Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Tutorial Cama para Cultivo Outdoor

User03

Cogumelo maduro
Membro Ativo
28/03/2011
2,985
56
Bom people, vi em um cultivo gringo (aqui - os resultados do cara foram impressionantes) uma "cama" - como é chamado o lugar em que se prepara o solo para fazer um cultivo outdoor - e decidi fazer um por mim mesmo, montando o tutorial a seguir.

Para um cultivo outdoor, além dos fatores climáticos, obviamente, você vai precisar de um local adequado para depositar o seu spawn de micélio. Eu aconselho spawn, mas nada impede de você tentar uma inoculação de esporos diretamente no solo preparado. Bom, vamos aos passos:

Primeira Parte


:teo_seta_direita: Você vai precisar encontrar um local retirado, que tenha sombra na maior parte do dia. Você não vai querer os vizinhos bisbilhotando seus fungos!

Captura de Tela 2013-07-31 às 14.52.49.jpg Captura de Tela 2013-07-31 às 14.52.58.jpg

:teo_seta_direita: Escolhido o local, separe uma rede de horta, aquelas utilizadas para afastar pássaros e para evitar o sol direto nas mudas, no tamanho desejado para a cama. Deposite essa rede no solo e faça uma marca ao redor da mesma, para demarcar a área de escavação.

Captura de Tela 2013-07-31 às 14.53.16.jpg

:teo_seta_direita: Retire a rede de plástico, e cave um buraco quadrado de no máximo meio palmo de profundidade. Evite cavar demais, ou cavar muito pouco: pense no micélio colonizando o substrato.

Captura de Tela 2013-07-31 às 14.53.25.jpg Captura de Tela 2013-07-31 às 14.53.37.jpg

:teo_seta_direita: Após a remoção completa da terra do buraco, deposite a rede que você já tinha no fundo do buraco. Ela vai permitir a porosidade do solo, e vai evitar que insetos e raízes invadam a área novamente.

Captura de Tela 2013-07-31 às 14.53.45.jpg Captura de Tela 2013-07-31 às 14.53.52.jpg

Segunda Parte


:teo_seta_direita: Nessa etapa, você irá precisar de serragem e de esterco curtido. No meu buraco, eu utilizei meio saco de serragem e meio saco de esterco, e ainda assim sobrou. Tenha em mente a quantidade, de acordo com o tamanho do local.

Captura de Tela 2013-07-31 às 14.54.01.jpg Captura de Tela 2013-07-31 às 14.54.16.jpg Captura de Tela 2013-07-31 às 14.54.23.jpg Captura de Tela 2013-07-31 às 14.54.32.jpg

:teo_seta_direita: Misture o esterco com a serragem, em um carrinho, por exemplo. Após a mistura estar bem homogênea, está pronta.

Captura de Tela 2013-07-31 às 14.54.39.jpg Captura de Tela 2013-07-31 às 14.54.52.jpg Captura de Tela 2013-07-31 às 14.55.01.jpg

:teo_seta_direita: O próximo passo é depositar a mistura no buraco com a rede no fundo. misture bem, sem socar.

Captura de Tela 2013-07-31 às 14.55.11.jpg Captura de Tela 2013-07-31 às 14.55.27.jpg

Terceira Parte


:teo_seta_direita: Agora, eu improvisei uma "tampa" para a cama. Ela vai evitar que os pingos de chuva caiam diretamente na mistura, e também que a luz entre em demasia. Eu simplesmente fiz uma armação com quatro pedaços de madeira, e então utilizei o mesmo saco de transporte para tapar. A armação de madeira é necessária pois os cogumelos ficariam comprimidos contra o plástico quando crescessem.

Captura de Tela 2013-07-31 às 14.55.38.jpg Captura de Tela 2013-07-31 às 14.55.58.jpg Captura de Tela 2013-07-31 às 14.56.08.jpg



Boa sorte na execução do seu cafofo micelial! ;)Captura de Tela 2013-07-31 às 14.56.15.jpg
 
Última edição por um moderador:
É Geladeira, é cama... Qual será o próximo passo do paladino mascarado? :D
 
Parabéns, mais uma ótima contribuição sim sr!:)
 
Muito legal mesmo... A forragem pode ser substituída por Feno, correto?

