Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cambodian-Bulk

Diário de cultivo completo.
Oi pessoal!!!
A principio, este diário de cultivo seria de duas strains, Cambodian e Penis Envy, pois comecei o cultivo fazendo 3 copos PF TEK (receita padrão) de PE e 3 copos PF TEK de Cambodian, mas a seringa de Penis Envy que obtive estava contaminada e os 3 copos foram infestados por um fungo cinza. Os 3 copos de Cambodian se desenvolveram sem problemas.
Os copos foram inoculados com uma seringa (cultura líquida) de Cambodian (clone). Não sei exatamente qual seja o cogumelo clonado, mas quem me enviou a seringa foi o mestre Mauricio.

Dia 14/12- Preparação do bulk
Com os 3 copos de Cambodian acabei montando 2 bulks com o seguinte substrato: 50% humus de minhoca com café curtido, 25% vermiculita, 25% pó de coco, um punho de bagaço de cana moído e curtido por 5 meses e uma colher de chá de pó de conchas. O substrato foi pasteurizado conforme este método.

Dia 22/12- evolução do bulk.
Seguem as fotos dos dois bulks. Gostei da evolução do micélio, ele me pareceu bem bonito e rizomórfico.
P_20141222_200323.jpg P_20141222_200359.jpg

Continuarei atualizando o diário assim que tiver novidades.
Abs,
 
Última edição:
Oi pessoal, Feliz Ano Novo a todos!

Segue a atualização dos meus bulks.
P_20150105_192746.jpg
P_20150105_192914.jpg
Ainda restam alguns pontos sem colonizar. Estou aguardando o Bulk ficar 100% colonizado pra botar no terrario.
Já se passaram 21 dias desde que montei os Bulks, mas como a proporção de Spawn/Bulks foi de uns 30/70 aproximadamente, acredito que é normal demorar esse tempo todo.

Abraços
 
Já se passaram 21 dias desde que montei os Bulks, mas como a proporção de Spawn/Bulks foi de uns 30/70 aproximadamente, acredito que é normal demorar esse tempo todo.

Essa proporção não tem muito a ver com a demora da colonização. A maioria dos meus bulks tem proporção acima de 1:3, e colonizam em média de 12 dias. Acredito que a demora está mais relacionada a esta época do ano no Brasil. Em minha experiência, percebo que os bulks produzem (ou acumulam?!) mais calor, e como bem sabemos, temperaturas acima de 27 graus diminuem a velocidade de colonização.

Para refrescar a memória, segue uma citação do RR (http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/12715673#12715673):
"...if you're keeping the room the substrate is located at 82F, that's way too hot. Mycelium growth slows down at any temperature above 82F, so even a small amount of mycelium-produced heat takes it above the level of optimum growth. I've seen bulk substrates produce 20F above ambient temperature. You need to colonize small substrates at normal room temperature, and large substrates should be colonized at slightly below normal room temperature."
 
Essa proporção não tem muito a ver com a demora da colonização. A maioria dos meus bulks tem proporção acima de 1:3, e colonizam em média de 12 dias. Acredito que a demora está mais relacionada a esta época do ano no Brasil. Em minha experiência, percebo que os bulks produzem (ou acumulam?!) mais calor, e como bem sabemos, temperaturas acima de 27 graus diminuem a velocidade de colonização.

Para refrescar a memória, segue uma citação do RR (http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/12715673#12715673):

Opa hermano, valeu aí pela contribuição.
Acredito que é isso mesmo que você falou. Tá muito quente agora e certamente isso está dando problemas.
Ontem mesmo notei um foco de duende verde no bulk maior, então já estou me resignando que esses bulks não vão vingar.
Na hora de fazer os bulks não considerei o calor como um problema porque o ano passado, com um calor muito mais forte, meus bulks de Australian deram certo. Mas a proporção de spawn:bulk era de 1:1 e talves os Australian sejam mais resistentes ao calor.
No final é tudo um aprendizado, e é errando que a gente aprende.
Bjo.
------------------------------------
Atualizando, agora sim achei um lugar com uma temperatura mais amena. Espero que nessa altura, ainda possa salvar os bulks.

P_20150107_190413.jpg

abs.
 
Última edição:
Buenas.
O Bulk maior contaminou total de duende Verde. Estava tão quente que, quando coloquei os bulks na adega, numa temperatura mais amena, até o contaminante adorou. Obviamente, foi descartado.
O Bulk menor ainda está na luta. O Micelio até que gostou da temperatura mais amena e deu uma fortalecida. O problema é que ainda restam alguns pedacinhos de substrato sem colonizar mas o micelio já está migrando para a fase de frutificação.

