Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo CLonegu #1 - Clonagem simples via CL - MDK - PF Pet Tek - 13º Cultivo

Diário de cultivo completo.
Olá a todos! Venho agora trazer a vocês minha primeira clonagem, a partir do seccionamento de um cogumelo fresco de MDK que foi posto em Cultura Líquida de mel com água mineral. Foi minha primeira tentativa, e fico feliz que deu certo, porque eu tinha pra mim que a CL tava mais que contaminada. Mas deu tudo certo! :contente:

Ah, resolvi nomear a PF Tek que usa garrafas Pet de PF Pet Tek ® pra simplificar. :geek:

Este não será um diário, mas apenas um registro, pois aguardei até o fim de todas as frutificações para poder trazer essas informações até o Teonanacatl.

:teo_seta_direita: Preparação, Inoculação e Colonização da Cultura Líquida

Resolvi fazer a receita com mel. Em qual proporção? Bem, pra quase 400 ml de água, coloquei uma colher de sopa de mel. Simples assim. Sem grandes pesagens, nem nada. Dado o princípio de que quanto mais elemento nutritivo, pior, não me preocupei se seria pouco, apenas sabia que estaria ali na média lida em um dos artigos da Biblioteca.

Nas fotos abaixo, já se verá o pote com água e mel pronto pra ir pra PP:
00a - preparo.jpg --> a única esterilização que fiz foi após colocar o mel na água. Essa era uma das razões que achei que podia dar errado, pois segui pouco do recomendado. Mas, felizmente, uma única esterilização na PP foi suficiente pra dar tudo certo.

Bem, após a PP, fui pra boca do fogão com um dos primeiros cogumelos que apareceram no meu Diário da Esperança #2. Apesar de saber que o primeiro seccionamento não gera um isolamento, mas apenas uma clonagem dos diversos micélios que estão no cogumelo, já aumentaria a chance de que a clonagem viesse com genéticas melhores:
00b.jpg 00c.jpg 00d.jpg --> Luvas e faca pra abrir o cogumelo recém-colhido e usar a carne interna dele para a clonagem.

01a - na incubadora.jpg 01b.jpg --> e foi pra incubadora até que houvesse micélio considerável, antes de ser posta então na geladeira para deixar hibernando um pouco (ou crescendo bem mais devagar) até eu resolver dar andamento à clonagem.

02a - colonização em andamento.jpg --> temos aqui a colonização em andamento;
02b - estado da colonização antes da geladeira.jpg --> e finalmente quando chegou neste estágio foi pra geladeira (onde ficou parado por 5 meses :LOL:).

Vejam que pelo aspecto do micélio dava pra ter apostado que não ia dar certo, que era tudo contaminado. Uma das desvantagens do mel é não poder avaliar a cor do micélio, eis que só via esta estranha nuvem.

:teo_seta_direita: Confecção da Seringa, Inoculação dos Substratos e Colonização

Pois é, sou muito preguiçoso, então ficou lá na geladeira envolvo em plástico escuro azul de lixo por quase 5 meses até eu ter disposição pra dar continuidade (de 22 de Junho até 2 de Dezembro do ano passado).

No mesmo dia que fiz a inoculação dos substratos, confeccionei a seringa:
03 - dia da feitura da seringa ao mesmo tempo com a inoculação.jpg --> Tudo foi feito na boca do fogão na mesma oportunidade, pois seringas de micélio não precisam hidratar, por razões evidentes.

Confecção da seringa com micélio: puxei o micélio da CL pra dentro da seringa usando uma agulha de calibre mais grosso.

Inoculação dos substratos com o micélio da seringa: logo em seguida, inoculei cerca de 2 ml em cada copo, e sobrou cerca de metade da seringa ainda.

04 - e foi pra incubadora - os 3 debaixo.jpg --> e foram os copos inoculados pra incubadora (são os 3 debaixo).

A CL voltou pra geladeira, envolta em seu plástico azul de lixo, onde se encontra até esta presente data.

