Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Cheiro Forte de "Geladeira"

PedroMelco

Hifa
Cadastrado
10/03/2019
35
13
Olá a todos! Esse é meu primeiro post de meu primeiro cultivo

Um breve histórico.
Comprei uma cultura líquida de 10ml da strain Porto Rico (estava na promoção, de 39 por 24 reais)
Os substratos fiz seguindo um tutorial do Youtube (a saber; Esporos no ar), onde pedia Arroz integral triturado, vermiculita e água. Inoculei 4 potinhos de PP(5) e coloquei em uma caixa de sapato fechada. Apesar de morar no Sul, tem feito muito calor e a temperatura interna tem variado de 27 a 30 graus dentro da caixa, de
forma que eu não precisei colocar nenhuma fonte de calor. Durante todo o processo eu higienizava mãos e materiais com álcool 70.

Hoje é o terceiro dia da incubação e eu comecei a sentir um cheiro forte no quarto, rapidamente percebi que estava vindo da caixa. Abri e pude ter certeza de que se tratava dali. O cheiro me remete a cheiro de "geladeira", cheiro de "arroto", sabe? Também lembra cheiro de lancheira que estocou comida (fresca) por alguns dias.

É difícil explicar, mas não me parece ser um cheiro não familiar. Aproveitei que eu tinha aberto para olhar os potes e tirar as fotos (sem tê-los aberto) e pude ver que já havia nos locais onde inoculei (em apenas 1 dos potes), um micélio bem, beem fininho.
Devo me preocupar com esse cheiro? Devo eliminá-los logo?
O quarto onde estou deixando eles é pequeno, fica com a janela quase fechada (tem chovido muito em Curitiba). A caixa de papelão tem entradas e saídas passivas de ar( buracos pequenos nos cantos). A umidade dentro dos potes parece alta, com gotículas por toda parte interna
OBS> Quando chegou a seringa com a colônia liquida, eu deixei ela por 1 dia e meio na geladeira, mas devidamente embalada, da forma como veio pelo correio. Isso poderia ter causado alguma alteração?
OBS2 > Na última foto eu tentei capturar a imagem do micélio fino, apesar de estar bem na direção do furo, pode parecer apenas umidade, não sei.

Qualquer sugestão é válida, esperar alguns dias, jogar fora e fazer tudo de novo, trocar de caixa (tenho uma caixa de isopor que pensei que eu podia ter usado, etc).
Obrigado!WhatsApp Image 2019-03-10 at 8.18.21 PM.jpegWhatsApp Image 2019-03-10 at 8.18.40 PM.jpeg

-----Edit---- alguns detalhes que podem ajudar na charada----
- Eu não esterilizei os potinhos de polipropileno na panela de pressão, mas passei bastante álcool 70 neles antes de colocar o substrato.
A vermiculita também não esterilizei no microondas.
- No primeiro dia eu estava sem termômetro e coloquei uma fonte de calor, quando no segundo dia eu comprei o termômetro e testei a temperatura, ela estava em 32 graus C. Provavelmente ficou nessa temperatura durante o primeiro dia inteiro. Hoje já consigo manter entre 28 e 29 graus.
 
Última edição:
Eu não esterilizei os potinhos de polipropileno na panela de pressão, mas passei bastante álcool 70 neles antes de colocar o substrato.
A vermiculita também não esterilizei no microondas.

Oh reall?!?! :huh:
Tava pronto pra elaborar uma resposta maneira cheia de dicas e sugestões, mas depois dessa tive que parar.

O que posso adiantar é que isso tá contaminado sim! Para um micélio de cubensis começar a aparecer leva em torno de 5 a 7 dias (ou mais). Qualquer coisa mais rápida que isso é suspeita de contaminação.

Enfim, temos "toneladas" de posts aqui tratando da importância de uma boa esterilização, se você achou que apenas um álcool 70 bastaria, tudo o que posso te sugerir é estudar mais aqui no fórum.

Abraço, e tenha uma boa sorte!! :)
 
Upvote 0
Olá!

Tava pronto pra elaborar uma resposta maneira cheia de dicas e sugestões, mas depois dessa tive que parar.
Opa!!! Mas as sugestões são sempre bem vindas! uahsduahsdu

Primeiramente obrigado pela resposta! De fato eu só descobri o fórum depois de ter colocado os bolos para colonizar. O espaço de vocês é riquíssimo de informação e estou me instruindo para poder colocar pra colonizar outros bolos da maneira correta dessa vez.

Achei muito interessante uma info que achei passeando pelos tópicos que diz respeito à quantidade de água. Que se for pra errar na medida, que seja para menos! E acho que eu acabei colocando meio demais, ou os potes suaram mais do que o planejado. (além da falta de esterilização).

Sobre a vermiculita, eu imaginei que fosse dar problema antes mesmo de fazer a mistura. Ela foi comprada "à granel", embalada em saquinhos plásticos "à mão", sem que viessem embaladas de fábrica ou qualquer processo mais automatizado. Nesse sentido, quando me deparei com leituras que indicavam o cuidado no manuseio do processo todo, me dei conta de que eu poderia perder tudo tendo colocado aquele produto.

APesar de ter convicção de que um bolo contaminado já ferrou os demais, quero ver se consigo retirar aquele que cresceu a contaminação e ver se os demais vingam. Quero estender esse processo errado pra ver se consigo aprender com ele.

Deixei alguns ml's da cultura na geladeira caso desse errado o primeiro processo.
Obrigado!
 
Upvote 0
Ela foi comprada "à granel", embalada em saquinhos plásticos "à mão", sem que viessem embaladas de fábrica ou qualquer processo mais automatizado. Nesse sentido, quando me deparei com leituras que indicavam o cuidado no manuseio do processo todo, me dei conta de que eu poderia perder tudo tendo colocado aquele produto.

Não tem problema em usar essa vermiculita, o importante é seguir os procedimentos de esterilização da forma correta.
 
Upvote 0
Back
Top