Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Bolo com quatro dias no terrário

PVN

Esporo
Cadastrado
29/01/2022
9
3
29
Cerca de sete mêses após conseguir o Carimbo finalmente criei coragem e falei, vou tentar!

eis que gostaria de ter criado um diário mas como foi minha primeira vez, decidi evitar ficar pegando em celular e esse tipo de coisa; vamos aos fatos, vou detalhar um pouco para que vocês possam ter um embasamento melhor.

Substrato:
Segui o tutorial do pftek normal, minha primeira dificuldade surgiu na hora de triturar o arroz, nunca vi ninguém se queixando porém eu coloquei no liquidificador e ele parecia milho de pipoca estourando na panela e nada de triturar, fui colocar em um pilão e depois da primeira pilada notei que em vez de farinha, ficaria em uma consistência horrivel, decidi entaõ fazer o mesmo com o grão inteiro, dito isso, vamos prosseguir...

Esterelização:
na minha panela de pressão só couberam dois copos e eu ainda inventei de colocar o resto do substrato dentro de um saco daqueles que ficam ao lado das frutas do supermercado, a final de contas, não podia desperdiçar e valeria a experiência...

feita a esterilazação, inoculei um copo com 3 ml ( 3 furos ), outro com 1 ml ( 3 furos ) e o saco por volta de 2ml ( 3 furos ), o copo que teve 3ml contaminou com uma mancha feia logo no segundo dia, o de 1 ml começou aparecer aquelas hifas lindas, brancas, percorrendo o substrato ( primeira vez que eu vi, fiquei maravilhado com o desenvolvimento ) , o do saco o micélio apareceu mas não sei explicar o porque, ele não desenvolveu, apenas posso relatar que ele ficou muito "empedrado" após a panela de pressão. vamos prosseguir...

Aniversário:
Eis que surgiu uma segunda dificuldade o bolo não queria sair do copo, retirei o papel aluminio, bati bati e nada do bolo sair (se alguém tiver uma dica sobre isso, compartilha por gentileza), pensei comigo mesmo, vou ter que triturar ele e fazer um "spaw", eis que pego a colher e enfio no meio e noto que consigo puxar, resultado: tirei o bolo do copo, ainda no formato do bolo mas infelizmente machuquei o micelio, joguei o bolo dentro de um pote com água, e ali ele perdurou por 10 minutos hidratando, posteriormente empanei o bolo com vermiculita, Tinha comprado uma caixa organizadora de 100l ( emocionado ) , como só saiu um bolinho tive que adaptar e encontrei uma caixa de 5,5L.

Coloquei três dedos de água na caixa, o bolo em cima de uma quentinha de aluminio forrada com vermiculita e coloquei duas bombinhas de aquário dentro de um copo com água, com pouco tempo a caixa já estava suando garantindo uma boa úmidade.

Fui trabalhar, só fui olhar a caixa no dia seguinte, na caixa de 100 litros eu fiz os furos, nessa eu acabei esquecendo, eis que noto o bolo meio emaranhado, fui olhar no forúm o que podia ser e eis que na minha pesquisa aqui, parecia ser o começo de coweb, o que eu fiz? abri a tampa e retirei uma bomba de aquário e comecei a ventilar manualmente e assim o deixei por um dia inteiro, após a aeração notei um melhor aspecto do bolo, fechei novamente e estou mantendo apenas com uma bomba, e ventilando manualmente três vezes e dando umas borrifadas após a ventilação.

