIVO PRA COMER>
Nao existem casos na justica brasileira de pessoas condenadas por cultivar cogumelos alucinogenos, e nao existe caso aonde o policial duvidou da palavra do cara e mandou fazer exame toxicogolico.
(o exame eh caro, so costuma ser utilizado quando se encontram duzias de outras substancias no mesmo local.)
pensei.
 
Não tinha pensado nos shitakes:D
 
:D E ai galera!

Bom, o uso de cogumelos é sim proibido no Brasil.

A lei de drogas Lei nº 11.343 pra quem quiser da uma olhada na integra!!! esclarece de forma bem precisa quanto ao uso de substancias psicotrópicas.

Veja um trecho:

Art. 2o Ficam proibidas, em todo o território nacional, as drogas, bem como o plantio, a cultura, a colheita e a exploração de vegetais e substratos dos quais possam ser extraídas ou produzidas drogas, ressalvada a hipótese de autorização legal ou regulamentar, bem como o que estabelece a Convenção de Viena, das Nações Unidas, sobre Substâncias Psicotrópicas, de 1971, a respeito de plantas de uso estritamente ritualístico-religioso.

E é bom a gente salientar que a nossa legislação difere bastante quanto ao usuário e o traficante...
digamos que se alguém for pego fumando um baseado na rua a autoridade policial poderá sim encaminhar o cara pra delegacia e no máximo receber ae uma advertência!

Agora que se o cara me aparece na rua com 2 tijolão de salsinha:D hehe, quem vai acredita que é pra consumo próprio.. :rolleyes: Vai veh o sol nasce quadrado ae por um bom tempo!! hehe

PS: maconha ou "substancias de efeitos análogos".

Informação não é apologia!!!

Abraço galera! Paz e sorte sempre!
 
Última edição por um moderador:
Tava lendo o tópico Plínio de Arruda e a liberação das drogas
(https://teonanacatl.org/threads/plínio-de-arruda-e-a-liberação-das-drogas.4987/) e, junto com o que li aqui, só mais desilusão.

Queria saber de vocês: alguma perspectiva séria de liberação dessas 'substâncias' que JAMAIS deveriam ter sido (i)legalmente proibidas? Digo, não devemos esperar muito de medidas políticas, governamentais, burrocráticas etc. Sabemos de antemão a inutilidade de esperar que venha de cima qualquer tipo de permissão por coisas que já não deveriam ser proibidas. Não poderiam ser.

Penso também que as lutas não precisam sempre carregar um carácter legal (ou legalista). A sequência das atividades que muitas das pessoas desse fórum desempenham já constitui, a meu ver, um papel de resistência de extrema importância.

Em todo o caso, imagino que todos estejam cansados (para ser eufemista...) dessa ridícula situação de medo e tensão que vivemos por lidar de perto com o proibido. Seja com fins de estudo, iluminação, recreação ou etc.

Só queria dar sequência à esse debate que só deve cessar quando essa (in)justiça cessar de tratar como criminosos pessoas que estão apenas interessadas em múltiplos aspectos da existência.

Abraços.
 
Art. 28. Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar será submetido às seguintes penas:

I - advertência sobre os efeitos das drogas;

II - prestação de serviços à comunidade;

III - medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.
 
Eles irão legalizar, não importa quem vá ao poder... Bem, acho que se for A Dilma NÃO LEGALIZA, ALIÁS, FAZ UM TOTALITARISMO, mas enfim...

A maioria dos presidenciáveis estão inclinados e legalizar, por que não tem mais controle...

Porém diferente do que eles falam, eu sou a favor de legalizar TUDO logo, quer se matar, se mata, menos um... Vala comum para todos na Praça da Sé... Ah! isso sim seria a revitalização do centro... Heheh

Maldades a parte...

O movimento para a legalização ao menos da Cannabis está muito forte, e deve sim, em breve ser aprovado.

Marlbohemp FTW!
 
Porém diferente do que eles falam, eu sou a favor de legalizar TUDO logo

Sou a favor da legalização de qualquer droga que não crie dependência.

