Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Caçada na tempestade, aventura e comestíveis

Psilocibec

Cogumelo maduro
Membro Ativo
17/03/2008
87
69
48
Saudações comunidade, vou relatar mais uma caçada que terminou em comestíveis, nada de cubensis...

Muitos temporais, muita chuva, muito raio, vento, tormenta, mó locura mesmo, água pra caramba, inundação, dilúvio, coisa demais ....

Fui eu caçar cogumelos com esse maravilhoso tempo própício à fgrutificação dos fungos tropicais ....

A estrada que vai até o pasto que costumo ir é cortada por três rios, e os tr~es tinham trnasbordado e estavam atravessando a estradinha de terra, com uma correnteza que só a natureza tem ...

Os dois primeiros rios eu passei de carro, meu valente parceiro de todas as horas, quase atolei, mas quem tem a manha não fica na lama, patinei mas passei suave...

O terceiro riio, que está na foto, não pássou por cima da estrada,m mas sim sobre uma pontezinha, que ficou encoberta pela correnteza, como não conseguia ver se a ponte tinha sido quebrada, arrastada, ou dfebilitada, resolvi parar

Ai me veio a cabeça: falta apenas dois quilometros para eu chegar no pasto, vou atravessar essa porra a pé e chegfar lá, sem cogumelos eu não volto

Tinha uma moça muito bonita aqui do fórum esperando também, ewntão me incentivou mais e despertou meu lado coragem aventureiro ...

Tirei minhas botas, as meias, peqguei uma toalha q sempre tenho no kit acampamento do carro, arrumei uma pau pra testar a profundidade, e fui atravessar o rio que me separava do pasto.... foi suave, a água estava gelada mas fmz .... atravessei, recoloquei o calçado e segui em frente

Entrei no pasto, pedi licença, pedi iluminação aos entes do pasto, pedi que me guiassem para o encontro dos fungos.

Chegando ao pasto tive problemas com os bois, q desse lugar são bravos, e fodem a galera geral ...

Entrei, achei um exemplar de agaricus selvagm, pedi licença e colhi, pois aprecio muito seu sabor ... tanto como minha compahia ...

Segui pasto adiante e fui perseguido pelos bovinos, que revindicavam seu espaço. Pulei a cerca e segui pela floresta, até despistar os bois. Pulei para o outro pasto e muitos agaricus comestíveis, mas nada de cubensis.

Comecei a achar cada vez mais agaricus, e os fui colhendo, pois minha namorada esperava ansiosa para apreciá-los.

Enquanto fotografa alguns exemplares, não me liguei o tempo fechara, que estava tudo preto e uma tempestade ia cair .... sai correndo, colhendo os especiemes que alcanlava, enchendo a sacola de cogus,.

A chuva começou a cair, muito densa e forte, com vento, trovão e tudo mais. Segui adiante protegendo os cogus.

Cheguei na estradinha e me liguei q tinha esqucido aa chave do carro no pasto, pois a usara para comparação de medida nas fotos, o que aprendi a nunca mais fazer.

Voltei, acheiu a chave, nisso uns 5km, e retornei para a estradinha, outra tempestade se aproximava.

Os raios estavam longe, sei pela velocidade da luz e do som no espaço, é só contar quantos segundos e multiplicar ela velocidade, etc ...

Os raios estavam cada vez chegando mais perto, 4, 3,2 segundos, eu todo molhado, o gado escondido ou deitado, coisa sinistra mesmo.

Quando fui passar o rio devolta, começou a chover granizo, umas pedronas de gelo que doiam pra caramba, tirei as botas correndo, nem levantei a calça, atrtavessei o rio na fissura e cheguei ao carro, as pedras estavam machucando e era muuuuita água.

Entrei no carro e voltei no rali loko para casa, nada de cubensis mas quase 3 quilos dwe cgumelos comestiveis selgavens frescos.

Posto a receita depois.

Tem uma foto do rio passando em cima da estrada também, :cool:

As últimas foto são da manu e eu num evento " A noite do champingnon" em uma gleba de uma colonia alemã "Bauernhauss" ... noite temática que ela me convidou para ir, pratos variados com o cogumelo e uma palestra sobre mercado e produção.