Dito tudo isso pessoal, eis que está no quarto dia, e ele está meio que com uns "cabelinhos", vou postar algumas fotos dele aqui e gostaria da opinião de vocês, se ele realmente está saudável ou se eu tenho que descarta-lo. fico aguardando a resposta, grato desde já.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2023-01-05 at 10.29.40 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2023-01-05 at 10.29.40 (2).jpeg
    84.6 KB · Visualizações: 36
  • WhatsApp Image 2023-01-05 at 10.29.40 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2023-01-05 at 10.29.40 (1).jpeg
    65.3 KB · Visualizações: 37
  • WhatsApp Image 2023-01-05 at 10.29.40.jpeg
    WhatsApp Image 2023-01-05 at 10.29.40.jpeg
    68.6 KB · Visualizações: 36
É assim mesmo irmão, são vários os perrengues até pegar o flow kkkk

Um truque pra triturar o arroz é ir colocando em pequenas quantidades, em velocidade alta e inclinar o liquidificador uns 30°.
Tenta isso, vc vai ver como tritura fácil. A vantagem em relação ao grão inteiro é que a esterilização se torna mais eficiente em matar contaminantes.

Pra tirar do copo vai alternando as pancadinhas nas laterais e no fundo que uma hora sai, mas dá pra olhar pelo lado de fora do vidro e ver onde parece mais "colado" e tentar separar usando a ponta de uma faca fina.

E pode ser só minha impressão por conta do ângulo da foto, mas me parece que o bolo ainda não estava completamente colonizado quando você aniversariou. Na lateral, região da base, se estiver exposta é um convite para os contaminantes atacarem o arroz cozido.

Mas sobre os "cabelinhos", até agora tá mais ou menos dentro do esperado, vamos acompanhando os sinais do micélio!
 
Upvote 0
Cerca de sete mêses após conseguir o Carimbo finalmente criei coragem e falei, vou tentar!

eis que gostaria de ter criado um diário mas como foi minha primeira vez, decidi evitar ficar pegando em celular e esse tipo de coisa; vamos aos fatos, vou detalhar um pouco para que vocês possam ter um embasamento melhor.

Substrato:
Segui o tutorial do pftek normal, minha primeira dificuldade surgiu na hora de triturar o arroz, nunca vi ninguém se queixando porém eu coloquei no liquidificador e ele parecia milho de pipoca estourando na panela e nada de triturar, fui colocar em um pilão e depois da primeira pilada notei que em vez de farinha, ficaria em uma consistência horrivel, decidi entaõ fazer o mesmo com o grão inteiro, dito isso, vamos prosseguir...

Esterelização:
na minha panela de pressão só couberam dois copos e eu ainda inventei de colocar o resto do substrato dentro de um saco daqueles que ficam ao lado das frutas do supermercado, a final de contas, não podia desperdiçar e valeria a experiência...

feita a esterilazação, inoculei um copo com 3 ml ( 3 furos ), outro com 1 ml ( 3 furos ) e o saco por volta de 2ml ( 3 furos ), o copo que teve 3ml contaminou com uma mancha feia logo no segundo dia, o de 1 ml começou aparecer aquelas hifas lindas, brancas, percorrendo o substrato ( primeira vez que eu vi, fiquei maravilhado com o desenvolvimento ) , o do saco o micélio apareceu mas não sei explicar o porque, ele não desenvolveu, apenas posso relatar que ele ficou muito "empedrado" após a panela de pressão. vamos prosseguir...

Aniversário:
Eis que surgiu uma segunda dificuldade o bolo não queria sair do copo, retirei o papel aluminio, bati bati e nada do bolo sair (se alguém tiver uma dica sobre isso, compartilha por gentileza), pensei comigo mesmo, vou ter que triturar ele e fazer um "spaw", eis que pego a colher e enfio no meio e noto que consigo puxar, resultado: tirei o bolo do copo, ainda no formato do bolo mas infelizmente machuquei o micelio, joguei o bolo dentro de um pote com água, e ali ele perdurou por 10 minutos hidratando, posteriormente empanei o bolo com vermiculita, Tinha comprado uma caixa organizadora de 100l ( emocionado ) , como só saiu um bolinho tive que adaptar e encontrei uma caixa de 5,5L.

