Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

black mold ou aspergillus niger? como prosseguir com esse casing?

lviegas

Hifa
Cadastrado
25/03/2018
3
5
32
bom dia, galera!

estou nas minhas primeiras tentativas de cultivo. ja tive problemas antes com duende verde e com esse mesmo mofo preto em potes que tavam colonizando, mas agora ele apareceu no casing que estava a 7 dias no terrario pra frutificar. a historia do casing é a seguinte - strain peru, iniciei de uma c.l para spawn painco, o pote colonizou durante uns 20 e poucos dias, mas parou quando estava chegando mais perto do fundo. julguei que o micelio da parte superior estava praticamente consolidado e que nao ia mais avancar pra baixo, entao preparei o casing 50-50 vermiculita e po de coco. ficou incubando mais uns 5 dias enquanto eu viajava. voltei e notei que a parte superior estava colonizada uns 70%, entao talvez tenha me precipitado ao colocar no terrario. nos primeiros tres dias o micelio continuou se desenvolvendo e tomando o resto da bandeja na parte superior. nao foi dunkado.

o terrario foi colocado dentro de um quartinho de despensa bem pequeno (0,8m x 1m x 2,5m), onde eu tenho tambem um umidificador ultrassonico e um exaustor. a ideia era manter pre-umidificado o ar externo ao terrario, resfriar com garrafas de gelo la dentro e fazer a exaustao em ciclos de 20 minutos pro ar desse ambiente nao ficar viciado. eu sei que tudo isso eh mais complicado do que simplesmente montar o terrario como unidade autonoma, mas acontece que esse quartinho eh o espaco mais adequado que eu tinha pra deixar o terarrio, e tambem pretendo ainda cultivar uns pleurotus nele, por isso a infraestutura rs. o terrario foi construido nesse modelo da foto, dois furos maiores vedados com manta acrilica e varios furos menores vedados com micopore, argila expandida no fundo e bombinha de aquario pra fazer 3 trocas de ar por hora.

entao no sexto dia depois do aniversario apreceram esses pontinhos pretos no casing, provavelmente vindos desse ambiente externo da despensa. temo que seja esse black mold e que a infestacao de esporos ja tenha sido total a esta altura. pelo que andei lendo esse mofo é tinhoso e pode comprometer cultivos posteriores. nao sei se pela foto da pra ver direito, mas poderia ser tambem aspergillus niger?

enfim, tive tambem alguma manchinhas amarelas la pelo terceiro ou quarto dia que nao desenvoveram, mas pelo que pesquisei devem ser os metabolitos. queria saber se agora o mais recomendavel seria mover o casing pra outdoor ou tirar a parte contaminada com uma colher e tentar ainda frutificar ele no proprio terrario? pois a contaminacao nao ta avancando e o micelio parece bem estabelecido, apesar de mais algodoado que rizomorfico.

agradeco desde ja! abracos
 

Anexos

  • 20190512_102445.jpg
    20190512_102445.jpg
    959.5 KB · Visualizações: 47
  • 20190512_103001.jpg
    20190512_103001.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 43
@lviegas,
Alguma notícia do casing?

Fala @Psilosophia! Entao, esse casing tava ate bonito, ao meu ver, mas teve que ir pro sacrificio. Em poucos dias o micelio parece que foi perdendo vigor e a contaminacao ganhou terreno. Pelo jeito era o que a galera chama de pin mold, nos foruns gringos. Uma contaminaçao que se introduz por dificuldade de estabelecer condiçoes estereis de trabalho na hora da inoculacao. Enfim, era tambem um bolo que nao colonizou completamente, estagnou, como eu relatei.

Varias tretas de iniciante, mas vamo la! Continuo com um carimbo dessa strain e trabalhando em CLs e agar. Hoje mesmo inoculei spawn de painço e sorgo pra dar continuidade. Confiante que muito em breve vai dar certo.

Uma duvida. Voce nao acha que o terrario pode estar precisando de uns furos mais pra cima, perto da tampa, pra facilitar a exaustao de ar quente? Pelo que andei lendo nos ultimos dias, toda a dinamica dos monotubs e shotguns se baseiam nessa logica, mas claro, em se tratando de troca passiva. No caso de um terrario com borbulhador realmente importa ou tanto faz a posicao dos furos? Durante essa tentativa fiquei em duvida se a troca gasosa estava sendo suficiente e quero deixar esse terrario no grau pra aniversariar, em breve, um humilde bolinho da strain tapalpa que esta perto de terminar a colonizacao (assim espero).
 
Upvote 0
@lviegas ,

Não me considero apto a responder suas perguntas, pois também sou iniciante...Tenho tido mais sucesso com o famoso PFTek.

Mas já li em algum lugar que, mesmo com borbulhador, é bom abanar algumas vezes por dia para fazer uma troca de ar fresco mais efetiva. Além disso, faria a substituição dos micropore dos furos por lã acrílica.

Talvez algum dos antigos possa te orientar melhor...

Saudação!
 
Upvote 0
Back
Top