Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Aumento na produçao, novos metodos de esterilizaçao?

Rub

Esporo
Cadastrado
12/01/2022
2
1
22
Olá pessoal, estou começando a aumentar a produção de cogumelos e estou com dificuldade de esterilizar grandes quantidades de substrato em panelas de pressão, gostaria de saber se alguém tem alguma ideia ou sabe de alguma técnica para a esterilização de grandes quantidades de substrato?

Grato Rub.
 
Última edição:
Não tem. Só com PP maior mesmo.
Esterilizadoras de dentista/farmácia é absurdamente caro e também não é muito grande. Nesse contexto, uma autoclave é muito melhor.

Mas se tu inovar e achar um jeito massa, fico no aguardo. Já pesquisei por semanas a fio métodos de esterilização mais rápidos ou baratos e não consegui nada, pensei que talvez produtos químicos fossem uma boa (e até onde eu cheguei, são mesmo, mas meros mortais como a gente não tem acesso a esses produtos).

O melhor que achei foi comprar milho da Fugini que já vem esterilizado e sem conservantes. A esterilização é a mesma que a gente faz na PP. Consegui numa promoção por 1 real a cada 170 gramas, mas até agora, não consegui colonizar nenhum. Ele vem cheio de água e no processo de remover, eu acho que estou contaminando. E não sei se minhas culturas liquidas estão saudáveis, pois tô com preguiça de testar no ágar. Colonizei mais 1 saquinho de 170g e veremos daqui a 2 semanas se vai dar boa.