Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Casal preso por causa dos cogumelos

AD47

Esporo
Cadastrado
04/04/2022
21
2
24
Falaaaa galera, acho que todos estão sabendo do casal que foram presos por causas dos cultivos de cogumelos e por conta de outras droga, se era realmente deles essas drogas….., e agr vem a dúvida depois dessa notícia a galera nos grupo vem dizendo que a psilocibina é realmente proibida mesmo não sendo sintetizada ela esta na lista de substâncias proibidas, entao seu uso nao é liberado e tbem ja deu pra sentir o recado da polícia que eles nao querem mais cogumelos circulando pela internet principalmente os cultivos, comecei o cultivo pouco tempo por informações de que nao é proibido maaas depois dessa notícia estou com receio sobre o cultivo mesmo sendo pra consumo próprio sem intenção de vender paras as pessoas, mas sempre tem o perigo dos policiais mudar a história mesmo falando que é pra uso ritualístico, então fico nessa dúvida depois desses acontecimentos tem certo riscos em continuar cultivando ?😥😢
 
Sempre teve... nenhum juiz ou órgão falou que não era ilegal..
Todos penalistas que conversei também sempre tiveram a mesma ideia.


Desde meu primeiro cultivo eu considero assim.
Se você cultivar em casa, sem sair divulgando aos céus, não tem como acontecer nada.
E se acontecer fica menos complexo de lidar, do que se estiver vendendo.

Sempre levei meu chá pronto quando vou ter trip fora de casa, o que também deixa mais seguro.

Mas se for o caso que encontrei, continua sando uma prisão em que não há apenas cogumelos e sim outras substâncias junto.
O que vi ainda tinha LSD, maconha, haxixe e MD.

Continua valendo que nunca houve prisão exclusivamente por porte/cultivo de cogumelos.
O único processo que tenho conhecimento continua aguardando.

Eu não tenho o inquérito policial desse caso, se alguém tiver e compartilhar, fica mais fácil ver se realmente o cogumelo foi o foco.
Por enquanto, assumo que não.

Isso não definiu nada novo, as coisas continuam como estão desde o inicio.

Aliás, esse é uma das maiores motivações para o cultivo próprio.
Ninguém vai ter ideia que você tem cogumelos.
Esporos não contem principio ativo, então carimbos sim estão em uma "zona cinzenta", mas que é considerado legal, até porque a dificuldade de identificar esporos de psilocybe é muito maior que analisar se há principio ativo.
Não há esse esforço na pericia.
 
Só complementando a resposta do nobre @Texugo num aspecto pragmático...

estou com receio sobre o cultivo mesmo sendo pra consumo próprio sem intenção de vender paras as pessoas

Nesse caso, mesmo que a Justiça dos tribunais superiores em grau de recursos rasgue a Constituição e os Princípios de Interpretação próprios da Ciência do Direito Penal e considerem o fungo (não listado na ANVISA) como precursor (o que deve constar na lista da ANVISA, mesmo que seja "óbvio" que o cogumelo contém psilocibina, mas em Direito Penal não é assim que as coisas funcionam)...

Será hipótese de cultivo para consumo próprio, se enquadrando em usuário, que não dá "em nada" (no sentido que não dá cadeia).

E, bem, cultivo de cogumelo não emite cheiro, então não tem nem como vizinho desconfiar se você não contar. E o uso não emite fumaça, nem tem barulho de funga-funga pra alguém saber que você tomou alguma coisa. Nem deixa marcas no corpo pra alguém desconfiar depois que passam os efeitos.

Além disso, há um desinteresse prático da polícia em ir atrás de meros usuários, porque "não dá em nada" e é tempo perdido. E isso quando já flagram usuários na rua, em blitz, etc. Então, a chance de arriscarem entrar numa casa é de 0%. Até porque pra ter mandado tem que ter um fundamento sério (como o caso do casal, que tinha um monte de registro na internet) pro juiz dar, e ninguém vai mover a máquina estatal de investigação pra prender um mero usuário.

Então... meros usuários como eu, fiquemos de boa, enquanto o cogumelo nos ajuda a sermos melhores conosco e com o próximo. Pode relaxar e manter seu cultivo pra uso próprio.

Inclusive, o uso de balança no caso de cogumelos não indica intenção de venda, porque o uso dele envolve a dosagem por peso, o que quer dizer que não ter uma balança para tomar cogumelos significa uso arriscado, oposto aos princípios de redução de danos da Política Nacional de Drogas, segundo a lei (art. 19, VI c/c art. 20 da Lei 11.343/06), que não foi alterada neste ponto, apesar dos esforços de tentarem enfiar uma retrógrada política de "abstinência absoluta" nesses últimos anos.
 