Coloquei três dedos de água na caixa, o bolo em cima de uma quentinha de aluminio forrada com vermiculita e coloquei duas bombinhas de aquário dentro de um copo com água, com pouco tempo a caixa já estava suando garantindo uma boa úmidade.

Fui trabalhar, só fui olhar a caixa no dia seguinte, na caixa de 100 litros eu fiz os furos, nessa eu acabei esquecendo, eis que noto o bolo meio emaranhado, fui olhar no forúm o que podia ser e eis que na minha pesquisa aqui, parecia ser o começo de coweb, o que eu fiz? abri a tampa e retirei uma bomba de aquário e comecei a ventilar manualmente e assim o deixei por um dia inteiro, após a aeração notei um melhor aspecto do bolo, fechei novamente e estou mantendo apenas com uma bomba, e ventilando manualmente três vezes e dando umas borrifadas após a ventilação.

Dito tudo isso pessoal, eis que está no quarto dia, e ele está meio que com uns "cabelinhos", vou postar algumas fotos dele aqui e gostaria da opinião de vocês, se ele realmente está saudável ou se eu tenho que descarta-lo. fico aguardando a resposta, grato desde já.

Bem vindo ao fantástico mundo do cultivador de cogumelo :)

Bem, algumas dicas. Eu faço a moagem do meu arroz integral em um moinho de grãos de café. No liquidificador também dá, a questão é a quantidade e velocidade, inclinar ligeiramente também ajuda se as lâminas estiverem muito altas em relação a base. Vai adicionando aos poucos para achar a velocidade correta para a quantidade correta de arroz. Eu hoje em dia encontro a FAI já feita em loja de produtos naturais, contudo, fica mais caro. O Tio Ben no moinho de grãos de café é ainda a minha escolha. Uma pequena nota, se você comprar arrroz integral em saco comum, aquele mais barato, demolhe por 24 horas, seque numa toalha e depois moa. Isso elimina os endoesporos. O Tio Ben já é pré-feito e por isso não me chateio com isso. Isso pode explicar a contaminação? Maybe?

Esterelização: Copos menores? Nunca usei um saco na PP! :) Deu certo? Uma dica importante sobre PFTEK é evitar que fique compactado. Talvez o saco tenha se compactado com a pressão da PP?

Tirar do copo: Vc pode passar uma faca bem limpa entre copo e bolo. Apenas garanta que limpa ela bem entre bolos, não vai o diabo tecê-las. Ele deverá sair com facilidade.

Eu uso uma caixa com água no fundo da minha caixa organizadora com um aquecedor (pq preciso) e o borbulhador. Por cima, uma grade de plástico onde ficam os bolos. Só para simplificar o copo de água e a água no fundo como vc tem. Não uso vermícula ou outros elementos, os bolos ficam em cima de uma folha de alumínio mesmo que foi previamente limpa com álcool. Sugestão para o keep it simple.

Controle também a velocidade de admissão de ar, se a bomba tiver controle de velocidade, se não tiver, basta colocar uma mola no tubo e reduzir um pouco o fluxo. Eu estou a trabalhar em 1,1l/min na foto. Duas bombas é muito.

IMG_20221228_205402.jpg

O Bolo estava 100% colonizado ou o que aparece na base do bolo é a vermicula seca?

Continua e vai reportando!
 
Upvote 0
Obrigado a todos que fortaleceram com as dicas e conselhos, posteriormente irei atualizar o futuro desse cultivo mas adianto que estou esperançoso, se eu tirar um carimbo já fico satisfeito.

Marcelo,
Acredito ele já estava totalmente colonizado pois quando as partes laterais visiveis do copo já estavam todas colonizadas eu ainda esperei um bom tempo, a parte que aparece seca é a vermiculita do roll feito, mas o que eu penso que possa ter acontecido essa parte que a vermiculita ainda está visível, pode ter sido a parte que eu enfiei a colher pra puxar ele do corpo e consequentemente atrasando a evolução do micelio naquela região, como primeiro cultivo não posso dar uma certeza mas eu deixei ele coisa de aproximadamente 1mês e 10-13 dias , o copo colonizado é esse mesmo que está com o borbulhador capacidade aprox: 350-500ml.

