Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos Psicoativos são proibidos no Brasil?

De que caso exatamente você está falando?
A polícia não "vai embora" simplesmente sem apreender nada... Eles não fazem interpretação assim na hora, muito menos com base num artigo tão técnico e extenso quanto as portarias da Anvisa.
No mínimo levaram alguma coisa para perícia, ou o dono teve que ir prestar esclarecimentos na delegacia.

Leia o restante desse tópico, nada mudou desde então e tudo o que você quer saber já foi discutido nele.
Vlw que problema sério esse em, tem hora que tantos pensamentos na cabeça do Porque mas vamo na fé, lutar pra legalizar ou pelo menos ver nosso direito de poder também fazer parte de um mundo espiritual
 
Vlw que problema sério esse em, tem hora que tantos pensamentos na cabeça do Porque mas vamo na fé, lutar pra legalizar ou pelo menos ver nosso direito de poder também fazer parte de um mundo espiritual
O fato de você estar preocupado com a legalidade leva à impressão que está interessado na comercialização.
Polícia não bate na porta de cultivadores que têm como objetivo o consumo particular e privado.

Estou convencido, que para mim, é irrelevante a questão da legalidade. Agora, o livre comércio não tem nada a ver com "fazer parte de um mundo espiritual".
 
O fato de você estar preocupado com a legalidade leva à impressão que está interessado na comercialização.
Polícia não bate na porta de cultivadores que têm como objetivo o consumo particular e privado.

Estou convencido, que para mim, é irrelevante a questão da legalidade. Agora, o livre comércio não tem nada a ver com "fazer parte de um mundo espiritual"
Agora que vc falou, parece mesmo kkkk mais não tenho enteresse algum em comércio. Na realidade é para meu uso em busca do conhecimento espiritual, quando fiz o uso do chá pela primeira vez tive uma compreensão diferente do que tinha a respeito do Divino, eu curto de mais meditação, viagem astral etc. Tava preocupado porque tenho as vezes recebo visita de família em casa e alguém pode ver os cogu e sair falando já que os parentes são mais perigosos que os de fora. Mais vlw pelo esclarecimento, já tou bem de boa até porque toma pouco espaço e não tenho interesse de compartilhar com ninguém nem mesmo vender. Vlw irmão mais uma vez
 
Olá!

Eu acabei de criar uma conta aqui para responder a esse tópico.



Uma história que eu ouvi sobre o fundador do Santo Daime, o mestre Irineu que dizia que ele consagrou ayahuasca por 30 dias seguidos.

A lenda diz que em certo ponto, ele se encontrou com a personalizade da Ayahuasca e fez um acordo com ela.

Em troca do conhecimento e "poder" que essa personalizade poderia oferecer mestre Irineu haveria de disciminar essa planta no mundo. E hoje em dia o Santo Daime é presente em quase todos os continentes.

Bom, nesse espírito meu objetivo pessoal nos últimos anos tem sido ajudar espiritos como plantas e fungi psicodélicos a alcançar um público maior. Vai que eu consigo fechar o mesmo acordo do mestre Irineu, né?

Para isso, ajudaria que o uso psicodélico fosse introduzido de forma responsável na sociedade como uma ferramenta de aprendizado que tem potencial de melhorar a qualidade da vida geral.

Dois anos atrás eu larguei a universidade e vim à Holanda para trabalhar com psicodélicos.

Não sei falar Holandês e não tinha nem ideia de onde eu poderia trabalhar e com o que.

Eu sabia que na Holanda o cogumelo psicodélico é ilegal, mas a trufa (uma parte do fungus, não a 'fruta') é legal e é vendida em lojas conhecidas como smartshops.

Então abri Google a mandei menssagens pra todas as smartshops em Amsterdam e logo comecei a conversar com Azarius e When Nature Calls (hoje Amsterdam Truffles).

Resumindo, fui contrado para vender psicodélicos legalmente. (hoje não trabalho mais lá)

When Nature Calls é uma lojinha impressionante.

