Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Aumento na produçao, novos metodos de esterilizaçao?

Rub

Esporo
Cadastrado
12/01/2022
2
1
22
Olá pessoal, estou começando a aumentar a produção de cogumelos e estou com dificuldade de esterilizar grandes quantidades de substrato em panelas de pressão, gostaria de saber se alguém tem alguma ideia ou sabe de alguma técnica para a esterilização de grandes quantidades de substrato?

Grato Rub.
 
Última edição:
Não tem. Só com PP maior mesmo.
Esterilizadoras de dentista/farmácia é absurdamente caro e também não é muito grande. Nesse contexto, uma autoclave é muito melhor.

Mas se tu inovar e achar um jeito massa, fico no aguardo. Já pesquisei por semanas a fio métodos de esterilização mais rápidos ou baratos e não consegui nada, pensei que talvez produtos químicos fossem uma boa (e até onde eu cheguei, são mesmo, mas meros mortais como a gente não tem acesso a esses produtos).

O melhor que achei foi comprar milho da Fugini que já vem esterilizado e sem conservantes. A esterilização é a mesma que a gente faz na PP. Consegui numa promoção por 1 real a cada 170 gramas, mas até agora, não consegui colonizar nenhum. Ele vem cheio de água e no processo de remover, eu acho que estou contaminando. E não sei se minhas culturas liquidas estão saudáveis, pois tô com preguiça de testar no ágar. Colonizei mais 1 saquinho de 170g e veremos daqui a 2 semanas se vai dar boa.

Outra coisa que descobri nesse meio tempo foi que tem gente que faz o substrato de puro ágar e de alguma forma, frutificam nele mesmo. Como pra solidificar o Ágar tem que ferver, nessa tacada tu já esteriliza. Esse cara me falou que pra ele funciona que é uma beleza, mas eu nunca tentei e sinceramente, como nunca li sobre isso em lugar nenhum, nem em livros de micologia diversos, não deve ser realmente produtivo. Mas isso é um chute teórico que eu fiz, talvez quem sabe esse cara criou um método inovador e revolucionário que ainda ninguém usa? Vai saber....
 
Panela de pressão de 20l ou autoclave.
Usando sacos é a forma mais eficiente.
Não tem. Só com PP maior mesmo.
Esterilizadoras de dentista/farmácia é absurdamente caro e também não é muito grande. Nesse contexto, uma autoclave é muito melhor.

Mas se tu inovar e achar um jeito massa, fico no aguardo. Já pesquisei por semanas a fio métodos de esterilização mais rápidos ou baratos e não consegui nada, pensei que talvez produtos químicos fossem uma boa (e até onde eu cheguei, são mesmo, mas meros mortais como a gente não tem acesso a esses produtos).

O melhor que achei foi comprar milho da Fugini que já vem esterilizado e sem conservantes. A esterilização é a mesma que a gente faz na PP. Consegui numa promoção por 1 real a cada 170 gramas, mas até agora, não consegui colonizar nenhum. Ele vem cheio de água e no processo de remover, eu acho que estou contaminando. E não sei se minhas culturas liquidas estão saudáveis, pois tô com preguiça de testar no ágar. Colonizei mais 1 saquinho de 170g e veremos daqui a 2 semanas se vai dar boa.

Outra coisa que descobri nesse meio tempo foi que tem gente que faz o substrato de puro ágar e de alguma forma, frutificam nele mesmo. Como pra solidificar o Ágar tem que ferver, nessa tacada tu já esteriliza. Esse cara me falou que pra ele funciona que é uma beleza, mas eu nunca tentei e sinceramente, como nunca li sobre isso em lugar nenhum, nem em livros de micologia diversos, não deve ser realmente produtivo. Mas isso é um chute teórico que eu fiz, talvez quem sabe esse cara criou um método inovador e revolucionário que ainda ninguém usa? Vai saber....

A forma ideal de clonar é esperar frutificar no ágar.

Só que, nas placas, os pins são minúsculos, servem apenas para clonagem mesmo.

O que torna o ágar seletivo é a pequena disponibilidade de nutrientes, o que, consequentemente, inviabiliza a produção de cogumelos bons.

