Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Bom dia amigos, preparei uma cultura líquida há 15 dias, com dextrose e água e não vingou. Seria viável utilizar ela para inocular copos? Pela foto da pra ver os esporos no fundo do copo, queria poupar o serviço de preparar novamente a solução de esporos, pois meus carimbos são do ano passado e precisaria hidratar um tempo antes.
Possa ser que dê certo, mas eu não arriscaria perder o tempo com uma inoculação arriscada de não vingar, e desperdiçar substrato. O processo de inoculação é muito cansativo, pelo menos eu acho.
E sobre hidratação de esporos,
Meu primeiro esporo foi de exatamente 1 ano atrás, segunda a data que estava nele. E não fiz hidratação nem nada. E foi o melhor cultivo que já tive até hoje, o primeiro de todos.
_DSC0247_1.jpg
 
Não sei se essa questão se encaixa no básico bom eu estou um pouco decepcionado está foi minha 1 tentativa segui um guia tudo certinho mas notei que o micélio simplesmente se mantém estático e não se desenvolveu para o restante do copo não usei nenhum termostato apenas uma caixa de isopor em um ambiente escuro quase 20 dias desde que eu inoculei o copo mas ele não se expande gostaria de saber se vocês sabem quais erros levam a isto é se há algo que eu possa ou se eu "perdi" os copos desculpem pelo texto e obrigado pela ajuda
 

Anexos

  • IMG_20191118_112734931.jpg
    IMG_20191118_112734931.jpg
    2.6 MB · Visualizações: 11
  • IMG_20191118_112740010.jpg
    IMG_20191118_112740010.jpg
    2.9 MB · Visualizações: 11
  • IMG_20191118_112715020.jpg
    IMG_20191118_112715020.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 11
  • IMG_20191118_112638650.jpg
    IMG_20191118_112638650.jpg
    2.6 MB · Visualizações: 8
  • IMG_20191118_112709949.jpg
    IMG_20191118_112709949.jpg
    2.9 MB · Visualizações: 8
  • IMG_20191118_112626941.jpg
    IMG_20191118_112626941.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 4
Bom tarde galera. Queria saber uma coisa.
Estou pra viajar agora em dezembro, e vou levar todo meu cultivo essa viagem. Atualmente estou com quase 10 copos na incubadora, 5 estão em uns 95% colonizados os outros 5 estão em uns 5% até o momento.
Então, queria saber se existe algum risco de da problema e tal.
 
Você pode me ajudar? Plantei Shimeji em frasco de vidro transparente de 600 ml. Com 15 dias estão pintando mas comprimidos na lateral do frasco. Será que vão produzir na boca do frasco? O vidro deve ser opaco?
 
Você pode me ajudar? Plantei Shimeji em frasco de vidro transparente de 600 ml. Com 15 dias estão pintando mas comprimidos na lateral do frasco. Será que vão produzir na boca do frasco? O vidro deve ser opaco?

O ideal é que o vidro seja opaco e que não haja muitos espaços vazios entre o substrato e a parede do recipiente para evitar side pins.
Bom tarde galera. Queria saber uma coisa.
Estou pra viajar agora em dezembro, e vou levar todo meu cultivo essa viagem. Atualmente estou com quase 10 copos na incubadora, 5 estão em uns 95% colonizados os outros 5 estão em uns 5% até o momento.
Então, queria saber se existe algum risco de da problema e tal.

Depende das suas condições de transporte. Acho que se não forem expostos a temperaturas extremas, deve ficar tudo bem.
 
Salve, salve

Seguinte: montei um bulk no dia 18/11 com 1/3 húmus de minhoca e 2/3 pó de fibra de côco, o substrato foi pasteurizado no microondas. Foi só depois de montar o bulk e misturar o spawn nos potes que me dei conta de que deveria ter umidificado o substrato após a pasteurização. Para corrigir esse problema, pensei em tirar tudo dos potes e umidificar de novo, porém não acho uma boa idea já que o spawn já foi misturado e já faz dois dias completos desde a pasteurização (feita na noite do dia 17/11).

Por enquanto eu tenho borrifado água uma vez por dia na superfície dos potes e acompanhado o desenvolvimento.

Outra coisa é que tenho a impressão de que talvez tenha usado pouco spawn. Mas ainda tenho um pouco sobrando. Porém, de novo, não acho boa ideia misturar tudo de novo já que está em fase de colonização.

Alguém com experiência em substratos bulk que possa me auxiliar?

Desde já, muito obrigado 🍄 ✨ 👽

WhatsApp Image 2019-11-18 at 14.20.57.jpeg
 
Última edição:
Bom dia,

Minhas culturas (arroz/vermiculita) ficaram 16 dias inoculando até eu inserir no terrário, hoje esta com 4 dias no terrário, o micélio não pegou nas camadas do selo de vermiculita, isso é prejudicial, Será que contamina fácil assim?