Para cada um dos 5 tipos de trufas há um pódio dourado com um pedaço da trufa protegida por uma capsula de vidro.

Todos os funcionários usavam um uniforme elegante, parece uma perfumaria.

Nos primeiros dias o estranhamento de falar sobre psicodélicos de forma em uma loja tão bonitinha era tremendo.

Pessoas de todas as idades de todos os levels de experiência (a marioria nunca tinha experimentado nada antes) interessados em saber mais sobre LSA, Salvia, Mesclaline, Psilocibina, etc...

No decorrer dos meses eu fui me informando mais sobre o mercado e foi aí que eu aprendi que o cogumelo psicodélico no Brasil é legal e pode ser vendido, consumido e cultivado legalmente sem nenhuma restrição.

Não só isso, já existem fazendas de cogumelo psicodélicos e lojas estabelecidas e os negócios vão muito bem, obrigado.

A propaganda anti-drogas das últimas gerações estão tão dentro da minha mente de tal forma que eu tive que largar minha educação e mudar de país antes de perceber que eu poderia estar trabalhando com psicodélicos no Brasil onde eu estava originalmente.

So lembrando que eu cresci vendo isso entre episódios de Dragon Ball



"Como que droga pode ser uma coisa boa se vocẽ não pode contar nem para seu Pai nem para sua Mãe?"​

Quando criança eu so tinha um assunto tabú com meus pais: drogas. Por que? Porque Eliana martelou essa ideia na minha mente.


Eu estou torcendo muito para que haja um boom de psicodélicos no Brasil de forma responsável e saudável.

Espero que surjam empresas interessadas em cultivar cogumelos psicodélicos em grande escala.

Eu adoraria ver a primeira loja física de cogumelos sendo vendida como é feito hoje aqui na Holanda.

As gerações passadas vão fazer pressão para te deixar com medo e sair do país antes de tentar vender um produto legítimo e legal em seu próprio pais.

Eu acredito que todas as pessoas podem se beneficiar com o uso consciente de psicodélicos, mas se a gente tratar uma substância legal como ilegal, vai ser difícil avançar a área de psicodélicos.

Nós precisamos de muitas pessoas penssando em como beneficiar a vida de todos e de cada um de nós com psicodélicos sem danificar a mente, que é algo muito delicado.

Eu chamo os psiconautas para a luz, por favor não tenham vergonha de falar de suas experiências com o uso de produtos legais como o cogumelo psicodélico.

p.s.: Existem muitas outras substãncias psicodélicas que também são totalmente legais mas não consigo entender porque não existem lojas físicas desses produtos...

Resposta Final: os cogumelos são totalmente lícitos no Brasil.

Fundamento: a extensão que o art. 2ª da Lei 11.343/06 faz ao conceito de drogas apresentado pelo art. 1º, p. único da citada Lei deve obedecer igualmente a restrição apresentada pelo referido parágrafo único: a necessidade de especificação via portaria da ANVISA. No caso, tudo que é considerado predecessor de drogas e é proibido e tratado como droga são os que se encontram na Portaria 344/98 da Anvisa, na lista E - "LISTA DE PLANTAS [e fungos] PROSCRITAS QUE PODEM ORIGINAR SUBSTÂNCIAS ENTORPECENTES E/OU PSICOTRÓPICAS" (caixa alto na origem). O cogumelo não se encontra nessa lista. Logo, o cogumelo não é considerado legalmente um predecessor da psilocibina.

Conclusão: os Cubensis e Pans são legalizados no Brasil e de livre cultivo, estudo ou consumo etc. por ausência de regulamentação em contrário.

Mas todo mundo sabe que cogumelo é pra ficar doidão: então vai lá, faz Direito, lança um livro de Direito Penal sinistro e muda o sistema brasileiro penal pra ser mais rígido ainda do que já é com o que não precisa. Aí as pessoas poderão te dar os parabéns por fazer do Brasil um lugar pior, e então sua argumentação "mas todo mundo sabe que é pra tomar e ficar doidão" terá validade e prevalecerá sobre como as coisas são de fato hoje em dia no Direito Penal que temos. :!: Pare de distribuir pânico!

