Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

As funções da mente

Prisiconauta

Primórdia
Membro Ativo
29/03/2018
397
20
31
Boa tarde, psiconautas!

Começei minha jornada com os cogumelos com a intenção de auto-conhecimento e de investigação da minha própria mente. Já não tenho dedos nas mãos pra contar quantas experiências tive, e ainda assim sei que estou apenas no começo da caminhada. As incursões cogumelísticas realmente abriram portas dentro de mim que eu sequer sabia que existiam... e tenho aprendido muito sobre mim! Muito, mas muito mais do que eu poderia esperar quando decidi seguir esse caminho.

Hoje está claro que quanto mais você entende e integra racionalmente a experiência na sua vida, mais sedimentados e firmes se tornam os impactos positivos que os cogumelos podem propiciar.
O pós-cogu é tão importante quanto o pré-cogu caso a intenção seja se conhecer mais e mudar pra melhor.
É o melhor dos professores caso você seja um/a estudante dedicado/a.

Quando começamos a aprender, pipocam mais dúvidas que certezas, e eu ando muito intrigada com "o que diabos é a mente?", "como esse trem funciona?". Muitas perspectivas podem ajudar a gente a entender essas coisas, e eu sempre li um bocado de autores da psicologia ocidental, que com certeza me ajudam muito... mas que como tudo nesse mundo dual, tem lá suas limitações.

Nessa busca, me deparei com essa playlist de vídeos interessantissima, onde o brodin explica a concepção das funções da mente segundo a ótica do Yoga de Patanjali. Nunca li Patanjali, sou ultra leiga em yoga, e ultra iniciante em meditação, não sei dizer se é a melhor explicação do mundo, mas me pareceu bem clara e me foi muuuuuuito útil para entender aspectos do que experienciei sob o efeito do cogu.

É um alívio saber que muitos dos caminhos que eu percebia, mas que ainda se apresentavam sob a forma abstrata da intuição, tem nome e ja foram trilhados várias e várias vezes por muitas pessoas ao longo de séculos. A partir do momento em que os corredores da mente são nomeados, fica mais fácil se guiar lá (aqui, rsrs) dentro, fica mais fácil até saber onde procurar o que se quer procurar, torna um pouco mais palpável aquilo que é essencialmente subjetivo.

Essa galera oriental da Yoga tradicional e séria sabe pra caramba, viu... sem desmerecer nossa ciência (que amo muito) faz parecer que nossa psicologia ocidental ainda é um bebezinho aprendendo a ficar de pé, rsrs.

Sem mais delongas, ta ai o link:
As Funções da Mente - YouTube
 
Back
Top