Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Algumas dúvidas (Início de cultivo)

Tricoma

Esporo
Cadastrado
05/01/2021
3
2
28
Olá a todos é um prazer fazer parte do fórum!
Estou interessado em começar um cultivo indoor mas tenho algumas dúvidas iniciais.

A ideia seria cultivar no meu quarto que é o espaço que tenho disponível, porém aqui em casa tenho um problema com humidade em uma das paredes (o terrário ficaria no lado oposto a esta parede), e também umidade no teto da casa (com alguns bolores no teto). Vocês acham que mesmo tomando os devidos cuidados com esterilização pode dar algum problema devido a esses bolores e umidade no ambiente?

Grato pela atenção de todos e por fazer parte do grupo 🙏🍄
 
Última edição:
Não sendo particularmente o problema do bolor mas sim de muita humidade no ar, também teria essa dúvida, se realalmente poderia causar problemas no cultivo nessa divisão indoor.
Obrigado pela questão Tricoma.
 
Acho que a maneira mais fácil de saber se a umidade vai ser problema ou não, é pegar um caixa organizadora e um termômetro higrômetro e ver se vai afetar sua umidade dentro da caixa organizadora.

Quanto ao bolores..

Na fase de frutificação não creio que seja grande problema já que o risco de contaminação geralmente é na inoculação/incubação.. procuraria um ambiente longe desse bolores para inocular seus bolos, de preferencia dentro de uma SAB(Still Air Box).

Boa sorte!
 
Última edição:
Valeu galera, limpei o ambiente e grande parte dos bolores com água e um pouco de água sanitária e por fim com lysoform, o cheiro de bolor já saiu por completo ficaram só algumas marcas, vou inocular os bolos daqui a 2 dias e deixar na incubadora, tomar o máximo de cuidado possível na inoculação e também vou esterilizar o ambiente com lysoform e a bancada com alcool 70, por enquanto ainda não estou em condições de fazer uma glove box mas obrigado pela dica, espero que dê certo 🙏 🍄
 
Salve galera 👽🍄
Passando pra atualizar.. Essas fotos foram tiradas com 11 dias de incubação, já estão quase completos só esse copo gordinho está um pouco atrasado.

Ganhei um bulk também num sorteio de uma página do instagram :love: (@naturalmagicbr) [O mano também está me ajudando demais, com o bulk e também com os bolos que inoculei], já mandei ele pro terrário, agora estou com outro terrário pronto esperando esses bolos.

Estou com algumas dúvidas, gostaria de ver opinião da galera mais experiente...

1 - Nesse terrário onde coloquei o bulk na média a temperatura fica em 27,5°c e umidade 99%, quando coloco uma garrafa de gelo pra diminuir a temperatura vai pra 25 - 26° e a umidade vai pra 70 - 80%, depois vai subindo gradualmente, vocês acham que compensa manter a garrafa com gelo no terrário? (Caso eu não vá mais usar a garrafa com gelo vou aumentar os furos para diminuir um pouco a umidade padrão).

2 - Quantas vezes devo borrifar água nos bulks e nos bolos diariamente? (estou usando borbulhador no terrário).

3 - No novo terrário que vou aniversariar esses bolos o micélio foi colonizado na média 27,5°C. Mando ele pro terrário nessas condições mesmo e umidade por volta de 27°? ou seria melhor diminuir a temperatura também? (Usando a garrafa com gelo).

🍄🍄🍄 Abraços galera valeu pela força!!!! 🍄🍄🍄
 

Anexos

  • cogu (4).jpeg
    cogu (4).jpeg
    98.4 KB · Visualizações: 3
  • cogu (2).jpeg
    cogu (2).jpeg
    63.1 KB · Visualizações: 3
  • cogu (1).jpeg
    cogu (1).jpeg
    109.9 KB · Visualizações: 2
  • cogu (3).jpeg
    cogu (3).jpeg
    99.4 KB · Visualizações: 3
Última edição:
Acho que a maneira mais fácil de saber se a umidade vai ser problema ou não, é pegar um caixa organizadora e um termômetro e ver se vai afetar sua umidade dentro da caixa organizadora.

Quanto ao bolores..

Na fase de frutificação não creio que seja grande problema já que o risco de contaminação geralmente é na inoculação/incubação.. procuraria um ambiente longe desse bolores para inocular seus bolos, de preferencia dentro de uma SAB(Still Air Box).

Boa sorte!
termômetro normal?
 
Back
Top