Eu posso ter problemas com a polícia? Depende da sua cor e classe social, assim como se exerce atividade comercial com os cogumelos (aí as aplicações penais incidentes são outras) ou não. Mesmo que não dê razão nenhuma, já pode ter problema com policiais corruptos e outras coisas, imagina com cogumelos, mesmo eles sendo lícitos. Na pior das hipóteses, vai ter um gasto com advogado. Em especial se você for negro e tiver cara de pobre. Mas a pergunta do tópico é se eles são legais, e não se mesmo sendo legais podem dar problemas. E a resposta final é que eles são lícitos no Brasil.

----------

E é isso. Por fim, se for pra eu dar credenciais, sou Especialista em Direito e Processo Penal, já fui advogado criminal e trabalho em área correlata no serviço público.

:teo_atencao: Ah, caso isso se aplique a alguém... Se for só pra repetir o que você mesmo já disse nas postagens anteriores pra me contraditar, por favor, não tumultue o tópico. Já sei que você discorda de mim, você pode segurar sua boca um pouco pra não precisar ser a última palavra caso não tenha nada de novo a acrescentar a discussão. Pra isso serve a reação "Discordar".
Respeito muito esse post.
 
Olá!

Eu acabei de criar uma conta aqui para responder a esse tópico.



Uma história que eu ouvi sobre o fundador do Santo Daime, o mestre Irineu que dizia que ele consagrou ayahuasca por 30 dias seguidos.

A lenda diz que em certo ponto, ele se encontrou com a personalizade da Ayahuasca e fez um acordo com ela.

Em troca do conhecimento e "poder" que essa personalizade poderia oferecer mestre Irineu haveria de disciminar essa planta no mundo. E hoje em dia o Santo Daime é presente em quase todos os continentes.

Bom, nesse espírito meu objetivo pessoal nos últimos anos tem sido ajudar espiritos como plantas e fungi psicodélicos a alcançar um público maior. Vai que eu consigo fechar o mesmo acordo do mestre Irineu, né?

Para isso, ajudaria que o uso psicodélico fosse introduzido de forma responsável na sociedade como uma ferramenta de aprendizado que tem potencial de melhorar a qualidade da vida geral.

Dois anos atrás eu larguei a universidade e vim à Holanda para trabalhar com psicodélicos.

Não sei falar Holandês e não tinha nem ideia de onde eu poderia trabalhar e com o que.

Eu sabia que na Holanda o cogumelo psicodélico é ilegal, mas a trufa (uma parte do fungus, não a 'fruta') é legal e é vendida em lojas conhecidas como smartshops.

Então abri Google a mandei menssagens pra todas as smartshops em Amsterdam e logo comecei a conversar com Azarius e When Nature Calls (hoje Amsterdam Truffles).

Resumindo, fui contrado para vender psicodélicos legalmente. (hoje não trabalho mais lá)

When Nature Calls é uma lojinha impressionante.

Para cada um dos 5 tipos de trufas há um pódio dourado com um pedaço da trufa protegida por uma capsula de vidro.

Todos os funcionários usavam um uniforme elegante, parece uma perfumaria.

Nos primeiros dias o estranhamento de falar sobre psicodélicos de forma em uma loja tão bonitinha era tremendo.

Pessoas de todas as idades de todos os levels de experiência (a marioria nunca tinha experimentado nada antes) interessados em saber mais sobre LSA, Salvia, Mesclaline, Psilocibina, etc...

No decorrer dos meses eu fui me informando mais sobre o mercado e foi aí que eu aprendi que o cogumelo psicodélico no Brasil é legal e pode ser vendido, consumido e cultivado legalmente sem nenhuma restrição.