Aumentar a % da receita, normalmente, gera contaminantes. Por isso é apenas 3%.

O melhor jeito de produzir muito, de forma caseira (não estou nem questionando a razão aqui) é fazer spawn em sacos, panela de pressão 20 litros, inoculação com cultura selecionada e isolada e spawn em meio mais nutritivo (esterco e vermiculita ou fibra).

Já que não podemos aumentar o tamanho da panela de pressão, nem gastar 15000 em uma autoclave, a solução é tirar a maior eficiência da mesma quantidade de substrato.

Engraçado... Minha ideia atual é produzir menos na mesma quantidade de substrato e com mais concentração de psilocina kkk
Porque não quero um estoque muito grande, mas gosto de cultivar.
 
Muito obrigado pelas dicas, provavelmente vou providenciar uma panela de pressão de 20-24 L , pois pesquisei o preço de um autoclave laboratorial de bom tamanho e esta em torno dos 8-9 mil reais ( muito longe do que conseguimos pagar 😂).
 
Só que, nas placas, os pins são minúsculos, servem apenas para clonagem mesmo.
Ele me mandou uma foto quando eu estava nesse pique de pesquisar coisas. Era um cogumelo de tamanho normal num bloco de ágar do tamanho dum pote de conserva. Infelizmente eu não salvei nem a foto nem o contato do cara.
 
Tindalização. Você germina os endoesporos, mata, e repete algumas vezes, usando água fervente mesmo. Existem protocolos diferentes por aí, mas o princípio é o mesmo e tem que testar pra descobrir qual configuração se aplica melhor ao seu substratuto.
Mas é muito mais fácil achar uma panela de pressão 20+L usada por 200/300 reais, inclusive com várias que chegam a quase 14,5 psi.

 
Tindalização. Você germina os endoesporos, mata, e repete algumas vezes, usando água fervente mesmo. Existem protocolos diferentes por aí, mas o princípio é o mesmo e tem que testar pra descobrir qual configuração se aplica melhor ao seu substratuto.
Mas é muito mais fácil achar uma panela de pressão 20+L usada por 200/300 reais, inclusive com várias que chegam a quase 14,5 psi.


A primeira vez que cultivei com milho fiz a tindalização, 3 dias fervendo milho por 10 minutos.
Fiz umas 10 vezes desse modo e todas funcionaram.

Mas esses dias estava lendo o Shroomery e tinha uma discussão dos caras mais experientes de lá, falando que é a maior bobagem para a nossa forma de cultivo, principalmente pela forma que fazemos.
Resumindo, a conclusão deles é que não vale a pena.

Que o processo de ferver e deixar o grão exposto aumenta a quantidade de endosporos, se comparado com o inicio.
Ou seja, em vez de estar matando, estaria estimulando a formação e também permitindo que outros endosporos que estavam no ambiente se depositem ali.

Link da discussão (em inglês): Endospores in Cerial Grains Discussion - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board

Não li tudo então ainda não sei a conclusão da discussão.
Achei bem interessante quando li, mas não tenho propriedade para dar opinião, apenas ler as fontes que citaram.

Eu nunca tentei milho de outra forma e abandonei ele faz tempo.
No painço mando direto pra PP, nem hidrato antes e nunca tive problemas (o que me reforça a ideia de que endosporos não são problema).
Aveia também, só fervendo pra hidratar e logo pra pp e sem problemas.

Uma forma que talvez daria certo é fazer igual nos comestiveis mais rusticos.
Usar toneis para ferver a agua (sem pressã) em litragem muito maior que panela de pressão.
Mas ai os tempos de fervura vão para mais de 8 horas, por isso utilizam madeira para fazer o fogo.
Gás e eletricidade ficariam muito caro.

Acredito que assim funcione para PFTek, para grãos não tenho certeza.
 
A primeira vez que cultivei com milho fiz a tindalização, 3 dias fervendo milho por 10 minutos.
Fiz umas 10 vezes desse modo e todas funcionaram.

