Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Carimbo fraquinho

Matus

Primórdia
Membro Ativo
21/05/2016
182
33
52
Olá, bom dia! Estou no aguardo para colher um chapéu bom o suficiente (do esterco se uma fazenda) para carimbar e iniciar um cultivo indoor, PF-TEK. Já adquiri quase todos os materiais. Só preciso de mais potes de vidro para o bolo e claro...os esporos! Então..ontem brotou um lindo cogumelo, não muito grande. O chapéu estava quase virando. Então retirei, separei o chapéu da estirpe, higienizei o alumínio e o pote e coloquei o chapéu lá (tamanho aproximado de uma moeda de 10 centavos). Agora completa 24h de carimbo, mas praticamente não há carimbo no alumínio! Tá muito fraquinha a impressão =(

Não quero perder esse chapeuzinho...estou quase tirando e secando no vento. Minha dúvida é se essa fraca impressão no alumínio pode ser suficiente para inocular um bolo em um copo de requeijão (arroz integral e vermiculita)?
Segue imagem anexa.
 
Última edição:
Minha dúvida é se essa fraca impressão no alumínio pode ser suficiente para inocular um bolo em um copo de requeijão


É o suficiente para inocular vários bolos.

Não precisa de muitos esporos para a inoculação. Um carimbo escuro viável pode render 50 seringas de 10 ml. Um carimbo fraquinho pode ser usado para fazer pelo menos algumas seringas.
 
É o suficiente para inocular vários bolos.

Não precisa de muitos esporos para a inoculação. Um carimbo escuro viável pode render 50 seringas de 10 ml. Um carimbo fraquinho pode ser usado para fazer pelo menos algumas seringas.
Muito obrigado! Até animei novamente. Porque o esterco encharcou e o micelio parou de colonizar. Tem um ou outro nascendo. Então ainda há esperanças! rsrsrs valeu!

Talvez você retirou esse cogumelo muito tarde, já havia dispersado os esporos.
Pensei nisso também! Achei tão pequeno o chapéu que não sabia se ele iria crescer mais. Aí tirei porque percebi que ele estava querendo dobrar para cima. Mas já vi gente tirar carimbo com chapéu bem dobrado pra cima..to achando que ele não estava bem aterrado no substrato e com o peso desaprendeu e parou de crescer e de produzir esporos. Será?
 
Última edição por um moderador:
Eu acho que se ele estivesse solto e sem ajuda do micélio, ele não deveria continuar progredindo, virando o chapéu pra cima.

Penso que ele ainda devia estar ligado ao todo, mas variou um pouco ao liberar os esporos mais rapidamente, enquanto que outros podem liberar aos poucos.

Mas como o Ecuador disse, vai em frente que esse carimbo tem milhões de esporos!
 
Olá, boa tarde! Bem, usei um potinho de coleta e raspei a fraca impressão de esporos com a pazinha esterelizada que vem com o pote (também esterelizado). Foi difícil sair do alumínio. Raspei várias vezes e bati a pazinha na água que foi usada na seringa. Bati com umas porradinhas no fundo..depois puxei com a seringa. Ejetei novamente no potinho, puxei de novo. Fiz isso umas 3 vezes. Não observei nada...de esporos. Minha dúvida é...caso nada ocorra com essa inoculação, se eu conseguir um carimbo melhor posso preparar uma seringa einjetar nesses mesmos bolos?
Ou devo fazer novos bolos, estereliza-los na pressão e inocular? Ou devo esterelizar novamente os bolos que não tiveram sucesso? Tá cedo ainda eu acho, pra dizer que foi um fracasso. Inoculei Domingo (ontem 13/12). E ainda fiz a seringa na hora, o que deve fazer demorar mais até os esporos germinarem depois de hidratados.
 
M
É o suficiente para inocular vários bolos.

Não precisa de muitos esporos para a inoculação. Um carimbo escuro viável pode render 50 seringas de 10 ml. Um carimbo fraquinho pode ser usado para fazer pelo menos algumas seringas.

É o suficiente para inocular vários bolos.

Não precisa de muitos esporos para a inoculação. Um carimbo escuro viável pode render 50 seringas de 10 ml. Um carimbo fraquinho pode ser usado para fazer pelo menos algumas seringas.
O carimbo tem algum cheiro? Tentei fazer um carimbo mais quando abri o pote tava com um cheiro meio estranho, a cor tá a normal o detalhe é que deixei os chapéus lá por mais de 3 dias e ela começaram a desintegrar será que isso causou o cheiro?
 
Back
Top