ED: Aprendi uma lição muito importante: nunca use a chave do carro como referencia de tamanho nas fotos de caçada ....
caçada aventura 012.jpgcaçada aventura 013.jpgcaçada aventura 014.jpgcaçada aventura 015.jpgcaçada aventura 019.jpgcaçada aventura 020.jpgcaçada aventura 021.jpgcaçada aventura 022.jpgcaçada aventura 023.jpgcaçada aventura 024.jpgcaçada aventura 025.jpgcaçada aventura 026.jpgcaçada aventura 029.jpgcaçada aventura 031.jpgcaçada aventura 032.jpgcaçada aventura 033.jpgcaçada aventura 034.jpgImagem 014.jpgImagem 009.jpgImagem 002.jpg
 
ficou gostoso?
nao achei cogumelos nas fotos com a manu.!:eek:

Ficou uma delícia, vou escrever a receita depois ....

Como não conseguiu ver?? Tem lazanha de frango com cogumelo, cogumelo frito na manteiga, risoto de cogumelo com tomate, batata com linguiça alemã e cogumelo, hahaha tá ruim de vista, era tudo com champingnon, fresco e em conserva .....
 
Bela caçada. Uns espécimes bem exóticos, cores, sabores e textura!
 
Sei que estou reativando um post antiguissimo kkkkkk mas, como existem muitos caçadores no fórum acho interessante adicionar algumas informações sobre o que fazer em caso de tempestade.

Se você tiver no pasto, desabrigado e uma tempestade se aproxima, em vez de contar os segundos do avistamento do raio e multiplicar os segundos da chegada do trovão, você deve dividir!!!! Viu um raio, conta os segundos até ouvir o trovão e divide por 3! Se demorou 15 segundos entre o raio e o trovão, quer dizer que o raio caiu a apox. 5km. É só um numero aproximado para você saber o quão longe os raios estão de vc. Pode ser extremamente util se você ja tem o costume de observar o tempo.

Se você sai pra caçar em um dia de chuva, olhe os mapas do climatempo aqui - Mapas meteorológicos e de previsão do tempo | Climatempo escolha a aba "tempo agora" e da play na reprodução. Se você mora no RJ ou em algum outro lugar que tenha radar, olhe o radar!!! Climatempo e GeoRio - Sistema Alerta Rio essas ferramentas são extremamente uteis pra saber a localização de nucleos de tempestade, suas distancias e direções.

Se você olhar essas coisas antes de sair pra caçar, isso ja diminui muito o risco de ser pego de surpresa por uma tempestade.

Conheça o clima da sua região! cada região costuma ter direções de vento prodminantes, no meu caso o vento predominante vem do leste. Esse vento é constante em dias de sol e epocas sem chuva. Em dias nublados e dias de chuva o vento costuma vir do oeste. Isso tudo depende muito da microregião onde você esta.
Morros e vales alteram essas configurações, mas sabendo no geral como o vento se comporta, pode ser muito util pra prever mudanças no tempo. O importante mesmo é saber de onde costumam vir tempestades perigosas.
Aqui, a grande grande grande maioria esmagadora das tempestades perigosas de raio e vento descem do norte em direção ao sul (exclusivamente no verão, no inverno chuvas vem em forma de frente fria do oeste e sudese). Se tem um nucleo de tempestades se formando ao meu norte, (só da pra observar essas coisas num dia de sol) e se esse nucleo só aumenta e aumenta (questão de poucas horas) e se tiver se aproximando a ponto de parar o vento vindo do leste. Se o vento nesse caso começa a soprar do norte, ai eu ja sei que pelo menos vai chover, se não destruir tudo kkkkkk

Aqui essas tempestades podem ser perigosas e fatais. Elas costumam cair a tarde, quase nunca de manha, então caçe de manha e evite caçar de tarde. A partir das 14 horas ja é muito tarde e se tiver propicio ja podem cair tempestades (pelo menos aqui no rj).

Ao sair pra caçar observe o tempo tanto quanto observa as bostas (principalmente em dias de chuvas e risco de tempestade).