Mas esses dias estava lendo o Shroomery e tinha uma discussão dos caras mais experientes de lá, falando que é a maior bobagem para a nossa forma de cultivo, principalmente pela forma que fazemos.
Resumindo, a conclusão deles é que não vale a pena.

Que o processo de ferver e deixar o grão exposto aumenta a quantidade de endosporos, se comparado com o inicio.
Ou seja, em vez de estar matando, estaria estimulando a formação e também permitindo que outros endosporos que estavam no ambiente se depositem ali.

Link da discussão (em inglês): Endospores in Cerial Grains Discussion - Mushroom Cultivation - Shroomery Message Board

Não li tudo então ainda não sei a conclusão da discussão.
Achei bem interessante quando li, mas não tenho propriedade para dar opinião, apenas ler as fontes que citaram.

Eu nunca tentei milho de outra forma e abandonei ele faz tempo.
No painço mando direto pra PP, nem hidrato antes e nunca tive problemas (o que me reforça a ideia de que endosporos não são problema).
Aveia também, só fervendo pra hidratar e logo pra pp e sem problemas.

Uma forma que talvez daria certo é fazer igual nos comestiveis mais rusticos.
Usar toneis para ferver a agua (sem pressã) em litragem muito maior que panela de pressão.
Mas ai os tempos de fervura vão para mais de 8 horas, por isso utilizam madeira para fazer o fogo.
Gás e eletricidade ficariam muito caro.

Acredito que assim funcione para PFTek, para grãos não tenho certeza.
Essa discussão surgiu porque partiram do princípio errado. Realmente, se deixar exposto não faz muito sentido... talvez até dê certo, dependendo de como estiver o ambiente.
Se você fizer com o substrato isolado (dentro de uma jarra de vidro com filtros de ar) não tem como pegar contaminação externa e nem como as bactérias já germinadas formarem endosporos, afinal de contas o grão hidratado definitivamente não tem as condições necessárias pra isso (poucos nutrientes e pouca água).

Dependendo do grão o conteúdo de bactérias difere. No meu último lote todas as jarras de trigo contaminaram, perdi tudo pro bacillus, e todas as jarras de milho deram certo; apesar de eu ter feito o exato mesmo procedimento de esterilização (em paralelo, inclusive), ter inoculado com a mesma seringa e mantido dentro da mesma incubadora, deu diferença.

Uma forma que dá certo e pode ser "econômica" é a esterilização através da compostagem, alguns produtores comerciais fazem, mas é uma área que a princípio não me interessa muito e não pretendo experimentar.
 
A respeito de contaminação por bactéria/endosporos recomendo assistir esse vídeo, a partir do 08:00 entra no tema. Coloca legenda e clica na engrenagem e na opções de legenda coloca para traduzir em português.



Aliás, recomendo ver o vídeo inteiro é bem didático.
 
A respeito de contaminação por bactéria/endosporos recomendo assistir esse vídeo, a partir do 08:00 entra no tema. Coloca legenda e clica na engrenagem e na opções de legenda coloca para traduzir em português.



Aliás, recomendo ver o vídeo inteiro é bem didático.


Esse vídeo vale a pena ganhar uma legenda além da automática... aliás, a automática aqui não apareceu opção para português. Só inglês.

Excelente conteúdo sobre detecção de contaminações, nobre @SpiritualMind.
 
Vou aproveitar esse post pra tirar uma dúvida relacionada ao tema.

Tenho uma estufa esterilizadora, daquelas que usam pra esterelizar alicates e tal, ela faz a mesma função do que a panela de pressão? Digo, ela vai esterelizar meu substrato no pp5?

Segue foto dela abaixo:
 

Anexos

  • IMG-20221009-WA0103.jpeg
    IMG-20221009-WA0103.jpeg
    1.2 MB · Visualizações: 9
Vou aproveitar esse post pra tirar uma dúvida relacionada ao tema.

Tenho uma estufa esterilizadora, daquelas que usam pra esterelizar alicates e tal, ela faz a mesma função do que a panela de pressão? Digo, ela vai esterelizar meu substrato no pp5?

Segue foto dela abaixo:
 
Back
Top