Não só isso, já existem fazendas de cogumelo psicodélicos e lojas estabelecidas e os negócios vão muito bem, obrigado.

A propaganda anti-drogas das últimas gerações estão tão dentro da minha mente de tal forma que eu tive que largar minha educação e mudar de país antes de perceber que eu poderia estar trabalhando com psicodélicos no Brasil onde eu estava originalmente.

So lembrando que eu cresci vendo isso entre episódios de Dragon Ball



"Como que droga pode ser uma coisa boa se vocẽ não pode contar nem para seu Pai nem para sua Mãe?"​

Quando criança eu so tinha um assunto tabú com meus pais: drogas. Por que? Porque Eliana martelou essa ideia na minha mente.


Eu estou torcendo muito para que haja um boom de psicodélicos no Brasil de forma responsável e saudável.

Espero que surjam empresas interessadas em cultivar cogumelos psicodélicos em grande escala.

Eu adoraria ver a primeira loja física de cogumelos sendo vendida como é feito hoje aqui na Holanda.

As gerações passadas vão fazer pressão para te deixar com medo e sair do país antes de tentar vender um produto legítimo e legal em seu próprio pais.

Eu acredito que todas as pessoas podem se beneficiar com o uso consciente de psicodélicos, mas se a gente tratar uma substância legal como ilegal, vai ser difícil avançar a área de psicodélicos.

Nós precisamos de muitas pessoas penssando em como beneficiar a vida de todos e de cada um de nós com psicodélicos sem danificar a mente, que é algo muito delicado.

Eu chamo os psiconautas para a luz, por favor não tenham vergonha de falar de suas experiências com o uso de produtos legais como o cogumelo psicodélico.

p.s.: Existem muitas outras substãncias psicodélicas que também são totalmente legais mas não consigo entender porque não existem lojas físicas desses produtos...


Respeito muito esse post.

Muito bom cara, já poucos dias uma.juiza mandou um policial prender umas 3 meninas que tavam falando cogumelos mágicos perto do fórum, não sei no que deu mais foram tudo pra delegacia. Depende muito da sua classe social no Brasil pra dizer se é ou não legal, infelizmente a situação é instável. Mas na lista da Anvisa não consta cogumelos nem os fungos, então se não existe lei dizendo que não pode não tem como ter lei dizendo que é crime. Tomara que exploda muitos mercados no Brasil de cogumelos principalmente na minha cidade kkkkkk luz e consciência só assim. Vencermos
 
Galera tá acontecendo um episódio muito sério na justiça do nosso país que é o caso do Gabriel da Luz que comercializa os cogumelos e teve que prestar depoimentos na delegacia especializada em tráfico de drogas depois de ser denunciado por enviar um casing via correios, durante este depoimento a polícia foi até a casa dele e levou para perícia todos os cogumelos que ele tinha e disse que se tivesse psilocibina seria apreendido, independente se você cultiva os cogumelos para uso pessoal ou para comercializar você deve ficar atento no desenrolar deste caso pois pode definir uma jurisprudência negativa para os cogumelos, caso alguém queira saber mais sobre o caso esta tudo no YouTube com a versão do gabriel da Luz, se não me engano o canal é poder do xama. Enfim vamos ficar de olho neste caso e tentar manter a postura adequada
 
Galera tá acontecendo um episódio muito sério na justiça do nosso país que é o caso do Gabriel da Luz que comercializa os cogumelos e teve que prestar depoimentos na delegacia especializada em tráfico de drogas depois de ser denunciado por enviar um casing via correios, durante este depoimento a polícia foi até a casa dele e levou para perícia todos os cogumelos que ele tinha e disse que se tivesse psilocibina seria apreendido, independente se você cultiva os cogumelos para uso pessoal ou para comercializar você deve ficar atento no desenrolar deste caso pois pode definir uma jurisprudência negativa para os cogumelos, caso alguém queira saber mais sobre o caso esta tudo no YouTube com a versão do gabriel da Luz, se não me engano o canal é poder do xama. Enfim vamos ficar de olho neste caso e tentar manter a postura adequada
A facul pegou pra estudo, se não me engano vencemos.
 
