Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Farinha de kibe na sacola

grower42O

Esporo
Cadastrado
26/06/2022
4
2
21
Fala pessoal, tudo bom?
Estou criando esse diário, porém o cultivo ainda não foi iniciado de fato, gostaria de compartilhar o projeto e tirar umas dúvidas. Espero estar no local certo....
Então, o plano é inocular o substrato ( Farinha de kibe, água e vermiculita ) com uma seringa de micélios em sacos de polipropileno feitos para isso e manter todo o ciclo nesse saco.
Montei um armário com duas demãos de verniz, esse armário será completamente forrado com plástico PP5 para proteger de contaminações. Depois de forrado, ele será coberto por mais um plástico PP5 para criar o ambiente de estufa, utilizando um termostato com aquecedor e borbulhador de aquário para manter as condições ideais. Nesse armário pretendo colocar dois sacos colonizados por prateleira, abrir e despir os bolos formados permitindo a frutificação. Segue abaixo fotos dos materiais e uma ilustração do esquema. Será que pode ser promissor?
Obs: desculpem ter simplificado d+, sei que a dificuldade do processo não deve ser subestimada.




 
Última edição:
Fala irmão @grower42O, seja bem vindo!

O projeto está promissor demais, ansioso pra ver como irá ficar depois de pronto.

Se me permite alguns apontamentos, o primeiro é quanto as prateleiras.
O ideal seria que fossem perfuradas ou então no formato de grade pra facilitar o fluxo de gases dentro da estufa.
Da forma como está antecipo que a renovação de ar lá no topo será prejudicada.

Ainda sobre as trocas gasosas, o plástico que envolve a prateleira terá algum tipo de saída de ar? O borbulhador serve bem um terrário pequeno, mas sem um pequeno exaustor no topo ou filtros de ar ao longo do saco é provável que o micélio seja sufocado com o acúmulo de CO2.

Pesquisando por "Martha Tent" você encontrará algumas ideias pra otimizar a sua estufa. Inclusive vou linkar um vídeo com um modelo "ideal" desse tipo:




Boa sorte e vai atualizando a gente sobre esse cultivo!
 
Po amigo @MarceloHirosse , muito obrigado pelas dicas. Não tem muito conteúdo na net de cultivos dessa forma.
Minha ideia pro armário é bem parecida com a do video, queria que fosse de PVC ou alumínio. Na verdade, encontrei na rua oque parecia ser uma sapateira. Levei p casa, lixei, passei verniz e vou forrar com plástico, mas ainda fico inseguro quanto à contaminações.
As prateleiras vou manter pq já gastei mto kkk. E não posso furar pois abriria contato com a madeira.
Quanto às trocas gasosas, o plástico ficará com uma fresta aberta em cima ( futuramente com um velcro abre e fecha) e embaixo um recipiente de uns 5 litros com aquecedor + borbulhador (no caso é um compressor de O² para aquarios de até 30L)
 
Sobre o cultivo no saco, procura por "all-in-one bag" no YouTube tem alguns vídeos, eu já fiz uma vez, porém com vermiculita,.po de de coco e grão de sorgo, usei a proporção de 1x1x1, depois e de colonizado, no aniversário, eu resolvi fazer um dunk e roll com vermiculita pois o bloco estava bem desidratado.
Olha o resultado:
IMG_20220405_182232.jpg
 
@grower42O, parece que o armário é pra frutificação neh.

Então pode ficar mais de boa com contaminação, não tem como evitar esporos e bactérias quando aniversaria. Aprenda a manter os bolos em boas condições de temperatura, umidade e troca gasosa, e o ambiente limpo para maior longevidade deles.

Pense em qualquer terrário clássico. Abre-se e ventila-se. Ou seja, tem contato com o ar externo, bactérias e esporos. Normal. :)
 
Salve galera, atualização:
Rolaram várias mudanças de plano por aqui, pelo menos por enquanto. Com o "governo" Bolsonazi não ta fácil pra ninguém. Já estava com a seringa, o substrato e a bag aqui em casa, mas ainda não tive money sobrando para comprar o termostato, borbulhador e nem o plástico que vai forrar o armário. Portanto, decidi improvisar.