A seringa foi reutilizada em uma inoculação que fiz há um mês atrás, mas que ainda não deu sinais. A questão é que esta mesma seringa só apresentou sinais de micélios mais de um mês depois! Como podem ver:

05b - 1 mês e 5 dias depois começavam as colonizações.jpg --> 1 mês e 5 dias depois (!!!) começavam as colonizações nos 3 copos (era pra ter uma foto do outro lado, mas a perdi).

E então:

06 - 2 meses 1 dia depois, foram pro dunk - detalhe pra vermiculita colonizada.jpg --> com 2 meses e um dia foram finalmente aniversariados, após a devida consolidação (4-7 dias após 100% de colonização).

:teo_seta_direita: Aniversário e Frutificação

Foram finalmente aniversariados, feitos dunk e roll e pras garrafas:
07a - após o dunk e roll nos terrários já prontos.jpg --> foram pros terrários Pet já prontos.

:!: Amigos cultivadores que como eu curtem o menor esforço possível, fazer roll é uma etapa simples que compensa muito!

07b - terrários no local em que ficam com condensação adequada nas paredes.jpg --> e aqui os terrários no local em que ficam. Como podem ver, a condensação está adequada nas paredes, demonstrando equilíbrio entre troca gasosa e umidade.

:!:
Um conselho sobre terrário Pet é não fazer furos extras nele para não correr riscos de prejudicar a umidade com excesso de troca gasosa. Conte apenas com o orifício superior para troca gasosa, e no máximo troque a tampinha por perlon, o que é aconselhável. De resto, siga o tutorial básico em tudo. Não que furos extras vão fazer dar errado, mas apenas aumentam as chances.

E agora, diversas fotos da primeira frutificação dos terrários:
08a - 12 dias dps - terrario 1 -cogumelão antes da primeira colheita.jpg 08b - 12 dias dps - terrário 2 - cogumelos amadurecendo antes da primeira colheita.jpg 08c1 - 12 dias dps - diversos cogumelos no terrário 3.jpg --> Em ordem, terrários 1, 2 e 3 - fotos aos 12 dias depois da colocação nos terrários.
08d - 12 dias desde colocação nos terrários - os três terrários antes da colheita.jpg
--> E aqui os 3 terrários lado a lado, com 12 dias, para a primeira colheita.

08c2 - 12 dias dps - MICÉLIO COLONIZOU TODA A VERMICULITA DO ROLL.jpg --> um adendo. Vejam a agressividade desse micélio da clonagem: todos colonizaram a vermiculita do roll! :teo_ninja:


----------------------------

Como esta postagem alcançou o limite de 20 fotos por post, vou repartir estes registros para a próxima postagem, onde lançarei as colheitas. Nos vemos em alguns minutos... ;)
 
Última edição:
:teo_seta_direita: Colheitas

Bem, chegamos então à primeira colheita, que foi bem farta:
09a - colheita 1 pesagem 1.jpg 09b - colheita 1 pesagem 2.jpg --> foram tantos os cogumelos que tive que fazer duas pesagens porque não dava tudo num pratinho só! :fome: Peso fresco total: 83,9 gramas frescas.

E daí, após a secagem, tive uma boa relação de peso fresco/peso seco de 11,5%:
09c - colheita 1 pesagem a seco.jpg --> após secagem, peso de 9,7 g secas! :blackalien:
09d - colheita 1 sendo armazenada.jpg --> e claro que tudo foi posto num
ziplock e guardado num pote hermético com sílica gel. :)

Bem, chegamos agora na hora de resumir todas as colheitas e o peso total seco de cada uma, neste cultivo já terminado:
  1. 9,70 g
  2. 2,74 g
  3. 1,64 g
  4. 1,16 g (*foto abaixo)
  5. 2,29 g
  6. 3,00 g
  7. 3,74 g
  8. 1,13 g
  9. 1,15 g
  10. 0,97 g
  • Total deste cultivo: 17,82 gramas secas de cubensis.
10a - segundo flush do bolo 2 - quarta colheita.jpg --> foto extra: a quarta colheita foi desta frutificação - segunda onda do bolo 2.


