Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Apresetando cogumelo aa minha familia, me ajudem se puder

lucas975

Hifa
Cadastrado
29/01/2021
9
5
27
Olá a todos, sou novo aqui, e achei incrivel as diversas experiencias unicas de cada um que estou lendo. Vou contar um pouco da minha e o que planejo fazer, e peço um ajuda de alguem mais experiente ou que já tenha passado pela situação que vou lhes contar agora

Eu sempre fui muito fã do mundo psicodelico, mas nunca usei cogumelo, sempre nbome, lsd, "gota", mas isso ficou no passado, faz uns 7 anos que não uso mais nenhuma droga a não ser uma cervejinha fds e um baseadinho de vez enquando.
O ponto q eu quero chegar é que eu consegui convencer meu pai e meu irmão de tomar cogumelos, vamos ingerir nós 3 na casa do coroa, e não faço ideia qnto a dosagem, teria que ser uma dosagem boa, pra despirocar sabe, mas ao mesmo tempo manter a consciencia, eu quero que eles tenham uma experiencia parecida com a minha primeira psicodelia, de ver padroes geometricos cabeças gigantes, tipo assim, não vou dar só 1g pra eles não, tem q ser mais, pq 1g na gente ja sei q não vai dar muita coisa, tem q ser um viagem psicodeeeelica kkkk mas claro com consciencia, eu vou saber lidar em caso de bad, como somos em 3 não será dificil, pq somos bem inteligentes
Sobre o coroa, que é o meu receio, ele sempre foi muito cético, só acredita no que os olhos veem, e meu medo é dele não apreciar a onda, ele quer tomar justamente pra ter outra visão de mundo, abrir mais sua cabeça, isso palavras dele, eu sinto que ele levou a vida sempre muito a sério. Eu já apresentei um baseado pra ele umas 6 ou 7 vezes, mas ele nunca curtiu não, ele não gosta de ficar "lezado", e eu expliquei que o cogumelo não é uma droga estimulante igual as outras, que ela vai bugar tudo kkkkk ele gostou, ele tem 55 anos.
Assim pessoal, acho q deve ter ficado meio confuso, mas o ponto é a dosagem, será q começo com 2g? 3? 5? eu não faço ideia, pq nunca ingeri, mas a gente vai entrar de cabeça mesmo, msm q venha a bad a gente vai saber sair dela acredito eu, e se não for pra viajar pra narnia eu nem vou, sei q é meio zuado falar assim, mas acho essa parada de micro dosagem ou de comer só uma grama muito sem sal, respeitando o gosto de cada um claro, o objetivo é despirocar com consciencia kkkk Obrigado por ler ate aqui
 
kkkkkkk que viagem hein ... mas é isso .... se tu papas quer .... já vou logo avisando que devem se preparar e buscar pelo menos um minimo de informações sobre o fungo. e

Ainda penso que se vocês querem ter um momento de introspecção familiar em busca de alucinações ... procure por um alucinógeno e não um enteógeno.


Mas levando em consideração que é todo mundo esperto, maior de idade, consciente e vacinado, seguram a onda e estão atentados e reflexivos sobre o cogumelo .... tomem 4g cada resguardando dois dias de ressaca ... não garanto JuJu" não, mas ....

... vejam o que esse instinto interessar quer ...
 
Última edição:
Primeiramente, veja se vocês todos não estão usando nenhum medicamento, principalmente anti-depressivos/calmantes/ansiolíticos que agem no receptor 2A da serotonina (5HT2AR), pois pode haver interseção, perigosa ou não, e quebra ou intensificação dos efeitos de ambas as medicinas (os cogus ou o remédio). Existem outros tópicos sobre isso mencionando esse detalhe muito importante: Estou fazendo microdosagem e também gostaria de experimentar as profundas experiências de doses maiores.