A facul pegou pra estudo, se não me engano vencemos.

Fizeram a analise dos produtos apreendidos, o foco eram os cogumelos desidratados, não os casing colonizados.
Verificaram a presença de substancia proscrita (psilocibina), que é o papel da análise.
Informar que continha substancia ilegal no composto analisado.

Casings não foram identificados, nem seringas de esporos, pois não contem substância proscrita.

Ainda está rolando, por enquanto, a tendência é perdermos nossa situação de dubiedade por causa do comércio e ficar concreta a situação de ilegalidade. (Tendo em vista que o analista informou a psilocibina como substância proibida pela ANVISA).
 
Fizeram a analise dos produtos apreendidos, o foco eram os cogumelos desidratados, não os casing colonizados.
Verificaram a presença de substancia proscrita (psilocibina), que é o papel da análise.
Informar que continha substancia ilegal no composto analisado.

Casings não foram identificados, nem seringas de esporos, pois não contem substância proscrita.

Ainda está rolando, por enquanto, a tendência é perdermos nossa situação de dubiedade por causa do comércio e ficar concreta a situação de ilegalidade. (Tendo em vista que o analista informou a psilocibina como substância proibida pela ANVISA).
Só tinha visto o vídeo dele falando a respeito do casin,ouvi rumores que a faculdade tina livrado ele, mais é mais sério do q parece.
Eles tão de olho nas microdose e nos cogus.
Brasil é foda, substância que vicia e mata eles liberam e substância que cura eles proíbem, os juízes e advogados tão comendo de ficar desempregado, aí tem q proibir o que cura pq se não o povo vive em paz e o bolso dos cara fica vazio, enquanto outras coisas que mata e vicia precisa gerar confusão, pra o money rodwr infelizmente é triste, torço pra que o povo acorde e comece a cultivar.
 
Só tinha visto o vídeo dele falando a respeito do casin,ouvi rumores que a faculdade tina livrado ele, mais é mais sério do q parece.
Eles tão de olho nas microdose e nos cogus.
Brasil é foda, substância que vicia e mata eles liberam e substância que cura eles proíbem, os juízes e advogados tão comendo de ficar desempregado, aí tem q proibir o que cura pq se não o povo vive em paz e o bolso dos cara fica vazio, enquanto outras coisas que mata e vicia precisa gerar confusão, pra o money rodwr infelizmente é triste, torço pra que o povo acorde e comece a cultivar.

Já tivemos a oportunidade de ler o processo dele. Ainda não tem muita coisa, a não ser o que já falei.

A função do policial é cumprir a lei e o juiz é julgar, nenhum deles tem a função de legislar.

Não adianta culpar quem só está exercendo sua função.
 
Depois de assistir o vídeo do depoimento, pensei comigo mesmo que ele devia ter falado antes com um advogado para receber orientações ou devia ter ficado em silêncio perante a autoridade policial; já que, na condição de suspeito ou indiciado, todo cidadão brasileiro tem a garantia fundamental de "não produzir provas contra si".
Ele foi de boa fé e - por ter as mesmas convicções que temos sobre a segurança dos cogumelos, principalmente quando comparado às drogas legais - falou ou melhor, depôs sem se atentar ao quanto a Justiça Brasileira é conservadora e antiquada.
No vídeo foi mencionada a proibição da psilocibina pela ANVISA. Então, provavelmente, o inquérito policial será remetido para o Ministério Público verificar os fatos e promover o arquivamento ou realizar a denúncia / instauração do processo (penal).
Esses órgãos judiciários têm mãos pesadas, principalmente na fracassada política de guerra às drogas. E está aí o problema do rapaz ter deposto sem "filtro" ou sem precaução à autoridade policial. O termo do depoimento contém a transcrição integral do interrogatório e, ainda, é assinado pelo depoente, autoridade policial e testemunhas. É provável que o processo seja instaurado na Justiça Estadual.
Mesmo que a conduta seja de baixo potencial lesivo, ele terá que se defender no curso processual por meio de advogado ou recorrendo à assistência jurídica gratuita prestada pela Defensoria Pública.
Não sou advogado e o que escrevo aqui são opinião e entendimento pessoais; também não acompanhei o desfecho do caso após o vídeo.
Enfim, fiquei chateado pelo ocorrido e espero que o rapaz não seja prejudicado pela sua boa fé.
 
