Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Artigo Artigo de opinião NYTimes, Maio 2018

Gratidão por compartilhar o artigo!

Achei bem legal, pois não tinha muita noção de como a psilocibina estava sendo tratada enquanto medicina, quanto menos no âmbito legal e no âmbito ciência institucional (apesar do artigo estar no contexto dos Estados Unidos).

Fiquei bem animado a me aprofundar mais nesses conhecimentos científicos e espirituais e procurar pessoas que tem mais proximidade com essa perspectiva medicinal da psilocibina, em especial guias espirituais.

Foi muito bom lembrar que os estudos dos cogumelos vão muito além dos estudos das técnicas de cultivo hehe

Mas, pensando na questão da comparação com a maconha, quanto a visibilidade etc, me parece um pouco preocupante como será essa maior visibilidade, se os consumo de cogumelos será banalizado de forma parecida ou mesmo se isso vai ser, de alguma forma, ruim para nós, que até então estamos meio que "invisíveis".

Abraço,
 
Última edição:
Gratidão por compartilhar o artigo!

Mas, pensando na questão da comparação com a maconha, quanto a visibilidade etc, me parece um pouco preocupante como será essa maior visibilidade, se os consumo de cogumelos será banalizado de forma parecida ou mesmo se isso vai ser, de alguma forma, ruim para nós, que até então estamos meio que "invisíveis".

Abraço,

Olá Hellneroni, Eu até acho que não estamos tão invisiveis quanto isso. Os cogumelos cada vez estão mais conhecidos pelo publico em geral. E cada vez, penso eu, mais banalizados. Resta a comunidade cientifica avançar com estudos para dar credibilidade aos enterogenios, assim como ajudar a promover respeito e uso responsável.

Abraço
 
Olá Hellneroni, Eu até acho que não estamos tão invisiveis quanto isso. Os cogumelos cada vez estão mais conhecidos pelo publico em geral. E cada vez, penso eu, mais banalizados. Resta a comunidade cientifica avançar com estudos para dar credibilidade aos enterogenios, assim como ajudar a promover respeito e uso responsável.

Abraço
Pode crer! Acho que pensei muito do meu ponto de vista quando falei da invisibilidade, porque é só pesquisar um pouco pra achar artigos sobre os cogumelos em diversas revistas grandes. E o fato de eu ainda estar embarcando nesse mundo deve contribuir pra eu também não ver uma banalização tão grande, mas os sites de venda de cogumelos demonstram um pouco disso junto às ideias que as pessoas, de forma geral, costumam ter sobre os isso.

Também acho a pesquisa científica importantíssima no sentido de gerar conhecimento e de promover o uso responsável, mas ela é muito dificultada pelas ações proibicionistas (institucionais ou não). E isso gera muito sofrimento pra muitas (se não todas) pessoas, sejam aquelas que acabam consumindo cogumelos ou qualquer droga sem estarem cientes das possíveis consequência, quanto menos do porquê fazem isso; aquelas que morrem pela guerra às drogas e pelo tráfico (ainda bem que não é o caso dos cogumelos - espero); e a sociedade como um todo, que é privada do conhecimento, capaz de gerar, entre tantas coisas, tratamentos mais eficientes para suas doenças.

Entretanto, fico receoso, quando falo ou ouço falarem da importância do conhecimento científico. Isso porque, muitas vezes, esse corpo de conhecimentos (tão restrito em certo sentido) é colocado como superior, ou como verdade absoluta, e acaba colocando de escanteio conhecimentos acumulados e aperfeiçoados ao longo de milhares de anos. Além disso tenho a impressão de que a ciência coisifica um pouco as coisas haha. E, nesse sentido, tenho minhas dúvidas se a pesquisa científica realmente promove o respeito, mas espero que promova, porque tem muitas(os) cientistas legais por aí hehe.

Abraço
 
Back
Top