Há estudos atuais (2017, 2011, 2008) que indicam algumas técnicas seguras para qualquer pessoa SAUDÁVEL entrar numa experiência psicodélica e ter resultados bastante marcantes/místicos. Executar práticas contemplativas clássicas como meditação e mantras diariamente por pelo menos um ou dois meses antes (baseado no livro "Passage Meditation" de Eknath Easwaran ou o programa de 8 pontos de meditação de passagem), anotando num diário ou conversando com terapeuta/amigo sobre seus insights, benefícios e desafios dessas práticas na sua vida, ajuda bastante. Recomendaram também engajar em atividades que permitam e facilitem um crescimento mais espiritual e benéfico pro corpo e mente, como comer alimentos saudáveis, estar em contato com a natureza, praticar yoga ou outros exercícios físicos, ou até assistir um documentário relacionado como "Fantastic Fungi" sóbrios. Ter preparações de set e setting em conjunto, definir se vai ter um guia ou escolher as músicas apropriadas para a trip é uma boa também.

Quanto as doses, nos estudos eles fazem em duas ou três seções diferentes as viagens psicodélicas individuais, a primeira sempre com uma dose menor em torno de 1-2g e as outras com 2-3g, separadas por uma semana ou um mês. Todas as seções são realizadas dentro de um lugar com bom set e setting, com o participante deitado com venda nos olhos para o participante poder entrar na trip sem distrações visuais externas, usando fones de ouvidos tocando música clássica, com 2 guias experientes do lado que estão ali para apoiar passivamente sem interromper o participante da sua experiência interna. Em comparação com doses baixas (1-2g), doses altas (2-3g) produziram efeitos agudos e persistentes maiores. Aos 6 meses as doses mais altas mostraram grandes mudanças positivas significativas de proximidade interpessoal, gratidão, significado e propósito da vida, perdão, transcendência da morte, experiências espirituais diárias, enfrentamento e fé religiosa, etc. Sempre se lembrem que poderá ser uma experiência bem atípica do cotidiano. Mas não deixe de passar pela dose baixa, talvez até assistindo a animação "Midnight Gospel" da Netflix pois dura quase 3:30h (1g é suficiente pra isso).

eu não faço ideia, pq nunca ingeri, mas a gente vai entrar de cabeça mesmo, msm q venha a bad a gente vai saber sair dela acredito eu, e se não for pra viajar pra narnia eu nem vou, sei q é meio zuado falar assim, mas acho essa parada de micro dosagem ou de comer só uma grama muito sem sal, respeitando o gosto de cada um claro, o objetivo é despirocar com consciencia kkkk Obrigado por ler ate aqui
Eu também ás vezes penso assim "ah, eu só quero entrar numa vibe massa" e consumir de forma recreativa, mas sempre tenho que lembrar que os psicodélicos não são brincadeira e precisam ser usados com boa motivação (antes), habilidade (durante) e integração (depois). Você é responsável por você e pelos outros que estão ao seu lado. Em "Narnia" é o único lugar que você pode encontrar monstros dignos de se ter em "infernos" e isso pode ser nada naaaada legal.

Ainda penso que se vocês querem ter um momento de introspecção familiar em busca de alucinações ... procure por um alucinógeno e não um enteógeno.

Em muitos casos esses são termos sinônimos, assim como "psicodélico". O termo “psicodélico” do grego significa atividade mental clara e evidente, enquanto “enteógeno” significa manifestação interior do divino. Já o termo “alucinógeno”, muito usado antigamente e sempre pela mídia, não é mais aplicado e recomendado usar pois essas substâncias geralmente não produzem alucinações francas, e esse termo, que considera apenas efeitos perceptivos, é uma descrição insuficiente e não ideal dos efeitos radicais que os psicodélicos proporcionam na consciência humana e no senso de si mesmo, além de confundir com “delirantes”, uma classe perigosa de drogas com alta toxicidade (chá de lírio ou trombeta, Difenidramina). Então vamos nos ater aos cogumelos mágicos, que é um psicodélico clássico ou enteógeno razoavelmente seguro até determinadas doses, mesmo porque o resto não é permitido aqui no fórum.
 
Última edição:
Não recomendo 3 inexperientes utilizarem dosagens "nivel narnia" como você quer.

Quando eu conheci os cogumelos, também achava que seria uma trip tipo Alice no país dar maravilhas. Mas não é.

A experiência tende a trazer pensamentos filosóficos (o que eu sou, o que é ser, o que está acontecendo).

A maioria dos cultivadores prefere tratar como enteogeno e com respeito, utilizando as doses necessárias para tirar proveito para saúde mental e pro cotidiano.
A ideia de "despirocar" pode até trazer ideia de irresponsabilidade e imaturidade (faz parte do caminho com os cogumelos, talvez a trip te faça mudar sua perspectiva).

