Bolo contaminado com cobweb? O que faço?

Strombel

Esporo
Membro Novo
Bom pessoal, primeiro de tudo eu sou iniciante e não tenho um espaço muito próprio pra cultivo. E Embora os cogumelos estejam vindo, tenho receio de perdê-los.

Então, aqui está frio, temperatura em torno dos 19graus. Não tenho um aquecedor, mas tento deixar o terrário no lugar mais quente da casa, embora não aqueça muito.

Tenho abanado 4 vezes por dia.

E Parece que cobweb surgiu no meu bolo, se for ele mesmo, o que posso fazer para salvá-lo? E gostaria de saber se esses cogumelos esbranquiçados são consumíveis ou não?

Gratidão a você que está lendo, desde já.
 

Anexos

Hash-hunter

Esporo
Membro Novo
olá meu brother, acredito que não mano, aguarde ver se esses menores não esbranquiçados crescem, e em vez de retornar o bolo pro terrário após a colheita discarte-o enterrando pra dar continuidade no ciclo, pode ser que os próximos não venham contaminados mas você não precisa levar outro ciclo no terrario após o dunk, só regar um vaso todo dia
 

Strombel

Esporo
Membro Novo
Então . Atualizando.
Retirei os que estavam bom, deixei todos esbranquiçados, e ao observar o micélio, encontrei o que parecia outra contaminação, em tom esverdeado na parte de baixo. Espirrei água oxigenada na onde tinha cobweb e coloquei o bolo em quarentena, amanhã quando eu acordar vou dar uma olhada nos cogumelos e se for o caso vou retirá-los (preciso saber qual o perigo do cobweb, se tem problema ingerir esses cogumelos depois de secos) e vou enterrar o bolo num vaso.
Espirrei Lysol em tudo,
 

Hash-hunter

Esporo
Membro Novo
Dá uma olhada na biblioteca mano, com certeza deve dizer lá sobre o consumo se é seguro ou não.
Esse esverdiado é o mais perigoso, pode ser o duende verde, acho melhor você retirar os cogumelos esbranquiçados também pra evitrar que alastre a contaminação e você poder observar melhor só o micélio
 

Gteach

Cogumelo maduro
Membro Ativo
Exactamente isso verde que vc chama e trichoderma ou Duende Verde.

O branco que esta no micelio que vc falaba cowdweb e a primera etapa do trichoderma
E muito importante vc lembrar de seu aspecto ja que quando ele eata branco esta crescendo.. ainda nao esporulou.. com o qual se vc tem um terrario com mais bolos evita que o estrago fora maior

Vou te falar que meus cultivos deste ano tive 3 ou 4 veces tricho..

E algo que de tanto em tanto nos visita..

No meu caso eu seco bem seco os frutos de caixas com trichoderma quando ele chega e uso sem problema nehum...

Trichoderma e um pe no saco.. mais nao e o fim do mundo !!!

Abç
 

H4x0r

Esporo
Membro Novo
Eis um teste que irei fazer com as nano particulas de ZnO, quero chegar a conclusão se a mesma é prejudicial para o Cubensis ou somente para outras bactérias e fungos.
 
Superior