Texugo
No caso, eu dei uma volta de 180º graus no bolo pra amenizar o lado que já está afetado, mas sei que é paliativo, aumentei a quantidade de vezes que estou ventilando, vou passar pra 4\5 vezes.

Sigillvm
Ficou extremamente compactado kkkk, o micélio apareceu e ali mesmo ficou, o saco grudou todo no arroz, até pra fazer a remoção caso colonizasse seria complicado,
mas na próxima vou me atentar mais as proporções para fazer a quantidade correta para que não haja sobra.

Não tinha me atentado ao fluxo da bomba, essa que estou usando o output está marcando: 4L/min, sendo que como a tampa fecha por cima dele, acaba dando uma esmagadinha, não sei se o suficiente pra diminuir e não tem controle de velocidade, tentarei diminuir esse diâmetro de alguma forma aqui.

Sobre o seu terrário , essa questão de você colocar ele em cima apenas do papel me fez refletir que, eu colocando ele em cima da vermiculita é possível que ela esteja retirando a umidade do bolo e ainda por cima atrasando um pouco os pins pois mesmo não sendo um substrato nutritivo o micélio vai pra cima delas, tanto que quando eu fui girar o bolo 180º pude perceber que ele já criou uma grande quantidade de raízes fundas na vermiculita. Tá vindo bonito seu cultivo :positivo: , fiquei curioso sobre os potes que você mantém no terrário junto com os bolos.

O que aparece na base do meu bolo é a vermiculita seca do roll que foi realizado.
 
Upvote 0
Obrigado a todos que fortaleceram com as dicas e conselhos, posteriormente irei atualizar o futuro desse cultivo mas adianto que estou esperançoso, se eu tirar um carimbo já fico satisfeito.

Marcelo,
Acredito ele já estava totalmente colonizado pois quando as partes laterais visiveis do copo já estavam todas colonizadas eu ainda esperei um bom tempo, a parte que aparece seca é a vermiculita do roll feito, mas o que eu penso que possa ter acontecido essa parte que a vermiculita ainda está visível, pode ter sido a parte que eu enfiei a colher pra puxar ele do corpo e consequentemente atrasando a evolução do micelio naquela região, como primeiro cultivo não posso dar uma certeza mas eu deixei ele coisa de aproximadamente 1mês e 10-13 dias , o copo colonizado é esse mesmo que está com o borbulhador capacidade aprox: 350-500ml.

Texugo
No caso, eu dei uma volta de 180º graus no bolo pra amenizar o lado que já está afetado, mas sei que é paliativo, aumentei a quantidade de vezes que estou ventilando, vou passar pra 4\5 vezes.

Sigillvm
Ficou extremamente compactado kkkk, o micélio apareceu e ali mesmo ficou, o saco grudou todo no arroz, até pra fazer a remoção caso colonizasse seria complicado,
mas na próxima vou me atentar mais as proporções para fazer a quantidade correta para que não haja sobra.

Não tinha me atentado ao fluxo da bomba, essa que estou usando o output está marcando: 4L/min, sendo que como a tampa fecha por cima dele, acaba dando uma esmagadinha, não sei se o suficiente pra diminuir e não tem controle de velocidade, tentarei diminuir esse diâmetro de alguma forma aqui.

Sobre o seu terrário , essa questão de você colocar ele em cima apenas do papel me fez refletir que, eu colocando ele em cima da vermiculita é possível que ela esteja retirando a umidade do bolo e ainda por cima atrasando um pouco os pins pois mesmo não sendo um substrato nutritivo o micélio vai pra cima delas, tanto que quando eu fui girar o bolo 180º pude perceber que ele já criou uma grande quantidade de raízes fundas na vermiculita. Tá vindo bonito seu cultivo :positivo: , fiquei curioso sobre os potes que você mantém no terrário junto com os bolos.