Fica minha dica e sugestão de tratar o cogumelo como um catalizador de reflexão e introspecção, pois pode não ser o que você está esperando.

Enfim, respondendo o que você queria.
Não recomendo de forma alguma que utilize mais do que 3g na primeira experiência e acompanhado por outros inexperientes.

Se um dos 3 tiver pensamentos ruins, já era a trip pra todos, por isso é melhor manter em nível seguro.
Pois se você não tem experiência, não saberá o que é alucinação (principalmente as auditivas, essas sempre me confundem) e o que está acontecendo de verdade e isso pode deixar a situação bem desconfortável.
 
Primeiramente, veja se vocês todos não estão usando nenhum medicamento, principalmente anti-depressivos/calmantes/ansiolíticos que agem no receptor 2A da serotonina (5HT2AR), pois pode haver interseção, perigosa ou não, e quebra ou intensificação dos efeitos de ambas as medicinas (os cogus ou o remédio). Existem outros tópicos sobre isso mencionando esse detalhe muito importante: Estou fazendo microdosagem e também gostaria de experimentar as profundas experiências de doses maiores.

Há estudos atuais (2017, 2011, 2008) que indicam algumas técnicas seguras para qualquer pessoa SAUDÁVEL entrar numa experiência psicodélica e ter resultados bastante marcantes/místicos. Executar práticas contemplativas clássicas como meditação e mantras diariamente por pelo menos um ou dois meses antes (baseado no livro "Passage Meditation" de Eknath Easwaran ou o programa de 8 pontos de meditação de passagem), anotando num diário ou conversando com terapeuta/amigo sobre seus insights, benefícios e desafios dessas práticas na sua vida, ajuda bastante. Recomendaram também engajar em atividades que permitam e facilitem um crescimento mais espiritual e benéfico pro corpo e mente, como comer alimentos saudáveis, estar em contato com a natureza, praticar yoga ou outros exercícios físicos, ou até assistir um documentário relacionado como "Fantastic Fungi" sóbrios. Ter preparações de set e setting em conjunto, definir se vai ter um guia ou escolher as músicas apropriadas para a trip é uma boa também.

Quanto as doses, nos estudos eles fazem em duas ou três seções diferentes as viagens psicodélicas individuais, a primeira sempre com uma dose menor em torno de 1-2g e as outras com 2-3g, separadas por uma semana ou um mês. Todas as seções são realizadas dentro de um lugar com bom set e setting, com o participante deitado com venda nos olhos para o participante poder entrar na trip sem distrações visuais externas, usando fones de ouvidos tocando música clássica, com 2 guias experientes do lado que estão ali para apoiar passivamente sem interromper o participante da sua experiência interna. Em comparação com doses baixas (1-2g), doses altas (2-3g) produziram efeitos agudos e persistentes maiores. Aos 6 meses as doses mais altas mostraram grandes mudanças positivas significativas de proximidade interpessoal, gratidão, significado e propósito da vida, perdão, transcendência da morte, experiências espirituais diárias, enfrentamento e fé religiosa, etc. Sempre se lembrem que poderá ser uma experiência bem atípica do cotidiano. Mas não deixe de passar pela dose baixa, talvez até assistindo a animação "Midnight Gospel" da Netflix pois dura quase 3:30h (1g é suficiente pra isso).


Eu também ás vezes penso assim "ah, eu só quero entrar numa vibe massa" e consumir de forma recreativa, mas sempre tenho que lembrar que os psicodélicos não são brincadeira e precisam ser usados com boa motivação (antes), habilidade (durante) e integração (depois). Você é responsável por você e pelos outros que estão ao seu lado. Em "Narnia" é o único lugar que você pode encontrar monstros dignos de se ter em "infernos" e isso pode ser nada naaaada legal.