:teo_seta_direita: Fim das Frutificações por Contaminações

Após muito renderem, os bolos todos terminaram contaminados. Havia tirado fotos de todos, mas não salvei a foto do último que contaminou, que foi o bolo 1. Mas seguem as dos dois primeiros:
11 - contaminação no bolo 3 dia 23-03.jpg --> bolo 3, data da contaminação confirmada e descarte: 23/03.
12 - contaminação que nunca vi no bolo 2 dia 06-04 descartado.jpg --> bolo 2, data da contaminação confirmada e descarte: 06/04. Inclusive, nunca vi esta contaminação em meus cultivos, parecem pequenos pins mas não são, pois deram até mesmo sobre a argila expandida, entre outros indicadores. Já havia visto em fotos de outro membro, ano passado.

Acredito que o bolo 1 contaminou coisa de 1 ou 2 semanas depois, sendo também descartado.

E assim teve fim o meu primeiro cultivo de clonagem. :)

:teo_seta_direita: Considerações sobre este Cultivo de Clonagem

1 - Cultura Líquida pode ser bem mais simples do que já parece. Pegue água mineral, uns 300-400 ml, coloque uma colher não muito cheia de mel e leve pra PP pra esterilizar. Retire da PP quando for inocular e pronto.

2 - Até mesmo inoculações diretamente de micélios podem demorar bastante pra desenvolver, como foi o caso desta, que foi mais de 1 mês pra ter micélio visível. Depois um mês pra terminar de colonizar.

3 - Clonagens, mesmo sem isolamento, já geram uma incidência maior de micélios "melhores" porque a variedade de micélios reduz no bolo para os que estavam naquele cogumelo "objetivo" da clonagem. Apesar de não ser como um isolamento, a produção me pareceu mais tranquila e maior que uma inoculação ME de carimbos/seringas.

4 - Data de confecção da CL: Junho/2016. Data de inoculação dos bolos com a CL: Dezembro/2016. Data de frutificação: Fevereiro a Março/2016. Fim do cultivo: Abril/2016. Demorou muito porque eu demorei muito pra fazer as coisas. Mas o prazo da inoculação dos bolos até o fim da frutificação correu normal. O interessante é que uma CL na geladeira pode viver muitos anos, e até ser mais resistente ao tempo que uma seringa ou carimbo congelados. Vou prosseguir usando essa mesma CL enquanto ela continuar produzindo pra ver até onde vai.

5 - O melhor de tudo: produção de quase 18 gramas de cogumelos secos em apenas 2 meses de frutificação, sem qualquer cuidado diário... Foram apenas trocas da água oxigenada ao fundo a cada 1 ou 2 colheitas, e dunk quando muito seco, além de uma repassada de roll mas parei quando vi que sempre recolonizavam. Viva a PF Pet Tek!!! :eba:

:brincalhao:

E a todos que leram, um grande abraço. :D
 
Última edição:
Muito interessante a técnica! obrigado por compartilhar conosco! Assim que terminar minha mudança vou começar um cultivo de MDK.. fazer essa sua técnica de clonagem na CL, isolar na petri e então uma nova CL isolada.. farei um diário único com tudo isso. Até lá!
 
Caraca, que cultivo sensacional. Eu estava estudando a respeito de cls para tentativas futuras de cultivo através de cl eu pude absorver informações cruciais para a tentativa de cultivo com cls. Meus parabéns pelo cultivo e agradeço muito pelo conhecimento repassado com certeza não só para mim mas para todos do fórum
 
@ExPoro fiquei na duvida em como vc faz a troca de ar e burrifação de agua com esse terrario de pet, não vi nenhum furo nele alem da boca da garrafa.