O que aparece na base do meu bolo é a vermiculita seca do roll que foi realizado.
Olá @PVN ! Viva.

Eu, ao longo desses anos, andei simplificando o terrário. Não existe jeito certo ou jeito errado. Mas aquilo que funciona para si e que é útil. Eu só cultivo para o meu uso pessoal. Portanto, três bolos já são mais que suficientes, já atendo em conta perdas e contaminações.

Retirar muitas das coisas que geralmente se coloca, permite uma limpeza mais eficiente, sobretudo qua do surgem contaminações mais complicadas.

Relativamente ao demais potes. O de tampa xadrez é a cultura líquida que estou usando. Vou inocular os próximos bolos com ela. Os que estão tampados com papel alumínio eram apenas cl que havia preparado para usar na clonagem, já saíram.

Já o pote maior com os tubos de ensaio dentro, são amostras que tirei de alguns cogumelos selecionados. Estão numa cultura líquida pois estou os clonando. Eu faço mais de uma amostra PQ como não tenho mais um fluxo laminar esse tipo de procedimento tem tendência a contaminar com facilidade.

Se nos tubos de ensaio conseguir obter micélio saudável faço uma inoculação com ele.

Muita luz!
 
Upvote 0
Senhores, eis que o bolo continua no terrário, até o momento sem nenhum sinal de frutificação, e aparentemente ele está um pouco cinzento ou azulado, não sei ao certo, acredito que está mais pra cinza; diminui o fluxo da bomba colocando um pregador na mangueira, e comecei a abanar mais vezes e agora descobri a tal dificuldade da úmidade x ventilação, mas aos poucos vamos ajustando, estou com uma ligeira dúvida:

qual deve ser a consistência do bolo no terrário? Ao tocar nele, ele tem que estar úmido a ponta de liberar alguma gotícula? notei o meu ligeiramente seco, acabei de dar umas borrifadas nele, tirei ele do terrário pra bater três fotos para vocês darem uma olhada na situação do mesmo.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2023-01-08 at 20.58.23 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2023-01-08 at 20.58.23 (1).jpeg
    130.2 KB · Visualizações: 12
  • WhatsApp Image 2023-01-08 at 20.58.22.jpeg
    WhatsApp Image 2023-01-08 at 20.58.22.jpeg
    161.1 KB · Visualizações: 12
  • WhatsApp Image 2023-01-08 at 20.58.23.jpeg
    WhatsApp Image 2023-01-08 at 20.58.23.jpeg
    152 KB · Visualizações: 12
Upvote 0
Senhores, eis que o bolo continua no terrário, até o momento sem nenhum sinal de frutificação, e aparentemente ele está um pouco cinzento ou azulado, não sei ao certo, acredito que está mais pra cinza; diminui o fluxo da bomba colocando um pregador na mangueira, e comecei a abanar mais vezes e agora descobri a tal dificuldade da úmidade x ventilação, mas aos poucos vamos ajustando, estou com uma ligeira dúvida:

qual deve ser a consistência do bolo no terrário? Ao tocar nele, ele tem que estar úmido a ponta de liberar alguma gotícula? notei o meu ligeiramente seco, acabei de dar umas borrifadas nele, tirei ele do terrário pra bater três fotos para vocês darem uma olhada na situação do mesmo.
O azulado no bolo pode ser oxidação do micélio.
 
