Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos possivelmente contaminados

claramr

Esporo
Cadastrado
09/12/2021
3
1
30
Oi, gente!
Minha primeira vez por aqui.
Fiz meu primeiro cultivo de MDK e tive alguns problemas com contaminação (trichoderma) que aparentemente foi controlada bem no começo já que não surgiram mais manchas verdes.
Eu fiz a colheita agora e eles estão com uma aparência um pouco estranha, a base deles tá como se fosse com uns pelinhos brancos (desculpem os termos leigos), e eu mantive a umidade muito alta durante a frutificação, acho que eles não se desenvolveram muito bem.
Eu queria saber se alguém poderia me indicar se eles estão contaminados ou se posso consumir.

Caso haja contaminação, existe algum que dê pra salvar?

Muito obrigada!
 

Anexos

  • IMG_3598.JPG
    IMG_3598.JPG
    1.5 MB · Visualizações: 37
  • IMG_3600.JPG
    IMG_3600.JPG
    1.2 MB · Visualizações: 36
  • IMG_3601.JPG
    IMG_3601.JPG
    1.2 MB · Visualizações: 34
  • IMG_3602.JPG
    IMG_3602.JPG
    1.5 MB · Visualizações: 37
  • IMG_3603.JPG
    IMG_3603.JPG
    1.5 MB · Visualizações: 40
  • IMG_3604.JPG
    IMG_3604.JPG
    1.4 MB · Visualizações: 41
Solução
Eu queria saber se alguém poderia me indicar se eles estão contaminados ou se posso consumir.
Esses pelinhos brancos são normais dos próprios cogumelos, pode ficar tranquila.
Eles aparentam estar saudáveis. Pode seguir para a secagem ou consumo por meio de chá (recomendo sempre chá, independente se é cultivado indoor ou achado por aí)
Eu queria saber se alguém poderia me indicar se eles estão contaminados ou se posso consumir.
Esses pelinhos brancos são normais dos próprios cogumelos, pode ficar tranquila.
Eles aparentam estar saudáveis. Pode seguir para a secagem ou consumo por meio de chá (recomendo sempre chá, independente se é cultivado indoor ou achado por aí)
 
Upvote 2
Solução
Esses pelinhos brancos são normais dos próprios cogumelos, pode ficar tranquila.
Eles aparentam estar saudáveis. Pode seguir para a secagem ou consumo por meio de chá (recomendo sempre chá, independente se é cultivado indoor ou achado por aí)
Nossa, muito obrigada!!
Essas partes deles que estão mais escuras são normais também? Em algumas fotos dá pra ver uma leve cinza/verde no "caule".
 
Upvote 0
Só para completar a resposta do querido @Obb.

Esses pelinhos são causados pela umidade em excesso.
O que explica também o micélio branco em cima do chapéu e o formato dos cogumelos

Claro, sem ver o terrário não dá para ter certeza.
Também tem casos que é presença de contaminantes.

Mas é questão de estética e quantidade de produção.
São saudáveis iguais.

Ler sobre bruising
 
Upvote 0
Essas partes deles que estão mais escuras são normais também? Em algumas fotos dá pra ver uma leve cinza/verde no "caule".
Caiu um pouco de esporos nos caules. O esporos são escuros e microscópios, mas como é uma grande quantidade, dá uma tonalidade de cinza onde cai um pouco.
E quando machuca o cogumelo, ele fica meio verde ou azul. Se você quebrar ele em dois, você verá com bastante clareza a mudança de cor, apesar de que será azul por ser um machucado forte.
 
Upvote 0
Só para completar a resposta do querido @Obb.

Esses pelinhos são causados pela umidade em excesso.
O que explica também o micélio branco em cima do chapéu e o formato dos cogumelos

Claro, sem ver o terrário não dá para ter certeza.
Também tem casos que é presença de contaminantes.

Mas é questão de estética e quantidade de produção.
São saudáveis iguais.

Ler sobre bruising
Realmente foi excesso de umidade. Acho que primeira vez é assim mesmo. Obrigada pela resposta e pelas dicas!! :)

Caiu um pouco de esporos nos caules. O esporos são escuros e microscópios, mas como é uma grande quantidade, dá uma tonalidade de cinza onde cai um pouco.
E quando machuca o cogumelo, ele fica meio verde ou azul. Se você quebrar ele em dois, você verá com bastante clareza a mudança de cor, apesar de que será azul por ser um machucado forte.
Obrigada! Tô mais tranquila agora! :)
 
Upvote 0
Back
Top