Então, @Domesticador, tudo beleza? :)

Primeiro vou citar um trecho meu deste diário:

:!: Um conselho sobre terrário Pet é não fazer furos extras nele para não correr riscos de prejudicar a umidade com excesso de troca gasosa. Conte apenas com o orifício superior para troca gasosa, e no máximo troque a tampinha por perlon, o que é aconselhável. De resto, siga o tutorial básico em tudo. Não que furos extras vão fazer dar errado, mas apenas aumentam as chances.

Sobre a troca de ar. Então, ocorre que no terrário Pet a forma da garrafa cria por si mesma um fluxo de ar que entra e sai através do orifício da tampa. Por isso, originalmente, se pode regular "mais pra umidade" fechando mais a tampa (sem vedar totalmente) e "mais pra troca de ar" deixando a tampa mais frouxa. Hoje em dia, no entanto, eu aconselho trocar a tampa por um perlon, que normalmente já deixará a troca de ar satisfatória sem afetar a umidade, enquanto a tampa pode dar muitas variações.

Com isto, a garrafa Pet dispensa a troca gasosa manual ou automatizada, porque já ocorre de forma mecânica naturalmente. Claro, se o cultivador fizer a troca de ar abrindo pra abanar 3x ao dia, terá uma produção maior. Mas se não fizer, ficará OK e produzirá também. Nunca fiz os testes pra avaliar a diferença de produtividade abanando ou não, porque minha ideia é sempre ter a maior produtividade (fator menos importante) em função do menor trabalho possível (fator indispensável).

Agora, por que eu tirei os furos inferiores? Então, eu costumava adicionar furos embaixo, nos primeiros cultivos. Até que cheguei no Diário da Esperança #1 (cultivos 6 e 7) e tive problemas em manter a umidade. A partir daí, me dei conta, com algumas tentativas simples, que os furos inferiores, além de não garantirem uma melhor qualidade de troca gasosa (isso tem mais a ver com a tampa), ainda podiam afetar a umidade interna do terrário, a depender de vários fatores. Ou seja, sempre que não houver furos inferiores e que a tampa estiver adequada (ou com perlon), a umidade e a troca gasosa estarão regulares. Por isso, não recomendo fazer furos inferiores e não os fiz. ;)

Sobre borrifação. Eu nunca fiz manutenção diária de borrifação em terrário. No caso da garrafa Pet, conto apenas com seu pouco volume interno e observo se as paredes da garrafa estão com a condensação adequada. Não sei no que daria fazer borrifação, mas não faço. Sei entretanto que fazer um roll ajudou na questão da produção de forma sensível.

Para redução do trabalho de cuidado diário, apenas faço dunk (24-48 h) se o bolo estiver muito seco na hora da colheita. Não faço mais nada para questão da umidade, exceto recarregar a água oxigenada no fundo caso esteja começando a ficar baixa (verificando as paredes da garrafa).

Existe também uma dica pra garrafas Pet quando se quer mais umidade ou menos, além da tampa. "Basta" encaixar mais pra baixo a parte superior da garrafa para aumentar a facilitação de aumento da umidade (pois reduz o volume interno), e mais pra cima pra reduzir (pois aumenta o volume interno).

E é isso.

No mais, dá uma olhada no tutorial básico sobre garrafas Pet. :)
 
Apenas água oxigenada. Eu compro garrafa de 1 litro de água oxigenada, que rende bastante. Procure em lojas grandes de comésticos ou em lojas de materiais hospitalares, médicos ou odontológicos. :)
 
Apenas água oxigenada. Eu compro garrafa de 1 litro de água oxigenada, que rende bastante. Procure em lojas grandes de comésticos ou em lojas de materiais hospitalares, médicos ou odontológicos. :)
usar apenas agua ou agua oxigenada diluida acredita que teria algum problema no terrário ? Não vou ter como conseguir a agua oxigenada de 1 L hj, e os bolos já estão em tempo de sair do dunk !
 