Em muitos casos esses são termos sinônimos, assim como "psicodélico". O termo “psicodélico” do grego significa atividade mental clara e evidente, enquanto “enteógeno” significa manifestação interior do divino. Já o termo “alucinógeno”, muito usado antigamente e sempre pela mídia, não é mais aplicado e recomendado usar pois essas substâncias geralmente não produzem alucinações francas, e esse termo, que considera apenas efeitos perceptivos, é uma descrição insuficiente e não ideal dos efeitos radicais que os psicodélicos proporcionam na consciência humana e no senso de si mesmo, além de confundir com “delirantes”, uma classe perigosa de drogas com alta toxicidade (chá de lírio ou trombeta, Difenidramina). Então vamos nos ater aos cogumelos mágicos, que é um psicodélico clássico ou enteógeno razoavelmente seguro até determinadas doses, mesmo porque o resto não é permitido aqui no fórum.
Salve, @onofremartelo.
Obrigado por compartilhar os estudos..
Me corrija se eu estiver errado, mas os estudos citam 20 e 30 miligrama (mg) e não 2/3 gramas..

30 miligramas seriam 0.03 gramas.
Com relação a microdosagem, pelo o que li, existem dois estudiosos muito citados que são Paul Stamets e James Fadiman.

Stamets defendia o uso da microdosagem por 4 dias seguidos e 3 dias de pausa durante um mês.
Já o protocolo Fadiman (que vem sendo amplamente estudado) seria:
Dia 1: Assunção da microdose.
Dia 2: Repouso.
Dia 3: Repouso.
Dia 4: Assunção da microdose seguido dos outros dois dias de repouso.

A relação de dosagem que encontrei mais "confiável" (já que isolar a psilocibina é realmente difícil, logo, números exatos seria algo de nível ultra profissional) seria:
• De 100 a 200 miligramas de cogumelo psilocibinico.
• 500 miligramas de juba de leão (hericium erinaceus)
• 100 miligramas de niacina.

A niacina "vitamina B3" tem inúmeros benefícios neurológicos inclusive reconstrução neural e do DNA.
Porém, é cara... Aqui onde moro 10g de niacina 99,9% custa 45 euros (€450/kilo, mais ou menos R$ 3.000 o kilo)
Mas vale a pena.. 10g é mais que suficiente.

Sigo com os estudos, já que minha irmã sofre de depressão e ansiedade, vejo a psilocibina como possível solução a longo prazo se não definitiva, novamente agradeço compratilhar a questão dos antidepressivos que atuam nós receptores de serotonina, coisa que não tinha levado em consideração.

Namastê.
 
Última edição:
A niacina "vitamina B3" tem inúmeros benefícios neurológicos inclusive reconstrução neural e do DNA.
Porém, é cara... Aqui onde moro 10g de niacina 99,9% custa 45 euros (€4500/kilo, mais ou menos R$ 30.000 o kilo)
Mas vale a pena.. 10g é mais que suficiente.

Opa blz? Acho legal elucidar um ponto importante na "receita" nootrópica do P. Stamets, que muitas vezes é mal interpretada, na minha opinião.
A niacina, vitamina B3 é comumente usada para evitar altos níveis de colesterol LDL, arterosclerose, diabetes, promover neuro proteção, etc...juntamente com uma dieta balanceada e exercícios. Aliás, se a dieta for equilibrada, a suplementação é dispensável.

Acontece que em doses um pouco mais altas, por ser um vasodilatador, pode causar um flush, causando vermelhidão e irritação na pele, acompanhado de um considerável incômodo e talvez outros sintomas, como tonturas, enjoos, etc.

E está aí um bom controlador de doses para suplementos que contenham psilocibina, pois inibiria, a princípio, o usuário de tomar 10 cápsulas de uma vez para ter uma experiência plena, forçando assim a seguir a posologia de microdoses. Esse é um argumento que o P. Stamets usa para que o seu suplemento seja, quem sabe, considerado seguro e liberado pelo FDA.

Portanto, a niacina é completamente dispensável em um protocolo de microdoses. E ainda, na minha experiência, por enquanto, que está em andamento, a própria microdose parece se mostrar dispensável. Ainda não sei, ainda é cedo para dizer se é bom ou ruim.
 