Upvote 0
Senhores, eis que o bolo continua no terrário, até o momento sem nenhum sinal de frutificação, e aparentemente ele está um pouco cinzento ou azulado, não sei ao certo, acredito que está mais pra cinza; diminui o fluxo da bomba colocando um pregador na mangueira, e comecei a abanar mais vezes e agora descobri a tal dificuldade da úmidade x ventilação, mas aos poucos vamos ajustando, estou com uma ligeira dúvida:

qual deve ser a consistência do bolo no terrário? Ao tocar nele, ele tem que estar úmido a ponta de liberar alguma gotícula? notei o meu ligeiramente seco, acabei de dar umas borrifadas nele, tirei ele do terrário pra bater três fotos para vocês darem uma olhada na situação do mesmo.

Olá PVN!

Primeiro, a frutificação pode levar algum tempo, só quando o bolo estiver totalmente colonizado pelo micélio é que ele estará ocupado em frutificar, até lá é normal demorar. Eu até deixo os meus copos já aparentemente fechados mais 5 ou 6 dias na incubadora a conta disso.

É preciso de luz no início e acertar bem a humidade e a entrada de ar.

O seu bolo poderá estar em estresse, é por isso que fica azul. Pode estar seco, se te parece muito seco coloca ele em água fresca por 12 horas (sem ser água da torneira que está com cloro!) usa água mineral de garrafa, isso não fará mal ao micélio e nem afeta qualquer pino que esteja em vias de aparecer. Depois coloca ele sobre uma superfície de alumínio sem contato com a vermícula que pode estar a roubar humidade do seu bolo. Se não lhe parece seco, poderá ser saturação de CO2, tente ventilar mais, sobretudo ventilação mecânica 2 ou 3 vezes por dia.
 
Upvote 0
Começo essa mensagem falando que não sei se o certo seria abrir outro tópico ou se é permitido a continuidade nesse. vamos lá.

depois de um tempo notei que o bolo estava ficando cada vez mais "sofrido", ele estava com a aparência feia mesmo, e cada vez mais seco e azulado, percebi que se eu não tomasse uma atitude o bolo sozinho não iria "vingar". A foto do lado esquerdo consegue mostrar bem o local onde eu puxei o bolo do copo com a colher. segue as fotos de como estava a situação:

WhatsApp Image 2023-01-20 at 12.24.29.jpegWhatsApp Image 2023-01-20 at 12.24.30.jpeg

Fiz então o Cold Dunk, 24 horas dentro do deposito com água mineral na geladeira:

WhatsApp Image 2023-01-20 at 12.24.30 (1).jpeg


Passado mais três\quatro dias Eis que começam a surgir uns pontinhos lindos.

WhatsApp Image 2023-01-20 at 12.24.31.jpegWhatsApp Image 2023-01-20 at 12.24.31 (1).jpeg

Agora só resta esperar, única alteração é que vou ter que abaixar o bolo um pouco pois ele já tá encostando na tampa e veio um pin bonito no topo. que dê tudo certo 🤞

Nota de curiosidade: minha última consagração foi em 2021, ansioso pra pegar um táxi pra estação lunar, deixei algumas papeladas por lá que ficaram pendentes. 🔥

Posteriormente mais atualizações.
 
Upvote 0
Cogumelo deformado

Esse foi o crescimento de dois dias após o surgimento dos pins, gostaria se possível do(s) comentário(s) sobre eles em relação ao crescimento, se tá na média e sobre o crescimento de uma massa acima do chapéu, o que seria isso?! Já vi no fórum um ou outro sofrer mutação mas em quase todos? Mesmo sendo leigo acredito que seja um problema a ser solucionado.

Relendo as conversas com o fornecedor do carimbo, a Strain foi dita como Thai Pink Buffalo, e realmente as aparências me fazem crer que as informações foram verídicas. Enquanto espero pela resposta dos senhores, vou continuar buscando no forúm ver se encontro essa patologia!

Edit: Encontrei no fórum problemas similares, poucas conclusões, mas dois comentários em post diferentes questionaram a possibilidade de ser alta umidade, achei plausível meu térrario é bem pequenoe a base dos pins tá bem branquinha... , adicionei um título a essa mensagem, caso alguém busque/passe por algo parecido.

