Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bolo e fruto contaminados?

gumacbc

Esporo
Cadastrado
11/01/2021
7
2
39
Boa noite, tudo bem?

fiz um primeiro cultivo de três bolos e, após colher, fiz o dunk por dois dias. Mantive o mesmo terrário que já estava pronto, apenas desliguei o aquecedor e q bombinha de aquário durante esse período do dunk.

recoloquei os bolos e um deles já frutificou rapidamente, este da foto. Ao retirar parar colher observei uma mancha esverdeada (conforme foto) e imediatamente sequei o bolo do terrário e descartei.
Minhas dúvidas seriam:
1) esses três frutos estão aparentemente saudáveis (conforme foto), posso mantê-los ou ha risco?
2) o terrário e os demais bolos será que foram contaminados?
3) ao fazer o dunk devo remontar e esterilizar todo terrário, para então recomeçar nova fase?
4) a bandeja com vermiculita hidratada onde os bolos são colocados deve ser refeita a cada nova fase/ cultivo (após os bolos voltarem do dunk)?
Mto obrigado!
 

Anexos

  • F1C86D95-A05E-4B39-B7C3-D35D1E5C366F.jpeg
    F1C86D95-A05E-4B39-B7C3-D35D1E5C366F.jpeg
    1.3 MB · Visualizações: 20
  • F92A8093-646A-4C16-9BAC-56DDDF2AB733.jpeg
    F92A8093-646A-4C16-9BAC-56DDDF2AB733.jpeg
    2.3 MB · Visualizações: 21
  • 1EA8EBA7-2C48-4C78-B426-50A499C8B71E.jpeg
    1EA8EBA7-2C48-4C78-B426-50A499C8B71E.jpeg
    1.2 MB · Visualizações: 20
1- pode manter
2- Esporos de trichoderma estão presentes em praticamente todo lugar, inclusive nós bolos frutificando. Mas enquanto ele estiver saudável, o duende não consegue desenvolver.
3- É indicado a limpeza. Eu não faço, cultivei várias levas depois de ter o terrário esporulado. É bom, mas não tem necessidade.
4- não sei como está sua bandeja. A vermiculita que precisa ter é só a do roll, que deve ser feito a cada dunk.
Eu só trocaria se fosse dividido com o bolo contaminado, se não, não precisa.
Sempre prefiro 1 bandeja ou pirex por bolo

Que eu também não faço, normalmente, aposto em um ótimo 1° flush, os próximos são só complementares para mim, se tenho outros bolos já enterro no 2 flush, porque eu gosto de cultivar e normalmente tenho bulk ou bolo incubando antes de finalizar o anterior. Então não vejo necessidade de refazer o roll, principalmente por ter hidratado no dunk.
 
Upvote 0
1- pode manter
2- Esporos de trichoderma estão presentes em praticamente todo lugar, inclusive nós bolos frutificando. Mas enquanto ele estiver saudável, o duende não consegue desenvolver.
3- É indicado a limpeza. Eu não faço, cultivei várias levas depois de ter o terrário esporulado. É bom, mas não tem necessidade.
4- não sei como está sua bandeja. A vermiculita que precisa ter é só a do roll, que deve ser feito a cada dunk.
Eu só trocaria se fosse dividido com o bolo contaminado, se não, não precisa.
Sempre prefiro 1 bandeja ou pirex por bolo

Que eu também não faço, normalmente, aposto em um ótimo 1° flush, os próximos são só complementares para mim, se tenho outros bolos já enterro no 2 flush, porque eu gosto de cultivar e normalmente tenho bulk ou bolo incubando antes de finalizar o anterior. Então não vejo necessidade de refazer o roll, principalmente por ter hidratado no dunk.
Irmão, desde já meus agradecimentos pela ajuda!
2- esse esverdeado geralmente é trichoderma?

Sobre os demais pontos ficou bem claro, vou proceder dessa forma a partir de agora 😃🙏

novamente meu obrigado!!!
 
Upvote 0
Back
Top