Se apesar disso tudo você ainda for pego de surpresa (pode acontecer, ja vi tempestades chegarem em questão de minutos e essas são as mais violentas e perigosas) você vai precisar se abrigar. Se você tiver com um carro, vá até ele imediatamente, se abrige nele. O carro é um dos lugares mais seguros contra descargas eletricas. Certifique-se de que nenhuma arvore grande possa cair em cima do carro. Apenas vá até o carro se este tiver acessivel, se tivr muito distante você vai ter que fazer outras escolhas.

Todos ja estão cansados de saber que não nos devemos abrigar debaixo de arvores numa tempestade de raios. Mas e se você tiver num pasto, for pego de surpresa e não tivre escolha a não ser resistir no local até a tempestade passar, nesse caso você vai ter que ativar o modo sobrevivencia e sua prioridade vira sua vida e a dos que estão perto de você. Não adianta correr até chegar num local seguro. Se você tiver a km de distancia de algum local realmente seguro, como uma casa, então você vai precisar ficar calmo e escolher um lugar pra esperar passar a tempestade.

Em campo aberto, escolha areas baixas (fique longe de corregos, rios e encostas, principalmente se na sua região tem trombas d'agua e deslizamentos), não seja o ponto mais alto jamais. Não escolha picos, morros e topos descampados. Fique longe de coisas que conduzem eletricidade como cercas, arames etc. Abaixe-se com os pes juntos e cabeça baixa. Não encoste no chão a não ser pelos sapatos, evite o maximo de contato com o chao possível. abaixe-se, enfie a cebeça nas pernas e se abraçe como uma bola. Não deite no chão, mais cantato com o solo aumenta a probabilidade de receber descargas eletricas. Se um raio cai proximo a você, se você tiver encostando no chão, você será atingido também.
Se sua mochila e outros objetos seus contém materiais condutores, se possivel, afaste-os de si, num local em que o vento não leve. Como nessas tempestades chove demais, numa situação de sobrevivencia em campo aberto não se tem muita escolha a não ser suportar a chuva tentando ao maximo se protejer do vento e dos raios, procure sempre carregar uma sacola onde você pode abigar seu celular da chuva. Guarde o aparelho dentro da sacola num lugar em que ele não seja levado pelo vento junto com sua mochila. É importante manter o celular seco, para o caso de precisar chamar por emergencia.
Não escolha areas baixas que alaguem, fique longe de água alagada. Areas mais baixas podem oferecer proteção contra as fortes rajadas de vento também. Se você tiver em grupo, com mais de duas pessoas, se forem de sangue frio e não estiverem em panico, não se abriguem colados um no outro. Se alguem for atingido por um raio, outra pessoa pode ir socorrer ela. Caso todos estejam juntos e um raio atingir o grupo a chance de salvamento cai drasticamente. Em caso de panico, talvez seja mais seguro ficar proximo da pessoa pra ficar de olho nela e poder continuar se comunicando com ela. Esperem passar o pior, esperem passar o grosso do vento e dos raios e quando julgarem que o risco de ser atingido diminuiu, ao poder contar novamente alguns bons segundos entre raios e trovões, ai poderão se retirar do pasto.

Como esse comentário foca nos catatdores de cogumelos e estes, pelo menos aqui, estão sempre nos pastos, vou deixar só brevemente algumas dicas pra quem ta na floresta. O melhor obvio seria arranajr uma clareira baixa longe de arvores altas, mas se não tiver como ficar longe de arvores altas, o foco se torna não ser atingido por detritos como galhos e troncos e se isolar o melhor possível do chão. Fique em cima de uma pedra se tiver perto de arvores e não puder sair de perto delas. Nâo encoste nas arvores, evite encostar no chão. elevar-se, nem que seja alguns cm, do chão, debaixo das arvores, pode ser a diferença entre ser atingido ou não. Se tiver acampando, sua barraca não oferece proteção nenhuma contra raios, não fique deitado na barraca em contato com chão, principalmente acampando em lugares expostos e altos.

Se alguem tiver dados a adicionar ou questionar, por favor contribua.

Seria interessante guias de caça e identificação conterem informações sobre segurança em relação ao clima. Para quem caça cogumelos no verão isso pode ser bem util.
 
Última edição:
Back
Top