Última edição:
:D E ai galera!

Bom, o uso de cogumelos é sim proibido no Brasil.

A lei de drogas Lei nº 11.343 pra quem quiser da uma olhada na integra!!! esclarece de forma bem precisa quanto ao uso de substancias psicotrópicas.

Veja um trecho:

Art. 2o Ficam proibidas, em todo o território nacional, as drogas, bem como o plantio, a cultura, a colheita e a exploração de vegetais e substratos dos quais possam ser extraídas ou produzidas drogas, ressalvada a hipótese de autorização legal ou regulamentar, bem como o que estabelece a Convenção de Viena, das Nações Unidas, sobre Substâncias Psicotrópicas, de 1971, a respeito de plantas de uso estritamente ritualístico-religioso.

E é bom a gente salientar que a nossa legislação difere bastante quanto ao usuário e o traficante...
digamos que se alguém for pego fumando um baseado na rua a autoridade policial poderá sim encaminhar o cara pra delegacia e no máximo receber ae uma advertência!

Agora que se o cara me aparece na rua com 2 tijolão de salsinha:D hehe, quem vai acredita que é pra consumo próprio.. :rolleyes: Vai veh o sol nasce quadrado ae por um bom tempo!! hehe

PS: maconha ou "substancias de efeitos análogos".

Informação não é apologia!!!

Abraço galera! Paz e sorte sempre!

Sorte que cogumelo não é vegetal e nem substrato! :sorrateiro:
 
Sim, é. Um substrato do qual pode ser extraída ou produzida substância psicotrópica proscrita.
Não é! :linguadefora:
"Substrato, em ecologia, refere-se à superfície, sedimento, base, ou ainda qualquer outro meio que possa servir de suporte a organismos vivos." (fonte: Substrato (ecologia) – Wikipédia, a enciclopédia livre)
Substrato é o meio na qual o micélio se instala, e, dito isso, não é possível fazer a extração de nenhum composto psicoativo dos substratos usados no cultivo dos cogumelos - o substrato é usado como fonte de nutrientes simples. Quem produz tais compostos, por sua vez, é o fungo, e como o artigo se refere somente ao cultivo de plantas e substratos, e não de fungos, dos quais possam ser extraidos tais compostos, o cultivo dos ditos cogumelos não pode ser tipificado.
É uma situação analoga à da ayahuasca, regulamentada pelo conad 01/2010. Negar isso legalmente seria ferir a isonomia prevista em constituição, inclusive. Mesmo se fosse parar na justiça isso aí, em última instância, com todas as pesquisas recentes fortalecendo a segurança e benefícios do uso, bem como o extenso registro de uso religioso, o stj não teria como tomar decisão diferente. Existem ainda outros motivos legais que impediriam a tipificação, mas enfim...

Abrasso!
 