Fala @TupacWari, tranquilo?!
Ótima colocação, não podemos nunca esquecer de levar em consideração os efeitos "colaterais".
Eu, particularmente, vejo vantagem no uso da niacina combinado a psilocibina pelo fato de que a niacina (em estudos direcionados) está relacionada a redução no risco da capacidade cognitiva e funções cerebrais como por exemplo a perda de memória, depressão, demência, etc.. Usada também no tratamento da esquizofrenia e das alucinações consequentes.
Ao meu ver funcionaria como um regulador, mas nada que não se possa obter através da alimentação balanceada e adequada.👽
 
Salve, @onofremartelo.
Me corrija se eu estiver errado, mas os estudos citam 20 e 30 miligrama (mg) e não 2/3 gramas..
30 miligramas seriam 0.03 gramas.

De psilocibina isolada em laboratório que você fala neh, que aí convertendo de uma maneira segura dá mais ou menos esses valores em gramas desidratadas de cubensis. A média de psilocibina é de 1% do peso desidratado, podendo variar de 0.5% a 1.5% de acordo com a strain, processo de desidratação e conservação.

Tem outros detalhes também pra mudar essas quantidades, como o peso do voluntário. Grupos foram:

- Controle: 1mg de psilocibina = 0.1g ou 100mg de cubensis desidratado / 70kg de peso corporal (100kg = 0.142g de desidratado ou cada 10kg multiplica por 0.0142g).
- Dose média: 20mg psilocibina = 2g de cubensis desidratado / 70kg de peso corporal (100kg = 2.8g de desidratado ou cada 10kg multiplica por 0.28g).
- Dose alta: 30mg de psilocibina = 3g de cubensis desidratado / 70kg de peso corporal (100kg = 4.2g de desidratado ou cada 10kg multiplica por 0.42g).

Só por curiosidade, a quantidade de psilocibina no panaeolus cyanescens é de 2% a 3.7% do peso desidratado se devidamente cultivado e desidratado na hora. Queria :alien:


E essas outras opções do Stamets sabia mas não o porque, legal de mais. Juba de Leão ou Lions Mane tinham que dar é na merenda escolar e pros idosos de tão bom que ele é. :ROFLMAO:
 
Salve @onofremartelo, valeu pela explicação.
Esclareceu muito..

Estive pensando, se uma pessoa (inciante) geralmente usa 1 grama de cubensis seco para uma trip leve, 2 para uma trip mediana e 3 para uma trip forte, a microdosagem não deveria ser uma quantidade relativamente inferior a esses parâmetros ?
 
Salve @onofremartelo
Estive pensando, se uma pessoa (inciante) geralmente usa 1 grama de cubensis seco para uma trip leve, 2 para uma trip mediana e 3 para uma trip forte, a microdosagem não deveria ser uma quantidade relativamente inferior a esses parâmetros ?

Não entendi. Você já explicou certinho sobre o lance da microdosagem ali em cima, que é basicamente 100 a 200mg de cubensis JÁ DESIDRATADOS. Não pode confundir com os valores da psilocibina isolado que é sempre medido em miligramas ou 1% do cubensis desidratado (os estudos tem acesso e permissão pra usar a psilocibina isolada, que continua sendo schedule 1 nos EUA). Esses valores de 2 ou 3g de cubensis desidratado (20 ou 30mg de psilocibina pura, respectivamente) é o que foram usados nos estudos pra provocar experiências chamadas místicas em voluntários saudáveis ou criar efeitos psicológicos positivos a longo prazo em pessoas com transtornos mentais (depressão, ansiedade, etc).
 
Muito obrigado a todos, de coração, levarei o ensinamentos de todos com muita consideração podem acreditar, depois deu ter feito esse post eu li muito mas muito mesmo todo o forum e todas as experiências possiveis, e aprendi demais, nossa que gratidão imensa de ter absorvido tanto conhecimento

Sobre nossa viagem em familia eu vou esperar um pouco, vou tomar só eu e meu irmao em casa, e depois ir com o papai. Isso para criar uma base antes e ver o se ele irá curtir mesmo.

Talvez eu não tenha falado bem no meu post, na vdd não queremos "despirocar" kkkkk queremos uma viajem enteógena msm, não psicodélica, uma viagem no subconsciente e em familia, acho q iremos sim, eu ja tive outras viagens assim em outros tempos da minha vida, e acredito que saberei "liderar" a trip, e não deixar que a bad afete aos demais caso venha, eu sei que não é brincadeira, eu comprei hoje os cogus pela net, 10g secos, eu sei que pode ser irresponsabilidade, mas vamos ver oq da kkkkk novamente obrigado de coração a todos pelo feedback e ensinamentos, vcs são ph0das!!!

