Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Casing com uma pequena parte contaminada

Jpdovah

Hifa
Cadastrado
17/03/2018
24
19
27
Olá galera, estou de volta depois de dois anos parados no grupo e é muito bom ter vcs por perto novamente!! Me ajudaram muito nos meus primeiros cultivos.
Então pessoal, é meu primeiro cultivo em dois anos e já fui direto para o casing, composto por fibra de côco e vermiculita, com spawn do milho no meio. Coloquei ele no terrário há 5 dias e nesse tempo o micelio está se desenvolvendo, mas hoje de manhã notei uma coloração esverdeada em apenas um canto do bolo, como eu já tinha feito outros cultivos, para não perder o único casing que eu tinha eu tirei ele do pote, esterilizei tudo e raspei o local contaminado que.por acaso não era grande em comparação ao bolo, pois bem, voltei o bolo para o terrário e cobri com uma leve camada de vermiculita. Agora eu gostaria que vcs me ajudasem em uma questão; meu quarto é limpinho, o terrário é fechado com vários furos como vão ver nas fotos, uso um oxigenador de aquário e estou borrifando e abanando 3 vezes ao dia, temperatura está cerca de 24 graus e umidade 100%, luz fluorescente 12/12. Queria um conselho de vocês, é necessário fazer uma limpeza no terrário depois disso tudo? jogar algumas gotas de água sanitária na água do oxigenador ou no borrifador? O que me aconselham? Realmente não sei o que estou fazendo de errado.... Desde ja, agradeço de coração a vcs irmãos.
Paz!!!!!!
 

Anexos

  • IMG_20200212_161337350.jpg
    IMG_20200212_161337350.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 20
  • IMG_20200212_161349115.jpg
    IMG_20200212_161349115.jpg
    2.4 MB · Visualizações: 21
  • IMG_20200212_161324029.jpg
    IMG_20200212_161324029.jpg
    3.1 MB · Visualizações: 20
Tive uma contaminação brava uma vez, ficou tudo verde.

Tirei os contaminados e coloquei outros novos logo em seguida.
Nenhum dos novos teve trichoderma ate o 4 flush.

O esporo de trichoderma já está em todo lugar e é bem comum,
mas se o substrato estiver 100% colonizado e saudável,
então não terá problemas até ele enfraquecer.

De todas as contaminações eu diria que mais de 95% vem já dá incubação (fonte: minha imaginação), seja pela inoculação, esterilização defeituosa ou mau controle dos parâmetros. Isso também vale para a montagem de bulk/casing.

Se é um problema recorrente, o melhor é ver o processo.

Obs:lembrando que trichoderma é branco até esporular.
 
Upvote 0
Tive uma contaminação brava uma vez, ficou tudo verde.

Tirei os contaminados e coloquei outros novos logo em seguida.
Nenhum dos novos teve trichoderma ate o 4 flush.

O esporo de trichoderma já está em todo lugar e é bem comum,
mas se o substrato estiver 100% colonizado e saudável,
então não terá problemas até ele enfraquecer.

De todas as contaminações eu diria que mais de 95% vem já dá incubação (fonte: minha imaginação), seja pela inoculação, esterilização defeituosa ou mau controle dos parâmetros. Isso também vale para a montagem de bulk/casing.

Se é um problema recorrente, o melhor é ver o processo.

Obs:lembrando que trichoderma é branco até esporular.

Entendi,em muitos casos o problema não está no terrário em si mas sim no processo de colonização e inoculação.... Vou esperar e ver no que dá, tomara que ele se ressuscite depois dessa. Muito obrigado!
 
Upvote 0
Back
Top