Pode sim man, a forragem serve principalmente para aerar o substrato.

Além disso, algumas espécies preferem madeira, outras palha... a escolha fica a critério do cultivador. :)
 
Você escolheu um lugar muito mágico, tenho certeza que vai dar muito certo, abração!
 
Bom people, vi em um cultivo gringo (aqui - os resultados do cara foram impressionantes) uma "cama" - como é chamado o lugar em que se prepara o solo para fazer um cultivo outdoor - e decidi fazer um por mim mesmo, montando o tutorial a seguir.

Para um cultivo outdoor, além dos fatores climáticos, obviamente, você vai precisar de um local adequado para depositar o seu spawn de micélio. Eu aconselho spawn, mas nada impede de você tentar uma inoculação de esporos diretamente no solo preparado. Bom, vamos aos passos:

Primeira Parte


:teo_seta_direita: Você vai precisar encontrar um local retirado, que tenha sombra na maior parte do dia. Você não vai querer os vizinhos bisbilhotando seus fungos!

View attachment 50887 View attachment 50888

:teo_seta_direita: Escolhido o local, separe uma rede de horta, aquelas utilizadas para afastar pássaros e para evitar o sol direto nas mudas, no tamanho desejado para a cama. Deposite essa rede no solo e faça uma marca ao redor da mesma, para demarcar a área de escavação.

View attachment 50889

:teo_seta_direita: Retire a rede de plástico, e cave um buraco quadrado de no máximo meio palmo de profundidade. Evite cavar demais, ou cavar muito pouco: pense no micélio colonizando o substrato.

View attachment 50890 View attachment 50891

:teo_seta_direita: Após a remoção completa da terra do buraco, deposite a rede que você já tinha no fundo do buraco. Ela vai permitir a porosidade do solo, e vai evitar que insetos e raízes invadam a área novamente.

View attachment 50892 View attachment 50893

Segunda Parte


:teo_seta_direita: Nessa etapa, você irá precisar de serragem e de esterco curtido. No meu buraco, eu utilizei meio saco de serragem e meio saco de esterco, e ainda assim sobrou. Tenha em mente a quantidade, de acordo com o tamanho do local.

View attachment 50894 View attachment 50895 View attachment 50896 View attachment 50897

:teo_seta_direita: Misture o esterco com a serragem, em um carrinho, por exemplo. Após a mistura estar bem homogênea, está pronta.

View attachment 50898 View attachment 50899 View attachment 50900

:teo_seta_direita: O próximo passo é depositar a mistura no buraco com a rede no fundo. misture bem, sem socar.

View attachment 50901 View attachment 50902

Terceira Parte


:teo_seta_direita: Agora, eu improvisei uma "tampa" para a cama. Ela vai evitar que os pingos de chuva caiam diretamente na mistura, e também que a luz entre em demasia. Eu simplesmente fiz uma armação com quatro pedaços de madeira, e então utilizei o mesmo saco de transporte para tapar. A armação de madeira é necessária pois os cogumelos ficariam comprimidos contra o plástico quando crescessem.

View attachment 50903 View attachment 50904 View attachment 50905

View attachment 50906

Boa sorte na execução do seu cafofo micelial! ;)
Te desejo muito sucesso com ótimos fungos.:D
 
Hehe... valeu pessoal!

Aproveitando, vou postar um videozinho que eu fiz, mostrando um pouco da confecção:

 
Exelente, mais um gol de placa do @RainSpirit esse garoto vai longe.
e um bom metodo estrategico para rende uma quantidade boa de frutos.
 
Já pensou como combater as formigas e demais invasores ?
É certo que quando pinar eles estarão com seus exércitos prontos para o banquente
 
Última edição por um moderador:
Já pensou como combater as formigas e demais invasores ?
É certo que quando pinar eles estarão com seus exércitos prontos para o banquente

Sei, essas formigas e insetos são famintos mesmos... :p Tudo loucões como a gente! :)

Mas eu vou deixar, o objetivo do cultivo outdoor é ser bem natural mesmo, sem mexer com o equilíbrio! ;)
 
Última edição por um moderador:
Back
Top