Uma foto para ilustrar a situação.
P_20150111_182957.jpg
Será que uma hora o Micelio vai colonizar o resto do substrato?
O que acham que devo fazer?

Abraços
 
Será que uma hora o Micelio vai colonizar o resto do substrato?
O que acham que devo fazer?

Eventualmente o micélio irá colonizar tudo sim, mas pode ser que demore. Você pode remover as partes não colonizadas e por o bulk para frutificar. Comigo já aconteceu algumas vezes, então nesses casos eu sempre faço uma cirurgia para remover o substrato não colonizado. Inclusive, no meu último diário eu deixei uma nota: "Antes de adicionar o casing, remover os pedaços de substrato/palha não colonizados!"
 
Bulk pequeno sobrevivente às altas temperaturas agora no terrario e já pinando.
Apenas adicionei um casing de vermiculita úmida esterilizada.
P_20150116_074017.jpg

Dessa vez, dispensei a perlita e o terrario está só com água e o borbulhador.

Abs.
 
Bulk pequeno sobrevivente às altas temperaturas agora no terrario e já pinando.

Vem uns grandões aí! Ah, coloca algum apoio para o fruto que está tombando. Cada vez mais ele vai ficar pesado e vai acabar se auto suicidando-se a si mesmo.
 
assim como você sugeriu @Cosmik .

Aproveitando o meu momento "Mãe Dináh"... :roflmao: Prevejo que muito em breve esse lindos frutos irão magicamente se teletransportar para dentro da sua cabeça, mas não se preocupe! Será uma experiência bem aventurada. :D
 
Ai sim heim!!!
No meu segundo flush com essa strain tambem foi bem melhor que o primeiro.
E a lentidão possivelmente seja pelo calor desse verão :/

Verdade. O bom é que desde a semana passada a temperatura ficou mais amena.
O seus cambodian ficaram bem potentes?
Acabei de colher os meus e algumas estipes estavam pretas. O primeiro pensamento foi: Puts, contaminou, pegou um fungo preto.
Porém, não tinha cheiro nem aspecto de fungo. Aí eu percebi que tinha azulado tanto, que ficou preto. :)
 
Verdade. O bom é que desde a semana passada a temperatura ficou mais amena.
O seus cambodian ficaram bem potentes?
Acabei de colher os meus e algumas estipes estavam pretas. O primeiro pensamento foi: Puts, contaminou, pegou um fungo preto.
Porém, não tinha cheiro nem aspecto de fungo. Aí eu percebi que tinha azulado tanto, que ficou preto. :)

E se eu disser que nem cheguei a experiementar os cambodians ainda, acredita? :(
Eles estão sequinhos e guardados aqui para o momento certo. Mas estava pretendendo mesmo programar algo dentro dos proximos dias. Se rolar eu venho aqui te dar um breve relato.
Meu cultivo rendeu uma boa quantidade. Vou aproveita-los bastante. E isso eu tambem tinha notado, a expectativa é grandre, mas dizem que cambodian é forte mesmo. :love:
 
Oi pessoal,
Infelizmente, após o 2do flush, o bulk contaminou com duende verde.
No outro extremo da contaminação apareceram uns pins que se desenvolveram em aprox 7 cogumelos bem pequenos (considerando o tamanho médio dos cogumelos dos meus cultivos).
Porém, notei que o bulk não estava em boas condições, pois a colonização do substrato nunca foi ao 100% e, após fazer o dunk, ele absorveu água demais.
Esperei para colher os pequenos cogumelos do 3ro flush e fiz um outdoor com 2 vasinhos para planta/flores. Vamos ver se dá em alguma coisa.
De qualquer jeito, considerando as condições climáticas desfavoráveis nas quais iniciei o cultivo, sou grata por ter pelo menos conseguido 2 flushs, suficiente para experimentar a magia dos cambodians mais adiante.

Por gentileza, marcar o diário como "completo".

Abs!!!
 
Última edição:
O dunk durou quantas horas?
Oi Cosmik,

O dunk foi de 24 hs, assim como todos os que já fiz. Porém, depois percebi que o micélio não colonizou direito o bulk internamente, então após o 2do flush ele ficou bem enfraquecido e até começou a se quebrar. E por dentro estava quase uma papa. Sem mais futuro!!! Aliás, nem sei se o outdoor vai dar certo.
 
Back
Top