Fiz um bolo feito de vermiculita, farinha de kibe e água ( 2:2:1 ). Deu quase 2kg de substrato dentro da bag. Não coube na panela de pressão fechada, portanto deixei ela aberta com o fogo no máximo por 8 horas ( divididos em dois dias ). Hoje fiz a inoculação, esterilizando tudo com álcool e utilizando 5 velas acesas. Foram 5ml da seringa de micélios pra dentro do bolo, com a seringa flambada. Porém, cometi alguns erros. Depois de injetar, colei algumas camadas de esparadrapo em cima, só que demorou a beça pra de fato colar, isso porque a bag ainda estava húmida do álcool. Na tentativa de corrigir a possível contaminação, taquei o isqueiro em cima dos esparadrapos kk. Outra parada é que eu não agitei a seringa antes de injetar.

Agora o bolo está incubado, dentro de uma sacola térmica em um armário. Daqui uns 5 dias dou uma espiada.
Como estou sem os equipamentos e sem o armário por enquanto, vou improvisar as próximas etapas também. Utilizando um plástico grosso que veio numa encomenda, eu recortei e selei a fim de transformá-lo num terrário. O espaço dele não chega ao dobro da bag, e pretendo forrar o fundo com água para manter a humidade. Aonde moro, a humidade está em 70-80%. Com temperaturas variando de 10° a 25°.
Considerando que o espaço em que ficarão é consideravelmente mais quente que o exterior, acreditam que sem os devidos equipamentos é possível frutificar com sucesso? De qualquer forma, vai servir de aprendizado.

Agradeço pela atenção e logo estarei enviando fotos
 
Última edição:
Salve galera, atualização:
Rolaram várias mudanças de plano por aqui, pelo menos por enquanto. Com o "governo" Bolsonazi não ta fácil pra ninguém. Já estava com a seringa, o substrato e a bag aqui em casa, mas ainda não tive money sobrando para comprar o termostato, borbulhador e nem o plástico que vai forrar o armário. Portanto, decidi improvisar.

Fiz um bolo feito de vermiculita, farinha de kibe e água ( 2:2:1 ). Deu quase 2kg de substrato dentro da bag. Não coube na panela de pressão fechada, portanto deixei ela aberta com o fogo no máximo por 8 horas ( divididos em dois dias ). Hoje fiz a inoculação, esterilizando tudo com álcool e utilizando 5 velas acesas. Foram 5ml da seringa de micélios pra dentro do bolo, com a seringa flambada. Porém, cometi alguns erros. Depois de injetar, colei algumas camadas de esparadrapo em cima, só que demorou a beça pra de fato colar, isso porque a bag ainda estava húmida do álcool. Na tentativa de corrigir a possível contaminação, taquei o isqueiro em cima dos esparadrapos kk. Outra parada é que eu não agitei a seringa antes de injetar.

Agora o bolo está incubado, dentro de uma sacola térmica em um armário. Daqui uns 5 dias dou uma espiada.
Como estou sem os equipamentos e sem o armário por enquanto, vou improvisar as próximas etapas também. Utilizando um plástico grosso que veio numa encomenda, eu recortei e selei a fim de transformá-lo num terrário. O espaço dele não chega ao dobro da bag, e pretendo forrar o fundo com água para manter a humidade. Aonde moro, a humidade está em 70-80%. Com temperaturas variando de 10° a 25°.
Considerando que o espaço em que ficarão é consideravelmente mais quente que o exterior, acreditam que sem os devidos equipamentos é possível frutificar com sucesso? De qualquer forma, vai servir de aprendizado.

Agradeço pela atenção e logo estarei enviando fotos
Como foi os resultados da farinha de quibe ? Gostou ? Eu acabei usando a proporção 2:2:2 e deu certo a umidade. 👍🏻🙏🏻
 
Back
Top