Fica muito complicado legalizar TODAS as substâncias como você falou... aqui neguinho não vai trabalhar para sustentar o vício legalizado.. solução: roubar! (vai aumentar a violência pq aumenta o número de drogados)

e a saúde pública que mal dá condições a que não tem vícios, vão tirar dinheiro da onde para tratar a nova onda de viciados?

... o problema não é a legalidade mas sim os custos, tanto para os que consomem quanto para o Estado.

ANTES DE TUDO: nosso país não está economicamente e socialmente preparado... nem a Holanda conseguiu.... imagine o Brasil.

Deixa do jeito que tá que tá muito bom!
 
Sou a favor da legalização de qualquer droga que não crie dependência.

Fica muito complicado legalizar TODAS as substâncias como você falou... aqui neguinho não vai trabalhar para sustentar o vício legalizado.. solução: roubar! (vai aumentar a violência pq aumenta o número de drogados)

e a saúde pública que mal dá condições a que não tem vícios, vão tirar dinheiro da onde para tratar a nova onda de viciados?

... o problema não é a legalidade mas sim os custos, tanto para os que consomem quanto para o Estado.

ANTES DE TUDO: nosso país não está economicamente e socialmente preparado... nem a Holanda conseguiu.... imagine o Brasil.

Deixa do jeito que tá que tá muito bom!

Mas a diferença entre você legalizar tudo, é que o povo morre rápido...

sou a favor ainda de misturar no meio da pedra um bocado de veneno de rato, aí vai logo...

Vala comum e não tem mais dor de cabeça!

Lembrem-se, tudo que é proibido é mais gostoso.
 
Acho que a idéia de legalizar as drogas pretende justamente o contrário, ou seja, reduzir os danos.
 
Mas a diferença entre você legalizar tudo, é que o povo morre rápido...

sou a favor ainda de misturar no meio da pedra um bocado de veneno de rato, aí vai logo...

Vala comum e não tem mais dor de cabeça!

Lembrem-se, tudo que é proibido é mais gostoso.

Com visionários como esse, quem é que precisa de violência?

O loco, gente, tanta dificuldade assim de empatia pra sair do próprio umbigo. Os famigerados "drogados", "viciados", "pedreiros" são pessoas que desembocaram em outros rumos por uma série inespeculável de acontecimentos: ora escolhas próprias, ora empurrões do meio, ora passividade perante o entorno, e um infinito etc.

Assassínio - ou genocício, que seja - não parece ser das mais humanas (ou "amorosas") das soluções. Quero ver vocês terem uma bad trip de ingerir veneno junto com seus espirituosos cogumelos.

Quanto ao tópico, acho que a legalização caminha mesmo para breve. E ainda bem: "é proibido proibir".

Só teremos que tomar cuidado com outro tipo de empecilho, tanto mais forte que o Estado now a days: economia, mercado, Espetáculo. Com certeza a legalização privilegiará aqueles que pretendem explorá-la financeiramente e, se não estivermos preparados para utilizar da melhor forma essa "brecha" (que na verdade é um direito) da lei, acabaremos caindo num outro tipo de proibição ainda mais eficaz: o preço, o ideal de consumo. Tudo que vira mercadoria perde um pouco de sua eficácia simbólica - e portanto efetiva.

Não é tão fácil como parece.

Reduzir os danos, sim.
 
Última edição por um moderador:
Ao que me parece, a idéia do qual a LiLi fala é parecida com o que ocorreu com a LEI SECA nos ESTADOS UNIDOS. Mas a questão é mais complexa do que aparenta. Esse assunto é a ponta de um ICEBERG de toda a podridão SISTÊMICA do qual leva o nome de SOCIEDADE ALIENADA CONTEMPORANEA. Digo de passagem, que SE ***** os que procuram este caminho de auto-destruição. Aqui a causa é LIBERTARIA, logo te digo que você não tem poder NENHUM em DESEJAR MAUS FLUIDOS aos que reconhecem esse potencial nos expansores de CONSIÊNCIA.

