Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Chitwan - PFtek

Diário de cultivo completo.
Olá povo:)! Entrei na comunidade há 3 anos atrás somente como curioso, nunca tinha nem visto um cubbie de pasto, mas já sabia da magia por trás dos pequenos. Até que comecei a sonhar que estava procurando cogus pelo mundo, sempre os mesmos sonhos, eu procurava e nunca encontrava um cubensis, só outras espécies e amanitas (q eu n tinha interesse no sonho :ROFLMAO: )! Os sonhos foram mto recorrentes e perturbadores, até que resolvi cultivar! Já tive contato com outros enteógenos (e graças ao LamelaAzul com os cubbies tbm, thx Lamela rs), mas fiquei encantado com a “facilidade” e relativa rapidez de cultivar um cogumelo. Fora que sou um amante da natureza e sempre brinco que se não fosse o que sou seria um biólogo. Enfim vamos ao que interessa.

Comecei mesmo o cultivo no início do mês, mas como foi feito em condições precárias, e tirar fotos da confecção da seringa/inoculação é impossível na primeira vez (minha casa está em reforma total assim, bagunça pó e sujeira pra todo lado, se eu consegui sem glovebox qualquer um consegue heheheh) resolvi adiar o diário pra quando desse algum resultado. Os carimbos chegaram e resolvi começar com a strain Chitwan. Fechei um quarto relativamente limpo, limpei a bancada com cloro, cobri com um campo estéril de tnt, espirrei lysol, acendi 2 lamparinas que tenho, com máscara e luva estéril raspei o carimbo com lâmina de bisturi. Como um belo noob raspei o carimbo todo pq achei ele “ralo” rs, na próxima raspo só 1/4. Pelo menos fiz 3 seringas com ele (dava pra fzer 10 :cautious:) .

Pra ver como a situação está precária não tinha nem como ligar o fogão pra utilizar a panela de pressão. Tive que usar uma autoclave de consultório pra esterilizar os bolos PF clássicos. Tecnicamente isso seria bom, mas fugir da receita me deixou meio preocupado, a autoclave atinge uma pressão maior daí o ciclo pra esterilizar e mais curto, e ela ainda tem um ciclo de secagem que dura um bom tempo, daí achei o substrato mto seco. Foram 4 bolos em copos de whiskey. Assim que o fogão voltou pro lugar fiz mais 7 bolos em copos de vidro de requeijão esterilizados na PP por 1:30. Precisei especificar isso porque os bolos esterilizados na PP velha aqui de casa não contaminaram, germinaram mais rápido e parece que estão desenvolvendo melhor que os autoclavados.

Os 4 bolos autoclavados foram inoculados dia 31/07, e 7 da PP dia 04/07 e incubados numa caixa de isopor somente, todos apresentaram sinal de micélio por volta do dia 09/07 e estão atualmente em diferentes estágios de colonização, não consegui um padrão nos bolos (uns 60% e outros 20%). Um bolo que foi autoclavado contaminou, não joguei fora estou observando a briga do micélio com o trichoderma, mas vou descartá-lo assim que puder. Um outro bolo tá bem preguiçoso mas tem um ponto de micélio. Fiquei entediado outro dia rs e resolvi salvar um resto de seringa que não tinha nem 3ml fazendo 3 culturas líquidas como experiência (500ml/2 colheres de chá glicose Yoki) que já germinaram, agora vou ter que ir pra cozinha de novo!

Bolos indo pra autoclave


Um bolo no dia 09/08 e 5 dias depois



Uma cultura líquida


Colonização mais avançada


UFC microscópico quem ganha essa batalha? De um lado o micélio branquinho do outro o trich do mal rss!


É isso, só aguardando pra aniversariar algum bolito! Ainda não sei se vou de terrário, balde, tub até lá eu decido.
DSC_0816_979x551.jpgDSC_0847_979x551.jpgDSC_0903_979x551.jpgDSC_0777_979x551.jpgDSC_0906_979x551.jpgDSC_0885_979x551.jpg
 
Última edição:
Muito legal os seus sonhos viu... Eu também sonhava constantemente com eles, até que tive o contato. Logo após, a frequência de sonhos diminuiu. É, não dá pra escapar do chamado, quando ele vem, você deve ir!

Pena que um bolo contaminou. Lembre de tomar as precauções adequadas.

Boa sorte cara!
 
Cara, de noob não tem nada aí. Tá muito bonito seu cultivo, acompanhando...
 
Essa foto do trichnoderma vs micelio é digna de ganhar um concurso de fotos! Muito inspiradora; o lado negro da forca(ou verde melhor dizendo) vs o lado branco da forca!

