Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Apresentação

vi4321

Hifa
Cadastrado
03/06/2021
37
6
25
Eai galera, tudo bem ? Meu primeiro post aqui no fórum.

Decidi começar a cultivar cogumelos, só estou aguardando a chegada da seringa para eu começar o processo.
Eu já estou com o processo todo na minha cabeça mas estou com algumas dúvidas que eu não achei aqui no fórum (diria que pode até ser dúvida besta, mas gosto de ter certeza no que vou fazer kkkk)

1 - Já coloquei na minha cabeça em relação a contaminação e o todo o cuidado que precisa para lidar com os cogus e estou com uma dúvida em relação a troca gasosa do terrario. Provavelmente só a bombinha não vai adiantar e vai ser preciso fazer a abertura da caixa, eu vi o pessoal falando para ABANAR, não corre risco de ter alguma contaminação nessa hora de abanar ??

2 - O Bolo pode esperar até quanto tempo para ser utilizado ?

3 - Em relação às furos no terrario, eu já vi terrarios com 6 furos de 4 CM (2 furos em cada lado e 1 em cada lateral) e outros terrarios com vários furos pequenos, tem algum jeito certo ou todos esse jeitos que eu vi estão certos ?

4 - Comprei a seringa de esporos pela Internet e ela demora em torno de 4 dias para chegar. Eu vi que conservando na geladeira dura até 1 ano mas fora da geladeira dura quanto tempo? Estou com medo dos esporos estragarem por conta do tempo de transporte.

Até então acho que são só essas dúvidas. Caso apareça mais eu apareço aqui de novo!
Quando eu iniciar meu cultivo pretendo colocar aqui no fórum o diário!!!
 
1- o ar dentro da caixa é estéril? A Frutificação precisa ser estéril?

2- Depois de colonizado e consolidado, o bolo PFTEK frutifica invitro.
Os meus 1 semana depois de consolidaram já estão com pins.

3- furos menores melhoram a circulação de ar e preservam a umidade. (Shotgun fruiting chamber).
 
1- o ar dentro da caixa é estéril? A Frutificação precisa ser estéril?

2- Depois de colonizado e consolidado, o bolo PFTEK frutifica invitro.
Os meus 1 semana depois de consolidaram já estão com pins.

3- furos menores melhoram a circulação de ar e preservam a umidade. (Shotgun fruiting chamber).
Desculpa, não entendi a sua resposta 1.
Vou seguir o esquema do terrario com o bolo PFTEK, só que o meu medo é quando for fazer a troca gasosa abanando acontecer de contaminar com algo que esteja no ar (isso é possível?) E vocês usam uma tampa ou algo assim pra abanar? Não ficou claro na minha mente esse abanamento kkkkkk
E outra dúvida que eu lembrei aqui. Se eu colocar 1 termostato de 10W e a temperatura não subir o suficiente eu posso colocar DOIS termostatos dentro da garrafa ??
 
Ele respondeu com uma pergunta que leva à resposta...

Depois que já estão 100% colonizados os bolos são pouco suscetíveis a contaminação, a menos que o terrário esteja sujo, seja usada água não tratada, argila suja, restos de cogumelo por toda parte etc.

Não tem problema abrir e abanar 2 ou 3 vezes ao dia, eu mesmo uso a própria tampa do terrário e abano por 5 segundos. Simples.

É claro que mantenho a tampa limpa por fora, sem poeira mas também sem neura.

E outra dúvida que eu lembrei aqui. Se eu colocar 1 termostato de 10W e a temperatura não subir o suficiente eu posso colocar DOIS termostatos dentro da garrafa ??
Você pode colocar 2 aquecedores com termostato, que de preferência tenham regulagem de temperatura (termostatos mesmo, não simples aquecedores), assim também não esquenta demais, o que é pior que esquentar de menos.

Mas é mais fácil e menos problemático colocar um único aquecedor com termostato de potência maior, desde que caiba no terrário.
 
Back
Top