A Sociedade em si funciona por processo de EXCLUSÃO, e não INCLUSÃO. Logo, o que ocorre no cenário atual a respeito das drogas, é reflexo LÍMPIDO do que ela é. Cabe a quem tem uma proposta libertária atuar como Vírus em meio esse sistema afim de garantir a LUZ para os que partilham do bom propósito...

Ps.: Muito inteligente em colocar sua FOTENHA no seu AVATAR...
 
Sabia que ia dar bafafá...

Me fale do que você sabe, qual experiência que você tem com pedra? Quantas pessoas que fumam pedra frequentam seu círculo social?

Você mesmo, já fumou? Ou já fumou um "mescladinho"?

Conheço pessoas e pessoas, que fumam pedra, pelo menos 3, com 3 histórias diferentes. Vou começar pela mais comovente, do meu melhor amigo na infância, que fumamos nosso primeiro baseado juntos, ele tinha uma família, muitos amigos, e o principal, tinha muito carinho. Ele do baseado foi para o pó e do pó para a pedra. Eu paguei tratamento para ele se recuperar, paguei dívida na boca, fiz o que pude, até visitar na cadeia, por que ele roubou o portão da casa de uma amiga minha, eu fui. Sabe onde ele está hoje? Em baixo da ponte de um cruzamento famoso em São Paulo, Bandeirantes com Washington Luis, pertinho do Aeroporto, assim ele "alça voo".

Segunda história, um amigo de colégio, sempre fumava um mescladinho, achava o máximo. Ele continua o mesmo ser humano e fumando o mesmo mescladinho, não faz mal a ninguém, trabalha e tem a vida dele.

Terceira história, uma conhecida, que vivia na curtição, arrumou um namorado, que acabou influenciando ela a fumar pedra, (claro que ela tinha vontade por que aceitou) ficou um tempo na reabilitação e está bem agora.

São três pessoas diferentes, de níveis sociais que diferem pouco, oportunidades não faltam e pessoas que fazem o que fazem, fazem por que o querem.

Quando qualquer um de vocês tiverem por 3 vezes uma arma apontada na cara por pessoas que são nóias e querem o seu dinheiro, que trabalhou para ter, para fumar pedra, provavelmente terão a mesma opinião, ou quando fizerem algo com alguém que vocês gostem.

Opiniões são baseadas em experiências, eu tive as minhas e tenho a minha opinião e honestamente, lasque-se o que vocês acham! =]
 
Última edição por um moderador:
E lili imagina ae esse flagelo

Liberado a carnifissina que ia começar, pessoas perdendo relógios em toda esquina, um caos humanos refens do crack eterrorizando.

Paz.
 
Última edição por um moderador:
Esse discurso alarmista é o mesmo discurso dos proibicionistas. Até mesmo com relação à erva de que tantos aqui gostam e defendem a liberação.

Eu já conheci gente, por exemplo, que depois de começar a fumar cannabis só quer saber disso, e vive para isso. E outro que surtou mesmo.

A se partir de generalizações em cima de casos particulares até cerveja vai ser proibida.

Além disso há outro dano, o que o tráfico faz, matando, financiando crimes vários, corrompendo etc.

No final só se vê uma saída, liberar para quem quiser usar. Vão acontecer casos trágicos? Vão, certamente. Mas no geral vai haver redução do dano social.


A proibição só interessa aos moralistas, aos policiais e aos traficantes.
 
E lili imagina ae esse flagelo

Liberado a carnifissina que ia começar, pessoas perdendo relógios em toda esquina, um caos humanos refens do crack eterrorizando.

Paz.

@bolo, se for liberado e se houver um programa intelogente, o crack seria gratuito e teriam locais para serem utilizados com assistência.

Essa droga é uma epidemia e nada do que fizer do contrário vai mudar o cenário que temos hoje.

Concordo com o Ecuador, e isso é raro.
 
Última edição por um moderador:
E lili imagina ae esse flagelo

Liberado a carnifissina que ia começar, pessoas perdendo relógios em toda esquina, um caos humanos refens do crack eterrorizando.

Paz.

Isso já acontece, e o crack não eh liberado. Ja perdi amigos, primos, tios pra isso. Já perdi relógios.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top