Eu ja cultivei sem usar nem água oxigenada... acho que não funfa misturar água oxigenada com água comum... tenta outro método de assepcia das argilas, como deixar de molho em solução diluída de água sanitária por umas horas antes de colocar no terrário. Aí no fundo da Pet só bota água mesmo. :coffee:
 
Eu ja cultivei sem usar nem água oxigenada... acho que não funfa misturar água oxigenada com água comum... tenta outro método de assepcia das argilas, como deixar de molho em solução diluída de água sanitária por umas horas antes de colocar no terrário. Aí no fundo da Pet só bota água mesmo. :coffee:
sim as argilas já estão em solução de água sanitária. Pensei que a agua oxigenada não estivesse relacionado a assepsia, e sim à oxigenar mesmo do terrario... vou fazer o roll e mandar pro terrario
 
sim as argilas já estão em solução de água sanitária. Pensei que a agua oxigenada não estivesse relacionado a assepsia, e sim à oxigenar mesmo do terrario... vou fazer o roll e mandar pro terrario

Hmmm... não sei o quão relevante pode ser pra oxigenação do terrário a água oxigenada. :coffee:

Sei que ela é efetiva por 3 dias lá dentro, e depois só resta água mesmo. Mas neste tempo já matou o que tinha nas argilas, e ajudou um pouco o terrário como um todo.
 
Hmmm... não sei o quão relevante pode ser pra oxigenação do terrário a água oxigenada. ☕

Sei que ela é efetiva por 3 dias lá dentro, e depois só resta água mesmo. Mas neste tempo já matou o que tinha nas argilas, e ajudou um pouco o terrário como um todo.
Incrível essa técnica da garrafa pet. Muito simples. Vai ser meu terrário com certeza. Além do mais que caixa organizadora está muito caro, no meu bairro não acha por menos de 60$ e garrafa pet tem um monte por ai. Já ajudamos a reutilizar de uma maneira mais útil rsrsrs a doida mesmo aqui
 
Que relato de cultivo mais legal, @ExPoro !

Vou fazer um novo cultivo a partir de carimbo e quando tiver frutos pra clonar vou tentar imitar essa técnica sua. A moderação do fórum que me perdoe por perguntar quando poderia pesquisar, mas vou pegar um atalho hahaha

Para essa CL que vc fez, você tomou algum cuidado especial para o manuseio do fruto que você usou? Pelo que eu entendi - me corrija se entendi errado, por favor - primeiro precisa esterilizar a mistura de água e mel na PP. Depois de esterilizado, tem que colher o fruto, cortá-lo e retirar a carne de dentro dele para colocar dentro do líquido né? Nessa etapa você faz como? Leva o terrário até a boca do fogão e manuseia o cogumelo com luva? Ou a preocupação com o uso de luvas e a assepsia é somente na hora de fazer o corte no cogumelo?
 
Para essa CL que vc fez, você tomou algum cuidado especial para o manuseio do fruto que você usou?
Mãos bem limpas com álcool 70 ou luvas de procedimento.

Procuro usar frutos de bolos recém-inaugurados. Assim saem sem contaminantes, ou com poucos.

Não usar o chapéu porque micélio terciário não reverte em secundário quando é tecido do chapéu. Cria uma camada de tecido de chapéu na CL que atrapalha de pegar a CL na seringa.

Pelo que eu entendi - me corrija se entendi errado, por favor - primeiro precisa esterilizar a mistura de água e mel na PP. Depois de esterilizado, tem que colher o fruto, cortá-lo e retirar a carne de dentro dele para colocar dentro do líquido né? Nessa etapa você faz como? Leva o terrário até a boca do fogão e manuseia o cogumelo com luva? Ou a preocupação com o uso de luvas e a assepsia é somente na hora de fazer o corte no cogumelo?
1 - sim
2 - tiro o bolo do copo, corto o cogumelo in vitro, abro ele e pego um pedaço interno a ser jogado na CL. Usar máscara e toucas. Mesmo tipo de cuidado q se tem com a inoculação.

A todo momento dps da PP, usar luvas ou mãos desinfectadas.
 
Back
Top