Não é! :linguadefora:
"Substrato, em ecologia, refere-se à superfície, sedimento, base, ou ainda qualquer outro meio que possa servir de suporte a organismos vivos." (fonte: Substrato (ecologia) – Wikipédia, a enciclopédia livre)
Substrato é o meio na qual o micélio se instala, e, dito isso, não é possível fazer a extração de nenhum composto psicoativo dos substratos usados no cultivo dos cogumelos - o substrato é usado como fonte de nutrientes simples. Quem produz tais compostos, por sua vez, é o fungo, e como o artigo se refere somente ao cultivo de plantas e substratos, e não de fungos, dos quais possam ser extraidos tais compostos, o cultivo dos ditos cogumelos não pode ser tipificado.
É uma situação analoga à da ayahuasca, regulamentada pelo conad 01/2010. Negar isso legalmente seria ferir a isonomia prevista em constituição, inclusive. Mesmo se fosse parar na justiça isso aí, em última instância, com todas as pesquisas recentes fortalecendo a segurança e benefícios do uso, bem como o extenso registro de uso religioso, o stj não teria como tomar decisão diferente. Existem ainda outros motivos legais que impediriam a tipificação, mas enfim...

Abrasso!

Logo saberemos.
Um colega tomou enquadro na lei antitóxicos. Apenas com cogumelos pelos correios
Vai agora para 1 instancia.

Com isso fica mais fácil definir, do que apenas nossas opiniões sem OAB
 
Logo saberemos.
Um colega tomou enquadro na lei antitóxicos. Apenas com cogumelos pelos correios
Vai agora para 1 instancia.

Com isso fica mais fácil definir, do que apenas nossas opiniões sem OAB
Verdade amigo, pegaram os casing do cara, onde no próprio laudo do laboratório disse que não contém nenhuma substância pisicoativa. Só que pegaram alguns cogus tbm. O que manda é o cara ter dinheiro e um bom advoga aí sim vai dizer se vc pode ou não portar,vender, consumir cogumeles
 
Última edição por um moderador:
Substrato é o meio na qual o micélio se instala, e, dito isso, não é possível fazer a extração de nenhum composto psicoativo dos substratos usados no cultivo dos cogumelos - o substrato é usado como fonte de nutrientes simples.
Nah. É possível obter psilocibina a partir do substrato sim. É assim que fazem na Holanda, inclusive, onde o cogumelo é proibido, mas o micélio não.
 
Nah. É possível obter psilocibina a partir do substrato sim. É assim que fazem na Holanda, inclusive, onde o cogumelo é proibido, mas o micélio não.
Não é, e eu especifiquei bem o motivo. Na holanda é feito o cultivo de trufas ao invés de cogumelos, a única diferença é essa - a extração é feita do fungo, não do substrato.
É virtualmente impossivel extrair psilocibina ou psilocina de qualquer tipo de substrato (aliás até onde eu sei é impossível extrair qualquer substância psicoativa de qualquer substrato), simplesmente porque não existe substrato que contenha tais substâncias. Ela são sintetizadas pelo fungo a partir dos nutrientes ali contidos, e não extraídas. São coisas completamente diferentes. Cu não é bunda e bunda não é cu, e legalmente isso tem seu valor.
A única coisa que pode ser discutida por não ser bem definida é se a proibição se aplica à substância isolada ou se também é válida para quando está contida dentro do cogumelo.
 
Logo saberemos.
Um colega tomou enquadro na lei antitóxicos. Apenas com cogumelos pelos correios
Vai agora para 1 instancia.

Com isso fica mais fácil definir, do que apenas nossas opiniões sem OAB

Pedi pra um conhecido que trabalha no departamento de narcóticos da civil aqui de curitiba tentar descobrir pra mim qual era o posicionamento da instituição, e ele disse que o responsável pelas decisões quanto ao prosseguimento de investigações e indiciamentos retornou que a proibição surge a partir da extração do princípio ativo, justamente pelo fato da espécie não constar na lista da anvisa, e que o porte e venda do cogumelo em si não é crime mesmo, mas que apesar disso, dependendo da sorte do indivíduo, pode acabar ficando preso 5 dias na temporária e dependendo do lugar até mesmo ser indiciado e ficar mais tempo caso não tenha advogado, bom porque na perícia do IML realmente vai dar positivo pra presença de substância proibida (que é basicamente o que aconteceu com o rapaz lá do MS). É o tal fucinho de porco.
 
Back
Top