Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bolo no terrário ficando azulado

Hugorc10

Hifa
Cadastrado
24/01/2019
30
13
29
Os bolos dentro dentro do terrário começaram a frutificar dia 27/01/2019 e os cogumelos já estão quase adultos, só que de ontem para hoje os bolos começaram a apresentar uma cor levemente azulada. Os cogumelos parecem estar saudáveis. O que seria isso?
 

Anexos

  • Bolos 2019-01-30.jpeg
    Bolos 2019-01-30.jpeg
    190.5 KB · Visualizações: 45
Última edição:
A coloração azulada geralmente é falta de umidade (micélio seco) mas a circulação de ar é sempre importante, recomendo um borbulhador de aquário, aqui (cidade pequena) encontrei por cerca de R$40 e não requer manutenção alguma, muito menos abanar o terrário.
 
Upvote 0
A coloração azulada geralmente é falta de umidade (micélio seco) mas a circulação de ar é sempre importante, recomendo um borbulhador de aquário, aqui (cidade pequena) encontrei por cerca de R$40 e não requer manutenção alguma, muito menos abanar o terrário.

Eai galera? Estou meio perdido. Seria falta de umidade ou excesso de umidade? Fiz dunk em dois bolos, mas assim que tirei da geladeira aparentavam muito azuis (vide fotos).
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-03-14 at 14.36.41.jpeg
    WhatsApp Image 2019-03-14 at 14.36.41.jpeg
    95.6 KB · Visualizações: 29
  • WhatsApp Image 2019-03-15 at 09.35.17.jpeg
    WhatsApp Image 2019-03-15 at 09.35.17.jpeg
    75.2 KB · Visualizações: 29
Upvote 0
Eai galera? Estou meio perdido. Seria falta de umidade ou excesso de umidade? Fiz dunk em dois bolos, mas assim que tirei da geladeira aparentavam muito azuis (vide fotos).

Cuidado com o toque direto com as mãos, se você fez isso antes provavelmente é um motivo para o micélio ficar azulado, ele fica azul também quando é tocado ou batido, como o Speisepilz disse "hematoma causado pelo toque"

É impressão minha ou tem uma base de estipe ainda presa no bolo? isso pode azedar e ajudar muito a contaminar...
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Back
Top