Bem bacana sua resposta, sempre aprendendo com vocês, muitooo obrigado pela informação 🍄🙏🏽
 
Inclusive, o uso de balança no caso de cogumelos não indica intenção de venda, porque o uso dele envolve a dosagem por peso
Eu discordo desse ponto, não importa o que a gente sabe ou acha, importa o que o policial vai achar.
Balança é um item que normalmente te joga pra tráfico direto, porque os policiais tão querendo fazer exatamente isso. Independente de você ser inocentado lá pra frente, sua vida já vai ter sido ferrada depois de um tempo de prisão preventiva (como fica seu trampo depois de uns 30 dias preso? E seu namoro? E seu relacionamento com a família?).
Balança, em geral, te coloca no tráfico porque o que importa na nossa lei de drogas é a opinião daquele jumento que vai invadir sua casa, se você der sorte ele entra sem mandado e ai sua defesa fica mais fácil porque todo o processo pode ser anulado.
Balança, sacos ziplock, material de embalagem, plástico filme, tudo isso vai ser colocado pelo policial como material para embalagem e distribuição. Já vi rolo de plástico filme usado em tatuagem ser colocado como material para embalagem....

Estamos no Brasil e não importa o que de fato aconteceu e nem o que é certo, importa o que acontece diariamente no nosso judiciário. Tudo depende de quem você é, da cor da sua pele e do seu CEP. Esses são os elementos que lá na frente, na mão do juiz, vão fazer a real diferença.

Porém, se você não é um otário que fica querendo pagar de zé droguinha na internet, você está seguro.
Como o Exporo disse, o cultivo de cogumelos é muito discreto, tanto quanto eles.
A policia não fica caçando cultivador de cogumelo, não temos essa perseguição no Brasil e aparentemente eles não se importam com isso (ainda).
O risco é pra quem resolve vender e pra quem resolve promover "rituais" envolvendo desconhecidos (especialmente quando não se tem seriedade, responsabilidade e formação pra isso). Essas pessoas poderão ser as grandes responsáveis por dias mais complicados pra gente, os cogumelos estão se popularizando nos últimos anos e é inevitável que em algum momento a gente vai ter algum tipo de dor de cabeça, esse caso é o exemplo perfeito disso.

Outro problema é que dificilmente quem tem cogumelos em casa tem apenas cogumelos em casa....

DdhZtYfWAAEsHHC.jpg
 
Última edição:
Olá, amigo @Barratorta. Bom dia! :)

Então, a questão que falei é de defesa num processo e explicações na investigação. De fato, se tiverem conhecimento sobre a autoclavagem, até a panela de pressão se duvidar eles levam pra delegacia alegando uso exclusivo pra tóxicos, mesmo cheia de marca de feijão queimado por fora kkk.

Mas, bem, temos esperanças concretas sobre um futuro melhor pros cogumelos no país: Brasil testará pela 1ª vez cogumelos psicodélicos para criar medicamento :contente::contente::contente:
 
E eu não sou advogado, mas tento seguir as orientações do pessoal da Rede Reforma, em especial do advogado Erik Torquato, inclusive recomendo: www.instagram.com/eriktorquatoadvogado/
Ele é incisivo ao dizer pra não ter balança em casa e nem nada que possa te incriminar ou jogar o processo pra esse lado, porque se acontecer tua vida se complica MUITO e a partir desse momento é roleta russa, depende na mão de quem o processo vai cair. Esse primeiro momento é super importante no processo. Nossos presídios estão abarrotados de consumidores presos como traficantes e a não ser que você tenha condição financeira pra pagar um bom advogado, todo cuidado é pouco.
De novo, é muito raro quem tem cogumelos em casa ter apenas cogumelos em casa... E a nossa lei de drogas não estipula quantidade, qualquer quantidade pode ser enquadrada como tráfico, principalmente se você tiver uma balança ou algo do tipo.

Mas a balança no nosso caso é realmente importante na hora da dosagem, então:
1 - Se tiver como, se livre da balança. Deixe com um amigo e quando precisar você pega, por exemplo.
2 - Evite estocar muita coisa, cultive apenas o necessário.
3 - Evite grandes invenções, quanto mais simples e caseiro seu cultivo aparentar ser, melhor. Evite ter equipamentos que possam indicar uma produção comercial, ou ter um ar de laboratório (as fotos e, como nesse caso, as reportagens importam).
4 - Não seja zé droguinha na internet, não saia contando pros outros e nem pagando de maluco por ai. O Teo é um local relativamente seguro devido ao anonimato que proporciona, evite se expor em grupos de facebook, instagram, etc.
5 - Não ande com nada que não for usar, não leve droga pra passear. O maior risco está na rua e não na sua casa.
6 - Seja o vizinho discreto que não levanta suspeitas.
7 - Quem tem um cofre em casa não sai por ai falando dele, ninguém vai saber do seu cultivo se você escolher não contar. O segredo do sucesso é o segredo.
 
Última edição:
DdhZtYfWAAEsHHC.jpg

kkkkkkkkkkkkk só agora que vi que você adicionou essa imagem. Ela é perfeeeeeeeita!
 
