Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cogumelos in vitro com Chapéus pretos

ExPoro

Enteogenista Apaixonado pela Vida
Cultivador confiável
14/04/2015
3,699
1
64
Oi, gente, gostaria de mostrar algo curioso num flush acidental in vitro do meu 9° cultivo (Diário Completo #1). Eis as fotos:

1 - frutificação in vitro chapeus pretos 1.JPG 1 - frutificação in vitro chapeus pretos 2.JPG --> em dois copos diversos cogumelos ficaram com o chapéu bem preto.

Já que criei o tópico, aproveito e pergunto: isso é problema? Bem, considerei que não após analisar, e até já fiz o chá. :D

O cheiro e o aspecto estavam normais, então entendi que foi resultado dos cogumelos não conseguirem abrir nem um pouco o chapéu devido à extrema falta de espaço. Eles ficaram com a cor de chapéus velhos, mas não abriram. :coffee:

E é isso, só pra mostrar esse negócio que nunca tinha visto antes num cultivo meu. :bigode:
 
Galera, será que vocês podem me ajudar, comecei um cultivo in vitro que ta mais ou menos igual esse ai, os cogumelos estão nascendo nas "beiradas" como se ficassem espremidos, o que faço? Tiro o substrato de dentro do vidro?
 
Ora pois, se a idéia do cultivo in vitro é essa mesma...
Você vai precisar tirar o bolo de dentro do vidro para colhê-los de qualquer forma, então aguarde até que os cogumelos se desenvolvam a contento, colha-os e depois coloque o bolo no terrário para os flushes seguintes.
 
Sei que vai tarde esta resposta, mas pra quem ler...

Você vai precisar tirar o bolo de dentro do vidro para colhê-los de qualquer forma, então aguarde até que os cogumelos se desenvolvam a contento, colha-os e depois coloque o bolo no terrário para os flushes seguintes.

Já se a ideia for prosseguir com o cultivo in vitro, coloque os bolos de volta nos copos, e uma camada de vermiculita nova em cima criando um "casing" pra evitar a perda de umidade. Se o bolo estiver muito seco, faça o dunk de 24h pelo menos. O dunk depois ajuda também na hora de colocar a vermiculita em cima, não cair muito nas laterais, pois ela gruda no bolo no topo. Mesmo com o bolo seco, procure fazer com a vermiculita apenas uma camada protetora em cima, deixando os bolsões de ar dentro do copo, no espaço entre o bolo (cada vez menor a cada flush) e o vidro do copo ou pote. :)

Após o segundo flush, com a redução do bolo, que começa a ter que usar mais vermiculita pra fazer essa camada em cima.

P.S.: existem muitos métodos de andar com o in vitro, esse é o que tenho feito. Como resultado, o cogumelo que nasce pode crescer e amadurecer dentro do vidro, ou romper a camada de vermiculita e vir pra fora, pro ambiente externo. A única diferença é que este que vem pra fora pode se tornar mais duro, mais seco, em relação aos cogumelos que crescem dentro do vidro ou em terrários, devido à perda de umidade pro ambiente caseiro sem controle de temperatura e umidade. Somente uma secagem total (cracker dry) poderá dar a dosagem estimada correta para os que saem da vermiculita, pois a estimativa de 10% (frescos x secos) não se aplica a eles.
 
Back
Top