Deixei abertura de um dedo na tampa, pra melhorar a troca de ar e baixar a umidade.

Se não apresentar melhora até amanhã a noite desligarei a bomba e vou manter apenas borrifando manualmente.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2023-01-22 at 21.37.08.jpeg
    WhatsApp Image 2023-01-22 at 21.37.08.jpeg
    110.3 KB · Visualizações: 20
  • WhatsApp Image 2023-01-22 at 21.37.20.jpeg
    WhatsApp Image 2023-01-22 at 21.37.20.jpeg
    112.2 KB · Visualizações: 20
Última edição:
Upvote 0
Colheita - Carimbo - Considerações


Colheita
WhatsApp Image 2023-01-24 at 15.44.32 (1).jpeg

Primeiro cultivo, e o que eu posso dizer é que estou muito mas muito satisfeito e feliz de poder finalizar essa primeira colheita, que por sinal está aqui sendo digerida no meu estomago, não sei quantas gramas foram, mas se eu pudesse mensurar acredito que daria em torno de 1,5- 3g secas.

WhatsApp Image 2023-01-24 at 15.44.32.jpeg

Retirei todos os cogumelos e o maior, decidi tentar fazer um carimbo, até pensei em deixar isso para o segundo flush mas nunca se sabe, melhor garantir a continuidade.

WhatsApp Image 2023-01-24 at 15.44.31.jpeg

carimbando.

WhatsApp Image 2023-01-24 at 15.44.31 (1).jpeg

fiz uma pequena raspagem na extensão do bolo para que o mesmo ficasse pronto para o próximo dunk, no caso cold dunk. 24h.

CONSIDERAÇÕES

Tive que interromper a digitação do texto e estou retornando agora oito horas depois, minha ideia era ficar em casa mas mais uma vez o cogumelo não me
permitiu, peguei minha magrela ( bicicleta ) e fui desbravar , se inventarem de fazer isso lembrem de levar um guidom reserva por precaução
o meu acabou derretendo na minha mão no meio do caminho, deixarei fotos para vocês mensurarem o poder visual que eu contemplei essa tarde.

Sensação maravilhosa, insights pertinentes , infelizmente tive péias também, muitas pessoas na orla, pensamento que tá todo mundo olhando, o olho virando 360º faz parte da preocupação social, vou parar de escrever por aqui, fazer uma fumaça e aproveitar o poder que ainda está emanando como onda, tsuname, marolinha...

Posteriormente mais atualizações do 2 flush!



WhatsApp Image 2023-01-24 at 20.51.27 (1).jpegWhatsApp Image 2023-01-24 at 20.51.27.jpegWhatsApp Image 2023-01-24 at 20.52.26.jpeg
 
Upvote 0
Segundo Flush colhido!!

WhatsApp Image 2023-02-02 at 14.54.04.jpegWhatsApp Image 2023-02-01 at 11.41.07.jpegWhatsApp Image 2023-02-02 at 14.53.02 (1).jpegWhatsApp Image 2023-02-02 at 14.53.02.jpeg

Notei uma maior demora para o desenvolvimento, acredito que o correto seria encerrar por aqui, mas como iniciante e curioso que sou, coloquei o bolo para mais um cold dunk e tentarei um 3 flush para ver como ele se comporta.

Tentei fazer mais dois carimbos mas em vez do carimbo tinha um borrão de água escuro acho que estava muito úmido, mas eu consegui um do primeiro flush pra poder dar continuidade.

Queria agradecer a todos que tiraram um tempo para interagir comigo e com as postagens!!

E fazer um agradecimento especial ao @ExPoro que me ajudou bastante com seus guias e postagens.

É isso, encerro essa primeira etapa por aqui, já estou pensando no próximo, até lá. :blackalien:
 
Upvote 0
Back
Top