Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Borrifar ou não? Eis a questão!

Mako

Esporo
Cadastrado
11/06/2020
27
3
46
Olá colegas! Estou no meu primeiro cultivo ( Puerto Rico e A+ Albino) e naquele dilema sobre borrifar ou nao os bolos no terrário... Eles sairam umidos dos potes e fiz roll em vermiculita umida antes de ir pro terrario. No terrario maior, tenho borbulhador, termostato, argila expandida e abano 4 vezes por dia .. mas agora com 7 dias no terrario estou em duvida se estao bem hidratados, justamente quando estao aparecendo os primeiros pins.. ( achei 2 hoje)... E tb tenho 1 bolo de Albino que isolei num balde só c/ argila expandida por suspeita de contaminacao... Este solitario é o mais timido ( foto em q aparece meu dedo) Desde ontem estou borrifando fininho 1 vez por dia sobre os bolos e 2 sobre as paredes, mas nao sei se é o bastante ou se vou prejudicar os pins... vcs tem dicas p perceber quando o bolo esta com sede? Injetar alguns mls de agua nos bolos é homicidio? 7 dias p os pins do Puerto Rico esta na media? O que esperar dos Albinos?
...quantas perguntas..me desculpem! 😊
 

Anexos

  • 72F3CE5E-A138-4F45-BBC6-5375938796AD.jpeg
    72F3CE5E-A138-4F45-BBC6-5375938796AD.jpeg
    673.1 KB · Visualizações: 62
  • EF2F773F-9791-485F-9B2F-A1921D68E7F4.jpeg
    EF2F773F-9791-485F-9B2F-A1921D68E7F4.jpeg
    2.8 MB · Visualizações: 61
  • F917319C-39C9-4986-8E88-E3F1A3377F3F.jpeg
    F917319C-39C9-4986-8E88-E3F1A3377F3F.jpeg
    1.5 MB · Visualizações: 56
  • A499F6B0-0FC9-4084-8C97-ACD86DBBED2E.jpeg
    A499F6B0-0FC9-4084-8C97-ACD86DBBED2E.jpeg
    1.2 MB · Visualizações: 55
  • CAC21874-BD6D-4868-A50C-A7CB527DBEF5.jpeg
    CAC21874-BD6D-4868-A50C-A7CB527DBEF5.jpeg
    1.8 MB · Visualizações: 52
  • 4A8536A1-5D9F-4F68-8125-1EDD1CE662A8.jpeg
    4A8536A1-5D9F-4F68-8125-1EDD1CE662A8.jpeg
    246.8 KB · Visualizações: 53
  • 3F862ACB-B64E-4BEA-8EB6-E8AD5C6FE099.jpeg
    3F862ACB-B64E-4BEA-8EB6-E8AD5C6FE099.jpeg
    1.3 MB · Visualizações: 51
Sempre borrifei as paredes do meu terrario mas evitava molhar os bolos e os corpos frutiferos. Manter umido e oxigenado é o sucesso!
Mas aí... sou muito old school... coisas podem ter mudado.... estou me atualizando aqui novamente!
Tá tudo lindao aí! Parabens!! Logo logo virá a colheita! Que seja farta!!!
 
Salve!
Eu não cultivo com bolos, então talvez tenha algumas diferenças, mas:

Eu faço da seguinte forma, antes do micélio ir para o terrário sempre faço um dunk para garantir o máximo de umidade, depois que ele entra no terrário eu dou uma borrifada dentro do terrário depois de abrir pra abanar, se acho que o micélio está seco posso aumentar um pouco as borrifadas ou diminuir Você precisa sentir como está o ambiente lá dentro pra fazer esse balanço. Confie um pouco no seu feeling (esse foi um dos conselhos mais importantes que eu já vi aqui pelo fórum, olhe com calma e entenda o que está acontecendo lá dentro).
A ideia aqui é manter a alta umidade do ar do terrário e, consequentemente, a umidade do micélio.

Depois que o micélio começa a mostrar que vai pinar eu paro com as borrifadas e deixo o terrário diminuir um pouco a umidade (alta umidade neste momento causa maior taxa de abortos), a partir desse momento todo fornecimento de água extra será feita com a ajuda de uma seringa diretamente sobre a superfície do bolo (lembrando que eu faço cultivo com a tecnica de casing, não sei como ficaria pra fazer isso em bolos). A quantidade de água que eu coloco vai variar muito de acordo com o numero de cogumelos surgindo (muitos cogumelos e/ou cogumelos se desenvolvendo muito rápido sugam muita água), calor ambiente (maior velocidade de desenvolvimento e evaporação), velocidade da frutificação, etc. A ideia é manter o máximo de água sem afogar o micélio...
 
Faço em marmitas de 1kg. Normalmente cada marmita tem 1 pote de palmito de micélio e 1 pote de palmito de vermiculita.

Varia bastante, nesse verão eu estava colocando 20ml por dia praticamente, pq eles estavam crescendo muito rápido e sugando bastante água. Agora que esfriou e o crescimento tá bem mais lento eu estou colocando uns 10ml dia sim e outro dia não.
No casing dá pra ver pela lateral, se tem muita água ela fica com umas gotículas acumuladas e você sabe que exagerou (não é bom acontecer isso), mas rápido o micélio já usa aquele excesso e ai é só você ajustar na próxima, diminuir o ritmo. No bolo nem esse problema você vai ter, pq qualquer excesso vai escorrer direto.

Depende muito de quantos cogumelos estão crescendo também, pois o cogumelo é 90% água. Mutos cogumelos vão puxar muita água em um dia se o crescimento estiver acelerado.
 
Olá colegas! Estou no meu primeiro cultivo ( Puerto Rico e A+ Albino) e naquele dilema sobre borrifar ou nao os bolos no terrário... Eles sairam umidos dos potes e fiz roll em vermiculita umida antes de ir pro terrario. No terrario maior, tenho borbulhador, termostato, argila expandida e abano 4 vezes por dia .. mas agora com 7 dias no terrario estou em duvida se estao bem hidratados, justamente quando estao aparecendo os primeiros pins.. ( achei 2 hoje)... E tb tenho 1 bolo de Albino que isolei num balde só c/ argila expandida por suspeita de contaminacao... Este solitario é o mais timido ( foto em q aparece meu dedo) Desde ontem estou borrifando fininho 1 vez por dia sobre os bolos e 2 sobre as paredes, mas nao sei se é o bastante ou se vou prejudicar os pins... vcs tem dicas p perceber quando o bolo esta com sede? Injetar alguns mls de agua nos bolos é homicidio? 7 dias p os pins do Puerto Rico esta na media? O que esperar dos Albinos?
...quantas perguntas..me desculpem! 😊
Vou falar sobre a experiência que estou tendo, è meu primeiro cultivo e apareceram os primeiros pins hoje, meu terrário e bem ventilado e mantem a umidade variando de acordo com o recomendado, não estou borrifando. A diferença que vejo é que seu micélio cresceu bastante por cima do roll, li por aqui que pode ser pouca troca gasosa, mas também pode ser muita umidade. Depois da uma olhada como está meu primeiro bolo que pinou hoje, ele praticamente não mudou nada desde que aniversariou com exceção dos pins, o micélio aparentemente não se desenvolveu por cima do roll. Não sei se vai faltar água e umidade para ter um flush grande e pesado, é minha primeira experiência então se quiser usar como comparação. Estou acompanhando o seu cultivo. Bons cultivos pra você.
 
Back
Top