Tenho mais bolos inoculando, e até hoje o micélio não tomou conta do selo de vermiculita

Segue fotos do bolo, não reparem no "terrário do prof pardal", é que me disponho de baixo custo para os materiais.
 

Anexos

  • 20191124_205928.jpg
    20191124_205928.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 26
  • 20191124_205746.jpg
    20191124_205746.jpg
    2.8 MB · Visualizações: 25
Bom dia,

Minhas culturas (arroz/vermiculita) ficaram 16 dias inoculando até eu inserir no terrário, hoje esta com 4 dias no terrário, o micélio não pegou nas camadas do selo de vermiculita, isso é prejudicial, Será que contamina fácil assim?

Tenho mais bolos inoculando, e até hoje o micélio não tomou conta do selo de vermiculita

Segue fotos do bolo, não reparem no "terrário do prof pardal", é que me disponho de baixo custo para os materiais.
16 dias inoculado cê quer dizer na estufa? Porque se for, acho muito cedo pro aniversário não?

Terrário ta massa jow, só queria saber como cê fez pra colocar o bolo dentro, cortou o garrafão?
 
Fala família,boa noite !!!
Enterrei esses há uns dias atrás 4 dos meus 5 bolos,pois apresentaram uma pequena contaminação...a terra é boa,de compostera bem nutrida inclusive encontrei muitas minhocas...a pergunta que tenho é,qual a possibilidade de frutificar e quanto tempo levaria ? Um forte abraço a todos...
 
Fala família,boa noite !!!
Enterrei esses há uns dias atrás 4 dos meus 5 bolos,pois apresentaram uma pequena contaminação...a terra é boa,de compostera bem nutrida inclusive encontrei muitas minhocas...a pergunta que tenho é,qual a possibilidade de frutificar e quanto tempo levaria ? Um forte abraço a todos...
Quanto tempo pra frutificar? Depende muito jow. Quanto tempo de incubação? Quanto tá a temperatura/umidade, troca gasosa. Todos esses fatores influência, ( apesar que não controlo temperatura nem da estufa nem do terrário, que vária de 24° há 32°, dependendo do dia, apenas acompanho), e ainda assim nem sempre é exato. Já teve bolo meu que frutificou com quase 50 dias. Mas vieram lindos frutos. 😊

Boa sorte aí jow!

Paz!
 
gostaria de saber se vocês sabem quais erros levam a isto é se há algo que eu possa ou se eu "perdi" os copos desculpem pelo texto e obrigado pela ajuda

Nunca me aconteceu de o micélio estagnar assim, mas se eu fosse você, deixaria mais uns 15 dias antes de descartar. Parece que ele está bem desenvolvido, não custa esperar mais uns dias. Quanto ao motivo, é difícil saber, se você seguiu certinho o tutorial.
Mas uma coisa que te digo, é que o fracasso faz parte do processo e com ele sempre aprendemos algo novo! Já tive sucesso em 3 cultivos, estes me renderam muitos frutos! Porém nos meus últimos dois cultivos não fui feliz, no penúltimo contaminou, e no último não apareceu um sinal sequer de micélio nos copos. Mas tudo isso é necessário para reconhecermos e ajustarmos nossas falhas. Continue estudando e lendo diários de sucesso, e não desista pois vale a pena. :)
 
16 dias inoculado cê quer dizer na estufa? Porque se for, acho muito cedo pro aniversário não?

Terrário ta massa jow, só queria saber como cê fez pra colocar o bolo dentro, cortou o garrafão?

É cara não foi na estufa, o clima aqui esta quente e a strain dominou o copo muito rápido, coloquei no terrário e depois relendo os processos do tutorial foi que me dei conta que o bolo foi pro terrário ainda precoce, eu não me atentei também no selo de vermiculita.

Esse terrário ai pela a cor da pet já da pra sacar qual é a marcar né, pois bem esse galão de 4,5 l tem uns frisos que se cortar na altura correta ele dá encaixe perfeito, eu selei com fita adesiva depois de encaixado.
Treinei a posição de encaixe, porque depois de cortado fica difícil encaixar na primeira vez, um dia inteiro de sol no galão com ele encaixado ai fica mamão pra encaixar depois.

Sabe como é marinheiro de primeira, agora estou com receio de perder esse bolo, tenho mais que foi inoculado em dias diferentes, esses restantes após o micélio dominar até o selo de vermiculita ai sim vai pro terrário correto?

Outra duvida é, posso estocar esses bolos na geladeira? quanto tempo eles pode ficar estocados antes de ir pro terrário?