A forca com você estar, Z-Boo ! (c/ mestre yoda encarnado)
 
Existem dois lados da Força: paz, serenidade e conhecimento formam o lado claro enquanto o lado sombrio é consistido pela agressão, raiva e medo. O universo é um lugar de equilíbrio: vida e morte, criação e destruição, amor e ódio. Assim sendo, ambos os lados da Força fazem parte da ordem natural.Ae
Ae Insider se liga no encontro! Não tem como o micélio engolir a contaminação toda ela tá mto grande, mas comparando o crescimento dos dois o micélio foi mto mais agressivo, uma coisa que não falei é que as duas primeiras fotos que postei dos bolos aqui no post são desse mesmo copo aparentemente saudável, aquele único ponto tá engolindo o copo todo!DSC_0912_551x979.jpg
DSC_0921_551x979.jpg
 
Nao seria interessante vc enterrar esse bolo que ta contaminado? tipo.. tenta tirar o maximo que puder da parte infectada e enterra o micéio.. sei la, acho um pecado jogar tudo isso fora :p

e Boa sorte no cultivo ;)
 
bonito!!parabens!!
so nao precisa embalar os copos em grau cirurgico amigo...;)

Foi a única forma mais discreta de esterilizar uns copos de arroz na autoclave da clínica sem dar explicações kkkkk

Nao seria interessante vc enterrar esse bolo que ta contaminado? tipo.. tenta tirar o maximo que puder da parte infectada e enterra o micéio.. sei la, acho um pecado jogar tudo isso fora :p e Boa sorte no cultivo ;)

É uma idéia, parece que o micélio não ta nem ai pra contaminação, olhei agora e ele tá até meio "entrando" nela, será que ele come o trich o_O? O foda é que não tenho nenhum canteiro por perto que eu possa ter algum controle. Vou ver se consigo fazer isso num vaso de plantas, já pesquisei uns tópicos sobre isso aqui mas achei difícil de encontrar. Valeu!!!
 
Última edição:
Nem tenha esperanças nesse copo Z-Boo, mas enterre ele, é o mais ético a se fazer, vai que... É só achar um vaso de plantas ou no próprio jardim de casa, uns 2cm de terra por cima, mantenha longe do sol e sempre reggae ele pra manter a terra úmida.
 
Primeira foto dos bolos, tirada hoje! Tudo branquinho :rolleyes:! E a foto de uma cultura líquida guerreira, era um copo menor que os outros e inundou de água até a boca, simplesmente joguei a água fora e inoculei mesmo com a proporção alterada, demorou 1 semana a mais mas apareceu um micelio discreto!
DSC_0953_979x551.jpgDSC_0950_979x551.jpgDSC_0956_979x551.jpg
 
estão todos com uma aparência bem saudavel!
 
Estão com uma ótima aparência mesmo. Agora é só ter paciência que eles ocupam o copo todo!!
Boa sorte, acompanhando!
 
Fala galera, os bolos estão indo bem já posso aniversariar 3 mas estou sem tempo e condições pra me dedicar só vou poder montar o terrário na quarta feira acredito que vai até ser melhor! A dúvida que surgiu foi quanto a cultura líquida, procurei a agulha de maior calibre (fui numa cirúrgica) mas mesmo assim não foi suficiente, a maior parte eu consegui inocular mas teve uma parte que entupia, tive que fazer um refluxo algumas vezes pra desentupir e acho que pode ter comprometido tudo. Mas como foi uma experiência tudo é válido. A seringa que utilizei era de 20ml e o calibre 25X0,7. Quais seringas vocês usam pra inocular cultura líquida? E onde compram? Valeu :)!!!
 
Faaala Z-Boo!!!!!!! Po mano bom saber que ta tudo indo certo aí!!
A agulha p/ seringa vc pode comprar uma 18G x 1,1/2. Te mandei uma mensagem falando onde comprar.
Ela dá uma entupidinhas mesmo, mas é só fazer como vc fez, puxar e mandar tudo de volta pro potinho de CL pra quebrar o micélio (pode mandar com força), aí vc puxa denovo e pronto. Não tem erro!
Abraços e boa sorte, em breve mais mágicos estarão aí pra te iluminar!
Paz!
 
Última edição:
Po essa de 1,1/2 deve passar bem, os copos inoculados com a CL já estão formando o micélio e até agora nenhuma contaminação! Ontem inoculei mais dois potes de milho com a CL, mas sei lá não botei mta fé, a qualidade do milho era mto ruim.

Hoje acordei e fui olhar o copo contaminado que fica no fundo de uma gaveta, tinha até uma barata perto o_O, e me deparo com o micélio matando a contaminação e ainda por cima pinando in vitro, coloquei num vaso de planta coberto por uma mistura de po de coco e vermiculita! Preciso montar esse terrário logo!!!
DSC_1008_551x979.jpgDSC_1006_979x551.jpg
 
isso ai, se o aspecto não está bom, ou apresentando um mínimo sinal de contaminante, enterra em vaso de plantas ou no jardim, de preferência onde não pegue sol.
 
Back
Top