Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Azulado na incubação, PRECISO DE AJUDA!!!

Zer0

Esporo
Cadastrado
10/10/2020
13
3
23
Primeiramente queria pedir desculpa se ja existir um tópico falando sobre isso no fórum... Eu msm nunca achei...

Mas vamos lá, eu fiz tudo como o passo a passo de quase todo mundo que posta aqui... Certo fiz seringa, fiz o bolo, cozinhei ele por 1 hora e esperei mais 7 esfriando sem abrir, inoculei e botei para descansar... Sucesso tudo mil maravilhas...

Separei um banheiro, limpei tudo usei caixas de isopor tampadas para 2 incubadoras e fechei o banheiro por 1 semana aí antes de eu olhar o progresso tive que viajar por uns 8 dias, resultado faz 16 dias que estão dentro da incubadora e acho que, ou todos contamiram exceto 1 de 7 bolos ou ficou com temperaturas muito alta ja que aqui na minha cidade de vez em quando bate 34°c ou eu não tive a assepsia necessária nos passos anteriores, só sei que estão com essa mancha meio azulada perto do projeto de micelio...

Então ajuda aí, qual a opinião de vocês?, sabe algo que eu possa fazer?, não queria recomeçar do zero... Vai anexo de 3 bolos aí, 1 da incubadora A, 1 da incubadora B e o único que aparenta não estar contaminado e deixei separado dos outros...
 

Anexos

  • IMG-20201110-WA0044.jpg
    IMG-20201110-WA0044.jpg
    106.1 KB · Visualizações: 27
  • IMG-20201110-WA0043.jpg
    IMG-20201110-WA0043.jpg
    112.2 KB · Visualizações: 27
  • IMG-20201110-WA0042.jpg
    IMG-20201110-WA0042.jpg
    99.1 KB · Visualizações: 27
Sad... Parece que o Duende verde (Trichoderma harzianum) apareceu pra ti. No meu primeiro pote tive o mesmo problema na coloração e descartei por ser esta contaminação. Mas espero que alguém mais experiente que eu possa te ajudar melhor.

Dá uma olhada nos contaminantes mais comuns:
 
Upvote 0
Ahhh não boto fé nisso não mano... Se pah vou jogar fora amanhã msm e deixar o único que aparenta não estar contaminado separado ali para depois fazer um terrario de PET pra ele...

Começar tudo do inicio neh... Tomar mai cuidado com a assepsia dessa vez e observar mais vezes na fase de incubação para ver se na próxima o negócio cesce...

Só tristeza irmão...
 
Upvote 0
usei arroz integral...

sim sim tbm acho na hora de fazer a siringa eu dei uns vacilo, ou pode ser meu carimbo tbm que comprei online vai que ja veio infectado... vou fazer 3 siringas em 3 dias diferentes dessa vez e ver se eu reduzo a taxa de contaminação pq de 7 copos só 1 ficar bom eh de querer até desistir... e nem sei se esse 1 ta bom msm
 
Upvote 0
Apenas dando meu toque, pois isso me recordou contaminações que aconteceram comigo e não eram via seringa. No caso, foi excesso de água no substrato apenas: o arroz cozinhou lentamente dentro do copo por conta de uma variação excessiva de calor e houve infecção bacteriana.
 
Upvote 0
Back
Top