Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Argila expandida vs perlita vs zero

Screwston

Esporo
Cadastrado
18/12/2019
3
1
30
Boa Tarde Pessoal,

Estou um pouco desatualizando quantos as técnicas recentes de cultivo. Estava pensando em não utilizar perlita ou argila expandida para evitar contaminar... oque acham ? e com relação a bomba de aquário existe alguma regra quanto a potência da bomba.... pois estaca pensando em pegar uma bem potente para oxigenar melhor.
 
Boa Tarde Pessoal,

Estou um pouco desatualizando quantos as técnicas recentes de cultivo. Estava pensando em não utilizar perlita ou argila expandida para evitar contaminar... oque acham ? e com relação a bomba de aquário existe alguma regra quanto a potência da bomba.... pois estaca pensando em pegar uma bem potente para oxigenar melhor.

Se vc tem outro apoio (como no caso da vasilhinha dos casings ou algo pra suspender os bolos) não precisa de argila ou perlita. Tb acho mais prático.

O único cuidado que percebo que é bom ter é não exagerar na quantidade de água no fundo, se não a umidade fica demais.... basta um dedo ou dois (de espessura) de água no fundo.

Parei de usar bomba de aquário tem um tempo... considero desnecessário, já que msm com a bomba é preciso abrir e abanar o terrário vez ou outra. Dei mais certo aumentando os furos e colocando algo mais respirável pra tampá-los (aboli tb os micropores... que no fim das contas não permitem mt troca gasosa)
 
Então mesmo sem perlite ou argila expandida o terrário umidifica internamente só com água no fundo?

Sim... sempre entendi a argila expandida mais com a função de apoio q qlq outra coisa... o que trás a umidade msm é a água 🤣 🤓 :unsure:

Mas como disse, tem q tomar cuidado pra não colocar água demais no fundo, se não fica úmido em excesso... dai tb a importância de aumentar os furos e escolher um material para tampá-los que seja eficaz
 
Só com água também pode contaminar ....

Eu sempre lavei a perlita com cloro antes de usar, nunca tive problemas .
 
Nunca tive contaminações usando Perlite ou argila expandida no terrario, mesmo sem grandes cuidados de higiene e por utilização prolongada (cheguei a fazer dois Cultivos seguidos usando o mesmo terrario sem limpar, apenas tirei os bolos velhos e coloquei os novos).
 
O único cuidado que percebo que é bom ter é não exagerar na quantidade de água no fundo, se não a umidade fica demais.... basta um dedo ou dois (de espessura) de água no fundo.
Olá @Prisiconauta ! Estava lendo esse post e fiquei na dúvida sobre a umidade alta demais. O que você define como alta demais? Quais problemas que você observa com essa umidade muito alta? Conforme os estudos que faço vejo o pessoal falar muito sobre umidade baixa, mas alta demais fico curioso de saber quais problemas que são gerados. Sou um iniciante aqui :)
 
Back
Top