Link da reportagem para quem não viu:

 

Anexos

  • 1.jpeg
    1.jpeg
    174.3 KB · Visualizações: 24
  • 2.jpeg
    2.jpeg
    144.3 KB · Visualizações: 25
  • 3.jpeg
    3.jpeg
    88.9 KB · Visualizações: 24
Hmmm...

Cogumelo não é substância, é fungo, mas enfim...

32 tipos de cogumelos? Pow, então pelo menos 30 (só pans e cubs são cultiváveis entre os psicoativos que eu saiba) eram comestíveis/medicinais sem qualquer substância proscrita. Meter todos os cento e tantos quilos como psicoativos foi pelo desconhecimento da coisa, ou mesmo pra causar aquele impacto no canal.

Mas vamos lá... Pacotes padrões de vendas são de 5 gramas (pelos relatos no fórum, nunca comprei). Vamos supor que fosse tudo de psicoativo... 130000 gramas secas / 5 = 26 mil vendas!!!

Cé loko!

Nem o maior vendedor de cogumelos do Brasil deve conseguir vender isso tudo em anos.

----

No fim, eles traficavam um monte de drogas, mas o que chamou atenção foram os cogumelos, que em sua maioria deviam ser shimejis e shiitakes... mas, né... pois é...

----

Valeu, nobre @heaven, pelo vídeo trazido. :)


--------

Edit: pow, delegado... "o consumo pode ser muito danoso à saúde"? Bem, todas as pesquisas têm mostrado exatamente o contrário. Tem alguém com depressão na família que remédio nenhum dá jeito? Possui alguma mulher na família que foi estuprada e sofre de stress pós-traumático? O Sr mesmo tem algum vício em uma droga legalizada, como álcool ou cigarro, e deseja parar de usar? Algum amigo que tem câncer terminal e sofre com o pânico da morte por chegar e que você gostaria de fazê-lo viver os poucos meses de vida que lhe restam em paz? Dá uma olhada neste setor do fórum: Publicações Científicas .
 
@ExPoro acredito que os "32 tipos de cogumelos" são referentes a diversas strains. Na porta da geladeira/terrário tem uma lista de strains escrita a mão.
Em cultivo de ganja não é raro eles pesarem os vasos com terra e tudo na hora de falar quanta erva o cultivador tinha, e ai meia duzia de planta passa dos 100kg de "droga" na hora da reportagem, provavelmente eles pesaram os blocos com substrato pra inflar os números e fazer bonito na apreensão.
Pode ver que praticamente só tem foto de bag com substrato....
 
Última edição:
E eu não sou advogado, mas tento seguir as orientações do pessoal da Rede Reforma, em especial do advogado Erik Torquato, inclusive recomendo: www.instagram.com/eriktorquatoadvogado/
Ele é incisivo ao dizer pra não ter balança em casa e nem nada que possa te incriminar ou jogar o processo pra esse lado, porque se acontecer tua vida se complica MUITO e a partir desse momento é roleta russa, depende na mão de quem o processo vai cair. Esse primeiro momento é super importante no processo. Nossos presídios estão abarrotados de consumidores presos como traficantes e a não ser que você tenha condição financeira pra pagar um bom advogado, todo cuidado é pouco.
De novo, é muito raro quem tem cogumelos em casa ter apenas cogumelos em casa... E a nossa lei de drogas não estipula quantidade, qualquer quantidade pode ser enquadrada como tráfico, principalmente se você tiver uma balança ou algo do tipo.

Mas a balança no nosso caso é realmente importante na hora da dosagem, então:
1 - Se tiver como, se livre da balança. Deixe com um amigo e quando precisar você pega, por exemplo.
2 - Evite estocar muita coisa, cultive apenas o necessário.
3 - Evite grandes invenções, quanto mais simples e caseiro seu cultivo aparentar ser, melhor. Evite ter equipamentos que possam indicar uma produção comercial, ou ter um ar de laboratório (as fotos e, como nesse caso, as reportagens importam).
4 - Não seja zé droguinha na internet, não saia contando pros outros e nem pagando de maluco por ai. O Teo é um local relativamente seguro devido ao anonimato que proporciona, evite se expor em grupos de facebook, instagram, etc.
5 - Não ande com nada que não for usar, não leve droga pra passear. O maior risco está na rua e não na sua casa.
6 - Seja o vizinho discreto que todo mundo gosta e que não levanta suspeitas.
7 - Quem tem um cofre em casa não sai por ai falando dele, ninguém vai saber do seu cultivo se você escolher não contar. O segredo do sucesso é o segredo.
Boa resposta, ótimas dicas pra quem se emociona, em questão da balança isso é complicado ela ajuda na dosagem mas tbem tem suas desvantagens 😮‍💨
 
Um jeito é separar em quantidades específicas, tipo de 5g em 5g dentro de redinhas de cabelo, e as redinhas dentro do pote hermético com sílica. Assim eu tento ficar com a balança pelo menor tempo possível na minha casa.
A atenção nesse caso é pra não parecer que a coisa está separada em porções para venda, coisa que pesa muito também (etiqueta menos e memoriza mais)...
 
Última edição:
Back
Top