Não recomendo 3 inexperientes utilizarem dosagens "nivel narnia" como você quer.

Quando eu conheci os cogumelos, também achava que seria uma trip tipo Alice no país dar maravilhas. Mas não é.

A experiência tende a trazer pensamentos filosóficos (o que eu sou, o que é ser, o que está acontecendo).

A maioria dos cultivadores prefere tratar como enteogeno e com respeito, utilizando as doses necessárias para tirar proveito para saúde mental e pro cotidiano.
A ideia de "despirocar" pode até trazer ideia de irresponsabilidade e imaturidade (faz parte do caminho com os cogumelos, talvez a trip te faça mudar sua perspectiva).

Fica minha dica e sugestão de tratar o cogumelo como um catalizador de reflexão e introspecção, pois pode não ser o que você está esperando.

Enfim, respondendo o que você queria.
Não recomendo de forma alguma que utilize mais do que 3g na primeira experiência e acompanhado por outros inexperientes.

Se um dos 3 tiver pensamentos ruins, já era a trip pra todos, por isso é melhor manter em nível seguro.
Pois se você não tem experiência, não saberá o que é alucinação (principalmente as auditivas, essas sempre me confundem) e o que está acontecendo de verdade e isso pode deixar a situação bem desconfortáv
O termo despirocar na vdd foi errado da minha parte kkkk o que eu quis dizer foi exatamente o que vc disse, queremos essa reflexao e introspecção, eu disse despirocar visando isso kkkkk as vezes não consigo me expressar de forma clara e pareci desrepeitar a carne magica, mas longe disso. De qlqr forma obrigado pelo toque, vamos de cabeça kkkkk vai dar tudo certinho, vou contar depois como q foi, vlw e abraços
 
@lucas975 ... por ventura lasquei uns cogus hoje e veio a intuição de te dizer para ir com calma ... comecem lascando menos de um grama .... mas owww .... o ideal é cultivar o seu próprio cogu ... e terá uma familiaridade maior com a sua trip e com certeza será conduzido a belissimos estados com pequenas doses ... comece dominando a técnica de fluir kkk
 
Salve, @onofremartelo.
Obrigado por compartilhar os estudos..
Me corrija se eu estiver errado, mas os estudos citam 20 e 30 miligrama (mg) e não 2/3 gramas..

30 miligramas seriam 0.03 gramas.
Com relação a microdosagem, pelo o que li, existem dois estudiosos muito citados que são Paul Stamets e James Fadiman.

Stamets defendia o uso da microdosagem por 4 dias seguidos e 3 dias de pausa durante um mês.
Já o protocolo Fadiman (que vem sendo amplamente estudado) seria:
Dia 1: Assunção da microdose.
Dia 2: Repouso.
Dia 3: Repouso.
Dia 4: Assunção da microdose seguido dos outros dois dias de repouso.

A relação de dosagem que encontrei mais "confiável" (já que isolar a psilocibina é realmente difícil, logo, números exatos seria algo de nível ultra profissional) seria:
• De 100 a 200 miligramas de cogumelo psilocibinico.
• 500 miligramas de juba de leão (hericium erinaceus)
• 100 miligramas de niacina.

A niacina "vitamina B3" tem inúmeros benefícios neurológicos inclusive reconstrução neural e do DNA.
Porém, é cara... Aqui onde moro 10g de niacina 99,9% custa 45 euros (€450/kilo, mais ou menos R$ 3.000 o kilo)
Mas vale a pena.. 10g é mais que suficiente.

Sigo com os estudos, já que minha irmã sofre de depressão e ansiedade, vejo a psilocibina como possível solução a longo prazo se não definitiva, novamente agradeço compratilhar a questão dos antidepressivos que atuam nós receptores de serotonina, coisa que não tinha levado em consideração.

Namastê.
Olá
Li seu post e assim como sua irmã tb tenho depressão (tb tdah e bipolaridade).
Como ela ficou com o tratamento?
Que conclusão vcs chegaram?
Caso ela tenha problemas com sono ( o que é comum em 70% dos casos de depressão) recomendo melatonina, é um suplemento muito bom. Recomendo tb vitamina B6 ajuda no sono.
 
Back
Top