Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bulk de palha? Pasteurizar no forno?

Cogu-men

Esporo
Membro Ativo
26/02/2019
96
4
24
Bom gente. Eu recentemente fiz um bulk de caixa de ovo pasteurizada no forno elétrico, tek by mortandello.
No momento não tenho caixa de ovo, e vou demorar pra comprar. Preciso urgente algo que eu possa usar pra fazer um bulk, ou pelo menos um casing. Aqui eu tenho acesso a Grama que qnd seca vira palha. Pensei em fazer um bulk com palha. Porém pasteurizar somente no forno. Rola? Preciso de ajuda meio urgente, aqui no fórum não acho nada sobre o forno elétrico
 
Bom gente. Eu recentemente fiz um bulk de caixa de ovo pasteurizada no forno elétrico, tek by mortandello.
No momento não tenho caixa de ovo, e vou demorar pra comprar. Preciso urgente algo que eu possa usar pra fazer um bulk, ou pelo menos um casing. Aqui eu tenho acesso a Grama que qnd seca vira palha. Pensei em fazer um bulk com palha. Porém pasteurizar somente no forno. Rola? Preciso de ajuda meio urgente, aqui no fórum não acho nada sobre o forno elétrico
Já pensei em algo parecido uma vez, se você utilizar um termômetro que aguente temperaturas em torno de 100° e ficar vigiando para manter sempre em 70° acredito que possa rolar pasteurização no forno sim.

OBS: Você colocou a tag tutorial no tópico, recomendo tirar, já que isso não se trata de um tutorial mas sim de uma dúvida.
 
Então men Eu não possuo termômetro nem grana pra investir nele no momento, por isso pensei em usar o forno já que eu deixo ele esquentar até a temp que eu quero.

*so tinha essa tag amigo, deixei sem nenhuma e apareceu um pop-up pedindo pra eu inserir uma. Vou ver o que faço, obrigado
 
Então men Eu não possuo termômetro nem grana pra investir nele no momento, por isso pensei em usar o forno já que eu deixo ele esquentar até a temp que eu quero.

*so tinha essa tag amigo, deixei sem nenhuma e apareceu um pop-up pedindo pra eu inserir uma. Vou ver o que faço, obrigado
O problema de fazer na sorte é acabar perdendo micróbios benéficos e importantes, mas se quiser arriscar e contar pra gente o progresso.
 
Pelo pouco que venho estudando sobre o cultivo na palha, no forno tu teia que usar um saco plástico com a palha dentro, do contrário iria secar a palha toda e não ia adiantar. Pelo que vi pesquisando por ai, a panela de pressão trabalha com calor úmido, que é muito mais eficaz que o calor seco, que também funciona com certeza Mas o tempo de exposição precisa ser maior, aí fica difícil saber maior quanto por falta de fontes que usem esse método do calor seco. Mas isso é o que tenho visto até aqui, tô nas minhas 1as experiências ainda com a palha e aprendendo .
 
Sacos que aguentam a PP aguentam o forno na temp da pasteurização? Sacos pp5 eu digo
 
Sacos que aguentam a PP aguentam o forno na temp da pasteurização? Sacos pp5 eu digo

Sim, esses sacos são usados até para assar frangos/carnes em temperaturas superiores.
Precisa confirmar se é do material correto pois o polipropileno comum tem a temperatura de fusão a 160C, mas a pasteurização não chega a isso.
----
Correção: o material dos sacos para carne/frango é celofane, mas segue a outra informação de 160...
 
Sim, esses sacos são usados até para assar frangos/carnes em temperaturas superiores.
Precisa confirmar se é do material correto pois o polipropileno comum tem a temperatura de fusão a 160C, mas a pasteurização não chega a isso.
----
Correção: o material dos sacos para carne/frango é celofane, mas segue a outra informação de 160...
Entendi. E aí eu coloco a palha no saco, fecho? Não deixo nenhuma saída de ar?
 
Entendi. E aí eu coloco a palha no saco, fecho? Não deixo nenhuma saída de ar?

O @Tucum estava fazendo os testes dele com a palha no ultimo diário de cultivo, dê uma olhadinha lá espere as dicas dele também. (Albino A+ na palha)
No forno eu faria com o saco fechado, provavelmente dê uma estufada, mas como a temperatura não é tão alta (nem tem pressão) não vai estourar ou furar.
Se fizer furos pode ser que os contaminantes dali invadam a palha, já que não está sendo esterilizada. Mas ficaria de olho nesse processo, não tenho muita experiência com isso, minha dicas são baseadas lendo aqui no fórum e sobre conhecimento de outras áreas.
O difícil pode ser a umidade ideal, igual ele tava me contando no post dele.
Vou dar uma pesquisada por aqui também e qualquer coisa compartilho no post
 
Então irmão , eu venho fazendo de um jeito que tu pode conferir lá no diário, eu tô começando ainda e aprendendo. Eu estou tentando na palha porque tinha muito aqui que estou usando pra aprender a fazer shimeji também.
Eu pude ver que tem muitas maneiras de se preparar o substrato, tem gente que nem calor usa, só com produto químico, e por ai vai.
O que tu está pretendendo vai se algo semelhante a uma técnica que vi a pouco tempo pesquisando, chamam jun cao. Eles fazem o substrato com a palha bem triturada, cal, e algum grão pra adicionar nutriente. E colocam num saco com meio A um litro d substrato, aí que vem a manha a boca do saco se fecha com um tampão como uma espuma , e o mesmo vai para pressão aproximadamente por 90min . Ai vem outro pulo do gato, na hora de inocular apenas se abre o tampão joga o Spawn dentro e fecha rapidamente o que deve minimizar bem as contaminações.
Vou tentar achar uma foto de exemplo pra você entender melhor. Eu tive um monte de contaminação e estou recomeçando os trabalhos aqui, logo mais espero tentar essa técnica também.
 
Você só está com forno disponível? Fogão não tem como?
Não sei qual a eficiência, peguei aqui no fórum no guia de casing

É aqui que você vai precisar da panela de 20 litros ou mais. Encha-o até aproximadamente ¾ da capacidade, ou seja, 75% com água limpa e coloque para ferver usando uma chama de um fogão. Deixe entrar em plena ebulição. Quando começou a ferver, desligue o fogo e coloque o saco de pano cheio de palha dentro da panela. É por isso que você vai precisar de uma grande, pois é necessário que o saco esteja totalmente submerso na água, e com as bolhas removidas. Uma pedra grande ou tijolo limpos geralmente são utilizados. A partir desse ponto você pode esperar pacientemente, pois precisa ficar de molho por no mínimo 25 minutos até esfriar.

Depois dos 25 minutos, você pode ligar o fogo novamente, mas baixo, para que a água esquente, mas não ferva. Pressione para baixo o peso para que bolhas de ar extras escapem. Deixe assim por mais 35 minutos. Depois de esperar você pode desligar o fogo e preparar o coador. Remova o saco de palha quente da panela e coloque-o no coador para que toda a água escoe. A água vai estar bem escura, parecendo um chá preto, e vai ter um cheiro forte de palha fresca. Simplesmente deixe o saco de palha no coador para escorrer e baixar a temperatura, isso vai levar aproximadamente 2-3 horas. Se você adicionar o micélio nesse ponto e a camada ainda estiver quente, poderá matar o mesmo e impedir o seu desenvolvimento, destruindo seu projeto antes mesmo de começar. Tenha paciência.
 
Back
Top