Gratidão!
 
É cara não foi na estufa, o clima aqui esta quente e a strain dominou o copo muito rápido, coloquei no terrário e depois relendo os processos do tutorial foi que me dei conta que o bolo foi pro terrário ainda precoce, eu não me atentei também no selo de vermiculita.

Esse terrário ai pela a cor da pet já da pra sacar qual é a marcar né, pois bem esse galão de 4,5 l tem uns frisos que se cortar na altura correta ele dá encaixe perfeito, eu selei com fita adesiva depois de encaixado.
Treinei a posição de encaixe, porque depois de cortado fica difícil encaixar na primeira vez, um dia inteiro de sol no galão com ele encaixado ai fica mamão pra encaixar depois.

Sabe como é marinheiro de primeira, agora estou com receio de perder esse bolo, tenho mais que foi inoculado em dias diferentes, esses restantes após o micélio dominar até o selo de vermiculita ai sim vai pro terrário correto?

Outra duvida é, posso estocar esses bolos na geladeira? quanto tempo eles pode ficar estocados antes de ir pro terrário?

Gratidão!

O selo de vermiculita tem exatamente essa função.
O micélio não vai colonizar um meio não nutritivo e seco e contaminantes não vão atravessa-lo.

O ideal era colocar vermiculita seca apenas na parte de cima.
A umidade do terrário umedece o selo e então o micélio acaba colonizando para frutificar naquela região.
Depois do 1 dunk é comum sair boa parte dele.

Não contamina fácil porque é um material inerte.
Se o arroz estiver colonizado, então não tem nenhum problema.

Pode ser que demore um pouco para frutificar já que aniversariou sem deixar o tempo de consolidação.

Apesar disso, achei a foto muito bonita.

Nunca coloquei bolo na geladeira, mas fora dela já deixei 20 dias de consolidação sem problemas.

-------------------

Apenas para relembrar: Depois que coloniza toda a parte visível do copo, você deixa de 7-15 dias para consolidar o interior. Aí pro terrário.

Para o próximo, lembre de fazer roll em vermiculita úmida. Esse formato de copo pode atrapalhar um pouco nisso.
 
O selo de vermiculita tem exatamente essa função.
O micélio não vai colonizar um meio não nutritivo e seco e contaminantes não vão atravessa-lo.

O ideal era colocar vermiculita seca apenas na parte de cima.
A umidade do terrário umedece o selo e então o micélio acaba colonizando para frutificar naquela região.
Depois do 1 dunk é comum sair boa parte dele.

Não contamina fácil porque é um material inerte.
Se o arroz estiver colonizado, então não tem nenhum problema.

Pode ser que demore um pouco para frutificar já que aniversariou sem deixar o tempo de consolidação.

Apesar disso, achei a foto muito bonita.

Nunca coloquei bolo na geladeira, mas fora dela já deixei 20 dias de consolidação sem problemas.

-------------------

Apenas para relembrar: Depois que coloniza toda a parte visível do copo, você deixa de 7-15 dias para consolidar o interior. Aí pro terrário.

Para o próximo, lembre de fazer roll em vermiculita úmida. Esse formato de copo pode atrapalhar um pouco nisso.


Valeu pela dica, vou imprimir essa infos pra anexar ao meu material.
Quero ver o andamento dessa cultura, as próximas tomar mais precaução.

Grato.
 
Eu ganhei 2 carimbos sem identificação e precisava da ajuda de vcs para identificação deste cultivo. Fiz um teste de mini casing, bolo e outdoor.
 

Anexos

  • 20191208_092816.jpg
    20191208_092816.jpg
    1.2 MB · Visualizações: 16
  • 20191208_092844.jpg
    20191208_092844.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 15
Eu ganhei 2 carimbos sem identificação e precisava da ajuda de vcs para identificação deste cultivo.


A não ser strains que possuem características muito distintas, como o Penis Envy albino, é quase impossível distinguir pelo frutos exatamente qual strain é.

Por exemplo, algumas strains dão frutos maiores, mas tem várias opções. Outras frutos menores, várias opções também. E assim por diante, com todas as características morfológicas.
 
Boa noite galera.
Estou com um bolo com o desenvolvimento aparentemente estagnado.
Queria a opinião de alguém mais experiente, agradeço se puderem ajudar.

Data de inoculação: 14/11/2019

Bolo estagnado
IMG_20191208_205529.jpg IMG_20191208_205536.jpg

Bolo normal
IMG_20191208_205551.jpg IMG_20191208_205556.jpg

Comparação dos dois lado a lado.
IMG_20191208_205506.jpg

Foram inoculados 6 copos, apenas 1 está com essa pequena diferença de desenvolvimento.
 
Back
Top