Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Apresentação e Dúvida!!!

Gecykh

Esporo
Cadastrado
10/07/2022
2
2
41
Olá Pessoal,
Meu nome é Jessica. Sou bióloga e cultivo cogumelos há 6 anos mais ou menos. Comecei pelo P. cubensis var. Camboja mais pela curiosidade e desafio do cultivo pois nunca tinha experimentado os efeitos do cogumelo, rs. Claro que isso já mudou!!! Cultivei essa mesma variedade por 5 anos e só no final do ano passado resolvi expandir os horizontes e cultivei o B+AKM. Recentemente fiz um inóculo do Golden Teacher que é a primeira vez que cultivo (difícil segurar a ansiedade). Leio alguns artigos científicos e já fiz um tratamento (auto medicado) de microdosagem durante 10 semanas (seguindo o protocolo do Dr. James Fadiman autor do Guia do Explorador Psicodélico).

Estou com um cultivo que coloquei no terrário fazem 4 dias, estou tendo muita dificuldade de manter a umidade e temperatura do terrário. A umidade eu mantenho com uma bomba de oxigenação que fica com o cano imerso num copo com água (dentro do terrário). Geralmente consigo deixar a umidade a 99%, mas agora não passa de 75% (estou calibrando o meu termohigrometro pra ter certeza que não é ele que ta errado). A temperatura eu mantenho com um termostato dentro de uma garrafa de água que fica dentro do terrário, mas a temperatura não tá subindo acima de 19 C a maior parte do tempo.

Gostaria de saber se alguém tem idéias criativas e baratas pra eu conseguir aumentar a temperatura e umidade. Posso lacrar a caixa uma vez que tem os furos nas laterais com microporo? Eu borrifo água de vez em quando, mas não gosto de ficar abrindo a caixa. Alguém de Brasília está passando pela mesma situação? Imagino que a seca influencie e o fato de ser inverno tb, mas as idéias para melhorar são bem vindas!!
 
Seja bem vinda Jéssica!
Muito legal a sua formação e experiência, suas contribuições serão muito valiosas aqui pro fórum.

Quanto aos problemas que você vem tendo, realmente essa época do ano não ajuda, né?
Pra te tranquilizar, os números que você comentou estão dentro de uma faixa viável.
75% de umidade relativa numa temperatura próxima aos 20° vai permitir que o micélio gere frutos com certeza.

Caso você queira otimizar as condições, dá pra incluir um umidificador ultrassônico do lado externo com um tubo direcionado pra dentro do terrário. E próxima a essa entrada, na parede da caixa, você pode instalar um exaustor (cooler de computador) pra fazer as partículas de água se homogenizarem no interior. Ambos precisam estar ligados a um temporizador. A partir daí você vai calibrando o tempo de ativação, começando com 1 minuto ligado a cada hora e ajustando conforme o resultado.

Mas reforçando o que eu disse, mantendo-se as condições que você relatou, vai dar certo independente desses aprimoramentos!
 
Eae, @Gecykh, muito legal seu camimho ter sido o cultivo proo cultivo e depois foi conhecer a psilo. Rsrs

Bem-vinda. :)

Gostaria de saber se alguém tem idéias criativas e baratas pra eu conseguir aumentar a temperatura e umidade. Posso lacrar a caixa uma vez que tem os furos nas laterais com microporo? Eu borrifo água de vez em quando, mas não gosto de ficar abrindo a caixa. Alguém de Brasília está passando pela mesma situação? Imagino que a seca influencie e o fato de ser inverno tb

O clima seco daí deve ser o que mais influi. Mas dizem que é mais de noite que é mais severa. É isso mesmo?
 
Eae, @Gecykh, muito legal seu camimho ter sido o cultivo proo cultivo e depois foi conhecer a psilo. Rsrs

Bem-vinda. :)



O clima seco daí deve ser o que mais influi. Mas dizem que é mais de noite que é mais severa. É isso mesmo?
Olá @ExPoro!!!

Em relação a umidade, percebo que de dia é mais severo. Pq fica quente (30C, mesmo no inverno) e seco. A noite é mais fria e mtas vezes, um pouco mais úmida. Tanto que deixo a bombinha ligada de dia e noite chego até a desligar. Apesar de estar bem seco por aqui, tenho conseguido manter uma umidade acima de 70%, chegando mtas vezes a 85%. Mas na época de chuva, fica 95% fácil, fácil.
 
Back
Top