Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

CL com batatas

Cafe

Esporo
Cadastrado
16/12/2020
14
2
31
Salve galera tufo muito que bom ? Enfim...

Estou aqui para difundir e saber mais informacoes sobre essa tentativa que nao sei se ja existe como tecnica. Li sobre culturas com agar em placas e tals, entao resolvi tentar fazer uma Cultura liquida com a agua da fervura das batatas, assim como BDA. Coloquei do volume total no frasco, 50% dessa agua + 45%de soro glicosado 5% + 5% de agua mineral, logicamente esterelizando essa agua da fervura das batatas por 25 min na pressao, depois da mistura coloquei uma parte de 1cm² de um carimbo de esporos da especie B+akm.
Apos 3 dias o micelio estava muito bem desenvolvido, oque me deixou um pouco preocupado com contaminacoes, mas com uma cor opaca resolvi manter e fazer teste em substrato, preparei milho de pipoca como grao pra meu substrato, e tive uma surpresa, esta desenvolvendo super bem no grao.

Enfim, assim que eu puder vou postar fotos. Mas gostaroa desaber se alguem ja ouviu falar dessa maneira ou ja fez, gostaria de uma luz pra saber mais sobre, relacao a temperatura para essa agua de batatas nao estragar, e se tem um tempo de utilização dessa cultura liquida, maneira de filtrar essa agua de batata com mais facilidade, enfim, agradeco a atencao de todos.
 
Fotos da cl e inoculado no grao
 

Anexos

  • 20211109_134922.jpg
    20211109_134922.jpg
    939.6 KB · Visualizações: 23
  • 20211109_134858.jpg
    20211109_134858.jpg
    1,015 KB · Visualizações: 26
  • 20211109_134557.jpg
    20211109_134557.jpg
    764.1 KB · Visualizações: 27
  • 20211109_134538.jpg
    20211109_134538.jpg
    2.3 MB · Visualizações: 27
É normal usar água de grão para fazer CL.
Podemos dizer a água de batata também conta haha.

Achei a CL opaca, normalmente, isso não é um bom sinal.
Além de que inocular Cl com diretamente com esporo tem uma chance muito alta de contaminar.

Tudo isso vai depender da sorte, porque mesmo que utilizando uma capela de fluxo laminar, não teria certeza da esterilidade do processo, por utilizar Esporos.

Então é só esperar a frutificação, até lá só conjunturas e palpites
 
Iniciei hj a CL com água de batata e melado de cana, vamos ver o que dá..
Semana passada fiz so com melado de cana e inoculei com grão de trigo colonizado, não tive resultado nenhum.
 
Iniciei hj a CL com água de batata e melado de cana, vamos ver o que dá..
Semana passada fiz so com melado de cana e inoculei com grão de trigo colonizado, não tive resultado nenhum.
Boa. Eu fiz com água de coco e não deu boa. Vou tentar tbm com mel e a BDA.
 
Back
Top