Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Cogumelo no Filtro Manga ou no plastico.

E se, ao invés de pasteurizar a palha, esterilizar a palha em panela de pressão como se faz na PF Tek?
 
E se, ao invés de pasteurizar a palha, esterilizar a palha em panela de pressão como se faz na PF Tek?
Cubensis gosta muito de palha de trigo, a Pasteurização é diferente da esterilização.

A pressão em uma panela chega a aproximadamente 2 atm e então a temperatura no interior da panela é cerca de 120º C, tanto faz o tamanho, isso acaba com a vida ai presente, onde na Pasteurização se mantem algum organismos que sao beneficos dependendo do caso.

Se almentar a pressao almenta a temperatura, “Lei de Clapeyron-Clausius”

(Nunca esterilizei palha, não sei seus efeitos na pratica.) mas para este substrato acho que são poucas as quantidades físicas para compensar este processo.



De forma geral, apesar de ser uma estrelinha novata, creio que tanto um quanto outro funcionam, apesar de ser dicifil na cidade de pedra conseguir palha de trigo, mas Cubensis gosta de uma palha.
 
Última edição:
E se, ao invés de pasteurizar a palha, esterilizar a palha em panela de pressão como se faz na PF Tek?
Saudações @Smushkin Boa noite, Eu como estrela estive cadente por ai, mas vim a cair por aqui :) Agora veja que tanto um quanto o outro em teoria daria certo, a diferença é que pasteurizar é diferente de esterilizar que por sua vez deixa o substrato mais suscetível a contaminações, a grande quantidade de colonizado que se coloca é justamente para uma colonização rápida diminuindo possível contaminação, esterilizando seria melhor não colocar em filtro manga, mas em plástico para diminuir contaminação, Cubensis gosta de uma palha o difícil e conseguir ela nas cidades de pedra, boa sorte.
 
Esse tópico é para discussão geral do(a) Guia Cogumelo no Filtro Manga. Participe da discussão aqui.

salve @Estrelinha muito boa essa tek.

Vou usar ela.

só estou com uma dúvida: você disse que da pra colocar a vermiculita no forno a 200graus por 30 mim.

Ela acaba sendo esterilizada assim?

Posso fazer ela assim pra usar nos casing e pra substratos dos bulk tbm ?

Pois eu não tenho microondas mais tenho forno elétrico.

🙏🏻👊🏻🍄
 
Onde conseguir filtro de manga e qual micragem dele ?
Quais as dimensões desse?
Onde conseguir?

Também estou com essa dúvida, falta as informações tencincas do filtro ou qualquer filtro de manga serve?
Alguém sabe onde comprar online?
 
Última edição por um moderador:
Back
Top