Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

CL contaminada? Micélio com cor amarelada

Poeiraviva

Hifa
Contribuidor
20/03/2019
401
15
Olá pessoal. Como já tinha postado em um de meus diários de cultivo, comprei duas CL que vieram desse jeito.
120190409_082619.jpg

220190409_082545.jpg

A número 2 não apresenta nem sinal de micélio, apenas uma água turva branca que de cara já penso estar contaminada. A minha dúvida é a número 1, pq achei que poderia ser algum tipo de excreção micelial ou o açúcar que foi usado. A água está límpida e translúcida, porém, o micelio está com essa cor amarelada estranha. O que pode ser??
 
Cultura líquida pode ser muito traiçoeira as vezes, eu tive uma que estava com a água meio estranha, puxei com a seringa (na esperança de usar caso esteja sem cheiro) e realmente, a filha da mãe estava normal, na seringa agora está esbranquiçada e inclusive postei na mídia do fórum.
Eu não usaria, colorações fora do branco nunca são positivas...
Quanto a da 2, pode ser uma cultura líquida feita a partir de spawn.
106343
Cultura Líquida feita com Spawn colonizado

Você que fez a segunda? caso tenha comprado de algum lugar provavelmente é alternativa do spawn colonizado.
 
Upvote 0
Cultura líquida pode ser muito traiçoeira as vezes, eu tive uma que estava com a água meio estranha, puxei com a seringa (na esperança de usar caso esteja sem cheiro) e realmente, a filha da mãe estava normal, na seringa agora está esbranquiçada e inclusive postei na mídia do fórum.
Eu não usaria, colorações fora do branco nunca são positivas...
Quanto a da 2, pode ser uma cultura líquida feita a partir de spawn.
View attachment 106343
Cultura Líquida feita com Spawn colonizado

Você que fez a segunda? caso tenha comprado de algum lugar provavelmente é alternativa do spawn colonizado.
As duas foram compradas e chegaram assim. É estranho pq não vejo nada de micélio na 2 e no artigo sobre contaminantes tem uma CL bem parecida com essa água turva. Então a número 1 posso descartar? Estava pensando justamente que a 1 era a não contaminada kkkk
 
Upvote 0
As duas foram compradas e chegaram assim. É estranho pq não vejo nada de micélio na 2 e no artigo sobre contaminantes tem uma CL bem parecida com essa água turva. Então a número 1 posso descartar? Estava pensando justamente que a 1 era a não contaminada kkkk
Seguindo o post de CL em Spawn, parece que a segunda é a saudável.
Dá uma sacudida na 1°, eu tive uma água de coco aqui q parecia contaminada "partículas suspensas" (mas na verdade era só os nutrientes), foi só agitar que normalizou a cor (talvez seja isso)
Se não sair a cor, eu jogaria fora...
 
Upvote 0
Seguindo o post de CL em Spawn, parece que a segunda é a saudável.
Dá uma sacudida na 1°, eu tive uma água de coco aqui q parecia contaminada "partículas suspensas" (mas na verdade era só os nutrientes), foi só agitar que normalizou a cor (talvez seja isso)
Se não sair a cor, eu jogaria fora...
Perfeito. Vou fazer isso assim que chegar em casa. Muito obrigado!! Esperanças renovadas ???
 
Upvote 0
Seguindo o post de CL em Spawn, parece que a segunda é a saudável.
Dá uma sacudida na 1°, eu tive uma água de coco aqui q parecia contaminada "partículas suspensas" (mas na verdade era só os nutrientes), foi só agitar que normalizou a cor (talvez seja isso)
Se não sair a cor, eu jogaria fora...
Então meu querido. Cheguei em casa aquele dia e fiz uma CL em seringa com a CL que eu já tinha. Usei 1ml da CL e adicionei 1 ml de agua oxigenada, 3ml de soro glicosado e 5ml de água destilada.
Ela está assim agora: 20190416_111506.jpg
Parece que o micélio está se desenvolvendo bem e aquela cor amarelada está sumindo.
 
Upvote 0
Então meu querido. Cheguei em casa aquele dia e fiz uma CL em seringa com a CL que eu já tinha. Usei 1ml da CL e adicionei 1 ml de agua oxigenada, 3ml de soro glicosado e 5ml de água destilada.
Ela está assim agora: View attachment 106423
Parece que o micélio está se desenvolvendo bem e aquela cor amarelada está sumindo.
A água está com uma cara boa mas se estiver contaminado eu não acho que a água oxigenada dará conta de resolver (ainda mais que ela também pode afetar o micélio)
 
Upvote 0
A água está com uma cara boa mas se estiver contaminado eu não acho que a água oxigenada dará conta de resolver (ainda mais que ela também pode afetar o micélio)
Pois é eu tbm acho que não tem mto efeito benéfico. Só fiz pq vi um pessoal da gringa fazendo igual. Mas quando fiz ela quase não enxergava micélio dentro e agora tem essa nuvem. Nas próximas não vou usar!
 
Upvote 0
Nao e nehum risco fazer uma seringa de 5 ml so e inocular ums copos de prova...
Se ta ja com muita duvida porque quem vendio nao da o suporte necessario .. entao tente procurar no foro em doaçao de carimbos... tal vez tenha melhor sorte @
Abz
 
Upvote 0
Nao e nehum risco fazer uma seringa de 5 ml so e inocular ums copos de prova...
Se ta ja com muita duvida porque quem vendio nao da o suporte necessario .. entao tente procurar no foro em doaçao de carimbos... tal vez tenha melhor sorte @
Abz
Pois então, não estou conseguindo acessar a parte de trocas e doações. Até tenho bastantes CL's que gostaria de doar.
 
Upvote 0
Entao faz a prova para tirar as duvidas e seguir na frente...
Tira uma seringa de cada CL e coloca em um copo para teste...
E o melhor jeito de saber..

Melhor seria uma placa de petri.. mais acho que ainda vc nao trabalha em elas..

Minha sugerencia.
Teste e erro...

Abz
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Back
Top